A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Extensão Universitária como desafio para as Ciências Humanas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Extensão Universitária como desafio para as Ciências Humanas"— Transcrição da apresentação:

1 Extensão Universitária como desafio para as Ciências Humanas
Renato Dagnino

2 Que a segunda está impedindo a primeira? Pois é o que eu acho...
Que será que estão esperando que eu fale? Que a segunda está impedindo a primeira? Pois é o que eu acho... Renato Dagnino

3 coisas que os “inexatos” podem ajudar os “desumanos” a entender sobre extensão
Renato Dagnino

4 “a universidade deve estender à sociedade a tecnologia que detém...”
“tecnologia”, “sociedade”.. ah, fala sério, cara! Extensão? Já sei... “a universidade deve estender à sociedade a tecnologia que detém...” Renato Dagnino

5 Por que a Extensão Universitária está “patinando”
Por que a Extensão Universitária está “patinando”? Porque ela, ou os que os que estamos aqui entendemos por ela, pretende aproximar a universidade pública dos mais pobres. E porque os setores que por distintos motivos se opõem a esta mudança possuem maior poder na elaboração da política de C&T (e de educação)

6 os que estão aqui têm… um coração vermelho
desejam uma sociedade mais justa, equitativa e ambientalmente sustentável

7 a maior parte dos que têm … têm a mente cinza eles não perceberam ainda que o conhecimento que possuem, utilizam e difundem é excludente: tende a reproduzir a exclusão social…

8 Eles acham que a universidade não deve se envolver com a Extensão a ponto de alterar radicalmente a forma como produz (Pesquisa) e dissemina (Docência) conhecimento. A Extensão pode se limitar à face “social” da universidade.

9 Que setores se opõem a essa aproximação
Que setores se opõem a essa aproximação?cinza Há os que têm o “coração cinza”, que consideram que a universidade deve seguir produzido e disseminando conhecimento armazenado em suas “mentes cinzas” para os mais ricos. Eles seguirão se opondo e há que neutralizá-los. Eu não me vou ocupar deles.

10 CINZA ? coração mente CINZA VERMELHA VERMELHO

11

12 CINZA coração mente CINZA VERMELHA CV- MC VERMELHO

13 Esses, que me atrevo a provocar chamando-os de “equivocados” são os meus interlocutores. É deles que depende a aproximação que queremos!

14

15 Para saber como dialogar com eles é necessário conhecer melhor os “corações-vermelhos-com-mente- cinza”. E entender por que consideram que não é necessário alterar a forma como fazemos pesquisa e docência, e como entendemos a tecnociência, para lograr a aproximação que querem.

16 E como eles não são iguais, elaborei uma taxonomia tendo por base a resposta à pergunta de “como o que fazemos na universidade pode, via extensão, melhorar a sociedade?”

17 Esses “corações-vermelhos-com-mente- cinza” não são iguais
Esses “corações-vermelhos-com-mente- cinza” não são iguais. Por isso, elaborei uma segunda taxonomia...

18 a tecnologia é a aplicação da ciência (“verdade que avança”) para produzir mais, melhor, mais barato e beneficiar a sociedade Mas se usada a sociedade usá-la para o mal, sem ÉTICA, estamos fritos... BOA! agora já dá pra ir aterrissando TIPO 1 Renato Dagnino

19 TIPO 2 ÉTICA ?? Que nada! só com a REVOLUÇÃO resolve!!
BOA! agora já dá pra ir aterrissando a tecnologia é a aplicação da ciência (“verdade que avança”) para produzir mais, melhor, mais barato e beneficiar a sociedade TIPO 2 Renato Dagnino

20 SÓ A REVOLUÇÃO RESOLVE A ÉTICA RESOLVE

21 A ÉTICA RESOLVE

22

23 ética

24 Otimismo liberal/positivista/ moderno no progresso: Produzida em busca da verdade e da eficiência e submetida ao controle externo e a posteriori da ÉTICA, a tecnociência pode ser usada para satisfazer infinitas necessidades da “sociedade”

25 para os CV-MC que acreditam que a ética resolve, vou mostrar algumas evidências e tentar desfazer alguns mitos... Renato Dagnino

26 vamos ver para quê a tecnociência vem sendo desenvolvida
Renato Dagnino

27 1. para os mais ricos

28 90% da P&D feita no mundo está orientado à criação de tecnologias para os 10% mais ricos
e isso quem diz é a Dra. Amy Smith do MIT...

29 2. para fins militares

30 nos EUA, país que gasta a metade do que se gasta no mundo na área militar, 70% do gasto público em P&D chegou a estar orientado diretamente para ela … outros 15%, para as áreas nuclear e aeroespacial… e sobraram 15% para o “resto” (saúde, agricultura, energia, etc…)

31 3. para empresas

32 VISÃO TRADICIONAL: A EMPRESA E O CONHECIMENTO
sociedade (universidade) sociedade (cidadania) Inovação EMPRESA impactos positivos conhecimento

33 O conhecimento, para chegar à sociedade, tem que passar pela empresa
Se a empresa for inovadora e competitiva, gerará crescimento, bons empregos, produtos bons e baratos, desenvolvimento...

34 do que se gasta em pesquisa hoje no mundo, 70% é na empresa e, deste, 70% é em transnacionais e os 30% restantes estão também a serviço do interesse empresarial

35 As 20 empresas que mais gastam em pesquisa no mundo gastam mais do que dois países... E eles não são Bangladesh e Burma... São França e Grã-Bretanha

36 4. para aumentar a “produtividade”

37 jobless growth economy: a produção aumenta, mas o emprego diminui....

