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PublicouEmily Prados Alterado mais de 10 anos atrás
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Álcool: O grande desafio da segurança no trânsito
Acidentes de Trânsito Perfil e custos
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Acidentes Rodovias Federais
2005 População Brasil habitantes acidentes mortos feridos ilesos pessoas 4 pessoas/ acidente Fonte : PRF/MJ Coordenação Geral de Operações Divisão de Planejamento Operacional Núcleo de Estatística - DATATRAN
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Frota brasileira = 3,3% frota mundial
habitantes Acidentes de Trânsito (AT) 2005 vítimas 285,7 vítimas / habitantes pessoas 1142,7 pessoas / habitantes Fonte : Anuário Estatístico DENATRAN – 2005 Frota brasileira = 3,3% frota mundial Mortes por AT = 5,5 % total
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Índice ONU = 3 mortos/ 10000 veículos
Fonte : Anuário Estatístico DENATRAN – 2005 Índice ONU = 3 mortos/ veículos Países desenvolvidos = <1 morto/ veículos
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Conceito: componentes de um acidente
Veículos Sistema viário, meio ambiente e ambiente construído Condutores, usuários e Pedestres Institucional e Social
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Componentes de custos considerados
Associados às pessoas: Remoção/ Translado (do morto) Cuidados em Saúde (pré-hospitalar, hospitalar e pós-hospitalar) Perda de Produção (resultantes da interrupção temporária ou permanente de suas atividade produtivas, devido ao envolvimento em acidentes de trânsito). Associados aos veículos: Danos materiais ao veículo (de recuperação dos veículos danificados) Perda de carga (de avaria da carga que estava no veículo) Guincho/ Remoção do veículo (remoção e diárias de pátio de armazenamento)
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Componentes de custos considerados
Associados à via/ambiente do acidente: Danos à propriedade pública e privada (de reposição/recuperação de mobiliário ou equipamentos danificados ou destruídos ) Associados às instituições: Atendimento da Polícia Rodoviária ou assemelhado (do tempo dos policiais da utilização de veículos para atendimento no local do acidente e deslocamento para hospital ou delegacia)
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Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito nas Aglomerações Urbanas Brasileiras
2003
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Fonte: Renavam – 2003
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Fonte: Renavam – 2003
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Brasil - Aglomerações Urbanas, 2001
Gravidade acidentes de trânsito automóveis e motocicletas 120 7 100 80 Veículos envolvidos em acidentes de 71 % 60 trânsito com vítimas 93 40 Veículos envolvidos em acidentes de 20 29 trânsito sem vítimas Autos Motos
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Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito nas Rodovias Brasileiras
2006
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Fonte: DATATRAN da Polícia Rodoviária Federal.
6,7% ilesos local feridos;
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Fonte: DATATRAN da Polícia Rodoviária Federal.
6,2% feridos local foram a óbito; acréscimo mortes posteriores - 67% .
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Os acidentes nas rodovias federais:morte de pedestres (2004)
Em atropelamentos de pedestres, 3,55% do total. 01 atropelamento a cada 2 horas. 1.176 mortes - 19,2 % do total de mortos Ou seja Enquanto a cada 18 acidentes registrados em geral nas rodovias federais em 2004, ocorreu uma morte; a cada 34 dos atropelamentos de pedestres houve dez mortes, o que indica a alta gravidade relativa deste tipo de acidente.
