A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOÇÕES SOBRE COMUNICAÇÃO LER 244 – RECURSOS ENERGÉTICOS E AMBIENTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOÇÕES SOBRE COMUNICAÇÃO LER 244 – RECURSOS ENERGÉTICOS E AMBIENTE"— Transcrição da apresentação:

1 NOÇÕES SOBRE COMUNICAÇÃO LER 244 – RECURSOS ENERGÉTICOS E AMBIENTE
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA RURAL NOÇÕES SOBRE COMUNICAÇÃO EDIÇÃO 2006 TOMAZ CAETANO CANNAVAM RIPOLI

2 EXPECTATIVA É FUNDAMENTAL
O CIRCUITO DA COMUNICAÇÃO CONTEXTO EXPECTATIVA É FUNDAMENTAL NA COMPREENSÃO DA MENSAGEM ELO E/R EMISSOR RECEPTOR MENSAGEM CANAL DE COMUNICAÇÃO LINGUAGEM

3 COMO SE APRENDE? 3,5 % 1% 1,5 % 83 % 11 %

4 DO QUE SE... RETENÇÃO DA MENSAGEM DIZ E PRATICA ( 90 % ) VÊ E ESCUTA ( 50 % ) ( 10 % ) ESCUTA ( 20 % ) ( 30 % ) DIZ E DISCUTE ( 70 % )

5 COMO INTER AGEM ENTRE SÍ?
APTIDÕES HUMANAS? O QUE SÃO? COMO INTER AGEM ENTRE SÍ?

6 VOCÊ CONHECE SUAS MELHORES
E PIORES APTIDÕES??? TEM CERTEZA??

7 APTIDÃO OU ESPERTEZA????? balé

8 NADA MAIS DO QUE UMA SOLUÇÃO DISSIMULADA!
O QUE É UM PROBLEMA ? NADA MAIS DO QUE UMA SOLUÇÃO DISSIMULADA! ? ?

9 AS APTIDÕES HUMANAS SÃO INTER-DEPENDENTES E DEVEM SER DESENVOLVIDAS
LINGUAGEM COMUNICAÇÃO SOCIABILIDADE ZONA DOS CONTATOS ZONA DO INTELECTO RACIOCÍNIO LÓGICO CRIATIVIDADE CONCENTRAÇÃO ZONA DAS APTIDÕES ESPECIAIS RACIOCÍNIO MECÂNICO BOM GOSTO

10 AREIA EUCALIPTO FERRO MADEIRA CIMENTO CELULOSE CONCRETO PAPEL TIJOLO
PAREDE TELHADO PISO CASA PROTEÇÃO EUCALIPTO MADEIRA CELULOSE PAPEL IMPRESSÃO LIVRO LEITURA APRENDER CONHECIMENTO CULTURA G 1

11 CULTURA FERRO CIMENTO PAPEL EUCALÍPTO CONHECIMENTO PISO PAREDE
APRENDER AREIA PROTEÇÃO LEITURA TELHADO CELULOSE FERRO PAPEL CONHECIMENTO PAREDE LIVRO MADEIRA TIJOLO CONCRETO IMPRESSÃO CASA G 2

12 É UM EXEMPLO DE COMO O RACIOCÍNIO LÓGICO FACILITA O ENTENDIMENTO

13 NOÇÃO DE ORDEM DE GRANDEZA
QUANTO TEMPO VOCÊ ACHA QUE LEVARIA PARA CONTAR R$ ,OO EM NOTAS DE 1 REAL? CONSIDERANDO 8 h/DIA s / 3600 s = 277,77 h 277,77 h / 8 h POR DIA = 34, 72 DIAS !

14

15

16 PORTANTO A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA TEM,
1a. REVOLUÇÃO CIENTÍFICA... SÉCULO XVI GALILEU E COPÉRNICO PORTANTO A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA TEM, APENAS, UNS 500 ANOS

17

18 A TECNOLOGIA ATUAL PERMITE OBTER ESTA CENA...

19 -observar os fenômenos.
ETAPAS DO MÉTODO CIENTÍFICO -observar os fenômenos. -analisar seus elementos construtivos (para estabelecer relações quali-quantitativas entre eles). -induzir hipóteses (com base em análises preliminares). -verificar as hipóteses (por meio de procedimento experimental). -generalizar o resultado para situacões similares. Confirmar a generalização (para se chegar a uma lei geral).

