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PublicouCarolina Montalto Alterado mais de 10 anos atrás
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TCC Acadêmica: Silvana Marisa Michels De Negri
Orientador: Professor Dr. Luiz Carlos Bombassaro Tutora: Celi Lutz Lindemeyer
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Teóricos do PPP da Escola
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Uso de Tecnologias em Sala de Aula
Focos de Investigação 1º TEMA – Pedagogia Freinet 2º TEMA – Uso de Tecnologias em Sala de Aula 3º TEMA – Trabalho Cooperativo
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Questões de Investigação
1ª O uso de recursos tecnológicos pode auxiliar no processo de democratização da escola, permitindo ao aluno a construção da sua identidade como cidadão crítico, desordenando a estrutura e a relação entre ensino e aprendizagem que a escola atual prega? 2ª O uso de tecnologias em sala de aula causa impactos e mudanças no desenvolvimento da linguagem e na construção do conhecimento podendo ser visto como uma inovação pedagógica? 3ª O trabalho com Projetos que resgatem a construção de valores e o desenvolvimento de habilidades em trabalho cooperativo permitem o autoconhecimento?
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Questão Final USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: UMA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA OU UMA PEDAGOGIA FREINETIANA NA ATUALIDADE?
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Justificativa Pedagogia humanista Proposta Pedagógica Relação
Prof/aluno Vivências Experiências Capacidade Construção
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Metodologia/TCC
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Pedagogia Freinetiana
Celéstin Freinet
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(FREINET apud SAMPAIO, 1996, p.96)
Papel do Professor ... do mestre se exigiria o preparo para, individual e cooperativamente, em colaboração com os alunos, aperfeiçoar a organização material e a vida comunitária de sua escola; permitir que cada um se entregue ao trabalho-jogo que responda ao máximo às suas necessidades e tendências vitais. (FREINET apud SAMPAIO, 1996, p.96)
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Proposta Freinet “A criança é um ser que pensa que sente que sabe e que, desde muito cedo, deve ser considerada como um cidadão e que, como tal, possui direitos e deveres.”
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Inovações pedagógicas
Direitos Livre expressão Inovações pedagógicas
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Princípios Fonte: http://www.freinet.org.br/pedagogia.htm
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Cooperação Reunião Cooperativa Organização Atividades Desenvolvimento
Relações Organização Atividades Reunião Cooperativa
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Comunicação e Expressão Livre
“Dai às crianças a liberdade de escolher o seu trabalho, de decidir o momento e o ritmo desse trabalho e tudo mudará.” Freinet, apud SAMPAIO 1996, p.84
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Livre Expressão Turma Pequena Sociedade Regras de Funcionamento
Responsabilidades Noções de Cidadania Personalidade Posicionamento em Sociedade Respeitar o outro
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Comunicação Livre [...] definindo uma nova postura, um novo caminho para transformar a escola num espaço aberto aos processos de vida, de trabalho e de aprendizagem da democracia por intermédio da participação cooperativa. (ELIAS 1996, p. 15)
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Educação do Trabalho O exercício de promover atividades motivadoras que levam os alunos a se envolverem totalmente a um trabalho auxilia a criança a construir sua própria aprendizagem.
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Tateamento Experimental
“A criança tem a necessidade e o direito de buscar sozinha, de descobrir e se alegrar com suas descobertas, de encontrar seu lugar no mundo, de dominar física e mentalmente seu ambiente e inserir-se nele”. (ELIAS 1997, p. 130).
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Metodologia/PPP
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Análise de Dados Segundo ELIAS (1996), na essência da proposta pedagógica de Freinet todas as atividades eram desenvolvidas dentro de uma linha de cooperação, adquirindo um sentido novo e profundo.
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Aluno Egresso Trabalhador / Pesquisador Crítico Organizado
Ativo na transformação da sociedade
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Envolvimento Famílias
Para sermos solidários basta um gesto de boa intenção como ajudar uma pessoa mais velha, um colega, repartir as coisas com quem mais precisa.
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Importância Desenho O professor deve compreender e propiciar que a criança tenha liberdade de expressar o seu pensamento através da linguagem oral e escrita, das brincadeiras e construções individuais ou em grupo. Tecnologias diversas
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Uso de tecnologias Tecnologias Oportunidade Interação
Construção da linguagem Noções de Cidadania
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Expressão Para a expressão ser realmente livre, o educador deve ajudar o educando a servir-se de suas potencialidades, criando um clima de confiança, aceitação, alegria e cooperação. desenhos, falas, dramatizações ou outras formas
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Construção TV Didática
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Vídeo “Subtende-se que a criança exercita a cidadania com liberdade e responsabilidade, sendo capaz de desenvolver atividades com auxílio de um adulto.”
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Note em Sala de Aula “Vivemos num mundo que dispõe de tecnologias diversificadas que avançam a passos largos, e a escola precisa fornecer os meios e os recursos necessários para enfrentar as inovações.”
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Freinet / ICEM Em 1984, o INSTITUTO COOPERATIVO DA ESCOLA MODERNA, disponibilizou duzentos micros com baixo preço, para que os professores que trabalhavam as técnicas Freinet pudessem experimentar a nova tecnologia, criando um novo canto de interesse. O ICEM tem como finalidade, a reflexão, a inovação pedagógica e a difusão da Pedagogia Freinet internacionalmente.
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Considerações Finais Uso de tecnologias em sala de aula ...
não reforça as formas tradicionais de ensino; a rotina escolar e os métodos de organização de trabalhos; construção do conhecimento de um modo diferenciado; os sujeitos envolvidos passam a ser mais autônomos; a aprendizagem mais independente e desvinculada da instrução direta e explícita via professor; o professor desperta o processo criativo por novas experiências de aprendizagem. ... inovação pedagógica
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Considerações Finais Freinet
fundamental importância que a criança tenha acesso a tecnologias atualizadas para poder se comunicar e expressar suas ideias; trazer o note e outras tecnologias para dentro da sala de aula, permitindo o acesso aos desfavorecidos, se assemelha à ... ... pedagogia freinetiana na atualidade.
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Referências ELIAS, Marisa Del Cioppo. Célestin Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperação. Petrópolis: Editora Vozes, 1997. ELIAS, Marisa Del Cioppo. Pedagogia Freinet; Teoria e prática. Campinas: Papirus, 1996. SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker Ferreira. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Scipione, 1994. FREINET, Célestin. Pedagogia do bom-senso. São Paulo: Martins Fontes, 1985. FREINET, Célestin. As Técnicas Freinet da Escola Moderna. Editorial Estampa, Ltda., 1975.
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