A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações Módulo 1 - Treinamento para Estagiários do Ensino Médio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações Módulo 1 - Treinamento para Estagiários do Ensino Médio"— Transcrição da apresentação:

1 Orientações Módulo 1 - Treinamento para Estagiários do Ensino Médio
Capa de apresentação.

2 Regulamento do Estágio do Ensino Médio
Programa Acessa Escola – Resolução SEE-37, de 25/04/2008 Aprender a usar computadores, usar computadores para aprender. Acessa Escola, programa do Governo do Estado de São Paulo, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, sob a coordenação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), tem por objetivo promover a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual. Por meio da Internet, ele possibilita aos usuários o acesso às tecnologias da informação e comunicação para a construção do conhecimento e o fortalecimento social da equipe escolar. Formador: explicar que o bom fluxo de informações entre as pessoas envolvidas no Acessa Escola (DT1, estagiário, coordenação etc) é fundamental para o bom andamento da sala. Deve-se ficar atento a todas as formas de comunicação disponibilizadas pelo Programa. Webmail Ambiente de gestão Site do Programa Acessa Escola Formador: o Ambiente de Gestão do Programa Acessa Escola foi desenvolvido para promover um canal de comunicação entre a FDE, as diretorias de ensino, os estagiários e os participantes do Programa Acessa Escola Para isso este ambiente tem ferramentas que facilitam a coordenação e o gerenciamento das informações nas comunidades criando assim um espaço para a colaboração e a troca de conhecimentos entre os participantes. Algumas ferramentas: fórum, biblioteca, ações e práticas, perguntas frequentes, documentos oficiais, informativos e agenda. Para acessar o ambiente de gestão: Acessar o site do acessa No canto do lado direito escolher tipo de usuário Digitar seu usuário e senha

3 Caracterização do Estágio
Regulamento do Estágio do Ensino Médio Caracterização do Estágio Composição dos estagiários da escola Depende: Da quantidade de computadores Do número de turnos de funcionamento. Máximo de 3 turnos por Escola Estadual Carga horária: Manhã: 8h – 12h. Tarde: 12h – 16h. Noite: 16h – 20h. Os horários podem variar em até duas horas! No noturno não pode exceder às 21h30. A duração do estágio é de no mínimo 6 meses, o estagiário poderá exercer no máximo 24 meses de estágio, com exceção do estagiário portador de necessidades especiais. A abertura e encerramento da conta bancária para o depósito da bolsa de estágio competem ao estagiário!

4 Regulamento do Estágio do Ensino Médio
Seguro de Acidentes Pessoais Apólice coletiva - não se trata de convênio médico Folha de Frequência do Estagiário Assinar diariamente Licença maternidade A Lei número , de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre estágio de estudantes, não estabelece licença maternidade às estagiárias Formador: explicar que o bom fluxo de informações entre as pessoas envolvidas no Acessa Escola (DT1, estagiário, coordenação etc) é fundamental para o bom andamento da sala. Deve-se ficar atento a todas as formas de comunicação disponibilizadas pelo Programa. Webmail Ambiente de gestão Site do Programa Acessa Escola Formador: o Ambiente de Gestão do Programa Acessa Escola foi desenvolvido para promover um canal de comunicação entre a FDE, as diretorias de ensino, os estagiários e os participantes do Programa Acessa Escola Para isso este ambiente tem ferramentas que facilitam a coordenação e o gerenciamento das informações nas comunidades criando assim um espaço para a colaboração e a troca de conhecimentos entre os participantes. Algumas ferramentas: fórum, biblioteca, ações e práticas, perguntas frequentes, documentos oficiais, informativos e agenda. Para acessar o ambiente de gestão: Acessar o site do acessa No canto do lado direito escolher tipo de usuário Digitar seu usuário e senha

5 Estagiários do Ensino Médio Conceitos Importantes
O formador deverá explicar que será apresentado um PPT com informações importantes para o estagiário.

6 Conceitos importantes
O papel do Estagiário do Ensino Médio Estar apto não só a acessar, como também orientar o acesso a informações diversificadas, bem como dar suporte a experiências avançadas de compartilhamento rápido de informações em que a credibilidade da fonte possa ser um campo de discriminação entre quais conteúdos são confiáveis e pertinentes.