20

21 capacete

22 POSTURAS TÍPICAS DE UM DISCURSO
TÍMIDO SUA FRIO. CORAÇÃO DISPARA. MÃOS E PERNAS TREMEM. DÁ BRANCO. ESQUECE TUDO QUE TREINOU FALA BAIXO

23 INTROSPECTIVO. "MIL" CACOETES
TIQUE NERVOSO TIQUE NERVOSO INTROSPECTIVO. "MIL" CACOETES MÃO NO CABELO CRUZA DEDOS MEXE NO ANEL MÃO NO BOLSO COÇA O SACO

24 SE EMPOLGA TANTO QUE NÃO SABE TERMINAR
CHATO FALA BONITO. MAS NÃO O QUE INTERESSA. SE EMPOLGA TANTO QUE NÃO SABE TERMINAR PERDE TEMPO COM PALAVRAS DIFÍCEIS E FRASES DE EFEITO SE ADMIRA COM O PRÓPRIO SABER PROLIXO

25 SEM RACIOCÍNIO LÓGICO USA DO IMPROVISO DISPERSA O PÚBLICO
PERDIDO NO ESPAÇO FALA MUITO E DIZ POUCO USA DE MUITOS CHAVÕES SEM RACIOCÍNIO LÓGICO USA DO IMPROVISO DISPERSA O PÚBLICO

26 NÃO SE ENTENDE O QUE FALA
ENROLADO NÃO SE ENTENDE O QUE FALA MISTURA SONS. TROCA "E" POR "I" NÃO PRONUNCIA SONS FINAIS DAS PALAVRAS

27 TÉCNICA. CONTA QUE FEZ "n" CURSOS DE ORATÓRIA
EXIBIDO ACHA-SE UM "EXPERT" EM ORATÓRIA GOSTA DE MOSTRAR SUA TÉCNICA. CONTA QUE FEZ "n" CURSOS DE ORATÓRIA FORÇA OS "ERRES" E SIBILA FEITO PANELA DE PRESSÃO GESTICULA MUITO! EXCESSO DE EXPRESSÕES FACIAIS

28 PALAVRAS PARASITÁRIAS
VICIADO “PORRA”, “CARA”, “BROTHER”... ESTAO SUBSTITUINDO A VÍRGULA! VOCABULÁRIO POBRE USA MUITA GÍRIA E PALAVRAS PARASITÁRIAS ( NÉ? TÁ? FALÔ? DE CERTA FORMA. ENTENDE? CERTO? CORRETO? QUÉ DIZÊ...)

29 CONHECE TODO O JARGÃO DE SUA ÁREA
ESPECIALIZADO CONHECE TODO O JARGÃO DE SUA ÁREA ACOSTUMADO APENAS COM SEU AMBIENTE PROFISSIONAL COM PÚBLICO LEIGO É UM FRACASSO

30 (PSDB)

31

32

33

34 TREINE, TREINE BASTANTE!
RELAÇÃO PALESTRANTE - PLATÉIA VOCABULÁRIO: AMPLIE-O, TANTO TÉCNICO COMO COLOQUIAL. DESENVOLVA DISCURSOS DIVERSOS. LEITURA E CULTURA GERAL SÃO FUNDAMENTAIS. TREINE SUA MEMÓRIA. MEMÓRIA: TREINE-A. NADA DE IMPROVISO: PREPARE-SE PARA FALAR EM PÚBLICO, EXCETO SE TIVER LARGA EXPERIÊNCIA, SEJA DESINIBIDO E DOMINE AMPLAMENTE O TEMA. TREINE, TREINE BASTANTE! USE UM ESPELHO, UM GRAVADOR

35 PROCURE SEDUZIR O SEU PÚBLICO viag

36 NÃO INICIAR A APRESENTAÇÃO COM...
PEDIDO DE DESCULPAS POR NÃO CONHECER BEM O TEMA TÁ FAZENDO O QUE, ENTÃO? DIZER QUE ESTÁ COM PROBLEMA DE SAÚDE E A PLATÉIA COM ISSO? NÃO INICIAR COM UMA PIADA ( ATÉ ENTÃO VOCÊ DESCONHECE A REAÇÃO DO PÚBLICO) UTILIZAR PALAVRAS VAZIAS (BEM... AÍ ENTÃO...ÔI, PESSOAL... QUERO AGRADECER... FUI PEGO DE SURPRESA...) SEJA OBJETIVO! (O ASSUNTO... A PROPOSTA...) NÃO TOMAR POSIÇÃO SOBRE TEMA POLÊMICO PODERÁ PERDER PARTE DA PLATÉIA, LOGO NO INÍCIO

