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ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

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Apresentação em tema: "ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO"— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
Maria Cecilia Coutinho de Arruda FGV-EAESP São Paulo, Brasil Secretaria de Administração e Modernização Prefeitura Municipal de Guarulhos Guarulhos, 25/5/2011

2 Objetivo Refletir sobre ética no serviço público pressupõe rever:
Conceitos de ética e serviço Comportamento ético individual Ética organizacional Ética no macro-ambiente econômico, social, político, tecnológico e internacional

3 ABORDAGEM ÉTICA Semântica Falar de ética Prática Agir eticamente
Teoria Pensar em ética M. Cecilia Arruda e Maria do Carmo Whitaker

4 SERVIÇO PÚBLICO É o trabalho regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação de atendimento à sociedade em suas necessidades físicas e morais (por meio dos serviços públicos).

5 CONCEITO DE ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
Valores, princípios e padrões que orientam o SERVIÇO À SOCIEDADE. M. Cecilia Arruda e Maria do Carmo Whitaker

6 (Stakeholders do Governo)
Sociedade (Stakeholders do Governo) Meios de transporte Instâncias de governo Educação formal, informal e ensino à distância Entretenimento Lazer Associações Sociedades Comunidades Instituições ONGs Hospitais, postos de saúde laboratórios clínicas Meios de comunicação: TV, rádio, Internet, jornal, revista Empresas: Indústria, comércio e serviços

7 CRITÉRIOS DE ETICIDADE PARA DISCUSSÃO DOS DILEMAS NO SERVIÇO PÚBLICO
Objeto/ação Finalidade/intenção Circunstâncias/consequências

8 Social, econômica, política tecnológica e internacional
DIMENSÕES ÉTICAS Pessoal Organizacional Social, econômica, política tecnológica e internacional M. Cecilia Arruda e Maria do Carmo Whitaker

9 DIMENSÕES ÉTICAS Individual Organizacional Macro
Valores pessoais vs. organizacionais Leis e códigos profissionais de ética Organizacional Sistema de valores da organização Dilemas éticos em todos os níveis Macro Leis nacionais e internacionais Agências e acordos nacionais e internacionais

10 Premissa para uma reflexão mais objetiva
Inversão da pirâmide de valores: Ética pessoal Ética: Econômica Social Política

11 Desenvolver valores éticos
VALOR é palavra que provém do grego axios, que significa o que é estimável ou digno de ser honrado. Comprometer-me Dizer a verdade Ser leal Cumprir obrigações e deveres Ser paciente Agir corretamente Ter confiança em mim e nos demais Ser tolerante e flexível Escutar os outros Ser humilde Assumir decisões e erros Fazer aos outros o que eu gostaria que fizessem para mim Ter a consciência tranquila

12 Pressões para ser antiético
Conduta das colegas e dos chefes Ser ético e bem sucedido, pessoalmente e na profissão Metas Desempenho Prazo

13 Liderança e capacitação para valores
DILEMAS ÉTICOS Liderança e capacitação para valores Boas oportunidades para desenvolver habilidades profissionais

14 liberdade e responsabilidade ansiedade vs. bom humor confiança
Ética pessoal e profissional Trabalho em equipe: liberdade e responsabilidade ansiedade vs. bom humor confiança confidencialidade

15 Clima ético: valores da organização valores pessoais
Ética pessoal e profissional Clima ético: valores da organização valores pessoais ordem e criatividade etiqueta, elegância e bom humor

16 Humildade: iniciativa aprender com os erros experiência
Ética pessoal e profissional Humildade: iniciativa aprender com os erros experiência

17 Profissionalismo e respeito :
Ética pessoal e profissional Profissionalismo e respeito : ordem e hierarquia honestidade e lealdade ética em outros ambientes

18 Transparência: - cumprimento de leis, normas, regras,
Ética pessoal e profissional Transparência: - cumprimento de leis, normas, regras, código de conduta

19 Estilo de vida equilibrado:
Ética pessoal e profissional Estilo de vida equilibrado: - para evitar crises: competência saúde e exercício humor e serenidade atenção à família

20 Invertendo a pirâmide Valores éticos individuais

21 Por quê? Tira-se vantagem da fragilidade do governo?
Perdeu-se a ética nas organizações? Perdeu-se a integridade nos negócios? Perdeu-se o respeito pelo ser humano? Perdeu-se o sentido de ética pessoal? Perdeu-se o sentido de dignidade humana? Perdeu-se a responsabilidade pelo exemplo? Perdeu-se a humildade na liderança?

