A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coronel João Antonio Ribeiro Ferreira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coronel João Antonio Ribeiro Ferreira"— Transcrição da apresentação:

1 Coronel João Antonio Ribeiro Ferreira
Implantação do ITIL© v3 na Polícia Militar Coronel João Antonio Ribeiro Ferreira

2 Agenda Quem Somos Onde Estamos Onde Queremos Chegar O Projeto
01 Quem Somos 02 Onde Estamos 03 Onde Queremos Chegar 04 O Projeto 05 A Implementação 06 Lições Aprendidas

3 A Polícia Militar em Números
Estado de São Paulo 41,5 milhões de habitantes 19 milhões na região metropolitana 645 municípios 40% da frota nacional de veículos

4 A Polícia Militar em Números
Quadro de pessoal : policiais militares 545 unidades operacionais instalações físicas Frota : veículos 18 aeronaves 85 embarcações Presença : municípios Orçamento anual : R$ 7 bilhões (US$ 3,03 bilhões)

5 Serviços da Polícia Militar
Mas onde entra a tecnologia ?

6 Serviços da Polícia Militar
Policiamento Ambiental Policiamento com Motos Policiamento a Cavalo Radiopatrulha Aérea Policiamento em Eventos Policiamento com Bicicletas Policiamento com Cães Ronda Escolar

7 Serviços da Polícia Militar
Emergência (190 e 193) Radiopatrulha Policiamento Rodoviário Policiamento em Terminais Combate a Incêndios Resgate Salvamento Buscas na Mata

8 Forças Especiais ROTA CHOQUE COE GATE

9 Área de Tecnologia da Polícia Militar
CPD ( T I ) CSM/Mtel ( Telecom ) DTel ( Diretoria TIC )

10 Missão da Área de Tecnologia
“ Prover infra-estrutura e serviços de tecnologia da informação e comunicação alinhados com a direção estratégica e adequados às necessidades de operação da Polícia Militar ”

11 Missão da Área de Tecnologia
“ Prover infra-estrutura e serviços de tecnologia da informação e comunicação alinhados com a direção estratégica e adequados às necessidades de operação da Polícia Militar ”

12 Missão da Área de Tecnologia
“ Prover infra-estrutura e serviços de tecnologia da informação e comunicação alinhados com a direção estratégica e adequados às necessidades de operação da Polícia Militar ”

13 Área de Tecnologia da Polícia Militar
Quadro de Pessoal : policiais militares Colaboradores externos : 130 profissionais contratados Presença : cidades - São Paulo Clientes : Governo do Estado, SSP, PMESP, PCESP, SPTC Usuários : 41,5 milhões de habitantes 138 mil policiais (militares, civis e peritos criminais) Investimento -2007/2008 : R$ 280 milhões (US$ 121,7 milhões) Ativos Tecnológicos : R$ 1,1 bilhão (US$ 478,3 milhões)

14 Área de Tecnologia da Polícia Militar
Infra-estrutura de Tecnologia : Data Center (Processamento e Armazenamento de Dados) Redes de comunicação de dados (Infovia, Intranet e Intragov) Redes de radiocomunicação (Convencional e Digital) Redes de telefonia (Convencional e IP - Internet Protocol) Aplication Service Provider (400 serviços de aplicações)

15 Área de Tecnologia da Polícia Militar
Sistemas de Inteligência Policial : Siopm Corp Copom on Line Fotocrim Bases de Dados (Armas, Pessoas, Quadrilhas, Veículos, etc.)

16 Área de Tecnologia da Polícia Militar
Rede Interna de Comunicação de Dados (Intranet PM) : 180 servidores (01 mainframe z9) estações de trabalho 2.245 links de comunicação de dados 150 Mbps - circuitos entrantes (dados) 622Mbps - circuitos entrantes (imagem)

17 Área de Tecnologia da Polícia Militar
Rede de Radiocomunicação : estações de rádio 100 sites de comunicação Licenças de uso de freqüências de rádio

18 Área de Tecnologia da Polícia Militar
Atendimento de Emergência (190 e 193) Despacho de Viaturas assistido por computador (DVAC)

19 Área de Tecnologia da Polícia Militar
Sistemas de Videomonitoração

20 Área de Tecnologia da Polícia Militar
Terminais Móveis de Dados (TMD) Terminais Portáteis de Dados (TPD)

21 Cenário Atual Por 160 anos, a Polícia Militar conseguiu realizar suas operações e prestar serviços com pouco suporte da Área de Tecnologia Nos últimos 17 anos a Tecnologia tornou-se um fator crítico de sucesso para as operações e serviços da Polícia Militar

22 Crescimento da Complexidade da Tecnologia

23 Principais Desafios Enfrentados
Manter a tecnologia funcionando Gerar valor com novas soluções tecnológicas Reduzir custos e riscos da tecnologia Crescimento da complexidade da tecnologia Alinhar a tecnologia com a estratégia corporativa Cumprir leis e regulamentos do setor Garantir a segurança das informações

24 Principais Desafios Enfrentados
Quais as maneiras de preparar a organização para a terceirização? Como conciliar os Interesses conflitantes das várias áreas da organização? Como responder com agilidade às demandas mantendo padrões de qualidade e segurança? Como conciliar a necessidade de uma visão de longo prazo com a cobrança de resultados no curtíssimo prazo? Como conseguir demonstrar os ganhos de produtividade? Como garantir conformidade com os requerimentos legais ? Quais métricas utilizar para demonstrar os resultados obtidos ? Como facilitar a aprovação de projetos ? Como priorizá-los ? Que métodos ou modelos podemos utilizar para uma gestão efetiva ? Como garantir uma análise aceitável de riscos ? Como garantir o alinhamento estratégico ?

