A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sustentabilidade de TI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sustentabilidade de TI"— Transcrição da apresentação:

1 Sustentabilidade de TI
Tereza Cristina M. B. Carvalho Diretoria CCE-USP

2 Agenda Sustentabilidade Lixo Eletrônico Ações CCE-USP Outras Ações USP
Selo Verde Centro de Descarte, Reuso e Reciclagem de Lixo Eletrônico. Data Center Mais Verde Outras Ações USP

3 "Atender as necessidades da geração atual sem comprometer os recursos naturais para as gerações futuras“ Brundtland 1987 Foto: Ira Margarido

4 Sustentabilidade Práticas sustentáveis são aquelas que garantem que os recursos são utilizados na mesma taxa em que é possível recuperá-los, naturalmente ou através de ações específicas (Por ex.: aproveitamento de lixo eletrônico).

5 Sustentabilidade No World Summit 2005 da ONU, foram definidos três pilares de sustentabilidade: Econômico. Social. Ambiental.

6 Lixo eletrônico

7 O que é lixo eletrônico? O lixo eletrônico é tudo o que é enviado para o lixo proveniente de peças e equipamentos eletro-eletrônicos.

8 Exemplos de Lixo Eletrônico
Hard Disks & Drives PCs, Teclados Impressoras Mouses

9 No dia 5 de Junho (Dia Mundial de Meio Ambiente),
Foram coletadas 5 toneladas de equipamentos num único dia!

10 Situação Atual - Brasil
Em 2007 Computadores: Venda de 10,5 milhões. Total de 50 milhões (63 milhões em Dezembro de 2008). Tempo de Vida Médio: 3 a 4 anos (FGV-SP). Celulares: Venda de 21 milhões de aparelhos. 120,98 milhões de assinantes (Anatel) -> 152 milhões (janeiro de 2009) Tempo de Vida Médio: 1 a 1,5 anos.

11 Situação Atual - Brasil
No Brasil, 1.200 milhões de pilhas/ano. 800 milhões de pilhas certificadas/ano 0,02 mg de mercúrio. 400 milhões de pilhas pirata/ano. 80 mg de mercúrio (32 toneladas/ano).

12 Legislação e Desafios

13 Legislação Europa: União Européia (UE) e o Parlamento Europeu (EU) em 11 de outubro de 2002, duas diretrizes: Lixo eletrônico: WEEE (Waste Electrical and Electronic Equipment) (2002/96/EC). Produção de Sistemas “Verdes”: ROHS (Restriction of Certain Hazardous Substances) (2002/95/EC)

14 Legislação EUA: Brasil:
Apenas 6 estados estão processo de certificação ROHS. O governo federal adotou EPEAT(Electronic Product Environmental Assessment Tool) Brasil: Nível Federal: Setembro de Projeto de Lei (PL) 1991/2007 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nível Estadual: Em processo de regulamentação, Lei /06 institui a Política Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo. Não há menção sobre resíduos eletro-eletrônicos.

15 Desafios Inexistência de legislação brasileira que:
Regulamente a produção de sistemas “verdes”. Responsabilize os produtores pela reciclagem ou destino sustentável dos bens por ele produzidos. No dia 4/6, a Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou o Projeto de Lei (PL) 33/2008 : Institui procedimentos para reciclagem, gerenciamento e destino final de lixo tecnológico. Aplicável a equipamentos eletroeletrônicos de usos doméstico, industrial, comercial e de serviços: Computadores, monitores e televisores, baterias em geral e produtos magnetizados. Importância da Conscientização e Ação dos usuários.

16 O que podemos fazer? Usuários: Midia:
Exigir sistemas sustentáveis no processo de compra. Realizar tratamento de lixo eletrônico. Midia: Divulgar a importância de sustentabilidade.

