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Universidade Federal de Santa Catarina

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Apresentação em tema: "Universidade Federal de Santa Catarina"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Santa Catarina
Programa de Pós Graduação em Contabilidade Centro Sócio-Econômico Campus Universitário Trindade Caixa Postal 476 Cep: Florianópolis SC Brasil Segunda aula Responsabilidade social e Sustentabilidade CCN Dra. Elisete Dahmer Pfitscher   ; ; ;

2 Indicação Pedagógica da Disciplina CRS
“Pedagogia diretiva” Menor proporção Não se trata somente de reprodução de conhecimento O professor é um auxiliar “Pedagogia não diretiva” O acadêmico já vem com um conhecimento Oportunizar a vivência de pesquisador Levar o indivíduo a conhecer

3 Indicação Pedagógica da Disciplina CRS
Pedagogia relacional Agir e problematizar a ação Tudo aquilo que for construído pelo acadêmico patamar para construção do conhecimento Professor e aluno determinam-se mutuamente Reciprocidade do conhecimento

4 Referências ALVAREZ, Jesús Lizcano. La apuesta estrategica de la gestion contable medio ambiental. Diário Cinco Días, 29 jun AZEVEDO, T. C. Balanço Social das Entidades: Elaboração, Padronização e Regulamentação. Material de apoio para o minicurso. In: V EBECIC, Vitória da Conquista, Bahia, maio (Artigo completo). BARBIERI, José Carlos. CAJAZEIRA, Jorge Emanuel Reis. Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável: Da teoria à prática. São Paulo: Saraiva: 2009.

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13 Referências SORGI, T.; GUI, B.; FERRUCCI, A. Economia de Comunhão: Projeto; refexões e propostas para uma cultura da partilha. Trad. por José Maria de Almeida, João Batista Florentino e Rui Costa. 2. ed. Vargem Grande Paulista: Cidade Nova,1998.  SOUZA, M. F. Contabilidade Ambiental: Um estudo sobre sua importân- cia e aplicabilidade em empresas brasileiras. Trabalho de iniciação científca, apresentado pelo Grupo de Estudos e pesquisas em contabilidade. Campinas: Pontifícia Universidade Católica, 2001. TACHIZAWA, T. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporati- va: Estratégias de Negócios Focadas na Realidade Brasileira. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2004.

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22 1 A responsabilidade Social e sustentabilidade empresarial.
1.1 Quatro dimensões da Responsabilidade Social Empresarial 1.2 Modelo dos três domínios da RS 1.3 Estágios de Responsabilidade Social e Trajetórias convergentes Barbieri e Cajazeira; 2009

23 1.1 Quatro dimensões da Responsabilidade Social Empresarial
A responsabilidade Social das empresas compreende as expectativas econômicas, legais, éticas e discricionárias que a sociedade tem em relação as organizações em dado período. Essas dimensões podem ser visualizadas como seções de uma pirâmide: Filantrópicas; Éticas; Legais e Econômicas Barbieri e Cajazeira; 2009

24 Responsabilidades Econômicas Ser lucrativa
1.1 Quatro dimensões da Responsabilidade Social Empresarial Pirâmide de Responsabilidade Social de Carroll Responsabilidades Filantrópicas Empresa Cidadã Responsabilidades Éticas Fazer o certo e evitar danos Responsabilidades Legais Obedecer as leis Responsabilidades Econômicas Ser lucrativa Fonte: Adaptado de Carroll (1991, p.42) apud BARBIERI E CAJAZEIRA ( 2009)

25 1.1 Quatro dimensões da Responsabilidade Social Empresarial
RESPONSABILIDADES ECONÔMICAS Unidade Econômica básica, tem a responsabilidade de produzir bens e serviços que a sociedade deseja e vendê-los com lucro. “Todos os demais papéis que ela vier a desempenhar estão condicionados por essas responsabilidades” PRIMEIRA E PRINCIPAL RESPONSABILIDADE DA EMPRESA “SER LUCRATIVA” Barbieri e Cajazeira; 2009