7 Conceitos importantes
A Sala de Internet É um espaço de aprendizado a partir de compartilhamento de experiências, em que alunos, professores e funcionários podem navegar na internet e, assim, aprender a usar um computador, realizar pesquisas e aproveitar todas as oportunidades que a rede de computadores oferece.

8 Estagiários do Ensino Médio
Competências O formador deverá explicar que será apresentado um PPT com informações importantes para o estagiário.

9 Competências Ser competente envolve::.. identificar variáveis
compreender fenômenos relacionar informações analisar situações-problema sintetizar Um estagiário competente mobiliza, de forma adequada, conhecimentos para enfrentar situações diversificadas que podem ocorrer na sala de internet.

10 Competências Tipos de competências
Técnica Refere-se ao domínio de conhecimentos específicos de uma determinada área. Ex.: conhecimentos em informática Estratégica Refere-se ao modo de aplicação dos conhecimentos. Ex.: utilizar os conhecimentos de informática para sanar problemas na sala do Acessa Escola. Comportamental Refere-se à habilidade de interação com outras pessoas. Ex.: a forma como abordar um usuário da sala de internet.

11 Vigência do estágio, recesso e pagamento
O formador deverá explicar que será apresentado um PPT com informações importantes para o estagiário.

12 Vigência e recesso: Vigência Recesso Remunerado Pagamento
Contrato de 1 ano, prorrogável por mais 1 ano. Desde que continue estudando no EM de Escola da SEE na mesma Diretoria de Ensino. Máximo: 2 anos, exceto quando se tratar de estagiário com deficiência e respeitando a regra acima. Recesso Remunerado Todo estagiário tem direito a um recesso de 30 dias para estágios durante os 12 meses. O recesso dos Estagiários acompanha o recesso das Escolas, e é determinado pela Fundap para todo o Estado. Pagamento Será efetuado no décimo dia útil do mês seguinte. O Pagamento só é registrado quando a Escola envia a folha de Frequência devidamente preenchida e assinada para a Diretoria de Ensino.

13 Atenção: TODO último dia útil de cada mês, lembre a Direção da sua Escola de enviar a Folha de Frequência para a Diretoria de Ensino. A Folha é digitalizada e enviada para um , o qual a Escola já tem conhecimento. Basta ajudar a lembrar de enviar.

14 Cabe ao Estagiário do Ensino Médio:
O formador deverá explicar que será apresentado um PPT com informações importantes para o estagiário.

15 Cabe ao Estagiário: •Seguir as orientações e a metodologia de atividades definidas pelo Programa. (inclui cursos) • Participar das preparações continuadas e reuniões. (Inclui Capacitação nos finais de semana) • Conhecer e utilizar os recursos do programa (Rede de Projetos, links interessantes, atalhos pedagógicos, Governo Eletrônico e outros). •Colaborar com a direção da escola na definição de estratégias de divulgação da Sala de Internet do Programa Acessa Escola. •Recorrer à gestão local e/ou à Equipe da Diretoria de Ensino para solução dos problemas do dia a dia.

16 Cabe ao Estagiário: • Estar presente na abertura e/ou fechamento da sala do Programa Acessa Escola. • Realizar estágio com a carga horária diária de 4 horas, de segunda a sexta-feira. • Realizar o estágio programado e informar a escola quando observar alguma irregularidade no início ou encerramento das atividades. • Zelar pela correta utilização da sala e auxiliar no cumprimento de todas as normas e regras estabelecidas pelo Programa.

17 Cabe ao Estagiário: • Fazer o cadastramento de novos usuários. • Abrir chamados técnicos quando encontrar problemas nos equipamentos. Obs.: Essa tarefa também cabe à escola. • Assinar a folha de frequência todos os dias. Será marcado falta para quem não assinar. • Ter boa conduta com todos na Escola: alunos, outros Estagiários, professores, funcionários, equipe gestora, etc. • Ser exemplo para os alunos dentro da sala do Acessa Escola. Usar o uniforme todos os dias. Atenção: O Uniforme deve ser devolvido quando o Estagiário deixar de ser Estagiário

18 Termo de Adesão e responsabilidade:
O formador deverá explicar que será apresentado um PPT com informações importantes para o estagiário.

