A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRODUÇÃO DE TEXTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRODUÇÃO DE TEXTO."— Transcrição da apresentação:

1 PRODUÇÃO DE TEXTO

2 O QUE É PRODUÇÃO TEXTUAL??
Devemos começar este raciocínio com a pergunta óbvia e básica, isto é, O que é produção?

3 Segundo os vários dicionários que circulam pelo meio estudantil: ato ou efeito de produzir, construir, fazer, criar pela imaginação

4 Outras duas perguntas também óbvias e fáceis: O que é texto
Outras duas perguntas também óbvias e fáceis: O que é texto? Texto é tecido (o escritor como um tecelão, tecendo palavras, parágrafos, períodos e por fim a obra completa). O que é textual? Textual é tudo o que é relativo ao texto, ou seja, tudo o que vem transcrito em um texto.

5 Produção Textual é a construção (produção) de textos
Produção Textual é a construção (produção) de textos.Nada mais é do que a reunião de palavras que compõem a Língua Portuguesa, com o auxílio da imaginação (CRIATIVIDADE) para formar um conjunto de parágrafos (frases que formam um período e depois um texto completo) e que tem por objetivo um todo (textual) composto de coesão (concordância) e coerência (razão, harmonia) e beleza.

6 A produção de textos em sala de aula ganhou papel relevante quando se trocou a redação, produção realizada pelo aluno (normalmente com tema proposto pelo professor), por produção de textos no ambiente escolar. Essa troca, unida a interações e propostas pedagógicas diferentes dentro do conteúdo linguística ,ganha considerável importância visto a necessidade de tornar o aluno leitor-produtor. Parâmetros Curriculares

7 QUAL O OBJETIVO DA PRODUÇÃO DE TEXTO???
Formar escritores competentes, autônomos e capazes de produzir textos coerentes , coesos e eficazes.

8 EXEMPLOS DE PROPOSTA DE PRODUÇÃO

9 Faça o rascunho e passe o texto a limpo a caneta.
EXEMPLO I Após os estudos, pesquisas e leitura de textos(relatórios) elabore um relatório registrando suas descobertas sobre :”A vida das plantas”.Utilize as informações recebidas durante as aulas. Faça o rascunho e passe o texto a limpo a caneta.

10 EXEMPLO II Redija um artigo de opinião, em linguagem culta, de modo a expressar com clareza os argumentos apresentados em defesa de sua posição. As perguntas e imagens apresentadas têm somente a intenção motivadora: você pode traçar um novo roteiro para a discussão do tema, mostrando novos problemas e soluções. O que fazer com as favelas? Urbanizá-las ou acabar com elas, desmontando-as e transferindo-as de lugar? O que é melhor para os favelados e para os demais cidadãos? As favelas são, de fato, locais de moradia de trabalhadores ou abrigos de bandidos? A culpa da violência urbana está nas favelas? Qual será o futuro da cidade do Rio de Janeiro, com tantos morros ainda por serem ocupados?

11 Dê um título interessante e escreva entre 20 e 25 linhas.
EXEMPLO III Leia com atenção a charge acima. Nela está embutida uma crítica sobre as consequências da ação do homem na natureza. Observe atentamente cada elemento que a compõe e escreva um texto dissertativo sobre o assunto. Lembre-se da estrutura do texto dissertativo estudada na unidade anterior: introdução, desenvolvimento e conclusão Dê um título interessante e escreva entre 20 e 25 linhas. Faça o rascunhando seu texto e após passe a limpo com a caneta Bom trabalho!

12 EXEMPLO IV Levando em consideração os estudos realizados através de sequências de atividades sobre o tema A dança Contemporânea ,assista a parte I do vídeo Samwaad – “Rua do encontro” de Ivaldo Bertazzo. Observe os detalhes da apresentação , anote o que for necessário e após elabore uma resenha descritiva.

13 PRODUÇÃO DE TEXTO:

14 REFLEXÕES Quais habilidades preciso desenvolver em meus alunos para que eles possam escrever um texto? Qual é a minha contribuição enquanto professor para desenvolver a capacidade de produzir textos em meus alunos? Como direciono o antes, o durante e o depois quando trabalho a produção de textos com meus alunos? O trabalho de revisão de textos em sala de aula está possibilitando o aprendizado para futuros textos? Os critérios de correção estão possibilitando que meus alunos reflitam sobre a escrita? Quais alternativas estou trabalhando para que os alunos encontrem estratégias que irão possibilitar o aperfeiçoamento de sua criação?

15 BIBLIOGRAFIA BAKHTIN, M. M. /VOLOCHINOV, V. N. (1929) Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa: 5ª a 8ª séries. Brasília: SEF, BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, BRITTO, L.P.L. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. São Paulo: Mercado de Letras, DOLZ, J. & B. Schneuwly. Genres et progression en expression orale et écrite. Eléments de réflexions à propos d’une expérience romande. Enjeux, 1996: Tradução a sair em Roxane Rojo e Glaís Cordeiro (orgs.): Gêneros Aprendendo a Escrever, Ana Teberosky, 200 págs., Ed. Ática PROPOSTA CURRICUAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

16 “Para produzir textos de qualidade, seus alunos têm de saber o que querem dizer, para quem escrevem e qual é o gênero que melhor exprime essas ideias. A chave é ler muito e revisar continuamente.”


Carregar ppt "PRODUÇÃO DE TEXTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google