A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Semana de Planejamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Semana de Planejamento"— Transcrição da apresentação:

1 Semana de Planejamento - 2009

2 Semana de Planejamento - 2009
1º momento 1ª atividade – leitura ou apresentação livre do texto introdutório Sensibilização 01.

3 Projeto Pedagógico: um estudo introdutório
Semana de Planejamento Texto Sensibilização 01 Projeto Pedagógico: um estudo introdutório Vivemos a época da "cultura de projeto" em nossa sociedade, onde as condutas de antecipação para prever e explorar o futuro fazem parte de nosso presente. Essa influência do futuro sobre nossas adaptações cotidianas só faz sentido se o domínio que tentamos desenvolver sobre os diferentes espaços cumpre a função de melhorar as condições de vida do ser humano. Portanto, foi a partir desse pensar inicial que surgiu este texto, com o objetivo de melhor compreender o significado e o processo do projeto pedagógico.

4 Não serão permitidas duas estratégias iguais.
Semana de Planejamento 2ª atividade – divisão aleatória do grupo em 5 (cinco) subgrupos. Cada subgrupo escolherá um dos 5 (cinco) trechos do texto Projeto Pedagógico: um estudo introdutório, fará a leitura e debate sobre o texto, e, a seguir, criará uma apresentação para o conteúdo estudado, de forma criativa e diferenciada dos outros subgrupos. Não serão permitidas duas estratégias iguais. Para incentivar o trabalho criativo, sugerimos o sorteio ou a eleição entre várias possibilidades: paródia, teatro, HQ, cartaz interativo, mímica, jogral, frase amontoada.

5 Projeto Pedagógico: um estudo introdutório
Semana de Planejamento Texto Subgrupo 01    Projeto Pedagógico: um estudo introdutório Partindo do óbvio, como sugere Gadotti (2001), a palavra projeto vem do verbo projetar, lançar-se para frente, dando sempre a ideia de movimento, de mudança. A sua origem etimológica, como explica Veiga (2001, p. 12), vem confirmar essa forma de entender o termo projeto que "vem do latim projectu, particípio passado do verbo projecere, que significa lançar para diante". Na definição de Alvaréz (1998) o projeto representa o laço entre presente e futuro, sendo ele a marca da passagem do presente para o futuro.

6 Projeto Pedagógico: um estudo introdutório
Semana de Planejamento Texto Subgrupo 02    Projeto Pedagógico: um estudo introdutório Segundo Gadotti (cit por Veiga, 2001, p. 18),       Todo projeto supõe ruptura com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma estabilidade em função de promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.

7 Projeto Pedagógico: um estudo introdutório
Semana de Planejamento Texto Subgrupo 03    Projeto Pedagógico: um estudo introdutório Para André (2001, p. 188) o projeto pedagógico não é somente uma carta de intenções, nem apenas uma exigência de ordem administrativa, pois deve "expressar a reflexão e o trabalho realizado em conjunto por todos os profissionais da escola, no sentido de atender às diretrizes do sistema nacional de Educação, bem como às necessidades locais e específicas da clientela da escola"; ele é "a concretização da identidade da escola e do oferecimento de garantias para um ensino de qualidade".

8 Projeto Pedagógico: um estudo introdutório
Semana de Planejamento Texto Subgrupo 04    Projeto Pedagógico: um estudo introdutório Segundo Vasconcellos (1995), o projeto pedagógico       é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. E uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes da instituição (p. 143).

9 Projeto Pedagógico: um estudo introdutório
Semana de Planejamento Texto Subgrupo 05    Projeto Pedagógico: um estudo introdutório  O projeto pedagógico não é modismo e nem é documento para ficar engavetado em uma mesa na sala de direção da escola, ele transcende o simples agrupamento de planos de ensino e atividades diversificadas, pois é um instrumento do trabalho que indica rumo, direção e construído com a participação de todos os profissionais da instituição.

10 Semana de Planejamento - 2009
2º momento 1ª atividade – apresentação livre ou debate sobre a gravura Sensibilização 02.

11 Gravura Sensibilização 02
Semana de Planejamento Gravura Sensibilização 02

12 Semana de Planejamento - 2009
2ª atividade – retomada das atividades do momento anterior e apresentação dos 5 (cinco) subgrupos.

