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CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DE CARREIRA

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Apresentação em tema: "CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DE CARREIRA"— Transcrição da apresentação:

1 CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DE CARREIRA
Eneida Bini Diretora Geral Herbalife International do Brasil

2 O que é carreira? Carreira Estrada estreita Caminho Linha (de avião)
Corrida veloz Fila Ocupação profissional que oferece oportunidades de progresso Todos os significados mostram conceitos ou situações nas quais se vai de um lugar ao outro

3 Carreira é MOVIMENTO 1

4 Mas movimento para onde?
Há oportunidades acima, abaixo e, principalmente, ao nosso lado!

5 Carreira é movimento para todos os lados
Ganhar flexibilidade Trabalhar em equipe Diversificar conhecimentos Desenvolver expertises

6 Meu testemunho 1977-1981 Secretária Fase de desenvolvimento
de expertises que servem de base para qualquer cargo ou atividade: Responsabilidade Organização Cordialidade Senso de urgência Priorização Respeito Flexibilidade Criatividade

7 Meu testemunho Novos conhecimentos técnicos Multifuncionalidade
Trabalho em equipe Flexibilidade Surge a visão do todo 1982 – Auditora 1983 – 1992 – Supervisora em diversas áreas (Finanças, Marketing, Planejamento de Produção)

8 Meu testemunho Motivar Ensinar Montar equipes Planejar Orientar
Gerente de Planejamento Estratégico

9 Meu testemunho Diretora (Planejamento Estratégico, TI, Finanças) Vice-Presidente (Finanças, Serviços ao Consumidor) Ago Presidente & Gerente Geral Nov Vice-Presidente Global de Projetos Estratégicos Abril Diretora Geral Herbalife International do Brasil Somatória de conhecimentos adquiridos em diversos estágios e direções da carreira

10 Carreira é feita de escolhas 2

11 = Qual direção escolher? Estabelecer metas Definir prioridades
(o que eu quero para mim) Definir prioridades (por onde eu começo) Aproveitar oportunidades (saber mudar de direção) Buscar um sonho (rever constantemente as metas) = Escolher uma direção

12 O que eu quero para mim? Como definir metas

13 Antes de olhar para fora, olhe para dentro de você
Relacione seus pontos fortes Identifique seu potencial e seu diferencial de mercado O que você sabe fazer O que você faz bem O que você gosta de fazer

14 Ver os pontos fortes e também os pontos fracos
Busque orientação / coaching Faça um plano de desenvolvimento que inclua a educação continuada O que você precisa aprender O que você precisa aprimorar O que você não gosta Respeite sua personalidade!!

15 Por que continuar estudando?
Necessidade de oferecer produtos e serviços mais baratos, acessíveis a um número maior de consumidores Corte de custos afeta invariavelmente o número de pessoas envolvidas na produção O aumento de produtividade exige constante aprimoramento = educação continuada

16 Educação continuada Novas tecnologias: meal replacement
A educação não se encerra porque sempre é preciso aprender: Novas tecnologias: meal replacement Novas aptidões: trabalhar em equipe Novos serviços: mercado de conveniência Novos comportamentos: geração SMS Novos mercados: China

17 Antecipar-se às mudanças é ganhar vantagem sobre os concorrentes.
Educação continuada Século XXI será marcado pela rapidez nas mudanças. Antecipar-se às mudanças é ganhar vantagem sobre os concorrentes. Isso vale para empresas, funcionários, profissionais autônomos e empreendedores.

18 Mas a própria educação precisa mudar
Pesquisa GEM-Global Entrepeneurship Monitor 2004 reafirma que o sistema educacional brasileiro não prepara os estudantes para empreender. O resultado é uma prevalência da expectativa de viver como assalariado, seja na iniciativa privada, ou como funcionário público.

19 Como definir prioridades
Por onde eu começo? Como definir prioridades

20 Depois de olhar para você mesmo, olhe para o mercado
Setor público Setor privado Profissionais autônomos Empreendedores Empregados + terceirizados Empregados + terceirizados

21 Gerenciamento de carreira no mundo corporativo
Porte, cultura corporativa e mercado determinam o que a empresa espera de um funcionário e o que ela oferece Grande empresa? Média empresa? Pequena empresa? Empresa profissionalizada? Empresa familiar? Empresa nacional? Empresa multinacional?

