A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENERGIA OCEÂNICA Murilo Lima Yasmin Ferrari Informática –tarde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENERGIA OCEÂNICA Murilo Lima Yasmin Ferrari Informática –tarde."— Transcrição da apresentação:

1 ENERGIA OCEÂNICA Murilo Lima Yasmin Ferrari Informática –tarde

2 Sumário: O que é ? Energia das ondas; Energia das mares;
Energia térmica; Bibliografia

3 O que é ? A energia oceânica ainda está sendo testada, e é muito rara. Ela possui três maneiras de produzir energia: as ondas, as marés ou deslocamento das águas e as diferenças de temperatura dos oceanos. As tecnologias de maré e de onda convertem a energia cinética do movimento da água em eletricidade. Os sistemas termais oceânicos exploram o calor solar absorvido por águas marítimas para gerar energia limpa. 

4 Energia das ondas As ondas são originadas pelo vento e pelas marés.
A maioria das mais de mil patentes relacionadas com tecnologia de energia de onda  está, por ora, materializada em dispositivos que captam a energia cinética, associada com o movimento das ondas. Existem centenas de dispositivos de captação de energia de onda registrados, e vários protótipos foram já testados. Benefícios : É uma energia "limpa", isto é, sem qualquer custo para o ambiente.

5 No exemplo da figura, a elevação da onda numa câmara de ar provoca a saída do ar lá contido; o movimento do ar pode fazer girar uma turbina. A energia mecânica da turbina é transformada em energia elétrica através do gerador. Quando a onda se desfaz e a água recua o ar desloca-se em sentido contrário passando novamente pela turbina entrando na câmara por comportas especiais normalmente fechadas.

6

7 Energia das marés A energia da deslocação das águas do mar é outra fonte de energia. Para a transformar são construídos diques que envolvem uma praia. Quando a maré enche a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água sai pelo dique como em qualquer outra barragem. Para que este sistema funcione bem são necessárias marés e correntes fortes. Tem que haver um aumento do nível da água de pelo menos 5,5 metros da maré baixa para a maré alta. Existem poucos sítios no mundo onde se verifique tamanha mudança nas marés.

8

9 Energia Térmica A tecnologia de conversão de energia termal oceânica produz eletricidade tirando proveito da diferença de temperatura entre a camada superficial, quente, do oceano e camada fria, mais profunda. Todos os sistemas precisam de um tubo de entrada de grande diâmetro para bombear água fria até à superfície. A água profunda deve ser pelo menos 20°C mais fria do que a água superficial para se gerar energia. Esta fonte de energia está a ser usada no Japão e no Hawai, mas apenas como demonstração e experiência.

10

11 Bibliografia http://www.abcdaenergia.com/enervivas/cap08.htm


Carregar ppt "ENERGIA OCEÂNICA Murilo Lima Yasmin Ferrari Informática –tarde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google