13 Semana de Planejamento - 2009
3º momento 1ª atividade – apresentação livre ou debate sobre o texto Sensibilização 03.

14 O surgimento do planejamento urbano Renato Saboya
Semana de Planejamento Texto Sensibilização 03 O surgimento do planejamento urbano Renato Saboya O planejamento surgiu como uma resposta aos problemas enfrentados pelas cidades, tanto aqueles não resolvidos pelo urbanismo moderno quanto aqueles causados por ele. A expressão “planejamento urbano” vem da Inglaterra e dos Estados Unidos, e marca uma mudança na forma de encarar a cidade e seus problemas.

15 Portanto, a cidade passa a ser vista como o produto
Semana de Planejamento Uma modificação importante refere-se ao reconhecimento do fenômeno urbano como algo dinâmico, o que leva a encarar a cidade como resultado de sua própria história e como algo que está, de alguma maneira, evoluindo no tempo. Portanto, a cidade passa a ser vista como o produto de um determinado contexto histórico, e não mais como um modelo ideal a ser concebido pelos urbanistas (KOHLSDORF, 1985).

16 Semana de Planejamento - 2009
Isso leva à segunda mudança introduzida pelo planejamento: a ênfase passa da busca pelo modelo de cidade ideal e universal para a solução de problemas práticos, concretos, buscando estabelecer mecanismos de controle dos processos urbanos ao longo do tempo. A cidade real passa a ser o foco, ao invés da cidade ideal. mesquita.blog.br/arquitetura-cidade-ecologica-lilipad

17 Semana de Planejamento - 2009
Outra mudança importante é a entrada em cena de profissionais de diversas áreas do conhecimento, cada um com a sua visão sobre os problemas da cidade. (...) Dentro dessa nova concepção, o planejamento pode ser definido como o processo de escolher um conjunto de ações consideradas as mais adequadas para conduzir a situação atual na direção dos objetivos desejados.

18 Semana de Planejamento - 2009
A Londres moderna à noite [...] uma mudança da velha ideia de planejamento como a produção de projetos para cidade desejada do futuro para uma nova ideia de planejamento como uma série contínua de controles sobre o desenvolvimento de uma área, auxiliados por mecanismos que buscam simular o processo de desenvolvimento de forma que esse controle possa ser aplicado. (HALL, 2002, p. 6)

19 Semana de Planejamento - 2009
Brasília todoprosa.blogspot.com Como questão de aprofundamento podemos exemplificar a questão do não planejamento: Brasília e suas Cidades Satélites. Ceilândia

20 construção do Planejamento?
Semana de Planejamento 2ª atividade – retomada das apresentações do momento anterior e discussão orientada com base no questionamento abaixo: Segundo orientação do PDE Escola, a eficácia escolar está relacionada com os seguintes critérios: 1. Ensino e Aprendizagem 2. Clima Escolar 3. Pais e Comunidade 4. Gestão de Pessoas 5. Gestão de processos 6. Infra-estrutura 7. Resultados - Como eles aparecem na construção do Planejamento?

21 Semana de Planejamento - 2009
4º momento 1ª atividade – descontração e reflexão sobre a gravura Sensibilização 04.

22 Gravura Sensibilização 04
Semana de Planejamento Gravura Sensibilização 04 - Você concorda com esse tipo de planejamento? Fernando Doege

23

24

25

26 Semana de Planejamento - 2009
2ª atividade – retomada das atividades dos momentos já vividos e, nos mesmos subgrupos, analisar a Proposta Pedagógica do ano anterior em função dos itens apresentados no texto Projeto Pedagógico: um estudo introdutório, quanto às características e à execução.

27 Texto: Projeto Pedagógico: um estudo introdutório
Semana de Planejamento Texto: Projeto Pedagógico: um estudo introdutório Deve apresentar as características: a) ser processo participativo de decisões; b) preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições; c) explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo; d) conter opções explícitas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade especifica; e) explicitar o compromisso com a formação do cidadão.

28 d) ser construído continuamente, pois com produto, é também processo.
Semana de Planejamento Sua execução deve: a) nascer da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem; b) ser exequível e prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação; c) ser uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola, d) ser construído continuamente, pois com produto, é também processo.

29 Semana de Planejamento - 2009
3ª atividade – apresentação das conclusões realizadas pelos 5 (cinco) subgrupos.


Carregar ppt "Semana de Planejamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google