26 1.1 Quatro dimensões da Responsabilidade Social Empresarial
RESPONSABILIDADES LEGAIS Essa dimensão coloca as regras básicas, as leis sob as quais as empresas devem operar. A sociedade espera que se cumpra a missão econômica em uma estrutura legal. Os gestores assumem seu papel na sociedade “OBEDECER AS LEIS” Barbieri e Cajazeira; 2009

27 1.1 Quatro dimensões da Responsabilidade Social Empresarial
RESPONSABILIDADES ÉTICAS Atender a situações (comportamentos e atividades) não cobertos por leis ou aspectos econômicos do negócio. Atender as expectativas dos membros da sociedade “FAZER O CERTO E EVITAR DANOS” Barbieri e Cajazeira; 2009

28 1.1 Quatro dimensões da Responsabilidade Social Empresarial
RESPONSABILIDADES FILANTRÓPICAS Também denominada discricionária ou volitiva abrange ações em resposta as expectativas da sociedade no sentido de atuação como bons cidadãos. Comprometimento em ações e programas para promover o bem-estar humano. Atende as escolhas e julgamentos individuais “EMPRESA CIDADÔ Barbieri e Cajazeira; 2009

29 1.1 Quatro dimensões da Responsabilidade Social Empresarial
“Ainda não existe um conceito plenamente aceito sobre responsabilidade social. Confunde-se, muitas vezes, responsabilidade social com “ações sociais”, reduzindo o seu escopo com atividades de cunho filantrópico”. Isto distorce a essência do que se espera em uma conduta socialmente responsável das empresas. Qual a decisão dos gestores quanto a responsabilidade Social? O que é ser uma empresa socialmente responsável? Machado Filho (2006, p )

30 1.2 Modelo dos três domínios da RS
Modelo surgiu com as críticas referente as quatro responsabilidades. A Filantropia deixa de existir no novo modelo, por ser difícil de identificar as atividades éticas e filantrópicas A Filantropia pode estar sendo praticada apenas por interesses econômicos. “Três campos” Barbieri e Cajazeira; 2009

31 1.2 Modelo dos três domínios da RS
Exclusivamente ético Ético e econômico Legal e ético Exclusivamente Legal Econômico; Legal Ético Exclusivamente econômico Schwart e Carrol (2003, p. 509) apud Barbieri e Cajazeira (2009, p. 57)

32 1.2 Modelo dos três domínios da RS
O domínio econômico refere-se às atividades direcionadas para impactos econômicos positivos, diretos e indiretos Maximização de lucro ou do valor das ações Impacto direto Atividades para incrementar as vendas ou para evitar litígios (questões judiciais) Barbieri e Cajazeira (2009, p. 57)

33 1.2 Modelo dos três domínios da RS
O domínio econômico refere-se às atividades direcionadas para impactos econômicos positivos, diretos e indiretos Maximização de lucro ou do valor das ações Impacto indireto Ações para melhorar a imagem da empresa Ações para elevar a motivação dos empregados Barbieri e Cajazeira (2009, p. 57)

34 1.2 Modelo dos três domínios da RS
O domínio legal refere-se a normas e princípios legais Três grandes categorias Conformidade Legal Medidas para evitar litígios Medidas antecipatórias às leis Barbieri e Cajazeira (2009, p. 57)

35 1.2 Modelo dos três domínios da RS
O domínio legal refere-se a normas e princípios legais Conformidade Legal Passiva ou acidental: a empresa faz o que deseja e acidentalmente atende a lei. Restrita: a empresa é legalmente compelida a fazer alguma coisa em função da lei, que de outro modo não faria. Barbieri e Cajazeira (2009, p. 58)

36 1.2 Modelo dos três domínios da RS
O domínio legal refere-se a normas e princípios legais Medidas para evitar litígios Ações voltadas para evitar litígios e comportamentos negligentes. Ex.: Encerrar a produção de produtos perigosos ou de atividades prejudiciais ao meio ambiente. Barbieri e Cajazeira (2009, p. 58)