17 Ações CCE - USP

18 Selo Verde

19 Motivação Aquisição de Sistemas de TI
Como criar mecanismos para aprimorar o processo de compra em direção a aquisições mais sustentáveis: Por exemplo, placas eketrônicas sem chumbo (“lead free”) e outras substâncias tóxicas para saúde. Desafios: Aprimorar os processos de pregões para não permitir a participaão de fornecdores de soluções não-verdes: Necessidade de pelo menos 3 fornecedores;: Fornecedores locais: Itautec. Feornecdores Multinacionais: Dell, IBM & HP.

20 Ações USP Criação do “Selo Verde” Concedido para Sistemas Verdes
Inexistência de Chumbo. Economia de Energia Elétrica. Todos componentes sustentáveis, inclusive a embalagem. Alinhamento com as normas ISO e ISO Aderência ao ROHS (Restriction of Certain Hazardous Substances).

21

22 Ações CCE - USP

23 Tratamento Sustentável de Lixo Eletrônico

24 Ações USP Criação de um Centro de Descarte, Reuso e Reciclagem Sustentável. Identificar e classificar o lixo eletrônico USP. Especificar processos de descarte e reciclagem. Realizar estudo e análise da viabilidade do centro: Especificar investimento e recursos necessários. Identificar parceiros (Ex: CETESB, Itautec, ONGs). Expandir a iniciativa para toda USP. Formar técnicos. Parceria com MIT S-lab e L-Lab.

25

26 Premissas Destino sustentável de todos componentes eletro-eletrônicos.
Não existe legislação estadual e federal adequada para tratamento de resíduos eletro-eletrônicos. A indústria de reciclagem é especializada e envolve processos caros: Não existe empresa que recicle todos componentes de um equipamento eletro-eletrônico: Parte reciclada e parte descartada (lixão). Retorno financeiro maior para componentes classificados e compactados.

27 Comunidade USP e Sociedade
Projetos Sociais Indústria A equipe do CEDR faz a triagem para reuso ou reciclagem CEDR Reciclagem Os materiais do lixo eletrônico são triturados e sofrem o tratamento para a recuperação de metais ou transformação em óxidos e sais metálicos Os resíduos são separados, descaracterizados e pesados Destinação Recicladores Processadores de metais, plásticos, lixo eletrônico, tubos, etc... Os fragmentos de placas são acondicionados em caixas e depois embalados para transporte Informação de Rodapé

28 Fluxograma - Descarte de equipamentos no CEDR
Comunidade USP e Sociedade Pesagem total do material Ainda pode ser utilizado ? Entrada do material eletrônico no CEDR Desmontagem Matéria prima para indústria Não Sim Separação dos Componentes Envio para Projetos Sociais Recicladores Triagem Reciclagem Descaracterização Compactação e acondicionamento Projetos Sociais Envio a parceiros Terminou Ciclo de Vida? Pesagem Sim Não Coleta e Triagem Categorização Informação de Rodapé Informação de Rodapé

29 Campi da USP Informação de Rodapé

30 Museu Paulista - São Paulo Escola de Medicina São Paulo
Piracicaba Pirassununga Museu Paulista - São Paulo São Carlos Ribeirão Preto Escola de Medicina São Paulo Bauru Informação de Rodapé

31 Campi da USP Ribeirão Preto Centros de Informática Pirassununga
São Carlos Bauru Piracicaba Lorena São Paulo Setores de Informática Informação de Rodapé 31

32 Balanço Financeiro Informação de Rodapé

33 Campi da USP Primeira Fase (Até 2o. Semestre de 2009).
Operações de Coleta, Triagem, Categorização Campus Cidade de São Paulo Operações de Coleta e Triagem Campus com Centros de Informática: Ribeirão Preto, São Carlos e Piracicaba. Segunda Fase (A partir de 2o. Semestre de 2009). Campus com Setores de Informática Bauru, Pirassununga e Lorena. Informação de Rodapé