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Rodovias federais: Acidentes com motos (2004)
838 acidentes C/F 932 mortes Porcentagem de Acidentes com motos Porcentagem de mortos com motos
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Custo Total[R$bilhões]
Custos dos Acidentes nas Rodovias Federais Gravidade - 01Jul04 a 30Jun05 Custo Total[R$bilhões] Custo Médio [R$mil]
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Custos dos Acidentes nas Rodovias Federais Total (em R$) dos componentes de custo dos acidentes 01Jul04 a 30Jun05
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Custos dos Acidentes nas Rodovias Federais % componentes custo associados à pessoa, ao veículo e outros, 01Jul04 a 30Jun05 %
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Custos dos Acidentes nas Rodovias Estaduais 01Jan2004 - 31Dez2004
Custo Total[R$bilhões] Custo Médio [R$mil]
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Custo médio por acidente
Totalização dos Custos Estaduais dos G1 e G2 (2004) Federais (Jul/2004 a Jun/2005) e Municipais Rodovias Número de acidentes Custo total [R$] Custo médio por acidente Municipais x Estaduais G1 54.022 Estaduais G2 Federais 58.880 Total G1+G2+RF -
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Projeto Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito
Aglomerações Urbanas Rodovias Brasileiras 5,3 bilhões/ ano CMH = 17% 22 bilhões / ano CMH = 35%%
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Morfologia acidente Custo pessoas
Cpessoas = Ccuidados em saúde (Cpré-hospitalar + Chospitalar+ Cpós-hospitalar) + Cperda de produção + Cprevidenciários + Cremoção/translado
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Cuidados com a saúde Variáveis acidente / atendimento
Temporal Pré-hospitalar resgate Hospitalar emergência / internação Pós-hospitalar seguimento / reabilitação Local Acidente Atendimento Domicílio
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Custo Médio Hospitalar Paciente HCFMUSP (tabela índices nacionais)
Discriminação Faixa de custos – R$ Valor médio – R$ Paciente não internado 398 a 2.300 521 Paciente internado a 38.417 Óbito 6.302 a
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CUSTOS MÉDIOS
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ISS X CUSTOS –NÃO INTERNADOS
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ISS X CUSTOS – PACIENTES INTERNADOS
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COMPONENTES / CUSTO MÉDIO REABILITAÇÃO
TRM
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Deficiência Física x Acidente Trânsito (países em desenvolvimento)
OMS 9% (países em desenvolvimento) (Las condiciones de salud en las Americas , OPAS, 1994) (Accidentes del tráfico em los paises en desarrollo, WHO, 2003)
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HCFMUSP: 4 casos novos / mês
IOT-HCFMUSP 303 casos % masculino Idade média 33 anos Quedas (35,3%) Trânsito (30%) FAF (20,8%) Mergulho (5,96%) Outras(12,6%) Paraplegia 59% 45,6 dias internção HCFMUSP: 4 casos novos / mês Garcia, ACF; Thomaz A; Pato T; Souza D R; Castro A W XX Congresso Brasileiro de MFR -2006
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Maria Rosa Barral Evangelista
Paciente Vítima de Violência no Trânsito: Análise do Perfil Socioeconômico, Características do Acidente e Intervenção do Serviço Social na Emergência Agosto 2004 – Novembro Kátia Campos dos Anjos Maria Rosa Barral Evangelista
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Condutores de Motocicletas
4 meses Ago-Nov 2004 Sexo 37 pacientes 22 (62%) fraturas expostas 95% (35) 5% (2)
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E AS MOTOCICLETAS? Tratamento longo (anos) Oneroso > R$ ,00 SUS
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Jornal Estado de São Paulo 19/08/2007 Rodrigo Brancatelli
07-14/08/2007 591 acidentes 04 mortos ( anos) CET 1 morto / 25 feridos / dia 380 mortes internações HCFMUSP 50 motociclistas/ semana 1 morto / 3 feridos graves (TCE; TRM; Lesões pélvicas; Fraturas expostas)
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Transtorno Estresse Pós Traumático Acidente de trânsito X EPT
Seqüela Invisível ???? Acidente de trânsito X EPT 1a causa morte homens e 5a mulheres anos (IPEA/ANTP, 2004). Ir e vir é universal Países em desenvolvimento Mais acidentes Menos diagnóstico EPT INCAPACIDADE
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Alta morbidade / mortalidade
ACIDENTE DE TRÂNSITO “Vampiro” dos hospitais públicos Doença epidêmica Alta morbidade / mortalidade Altíssimo custo Rede Pré-hospitalar Carência Rede Hospitalar Não habilitada Reabilitação Carência / Seletiva PREVENÇÃO
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Júlia Maria D’Andréa Greve
obrigada Júlia Maria D’Andréa Greve
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