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ENCONTRO com PROFESSORES COORDENADORES E PCAGPs

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Apresentação em tema: "ENCONTRO com PROFESSORES COORDENADORES E PCAGPs"— Transcrição da apresentação:

1 ENCONTRO com PROFESSORES COORDENADORES E PCAGPs
07 E 08 DE MAIO 2014 MAPAS CONCEITUAIS Talia P. Soares

2 Reflexão inicial

3 OBJETIVO GERAL Aprender o que são mapas conceituais, para que servem, como fazê-los e como utilizá-los em diversos contextos; Indicar onde obter uma ferramenta automática gratuita de mapas conceituais na internet

4 Ampliando nosso conhecimento.... O QUE SÃO MAPAS CONCEITUAIS ?

5 para a organização e representação do conhecimento.
Ampliando .... Mapas Conceituais Ferramenta gráfica para a organização e representação do conhecimento.

6 Conhecimento organizado
Ampliando .... Mapas conceituais representam Conhecimento organizado

7 Conceito inicial Conceito final
Ampliando .... PROPOSIÇÃO Conceito inicial Conceito final Os conceitos escolhidos expressam um padrão? O termo de ligação possui um verbo? Eu consigo concordar ou discordar? Frase de ligação

8 Exemplo de mapa conceitual sobre a questão do aquecimento global.
Alto grau de clareza Exemplo de mapa conceitual sobre a questão do aquecimento global.

9

10 Conceitos mais inclusivos e gerais
Ampliando CARACTERÍSTICAS Os conceitos são representados de maneira hierárquica. Conceitos mais inclusivos e gerais Específicos e menos gerais

11 Ampliando .... CARACTERÍSTICAS
Cross links, ou ligações cruzadas, que são as relações ou ligações entre conceitos nos diferentes segmentos ou domínios do MC. auxiliam a ver como um conceito em um domínio de conhecimento representado no mapa se relaciona a um conceito em outro domínio ali mostrado.

12 EXEMPLO Exemplo de mapa conceitual cuja questão foco é “Porque nós temos as estações do ano?” Fonte: NOVAK & CAÑAS, 2006, p. 8

13 Elaborando bons MC 1º PASSO Escolha de uma área de conhecimento que seja bastante familiar para a pessoa cria um contexto que ajudará a determinar estrutura hierárquica do mapa conceitua a que pretende elaborá-lo

14 QUESTÃO FOCAL Pergunta que específica claramente o problema ou questão que o mapa conceitual deve ajudar a resolver. Nortear a construção do MC (contexto); Organizar as ideias; Selecionar conceitos;

15 Elaborando bons MC 2º PASSO
Identificar os conceitos-chave que se aplicam a esse contexto; Em torno de 15 a 25 conceitos; Escala ordenada dos conceitos mais gerais e inclusivos para os mais específicos e menos gerais.

16 Elaborando bons MC Exemplo 2º PASSO

17 Elaborando bons MC 3º PASSO Elaborar um mapa conceitual preliminar.
Início do processo de elaboração de uma boa organização hierárquica.

18 Elaborando bons MC 4º PASSO Buscar as ligações cruzadas.
Ligações cruzadas são importantes para mostrar que o aluno entende as relações entre os subdomínios no mapa.

19 Elaborando bons MC 5º PASSO
Revisar o mapa, reposicionar conceitos de modo a transmitir clareza e melhor estrutura geral, e preparar uma versão “final”.

20 OBSERVAÇÕES É importante ajudar os alunos a compreender que todos os conceitos são de algum modo relacionados uns aos outros; Evitar “frases nas caixas”, ou seja, frases completas usadas como conceitos; Os alunos muitas vezes comentam que é difícil acrescentar palavras de ligação às “linhas” de seus MC. Isso se deve à má compreensão do relacionamento entre os conceitos, ou dos significados dos conceitos – e são as palavras de ligação que especificam esse relacionamento.

21

22 Como podemos usar os MC?

23 Planejamento curricular
Como podemos usar os MC? Planejamento curricular Transparência no que o professor vai ensinar e no que o aluno tem que aprender; 2. Coloca-se conceitos chaves a serem ensinados.

24 AVALIAÇÃO Como podemos usar os MC?
1. Verificar conhecimentos prévios dos alunos; 2. Verificar o processo de aprendizagem através dos mapas elaborados pelos alunos. (ampliação e aprimoramento dos MC)

25 Como podemos usar os MC?

26 Exemplo: MC para avaliação
ANTES DEPOIS

27 ESTACIONAMENTO E ESQUELETO
TÉCNICAS ESTACIONAMENTO E ESQUELETO

28 O professor oferece uma série de conceitos estacionados
Questão focal Por que existem as estações do ano? TÉCNICA ESTACIONAMENTO O professor oferece uma série de conceitos estacionados

29 O professor oferece o esqueleto de um MC
Questão focal Por que existem as estações do ano? TÉCNICA ESQUELETO O professor oferece o esqueleto de um MC

30 Por que existem as estações do ano?
Questão focal Por que existem as estações do ano? TÉCNICA ESTACIONAMENTO e ESQUELETO O professor oferece pequeno mapa e outros conceitos para serem inseridos

31 CONSIDERAÇOES FINAIS

32 Referências

33 Referências

34 Referências

35 “Construindo Mapas conceituais”
Oficina 1 “Construindo Mapas conceituais” Em grupos de 4 integrantes elabore um mapa conceitual com o auxílio dos post-its. Contexto para questão focal: CURRÍCULO X AVALIAÇÃO

36 “Construindo MCs no Cmap Tools”
Oficina 2 “Construindo MCs no Cmap Tools”

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38 SOCIALIZAÇÃO DOS GRUPOS

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