37 1.2 Modelo dos três domínios da RS
O domínio legal refere-se a normas e princípios legais Medidas antecipatórias às leis Ações que antecipam as mudanças das leis. Ex.: Retirar um produto de mercado, quando ele estiver sendo sinalizado como prejudicial ao ser humano. Barbieri e Cajazeira (2009, p. 58)

38 1.2 Modelo dos três domínios da RS
O domínio ético refere-se a responsabilidade da empresa diante das expectativas da população em geral. Três padrões Elaboração e aplicação de Códigos formais de ética na empresa Padrão Convencional O julgamento das ações por suas conseqüências- Verificar os Benefícios líquidos Padrão Conseqüencialista O estudo das noções de obrigação e dever como motivos das ações Sociais desenvolvidas Padrão Deontológico Barbieri e Cajazeira (2009, p. 57)

39 1.3 Estágios de Responsabilidade Social e Trajetórias convergentes
Referencial de excelência para o mundo dos negócios Estágios desde a fase embrionária até a mais avançada Tachizawa (2004)

40 1.3 Estágios de Responsabilidade Social e Trajetórias convergentes
A organização não assume Responsabilidades perante a sociedade Não há promoção do Comportamento ético Não toma ações em relação ao exercício de cidadania

41 1.3 Estágios de Responsabilidade Social e Trajetórias convergentes
A organização reconhece os impactos causados por seus produtos, processos e instalações Apresenta ações isoladas a fim de minimizar Busca promover o comportamento ético

42 1.3 Estágios de Responsabilidade Social e Trajetórias convergentes
A organização está iniciando a sistematização de um processo de avaliação dos impactos- Formar questões de Lista de verificação Exerce liderança em algumas questões de interesse da comunidade Envolvimento das pessoas em esforços de Desenvolvimento social

43 1.3 Estágios de Responsabilidade Social e Trajetórias convergentes
A organização sistematiza os impactos sociais e ambientais- Análise de sustentabilidade Exerce liderança de interesse da Comunidade de diversas formas Envolvimento das pessoas em esforços de Desenvolvimento social freqüente

44 1.3 Estágios de Responsabilidade Social e Trajetórias convergentes
A organização pensa na certificação- Ações Participa de ações não lucrativas Áreas como cultura, assistências social, educação, saúde, ambientalismo e defesa de direitos

45 1.3 Estágios de Responsabilidade Social e Trajetórias convergentes
A responsabilidade social corporativa enfatiza o impacto das atividades da empresa com os stakeholders. (TINOCO, 2001) Questões sociais E ambientais Governança corporativa, gestão empresarial no campo ético, cultural, político e comercial

46 1.3 Estágios de Responsabilidade Social e Trajetórias convergentes
A responsabilidade social deve expressar compromisso com os valores, conduta e procedimentos que estimulem o contínuo aperfeiçoamento dos processos empresariais Resultem em preservação e melhoria da Qualidade de vida da sociedade, do ponto de vista ético, social e ambiental Tachizawa, 2004

47 1.3 Estágios de Responsabilidade Social e Trajetórias convergentes
Argumentos favoráveis ao engajamento das empresas em Ações Sociais [...] a firma deve se comportar de uma maneira socialmente responsável, porque é moralmente correto agir assim. Possuem um forte componente normativo Argumento instrumental: O comportamento socialmente responsável beneficiará a empresa como um todo, ao menos no longo prazo Oportunidades de diferenciação em relação ao mercado competitivo. Machado Filho (2006) Tachizawa, 2004

48 1.3 Estágios de Responsabilidade Social e Trajetórias convergentes
Argumentos contrários ao engajamento das empresas em Ações Sociais Os responsáveis pela Responsabilidade Social não são gestores das empresas e sim governo; sindicatos e outras organizações civis, que devem trabalhar para o bom comum. Direito de propriedade: Aumentar o valor do acionista; Incrementar lucros; Beneficiar-se de um ambiente positivo de relacionamento social, por meio de melhoria de imagem ou reputação. Machado Filho (2006)

49 Qual estágio que se encontra?
1.3 Estágios de Responsabilidade Social e Trajetórias convergentes E a empresa que você está pesquisando ... Qual estágio que se encontra?


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