19 Termo de adesão O Termo de Adesão é um contrato firmado entre a escola e os usuários do programa, no qual são estabelecidas as obrigações e direitos entre as partes. Deve ser assinado por todo usuário ou seu responsável legal, no caso dos menores de idade, a fim de que possa usar os serviços do Programa Acessa Escola. Nenhum usuário pode alegar desconhecimento do conteúdo do Termo de Adesão, pois nele estão contidas as principais regras do programa. O Termo deve ser arquivado na escola, em local de fácil acesso, sendo de responsabilidade da própria escola a manutenção de seus arquivos.

20 Termo de adesão Alunos menores de 12 anos: devem utilizar as salas apenas para atividades com o professor. Sempre acompanhados do professor. Alunos ou usuários de 12 a 17 anos: o cadastramento só pode ser efetuado mediante Termo de Adesão devidamente assinado pelo responsável legal e autorizado pela direção da escola, com apresentação de RA (alunos) ou devidamente assinado com apresentação do RG (usuários). Usuários maiores de 18 anos: podem se cadastrar assinando o Termo de Adesão, apresentando um documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho).

21 Como proceder quando o usuário já assinou e quando não assinou o Termo de Adesão?
O formador deverá explicar que será apresentado um PPT com informações importantes para o estagiário.

22 Termo de adesão

23 Regras gerais de utilização e navegação:
O formador deverá explicar que será apresentado um PPT com informações importantes para o estagiário.

24 Regras Gerais • O aluno só pode utilizar o Acessa Escola no contra-turno, ou seja, nos períodos em que ele não estiver em aula, salvo em casos que o acesso for acompanhado de um professor. • O usuário tem direito a 30 minutos de uso do computador. •É permitido utilizar o Acessa Escola mais de uma vez por dia, desde que o usuário volte na fila de espera.

25 Regras Gerais Os usuários devem ser orientados a solicitar auxílio sempre que necessitarem utilizar algum desses acessórios. O Estagiário deve estar sempre pronto a atendê-los, desde que o uso solicitado não seja incompatível com as normas do programa. Cabe, portanto, ao Estagiário a checagem de CD e pen-drives dos usuários. Para tanto, devem utilizar programas antivírus instalados no computador de trabalho e cuidar para que eles estejam sempre atualizados. •É obrigatório fazer silêncio na sala.

26 É proibido a todos: Alterar as configurações do computador.
Jogos de azar. O acesso a sites com conteúdo pornográfico, apologia ou incitação de crime ou racismo. Consumir alimentos na sala. Fumar na sala, bem como em toda escola. Outras regras que constarem nos Banners. Alterar as configurações do computador.

27 É proibido a todos: As suspensões vão de um mês a um ano, dependendo de cada caso: • Em caso de reincidência, a suspensão é dobrada. Infração Suspensão Acessar site pornográfico 1 mês Alterar sistemas ou danificar os equipamentos propositadamente 2 meses Desacatar o estagiário 3 meses Ameaçar a integridade física do estagiário e/ou usuário 6 meses Agredir verbal ou fisicamente o estagiário e/ou usuário 12 meses

28 Preparações Continuadas:
O formador deverá explicar que será apresentado um PPT com informações importantes para o estagiário.

29 Regras Gerais Periodicamente o Programa Acessa Escola realizará encontros de aperfeiçoamento de trabalho, chamados de Capacitação Módulo e Cursos. As Capacitações são uma oportunidade única para aproximação entre estagiários, escola e demais instâncias do programa, além de promover o debate de ideias e a apresentação de inovações. Os Cursos são fundamentais para o bom desempenho das atividades do Estagiário na sala do Programa Acessa Escola e acrescenta conhecimento em sua formação profissional. A participação nas preparações continuadas é obrigatória a todos os Estagiários do Ensino Médio. A ausência nos encontros ou a falta de compromisso com as atividades propostas serão enquadradas como descumprimento das normas do Programa Acessa Escola resultando em advertência e, na reincidência, em rescisão do contrato de Estágio (TCE).

30 Manutenção dos equipamentos
O formador deverá explicar que será apresentado um PPT com informações importantes para o estagiário.

31 Manutenção dos equipamentos
Responsabilidade pelos equipamento: Os equipamentos da sala estão sob responsabilidade da escola. Cabe a ela zelar pela conservação e integridade dos computadores e seus periféricos; Manutenção e troca de equipamentos: A manutenção e troca de equipamentos instalados nas sala de internet do Programa Acessa Escola estão sob responsabilidade da FDE. Somente eles podem abrir um equipamento.