37 DURANTE A APRESENTAÇÃO
MEMÓRIA: ORIENTE TODO O DISCURSO E O ESQUEMA PLANEJADO COM IDÉIAS, EXEMPLOS E BRICANDEIRAS JOGO DE CINTURA: BUSQUE ADAPTAR O CONTEÚDO DA MENSAGEM AO INTERESSE DA PLATÉIA CRIATIVIDADE: DESENVOLVA O TEMA DE FORMA CATIVANTE ENTUSIASMO, EMOÇÃO E VIBRAÇÃO: DEMONSTRE-O, SEM ARTIFICIALISMO! NÃO SEJA MONOCÓRDICO (LEVA A MONOTONIA). RÍTMO: ALTERNE A ÊNFASE E A VELOCIDADE NO FALAR SÍNTESE: DISCURSO DE TAMANHO IDEAL, SEM DIVAGAÇÕES, MAS NÃO DEIXE DE PASSAR A MENSAGEM POR INTEIRO. SAIBA QUANTO, QUANDO E COMO FALAR (PARA NÃO SATURAR PLATÉIA). DIGA MUITO COM POUCAS PALAVRAS.

38 POSTURA: NATURAL E EXPONTÂNEA. EVITE CACOETES,
GESTOS EXAGERADOS, SINAIS DE NERVOSISMO E EXCESSO DE AUTO-CONFIANÇA. NÃO FIQUE ESTÁTICO. ENCARAR: OLHE COM NATURALIDADE A PLATÉIA (NÃO É FÁCIL). FALE PARA TODOS. NÃO SE ENVOLVA PELA EXPRESSÃO DO PÚBLICO. NÃO FIXE OLHAR EM UM PONTO OU PESSOA. NÃO SEJA “CAÇA ANJO”! GESTICULAR: O GESTO VEM ANTES (OU JUNTO) DA PALAVRA. ARTICULE-AS BEM ( PRENDE MAIS A ATENÇÃO E TERÁS TEMPO PARA PENSAR NA FRASE SEGUINTE. PRONÚNCIA: NÃO “COMA” OS “R” E “S” NOS FINAIS DELAS. CIRCULAÇÃO: MOVIMENTE-SE. FAÇA CONTATOS ANTES DE SUA APRESENTAÇÃO. ANTES DE QUALQUER APRESENTAÇÃO REVISE ESTAS DICAS, ATÉ HABITUAR-SE COM ELAS.

39 Armadilhas da língua portuguesa! Você sabe o que é Tautologia?
 Você sabe o que é Tautologia? É o termo usado para designar um dos vícios de linguagem que  consiste na repetição de uma idéia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo  sentido. Exemplos clássicos são os famosos "subir para cima" ou o "descer para baixo". Mas há outros...

40  - multidão de pessoas  - amanhecer o dia  - criação nova  - retornar de novo  - empréstimo temporário  - surpresa inesperada  - escolha opcional  - planejar antecipadamente  - abertura inaugural  - continua a permanecer  - a última versão definitiva   - comparecer em pessoa  - gritar bem alto  - propriedade característica  - demasiadamente excessivo  - a seu critério pessoal  - exceder em muito

41  - elo de ligação  - acabamento final  - certeza absoluta    - como prêmio extra
- expressamente proibido  - em duas metades iguais - sintomas indicativos - há anos atrás  - vereador da cidade - outra alternativa  - detalhes minuciosos  - anexo junto à carta de sua livre escolha  - superávit positivo  - todos foram unânimes  - conviver junto fato real  - encarar de frente

42 O PROLIXO MEUS E MINHAS... SENHORES E SENHORAS...
SINTO-ME TÃO ASSOBREGÉTICO E CAMALEOSO QUE VENHO ME LATINAR NAS CONJUNTIVAS ABSERVIÁCIAS, PARA CONSPURCAR A CRISOCILÁCIA DOS ARACNÍDEOS IMPUBERGITÓSOS. E COM QUE SASTIFAÇÃO, MANIFESTO A CERMENÊUTICA NA PRETUBERÂNCIA DAS EFERVECÊNCIAS SECURITÁRIAS, QUE CATILINAM A MESOCERBÁCEA, PARA ENOBLEFAR A DIANOCÉSIA PURIFICOSA DAS LOTARINOSAS. QÜEM? QÜEM? E DISSE-O BEM! QÜEM DE VÓZES PODERÁ ME AQUILONGAR NA PASSAGIMÊNICA DA PERIFERIA BÁSICA, PARA ESTRUTURAR O CALDEIAMENTO DOS EQUINOLÁCEOS ESBURIFILÓSOS? NÃÃÃOOO! NÃO ME ENTENDERÃO, AQÜELES QÜI, SELVAMINAREM NAS EBURDEAS VIOLÁCEAS CLÍNICAS, PARA CONSEGUIREM O QÜE, PERGUNTO EU? O QÜE? E NINGUÉM ME RESPONDE, PORQUE NINGUEM ENTENDEU LHUFAS! O PROLIXO

