A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCRITORAS BRASILEIRAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCRITORAS BRASILEIRAS"— Transcrição da apresentação:

1 ESCRITORAS BRASILEIRAS

2 Quem é Marina Colasanti?
É uma escritora e jornalista ítalo- brasileira nascida em Roma. No Brasil estudou Belas-artes e trabalhou como jornalista e tradutora. Como escritora, publicou 33 livros entre contos, poesia, prosa, literatura infantil e infanto-juvenil. Seu livro de contos“Uma Ideia toda azul” ganhou o prêmio “O melhor para o jovem”. Em 2010, recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro “Passageira em trânsito”.

3 Quem é Raquel de Queiróz?
Raquel de Queiróz ( ) foi uma das principais escritoras brasileiras, da ficção social nordestina. Foi a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras.

4 Quem é Tatiana Belink ? Tatiana Belinky
(São Petersburgo, 18 de março de 1919) é uma das mais importantes escritoras infanto-juvenis contemporâneas. De sua vasta obra, destacam-se: "Coral dos Bichos", "Limeriques", "O Grande Rabanete", "Di-versos russos", "Limerique das Coisas Boas".

5 Quem é Cecília Meireles ?
Cecília Benevides de Carvalho Meireles (Rio de Janeiro, 7/11/ /11/1964) foi uma poetisa, professora e jornalista brasileira. "Ou se tem chuva ou não se tem sol, ou se tem sol ou não se tem chuva!... Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo. "

6 Quem é Eva Furnari? Eva Furnari (Roma, 15/11/1948)
é uma ilustradora e escritora ítalo-brasileira. Sua personagem mais famosa: a Bruxinha.

7 Quem é Ana Maria Machado ?
(24/12/1941) é uma jornalista, professora, pintora e escritora brasileira. Em 2000, recebeu o Prêmio “Hans Christian Andersen”, o mais importante prêmio de literatura infantil.

8 Quem é Ruth Rocha ? Ruth Rocha (2/03/1931) é uma escritora brasileira de livros infantis. Sua obra mais conhecida é “Marcelo, Marmelo, Martelo”, que já vendeu mais de um milhão de livros. Hoje, tem mais de 130 títulos publicados, com traduções de 25 idiomas.

9 Quem é Mary França ? O casal Mary e Eliardo França é um dos grandes fenômenos do mercado editorial brasileiro. Autores de livros para crianças há 39 anos, juntos têm mais de 140 títulos publicados. Para Mary França, “É muito prazeroso escolher as palavras, brincar com seus sons, buscar ritmo para o texto, chamar atenção para velhas ou novas ideias, aguçar a criatividade de outros, fazer rir ou emocionar alguém...”

10 Quem é Bia Bedran ? Bia Bedran, é uma compositora, cantora, atriz e educadora musical brasileira. "Perdi meu anel no mar não pude mais encontrar E o mar, me trouxe a concha, de presente prá me dar.... Parou na goela da baleia, ou foi pro dedo da sereia, ou quem sabe um pescador encontrou o anel, e deu pro seu amor."

11 Quem é Maria Clara Machado?
Maria Clara Machado (Belo Horizonte, 3/04/ /04/2001) foi uma escritora e dramaturga brasileira, autora de famosas peças infantis. Escreveu “Pluft, o fantasminha”, “O cavalinho azul”, “A bruxinha que era boa” e “A menina e o vento”. Maria Clara Machado escreveu mais de 25 peças.

12 Quem é Roseana Murray? Quando criança, Roseana gostava muito de ler contos de fadas, Sítio do Pica- pau Amarelo’ entre outros. Roseana é formada em Língua e Literatura Francesa, pela Aliança Francesa, Universidade de Nancy. Começou a escrever poesia para crianças em 1980 , com o livro “Fardo de Carinho”, influência direta de “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles. Trabalha em Saquarema com o Projeto “Uma Onda de Leitura” junto com a Secretaria de Educação. Roseana procura mostrar em suas obras maneiras de viver melhor, expressando seu dia a dia.

13 Quem é Sylvia Orthof? Descendente de austríacos, Sylvia Orthof nasceu no Rio de Janeiro, em Estudou teatro em Paris e, mais tarde, de volta ao Brasil, dedicou-se à área de dramaturgia infantil, escrevendo textos, dirigindo peças, pesquisando e dando aulas de teatro. Recebeu vários prêmios nesse segmento. Ao ser convidada por Ruth Rocha para escrever histórias infantis para a revista Recreio (Editora Abril), iniciou uma das carreiras mais fecundas da literatura infantil brasileira. Faleceu em 1997, deixando um acervo com mais de cem livros publicados, a maioria deles premiada, e ainda, várias obras inéditas.

14 Quem é Graziela Bozano Hetzel?
Graziela Bozano Hetzel nasceu no Rio de Janeiro, cidade onde vive até hoje. Aos 12 anos começou a escrever. É casada e tem quatro filhos. Durante dois anos trabalhou como professora especializada em alfabetização. A partir de 1991, quando publicou seu primeiro livro, começou sua carreira literária. Possui 18 livros publicados, sendo alguns deles premiados.


Carregar ppt "ESCRITORAS BRASILEIRAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google