22 O que as empresas esperam?
De modo geral: Conhecimento do mercado no qual atua Foco no cliente Respeito ao orçamento Compromisso com resultados Desenvolvimento contínuo Flexibilidade Relacionamento Pesquisa feita na Europa com 116 experts de diversas áreas apontou que no ano de 2020 as empresas contratarão os funcionários não só por suas competências, mas principalmente por seu networking Fonte: Horizons 2020, elaborada por TNS Infratest

23 Pequenas / médias empresas...
O que as empresas oferecem Pequenas / médias empresas... ... As possibilidades de crescimento para cima são limitadas pelos poucos níveis hierárquicos ... Mas você tem a oportunidade de realizar tarefas de diversas áreas, tornando-se um profissional mais versátil ... Você terá contato mais próximo com as lideranças Grandes empresas... ... Há um horizonte mais largo de crescimento ... Há maior tendência para a especialização ... A concorrência (interna e externa) por vezes compromete a qualidade de vida ... Você tem acesso pessoal apenas às suas lideranças imediatas

24 O que as empresas oferecem
Nacionais ... Grande foco local nas estratégias e decisões ... Crescente demanda por profissionais que ajudem a abrir mercados externos Multinacionais ... Aprendizado com práticas de outros países, por vezes representando menor autonomia de desenvolver projetos locais ... Possibilidade de desenvolver parte da carreira em outros países

25 Existe carreira fora do mundo corporativo?
O sonho do emprego com carteira assinada

26 Carteira assinada ainda é o grande sonho
Pesquisa GEM mostra que no período entre 2001 e 2005 a taxa de empreendedorismo por necessidade foi de 50% !!!! Ou seja, metade das pessoas que resolvem investir no próprio negócio o fazem por falta de alternativa.

27 Por que não sonhamos mais com nosso negócio?
Porque as escolas não formam empreendedores As famílias não criam empreendedores A mídia não destaca os empreendedores. Ao contrário do que se pensa, o sonho do brasileiro não é ter seu negócio, mas sim um emprego com carteira assinada

28 Emprego, um sonho cada vez mais difícil de se realizar
Maior produtividade = menos empregos Entre 1995 e 2005, dobrou a média de desemprego no Brasil Pesquisa Mensal de Emprego, set – fonte: IBGE

29 Porém o mercado de trabalho é maior e mais variado do que pensamos

30 Trabalhador sem carteira não é um pária da sociedade.
O mercado sem carteira 45 milhões pessoas economicamente ativas não têm carteira assinada: Advogados Arquitetos Dentistas Distribuidores / venda direta Médicos Representantes comerciais Empreendedores Trabalhador sem carteira não é um pária da sociedade. Existe oportunidade, desafio, rendimentos e status em ocupações fora do regime CLT. PEA = 88 milhões. Fonte: IBGE.

31 Venda direta, uma nova frente de oportunidades

32 O que é venda direta? De acordo com a WFDSA - World Federation of Direct Sales Associations, venda direta é um canal de distribuição de produtos e serviços que fala diretamente com o consumidor, cara a cara, geralmente dentro de seus lares, no local de trabalho e outras locações que não sejam o varejo tradicional. A venda direta, que pode ser de produtos ou serviços, é um típico processo de explanação ou demonstração pessoal por meio de um distribuidor independente.

33 Quando surgiu a venda direta?
As primeiras notícias que se tem da venda direta no mundo moderno datam do final do Século XVIII, quando a Enciclopédia Britânica passou a ser uma das primeiras empresas a adotar este sistema de comercialização. Canal fortaleceu-se no século XX, quando foi adotado por grandes corporações como Herbalife, Avon, Tupperware, AmWay...

34 Quem utiliza a venda direta como canal de distribuição?
                                                                                                                                                                                                                                                               Associadas Abevd – Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas

35 Quanto a venda direta movimenta
US$ 89 bilhões em todo o mundo R$ 10,4 bilhões no Brasil Crescimento de 27,5% (2004/2003)

36 50 milhões no mundo 1,5 milhão no Brasil Duplo papel social
Canal de distribuição que facilita o acesso do consumidor a produtos e serviços Oportunidade de renda para milhões de pessoas: 50 milhões no mundo 1,5 milhão no Brasil Brasil ocupa 7ª posição no ranking mundial, atrás de França, Reino Unido, México, Coréia, Japão e Estados Unidos Fontes: WFDSA - World Federation of Direct Selling Association e ABEVD

37 Modalidades de Venda Direta
Mono-nível Os distribuidores apenas comercializam o produto Dificuldade de acesso a grandes volumes Responsabilidade pela expansão da rede é da empresa Multi-nível ou Marketing de Rede Distribuidores têm a oportunidade de construir sua rede de distribuição. Formato facilita o acesso a grandes volumes de compras, como em atacado. Responsabilidade pela expansão da rede é compartilhada

38 Marketing de Rede Responde por volta de 75% das vendas diretas nos Estados Unidos. No Brasil, apenas 4% das vendas concentram-se no multi-nível. Percentual equivalente ao cenário norte-americano há dez anos. Para o distribuidor, oferece ganhos sobre a venda de produtos / serviços e sobre as vendas das pessoas que fazem parte da própria rede de distribuição

39 Vantagens do Marketing de Rede
Distribuidor não é só um revendedor – ele é um parceiro da empresa na ampliação do sistema de distribuição. Promove o espírito empreendedor dos distribuidores. Maiores oportunidades de ganhos Oportunidade de ganhos independente do próprio trabalho (“previdência privada”).