43 FRASES RETIDADAS DE RELATÓRIOS TÉCNICOS DE
FISCAIS (engenheiros agrônomos, zootecnistas, Veterinários) DO BANCO DO BRASIL, APÓS VISTORIAS EM PROPRIEDADES AGRÍCOLAS CUJOS PROPRIETÁRIOS ADQUIRIRAM FINANCIAMENTOS. (Jornalista Eduardo A. REIS. REVISTA “A GRANJA”, ABRIL E MAIO/83) “AS GARANTIAS PERMANECEM EM PERFEITO ESTADO DE ABANDONO E CONSERVAÇÃO. MUTUÁRIO MANTÉM VIDA PRIVADA NA FAZENDA”. “PARECE QUE O TEMPO CASTIGOU A REGIÃO. O SOL ACABOU COM A FARINHA E A CHUVA O FEIJÃO”. “LEVOU VÁRIOS TIROS NA TRASEIRA DADOS POR UM TAL DE BAMBA, QUE PERFAZEU UM TOTAL DE DOIS BURACOS, INDO PARA O OSPITAL”

44 “ACHEI UMA COISA HORRÍVEL O SERVIÇO.
TUDO REALIZADO RUIM. CLIENTE VIVE DEVIDAMENTE BÊBADO E DEVENDO AOS BARES E A DEUS E AO MUNDO” “CLIENTE FAZ ROÇADO JUNTAMENTE COM A MULHER” “SE NÃO FOSSE O SOL, TUDO INDICAVA QUE A CHUVA AUMENTASSE A SAFRA” “O CAVALO ESTAVA AJUDANDO NOS SERVIÇOS DA FAZENDA. ELE LIQUIDOU O FINANCIAMENTO COM A MANDIOCA PARTICULAR QUE ESTÁ SENDO CARREGADA PARA A CASA DE FARINHA DO VIZINHO” “O BURRO NOVO É BEM MAIS MODERNO QUE O CONTRATUAL, PELO DE RAIO BRANCO”

45 “O IMÓVEL ESTÁ UMA BONECA. EXEMPLOS COMO ESTES
DEVEM SEREM IMITADOS” “CLIENTE AGUARDA A CAPILARIDADE PLUVIOMÉTRICA DA ZONA PARA EFETUAR O MISTER” “FUI ATENDIDO NA FAZENDA PELA MULHER DO MUTUÁRIO. SEGUNDO SOUBE NINGUÉM QUER COMPRA-LA E SIM EXPLORA-LA” “A CASA DE FARINHA NUNCA FOI PRÁ FRENTE PORQUE O MUTUÁRIO DEU PARA TRÁZ E NUNCA MAIS SE LEVANTOU” “O SOL CASTIGOU O MANDIOCAL. SE NÃO FOSSE ESSE GIGANTE ASTRO AS SAFRAS SERIAM DE ACORDO COM AS CHUVAS QUE NÃO VIERAM”

46 “TREJETO FEITO A PÉ, PORQUE NÃO HAVIA ANIMAL
POR PERTO. DESPEZA GRATIS”. “O CONTRATO PERMANECE NA MESMA SITUAÇÃO DA VISTORIA ANTERIOR, ISTO É, TÁ FALTANDO FAZER AS CERCAS QUE AINDA NÃO FICARAM PRONTAS” “FOI A VISTORIA FEITA A LOMBO DE BURRO COM QUASE OITO QUILOMETROS” “ESTÁ VENDENDO EM BARRACA EMPRESTADA DE DIA E DE NOITE FAZENDO COISA BOBA” “A MÁQUINA ELÉTRICA FINANCIADA É TODA MANUAL E VELHA” “FINANCIADO EXECUTOU O TRABALHO BRAÇALMENTE E ANIMALMENTE”