32 Como acionar o suporte da FDE?
Quando encontrar um problema físico no computador, primeiramente esgote as tentativas de resolver: EX: Monitor não liga: Verifique se o cabo de energia do defeito está com defeito. Verifique se o estabilizador está com defeito. Verifique se o cabo de vídeo (VGA) do computador está com defeito. Troque o monitor com outro para ver se é o monitor que está com defeito, etc... Depois de ter feito todos os testes ligue para a FDE para abrir um chamado/protocolo, ou peça para alguém da Escola ligar. Quando encontrar um problema virtual (de software) no computador, primeiramente esgote as tentativas de resolver: EX: Computadores ligam, mas não são bloqueados pelo BlueControl: Desligue todos os computadores corretamente, incluindo o servidor. Desligue o Switch pela chave geral da Sala do Acessa. Espere 5 minutos e ligue tudo novamente. Se persistir, contate um Estagiário Universitário no BlueTalk. Pode ser que seja necessário abrir um chamado/protocolo na FDE.

33 Como acionar o suporte da FDE?
O Telefone da FDE é depois tecle: 5 Tenha em mãos: CIE (código da Escola, a equipe da Secretaria sabe informar) Número série do computador com defeito (fica atrás do computador, normalmente está abreviado: “NS, N/S, SN”. Código Educat ou Pró-Educar (fica em cima do computador) Papel e caneta para registrar o protocolo, um número pelo qual pode-se acompanhar ou cobrar o atendimento.

34 Como acionar o suporte dos Estagiários Universitários?
Depois de ter feito todos os testes para tentar resolver o problema, procure um Estagiário Universitário no BlueTalk. Descreva para o Estagiário Universitário detalhadamente o que está acontecendo, inclusive o teste que você já fez. Sempre que possível tire um “print” da tela, copie mensagem de erro, tire foto com um celular, e envie via BlueTalk. Faça todos os testes que o Estagiário Universitário solicitar.

35 Ilustração da rede de Internet da Escola

36 Rescisão = terminar ou cancelar
o contrato do Estágio O formador deverá explicar que será apresentado um PPT com informações importantes para o estagiário.

37 Rescisão Não tiver mais interesse em continuar no estágio;
Trancar a matrícula ou desistir do curso; Concluir o curso; Completar dois anos de estágio – exceto estagiários com deficiência(Art. 11º, Lei ); Não cumprir com a carga horária estabelecida; Não comparecer ao estágio por cinco dias úteis consecutivos, sem contato com a Direção da Escola e apresentação de documento que justifique a ausência. No 6º dia, a escola comunica à DE o desligamento do estagiário; Faltas sete dias alternados, sem razão justificada. No 8º dia, a escola comunica a DE o desligamento do estagiário;

38 Rescisão Incorrer em falta grave no exercício do estágio;
Não contribuir para o bom andamento das atividades do Programa, deixando de cumprir as atribuições inerentes ao estágio. A escola deve manter o registro das advertências ao estagiário no Livro de Atas, informando a data e colhendo a assinatura do aluno e da Direção da Escola. A Escola pode rescindir o contrato com o Estagiário caso reprove em alguma série do Ensino Médio, se entender que o Estágio prejudicou o rendimento dos estudos. Poderá haver rescisão por outros motivos que não consta na lista

39 TREINAMENTO MÓDULO 1 Conteudo
O formador deverá explicar que será apresentado um PPT com informações importantes para o estagiário.

40 Conteudo do Módulo 1 PROGRAMA ACESSA ESCOLA REGULAMENTO DO ESTÁGIO
Portal Acessa Escola: Ambiente de Gestão Oline: REGULAMENTO DO ESTÁGIO MANUAL DE PROCEDIMENTOS ORIENTAÇÕES TÉCNICAS – GSI-BC Troca de informações entre a sala de internet e a FDE Como utilizar o Gerenciador da Sala de Internet, utilizando para isso o Simulador do BlueControl BLUELAB BLUETALK Com base em sua experiência no Módulo 1, ressaltar quais são os principais pontos a serem discutidos com os Estagiários do EM. Ressaltar que os estagiários do EM estão iniciando o estágio no Programa Acessa Escola e, desta forma, possuem pouco ou nenhum conhecimento relacionado ao Programa. Toda a informação repassada aos estagiários é muito importante para o trabalho deles.


Carregar ppt "Orientações Módulo 1 - Treinamento para Estagiários do Ensino Médio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google