22 Porque: Perda do sentido correto de serviço
Interesses particulares dos dirigentes Códigos de conduta insuficientes Compliance insuficiente em relação aos códigos escritos Falta de simplicidade, firmeza e formação moral Falta de transparência e completude Falta de diálogo entre o governo e os stakeholders.

23 Rede de stakeholders Empresa Acionistas Governo Clientes Meio Ambiente
Fornecedores Acionistas Servidores Clientes Governo Meio Ambiente Comunidade ONGs Empresa Sociedade Mídia

24 Serviço público e ética
Recursos do governo e habilidades dos servidores de forma a torná-los responsáveis frente à rede de stakeholders. Apoiam-se na integridade e nos valores morais da Administração Pública. Respeitam normas locais e universais. Buscam conduta de acordo com a lei (além da legislação criminal). Preocupam-se com a reputação da Administração Pública. Sucesso em atender à expectativa dos vários stakeholders.

25 Relatórios de Sustentabilidade
Demonstram preocupação social e afetam fortemente o julgamento sobre os órgãos do governo, gerando reputação positiva. Com frequência são considerados apenas peças de Relações Públicas e Marketing, mas poderiam ser estímulos ao cumprimento de metas. São convincentes se responderem aos anseios dos diversos stakeholders. Correção, clareza e transparência dos dados. Devem refletir o compromisso real de que os negócios sejam sustentáveis, pró-sociais e respeitosos quanto ao futuro.

26 Contexto Relatórios de Sustentabilidade no Mundo

27 Contexto Relatórios de Sustentabilidade por Tipo

28 Lembrando: A Administração Direta tem o poder de criar e liderar um ambiente ético na sociedade. As várias Pastas do Poder Executivo também são responsáveis pelo impacto em todos os seus stakeholders.

29 Compromisso de líderes e servidores (1)
Criação de valor: Econômico Social Ambiental

30 Compromisso de líderes e servidores (2)
Os 4 Cs Códigos de ética Comunicação Cultura Compliance em ética

31 Compromisso dos líderes
Liderança humilde: Objetividade sobre as circunstâncias (clareza) Objetividade sobre o “eu” Magnanimidade sobre as metas, preservando a ética Audácia sobre os recursos/capacidades pessoais Confiança nos stakeholders: diálogo Fortaleza nas dificuldades para manter a ética Constância face à diuturnidade.

32 Nos países em desenvolvimento
Especial necessidade de liderança ética: Falta de legislação Pouco empenho e reforço para cumprimento das leis (tradição e enforcement) Falta de transparência (corrupção)

33 Apoio à Ética no Serviço Público
Brasil Ministérios, Governos estaduais e municipais, Secretarias, CGU, Banco Central, FIDES e outras entidades não lucrativas América Latina Banco Interamericano de Desenvolvimento ALENE – Asociación Latinoamericana de Ética, Negocios y Economía Apoio Internacional ISBEE – International Society of Business, Economics, and Ethics Globethics.net OCDE, Banco Mundial,OMS, ISOs, GRI e outros instrumentos.

34 Considerações Finais A Administração Direta deve manter a mesma ética na Diretoria, Coordenação, Secretarias etc.: Respeito aos valores éticos Respeito ao meio ambiente Respeito aos direitos humanos universais Exigência de mesmo nível de compliance.

35 Obrigada pela atenção! Profª Cecilia Arruda


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