34 Extensão do Projeto

35 Extensão do Projeto Informação de Rodapé

36 Extensão do Projeto A primeira Fase do Projeto estará organizada em diferentes etapas com campanhas de coleta: Etapa 1 – Unidades da USP (São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos e Piracicaba). Etapa 2 – Extensão a familiares de funcionários, alunos e docentes. Etapa 3 – Extensão para o Público em Geral. Potencial parceria com CETESB. Informação de Rodapé

37 Balanço Financeiro

38 Balanço Financeiro Informação de Rodapé

39 Ações CCE - USP

40 Data Center Verde

41 Data Center Mais Verde Virtualização de Servidores
Fase de testes de soluções de virtualização Investimento da ordem de R$ 500K Redução Estimada de Consumo de Energia Elétrica: 30% Redução do Número de Máquinas de Ar Condicionado. Controle de Temperatura através de uma rede de sensores. Remanejamento da Localização Física dos Servidores

42

43 Data Center Mais Verde Centralização dos Recursos Computacionais:
Incentivar a hospedagem de máquinas no IDC das unidades de ensino e institutos. Reduzir o gasto com infra-estrutura nas unidades. Investimento na Infra-estrutura centralizada do IDC: No-Break & Gerador Alimentação de Entrada do CCE. Ar-Condicionado Gasto estimado R$ k Criação de um Data Center Back-UP Verde Alimentação por luz solar.

44 MBA em Gestão Sustentável de Inovação em TI
Ações USP MBA em Gestão Sustentável de Inovação em TI

45 MBA TI Sustentável Objetivos:
Formação de lideres de TI com visão e conhecimento em sustentabilidade em sentido amplo (Ambiente, Financeiro, Comunidade). Os cursos estão organizados em três áreas: TI (Tecnologia de Informação). Gestão. Humanidades.

46 MBA TI Sustentável Curso Básico: Introdução à Sustentabilidade.
Área de TI: Arquitetura de TI. Infra-Estrutura de Rede. Redes Sem fio. Serviços e Aplicações Interativas . Data Centers I e II. Segurança I e II. Gerenciamento Computacional, de Redes e Sistemas Modelagem de Arquitetura Corporativa. TI Verde. Inovação Tecnológica e Sustentabilidade

47 MBA – TI Sustentável Área Gestão:
Gestão Estratégica e Sustentabilidade. Governança de TI e Sustentabilidade Gestão Sustentável de Projetos Gestão de Carreiras Sustentáveis Gestão Sustentável de Finanças

48 MBA – TI Sustentável Área Gestão: Ética e Tecnologia
Ambiente Sócio-político para a Tecnologia Liderança e Tecnologia. Responsabilidade Social Empresarial Políticas Públicas em Tecnologia de Informação.

49 Considerações Finais

50 Considerações Finais Compras Centralizadas 
Redução do número de micro-computadores montados. Possibilidade de compartilhar RH (não haverá custo adicional de mão de obra para a USP). Sustentabilidade financeira do CDR depende de fluxo contínuo de lixo eletrônico: Maior retorno se houver extensão do projeto para Público em Geral e, também, para a indústria local. Informação de Rodapé

51 Considerações Finais Contribuição Social: Suporte a Projetos Sociais.
Conscientização sobre a importância do destino final correto aos eletro-eletrônicos. Atividades de Divulgação: Seminário de Sustentabilidade, Cursos e Worshops. Incentivo à indústria local de reciclagem. Garantia de destino sustentável para todos componentes do equipamento eletro-eletrônico.

52 Considerações Finais Data Center Mais Verde
Avaliação de Sistemas de Virtualização de Desktop. Criação de Cursos na Área MBA em Gestão Sustentável de Inovação Tecnológica TI (Data Center Verde, Governança Sustentável de TI) Gestão (Liderança Sustentável) Humanismo (Politicas Públicas Sustentáveis)

53 Muito Obrigada! Perguntas?


Carregar ppt "Sustentabilidade de TI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google