25 Maior Complexidade para o Gerenciamento

26 Crescimento da Complexidade da Tecnologia
Qual é a solução ?

27 Área de Tecnologia da Polícia Militar
Vamos deixar tudo como está ! É melhor reorganizar as coisas !

28 A Concepção do Projeto Não seria melhor começarmos com o COBIT ?
A área de desenvolvimento prefere o CMMI ! Vamos implementar só os processos do Service Support ! Vamos adotar as práticas da ITIL ? Mas o pessoal da IBM usa o ITUP ! Lá na Motorola o pessoal usa SIX SIGMA ! É melhor começarmos com ISO 9000 ! O que vocês acham de começarmos com o PMBOK e OPM3 ? A área de segurança recomenda a ISO ! Será que vão publicar a versão brasileira da ISO ?

29 Sumário do Projeto Desenvolver
Implantar Certificar Sistema de Gestão Serviços da Tecnologia da Informação e Comunicação

30 Sumário do Projeto Pessoas Sistema de Gestão Processos Tecnologia

31 Sumário do Projeto DTel CPD Pessoas CSM/MTel

32 Sumário do Projeto Pessoas R$ 450 mil em capacitação
23 Cursos e Certificações Internacionais Formação de equipes de alto desempenho Maior valorização pessoal e profissional Novos papéis e responsabilidades Pessoas

33 Quais práticas e quais processos adotar ?
Sumário do Projeto Quais práticas e quais processos adotar ?

34 Sumário do Projeto Não seria melhor começarmos com o COBIT ?
A área de desenvolvimento prefere o CMMI ! Vamos implementar só os processos do Service Support ! Vamos adotar as práticas da ITIL ? Mas o pessoal da IBM usa o ITUP ! Lá na Motorola o pessoal usa SIX SIGMA ! É melhor começarmos com ISO 9000 ! O que vocês acham de começarmos com o PMBOK e OPM3 ? A área de segurança recomenda a ISO ! Será que vão publicar a versão brasileira da ISO ?

35 Sumário do Projeto Vai Coronel, pode adotar a ITIL v3 que nós damos cobertura ! Usaremos essa operação para a Certificação ISO !

36 Sumário do Projeto ITIL v3 Processos ISO 20000

37 Sumário do Projeto Estratégia do Serviço Desenho do Serviço
Ciclo de Vida Estratégia do Serviço Desenho do Serviço Transição do Serviço Operação do Serviço Melhoria do Serviço Processos

38 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Sumário do Projeto PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO Modelagem de Processos de Negócio (BPM) ITIL Foundation ITIL Practitioner Support and Restore (IPSR) ITIL Practitioner Release and Control (IPRC) ITIL Practitioner Agree and Define (IPAD) ITIL v2 Practitioner Plan and Improve (IPPI) ITIL IT Service Manager ITIL Bridging Course: ITIL v2 Manager to ITIL v3 Diploma ITIL Foundation Bridging Course Foundation in IT Service Quality Management - ISO 20000 Implementation of the IT Service Quality Management System - ISO 20000 Lead Auditor in IT Service Quality Management System - ISO 20000 COBIT Foundation

39 Sumário do Projeto Hardware Software Tecnologia UI Bases de Dados
LOGIC Bases de Dados

40 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
Sumário do Projeto PRINCIPAIS BENEFÍCIOS Tempo de Reparo: 80% de redução no tempo médio de recuperação entre falhas (MTTR - Mean Time to Return); Falhas: 30% de redução no número de falhas e 50% de redução no tempo de solução de incidentes e problemas Mudanças: 25% de redução no tempo de conclusão e 50% de redução no número de alterações urgentes e dispendiosas

41 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
Sumário do Projeto PRINCIPAIS BENEFÍCIOS Excesso de Capacidade: 15% de redução nos custos de aquisição de infra-estrutura e serviços de tecnologia da informação; Disponibilidade: 10% de acréscimo na taxa de disponibilidade da infra-estrutura e serviços de tecnologia da informação; Custo Total da Propriedade: 10% de redução nos custos com aquisição, manutenção e administração dos sistemas.

42 A Seleção dos Parceiros
RFP Avaliação e Seleção Contratação

43 A Seleção dos Parceiros

44 Sumário do Projeto CRONOGRAMA DO PROJETO Etapas do Projeto Início
Término Iniciação e Planejamento Etapa I - Diagnóstico de Maturidade Etapa II - Desenho de Processos Etapa III - Implementação Etapa IV - Capacitação Etapa V - Certificação Etapa VI - Melhoria Contínua

45 Status do Projeto 26 processos ITIL v3 desenhados
Suite SRM em ambiente de produção Transição e Operação de Serviços em produção Central de Serviços em operação 174 policiais militares habilitados (cursos e/ou certificação)

46 Fatores Críticos de Sucesso
Capacitar Comandantes para o gerenciamento de serviços de TIC Fixar os papéis e responsabilidades do oficial de telemática Prever custos com aquisição, manutenção e evolução dos sistemas Adotar processos claros para gerenciamento de serviços de TIC dentro do conceito de multi-agência Exigir fornecedores com capacitação nas práticas ITIL Criar um órgão para Monitoração e Avaliação dos serviços de TIC/PM com ênfase ao gerenciamento de custo por serviço

47 Lições Aprendidas Seleção de fornecedores - Consultoria/Desenho de processos detalhados: - Serviços - Entregáveis Seleção de fornecedores: Software com especificações detalhadas Comunicar vitórias rápidas - Aliviar cansaço e esgotamento Implantação total x Implantação em blocos Comunicação intensiva

48 Perguntas ?

49 OBRIGADO !!!!!!!!

50


Carregar ppt "Coronel João Antonio Ribeiro Ferreira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google