A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Língua Inglesa no Currículo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Língua Inglesa no Currículo"— Transcrição da apresentação:

1 Língua Inglesa no Currículo
Acompanhamento em sala de aula

2 O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA NO CONTEXTO ESCOLAR.

3 Considerações da Oficina Pedagógica:
A maior contribuição do material proposto pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo está em permitir um encadeamento de conteúdos e vivências, por meio de diferentes gêneros discursivos, de acordo com os níveis de desenvolvimento de cada série.

4 Tendo em vista que a maioria dos professores de LEM não trabalhava com livros didáticos, os conteúdos acabavam se repetindo em séries diferentes. Desse modo, os cadernos do professor e do aluno constituem-se como um importante apoio para o trabalho do professor, ao apresentar uma sequência de conteúdos relevantes e condizentes com as necessidades dos alunos nos Ensinos Fundamental e Médio.

5 O Currículo da Disciplina LEM – Inglês visa a desenvolver no aluno principalmente as competências leitora e escritora, por meio do trabalho com diferentes gêneros textuais que circulam no entorno social. Mas, o professor também pode – e deve - criar mais contextos para a aprendizagem e o desenvolvimento das competências de ouvir e falar a língua-alvo.

6

7

8

9

10

11 Conteúdos dos Cadernos dos Professores

12 A língua estrangeira ao nosso redor
5ª SÉRIE EF 1º Bimestre Primeiros contatos 3º Bimestre A escola 2º Bimestre A língua estrangeira ao nosso redor 4º Bimestre Diferentes lares

13

14

15 6ª SÉRIE EF 1º Bimestre Meu bairro, minha comunidade 3º Bimestre
Lazer na cidade 4º Bimestre Meu perfil, minhas preferências 2º Bimestre Inglês e Esportes

16 7ª SÉRIE EF 1º Bimestre Comemorações ao redor do mundo 3º Bimestre
Hábitos de alimentação 2º Bimestre Rotinas de jovens em diferentes lugares do mundo. 4º Bimestre Infância e adolescência ontem e hoje

17 Biografias de pessoas marcantes
8ª SÉRIE EF 1º Bimestre Biografias de pessoas marcantes 3º Bimestre Narrativas pessoais 2º Bimestre Inventores famosos 4º Bimestre O mundo ao meu redor

18 1ª SÉRIE EM 3º Bimestre Caderno de entretenimento (informações sobre cultura e entretenimento) 1º Bimestre A língua inglesa pelo mundo: interações culturais 2º Bimestre Jornal 4º Bimestre Leads

19 2ª SÉRIE EM 1º Bimestre Filmes e programas de TV 3º Bimestre
Cinema e Preconceito 2º Bimestre Propagandas e peças publicitárias 4º Bimestre Cinema e Literatura

20 3ª SÉRIE EM 1º Bimestre Trabalho voluntário como experiência profissional 3º Bimestre Profissões do século XXI 4º Bimestre Construção do Currículo 2º Bimestre Primeiro emprego

21 Usando algumas estratégias

22 Palavras em verde: nomes próprios
Palavras em vermelho: cognatos

23 Screenwriter Paul Haggis directs his first film in which race problems lead to the confrontation of a group of strangers in Los Angeles. Terrence Howard plays Cameron, an African-American television producer. One night, when returning home from a party, Cameron and his wife are stopped by Officer Ryan (Matt Dillon), who humillates them while his partner, Oficcer (Ryan Phillippe), watches and disapproves his behavior.

24 Brendan Fraser is Rick, a lawyer who is married to Jean (Sandra Bullock). She fears and hates people who are different from her. Consequently she hates the two Afro-American men who carjack her car. Anthony, one of the carjackers, hates white people as much as Jean hates black people. Daniel (Michael Pena) is a careful locksmith who finds out that, because he is not a white American, many costumers do not trust him. All these sub-plots (and a few others) come together in a film that makes us think about intolerance.

25 As atividades educativas adequam-se aos objetivos propostos?
A duração das atividades é adequada ao tempo de concentração dos alunos? Existe diferenciação de atividades de acordo com as necessidades dos alunos? O professor apresenta aos alunos o tema e os objetivos de cada atividade? O professor informa os alunos dos critérios de avaliação de cada atividade? As atividades estimulam a participação e o entusiasmo de todos os alunos?

26 As explicações são claras para os alunos?
Os exemplos, as metáforas e as analogias são adequadas? O professor recorre a situações do dia-a-dia dos alunos para exemplificar os conceitos abordados na aula? O professor evidencia a relevância das aprendizagens ocorridas nessa aula para a vida quotidiana dos alunos?

27 CONCLUSÃO ALTERAÇÃO SIGNIFICATIVA NO CONCEITO DE CONTEÚDO EM LEM.
IR ALÉM DAS PERSPECTIVAS REDUCIONISTAS DE ENSINO. “O aprendizado de uma língua é mais lexical do que sintático”

28

29


Carregar ppt "Língua Inglesa no Currículo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google