47 “CURRAL TODO FEITO NO CAPRICHO. BEM PARECENDO
UM SALÃO DE BAILE E FANTASIA” “VISITAMOS UM AÇUDE NOS FUNDOS DA FAZENDA E DEPOIS DE LONGOS E DEMORADOS ESTUDOS CONSTATAMOS QUE O MESMO ESTAVA VAZIO. “ERA UMA RIBANCEIRA TÃO RIBANCEADA QUE SE ESTIVESSE CHOVENDO E EU ANDASSE A CAVALO E O CAVALO ESCORREGASSE, ADEUS FISCAL” “TENDO EM VISTA QUE O MUTUARIO ADQUIRIU APARELHAGEM PARA PROCESSAR INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL, E QUE UM DOS TOUROS MORREU, SUGERIMOS QUE SE FIZESSE O TREINAMENTO DE UMA PESSOA PARA TAL FUNÇÃO” “OS ANEXOS SEGUEM EM SEPARADO”

48 1a. "DEUS" 2a. NOMES DE PAÍSES 3a. ?
EM 2002 EFETUOU-SE UMA PESQUISA MUNDIAL SOBRE LINGUÍSTICA. CONSTATOU-SE AS TRÊS PALAVRAS MAIS FALADAS EM DEZENAS DE IDIOMAS. 1a. "DEUS" 2a. NOMES DE PAÍSES 3a. ?

49 MERDA

50 A PALAVRA É APLICADA COM DIVERSOS SIGNIFICADOS:
COMO INDICAÇÃO GEOGRÁFICA: ONDE É QUE FICA, MESMO, ESSA MERDA? COMO INDICADOR DE DESEMPENHO PROFISSIONAL: SÓ FAZ MERDA... COMO AUXILIAR DE QUALIDADE TRABALHO PRÁ CARACA E NÃO GANHO MERDA NENHUMA... COMO INDICATIVO DE QUALIDADE ELE FAZ MUIIIITA MERDA... COMO SINÔNIMO DE COVARDE ...SEU MERDA!

51 COMO QUESTIONAMENTO DIRIGIDO
...FEZ MERDA, NÉ? COMO INDICADOR VISUAL NÃO SE ENCHERGA MERDA NENHUMA! COMO SUGESTÃO DE VIAGEM PORQUE VOCÊ NÃO VAI A MERDA? COMO ESPECULAÇÃO DE CURIOSIDADE QUE MERDA É ESSA? COMO INDICADOR DE RESSENTIMENTO NÃO GANHEI MERDA NENHUMA NO MEU ANIVERSÁRIO COMO INDICADOR DE CONTINUIDADE É SEMPRE A MESMA MERDA

52 COMO INDICADOR DE DESORDEM
TÁ TUDO UMA GRANDE MERDA! COMO CONSTATAÇÃO DE MAGIA TUDO QUE ESSE CARA TOCA VIRA UMA MERDA... COMO CONSTATAÇÃO DE SITUAÇÃO FINANCEIRA COITADO...ELE TÁ NUUUUMA MERDA.... COMO AVALIAÇÃO QUALITATIVA ESSA AULA DO CAETANO TÁ UMA MERRRDA!

53 CONHEÇA "SEU" PÚBLICO O MARIDO DA LOIRA MANDOU-A LAVAR O CARRO...

54 CONHEÇA BEM, MESSSMO! wedding

55 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:
CURI, P.R. Metodologia da pesquisa científica. UNESP-F.M.V.Z. Botucatu. 259 p HEGENBERG, L. Etapas da Investigação científica. Ed. Globo, Porto alegre, 1978. LAKATOS, E.M. & MARCONI, M.A. Etapas da investigação científica. EDUSP, São Paulo, 1976. MIALHE, L.G. Máquinas agrícolas: ensaios & certificação. CNPq/PADCT/TIB/ FEALQ, Piracicaba. 719 p MIALHE, L.G. Manual de mecanização agrícola. CERES, São Paulo. 301 p SEVERINO, A.J. Metodologia da investigação científica. Ed. Moraes, São Paulo, 1980. RIPOLI, T.C.C. & RIPOLI, M.L.C. Biomassa de cana-de-açúcar: colheita, energia e ambiente. Ed. Autores. Piracicaba. 302 p. RIPOLI, T.C.C. A SBEA e a Engenharia Agrícola. Engenho da letra. Piracicaba. 63 p

56 FIM


Carregar ppt "NOÇÕES SOBRE COMUNICAÇÃO LER 244 – RECURSOS ENERGÉTICOS E AMBIENTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google