38 5. para que as empresas induzam obsolescência planejada e
5. para que as empresas induzam obsolescência planejada e consumismo exacerbado

39 se supunha que com a concorrência intercapitalista a tecnociência das empresas permitiria melhorar e baratear produtos...

40 e recuperaríamos, como consumidores, o que perdíamos como trabalhadores...

41 mas...

42 a oligopolização, a financeirização, a globalização, etc
a oligopolização, a financeirização, a globalização, etc. têm produzido o efeito contrário...

43

44 A ÉTICA RESOLVE

45 mas além de todas essas razões que mostram porque a tecnociência que “fazemos” na universidade a distancia dos mais pobres, fica a pergunta: mas ela não poderia ser “usada” para outra coisa?

46 Pronto, meu amo... quero usar a tecnociência - com “ética” - para a inclusão social

47 SÓ A REVOLUÇÃO RESOLVE

48 o marxismo, explica o desenvolvimento de tecnologia, NO CAPITALISMO, pelo interesse do empresário em elevar a produtividade do trabalho passível de ser apropriada pelo capitalista, em função do contrato social vigente que legitima a propriedade privada dos meios de produção, como lucro

49 mas, no longo prazo para além das especificidades dos modos de produção (escravismo, feudalismo, capitalismo, socialismo, comunismo), o marxismo convencional considera o “desenvolvimento das forças produtivas” como linear e inexorável...

50 “o moinho de vento nos deu o senhor feudal, a máquina a vapor nos dará o capitalista industrial” (Marx) “o taylorismo é o modo científico como temos que organizar o trabalho no socialismo” (Lenin)

51

52 o “sócio-pan” e o “capital gancho”

53 revolução

54 Otimismo da esquerda marxista convencional: as “forças produtivas” empurram linear e inexoravelmente a sociedade mediante exigências de eficiência e progresso que ela própria estabelece Hoje a tecnociência oprime mas amanhã, quando “apropriada” pela classe trabalhadora, a liberará e conduzirá ao socialismo

55 socialismo

56 Avermelhando mentes

57 nem “ÉTICA“ nem “REVOLUÇÃO” poderão fazer que a tecnociência que temos deixe de causar exclusão e degradação... acreditar no contrário terá um resultado desastroso...

58 Voltemos à nossa tipologia! Há mais 2 tipos?
parece que ainda dá para avermelhar mais…

59 CONDICIONADA POR VALORES
NEUTRA A REVOLUÇÃO RESOLVE A ÉTICA RESOLVE AUTÔNOMA CONTROLÁVEL POLITIZAÇÃO E REPROJETAMENTO RESOLVEM NADA RESOLVE!! CONDICIONADA POR VALORES

60 INSTRUMENTALISMO DETERMINISMO ADEQUAÇÃO SOCIOTÉCNICA SUBSTANTIVISMO

61 ADEQUAÇÃO SOCIOTÉCNICA
INSTRUMENTALISMO DETERMINISMO SUBSTANTIVISMO crítica marxista/pessimista da Escola de Frankfurt: valores e interesses capitalistas incorporados na produção da tecnociência condicionam sua dinâmica e impedem seu uso em projetos políticos alternativos ADEQUAÇÃO SOCIOTÉCNICA

62 será que a Tecnociência é como a espada do capitão Gancho? e se o Peter Pan pegar a espada, poderá “construir o socialismo...”

63 ou será que a Tecnociência é como
uma vassoura de bruxa? e será que a bruxa boa pode voar com a vassoura da bruxa má?

64 uma bruxa boa já tentou... e tentou...

65 MAS PARECE QUE NÃO TEM JEITO!

66 e agora…? DEMONIZAR?

67 IMPLODIR??

68 INSTRUMENTALISMO DETERMINISMO SUBSTANTIVISMO ADEQUAÇÃO SOCIOTÉCNICA
postura engajada e otimista: a tecnociência é construção social a ser reprojetada mediante a politização e internalização de valores e interesses alternativos às instituições onde é produzida: pluralidade, controle democrático interno e a priori SUBSTANTIVISMO

69 então, a questão não é “apropriar-se” da tecnologia
a questão não é de “apropriação” do que existe, mas de Adequação Sociotécnica

70 CONDICIONADA POR VALORES
NEUTRA A REVOLUÇÃO RESOLVE A ÉTICA RESOLVE AUTÔNOMA CONTROLÁVEL POLITIZAÇÃO E REPROJETAMENTO RESOLVEM NADA RESOLVE!! CONDICIONADA POR VALORES

71 nem “ÉTICA“ nem “REVOLUÇÃO” poderão fazer que a tecnociência que temos deixe de causar exclusão e degradação... acreditar no contrário terá um resultado desastroso...

72

73 mas como transformar desejos em política?

74 começando por sensibilizar os corações-vermelhos-com-mente- cinza!
pois vâmo nessa cumpadi!! Renato Dagnino

75 afinal, que é a Tecnociência? é a espada do capitão gancho
ou ... vassoura de bruxa?

76 afinal, que é Tecnociência?

77 que há dentro da caixa?

78 o palhaço já estava dentro da caixa
e não há “ética” ou “revolução” que o fará mudar...

79 muito obrigado! rdagnino@ige.unicamp.br


Carregar ppt "Extensão Universitária como desafio para as Ciências Humanas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google