40 Carreira existe mesmo onde não existe carteira de trabalho
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41 Gerenciar carreira fora do mundo corporativo
Mesmos princípios do gerenciamento da carreira dentro do mercado corporativo: Conhecer-se Conhecer seu mercado Olhar para todos os lados Ter flexibilidade Desenvolver-se sempre Estabelecer constantemente novas metas para si próprio

42 As competências desejadas fora do mundo corporativo
Disciplina Responsabilidade Capacidade de planejar a curto, médio e longo prazos Compromisso com resultados Foco no mercado Capacidade de inovar e reinventar o negócio, se necessário Liderança Espírito de equipe Capacidade de motivar Flexibilidade Relacionamento Empreendedores e profissionais autônomos acumulam mais competências e tendem a desenvolver um melhor equilíbrio entre funções operacionais e de planejamento.

43 Para onde vou, por onde começo...
3 1 Pontos fortes Oportunidades 2 4 Pontos fracos Ameaças Una o conhecimento obtido com o olhar para dentro de si mesmo com um mapeamento das ameaças e oportunidades existentes no mercado de trabalho

44 Aproveitar oportunidades
Saber mudar Aproveitar oportunidades

45 Revisão do planejamento
Análise SWOT Pessoal resultou em planejamento. Esse planejamento deve ser revisto de tempos em tempos (todo o ano, por exemplo). Nesse período, mantenha-se informado sobre seu ambiente de trabalho e sobre as oportunidades existentes dentro e fora desse ambiente. Reescrever o currículo / plano de seu negócio é um excelente exercício para reavaliar a carreira.

46 A importância do Plano B
Competição globalizada Economia instável Mudanças rápidas nos gostos e hábitos de consumo Novos hábitos que comprometem a renda do consumidor Fusões e aquisições Acidentes, processos No nosso trabalho, seja ele nosso empreendimento ou nosso emprego, não há como garantir o dia de amanhã. Por isso, todo gerenciamento de carreira deve sempre contemplar um Plano B.

47 Plano B já faz parte do imaginário de quem trabalha no mundo corporativo
Estudo realizado pela H2R Pesquisas Avançadas, de São Paulo, mostra que metade dos executivos tem um plano B na manga. A pesquisa ouviu 140 homens e mulheres que ocupam cargos de gerentes para cima de todo o Brasil, com idade média de 40 anos. 60% de quem está no primeiro escalão pensa em uma rota alternativa para suas carreiras. Entre cargos gerenciais, 46% dos profissionais pensam em um plano B.

48 Por fim, não tenha medo de errar!
Todo mundo erra. O importante é saber lidar com a situação. Reconheça e assuma o erro o mais rápido possível. Também com a maior rapidez possível, busque uma solução para o problema. Seu compromisso não é com a perfeição, mas com resultados!!!

49 Carreira é mais que dinheiro
Busque um sonho Carreira é mais que dinheiro

50 Primeiro passo: defina o que é sucesso para você
Arranje sua própria definição para o que é ser bem-sucedido: É ganhar bastante dinheiro? Obter reconhecimento? Status? Autonomia? Imagine-se com todas estas coisas e pense... O que está faltando?

51 Carreira é UM PROJETO DE VIDA 4

52 Estágios do gerenciamento de carreira
ESTÁGIO 4 – Realização Foco: satisfação pessoal ESTÁGIO 3 – Desenvolvimento pessoal Foco: aprendizado e crescimento ESTÁGIO 2 – Status Foco: obter reconhecimento social ESTÁGIO 1 – Remuneração Foco: assegurar condições dignas de vida

53 Gerenciamento de carreira tende ao intangível
Qual o sentido da vida para mim? Como posso melhorar o mundo no qual vivo? O que vou deixar para as próximas gerações? As fases do gerenciamento de carreira refletem a evolução de nossa crescente maturidade. No ápice, ele passa a incluir as questões de fundo em nossas vidas.

54 Não existe uma única fórmula para gerenciar a carreira
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55 Porque carreira é vida. Ela é feita de emoções, buscas, conquistas e frustrações. Ela é o reflexo de nossa personalidade, de nossos valores e do nosso amadurecimento. Por isso cada carreira é única. Como cada um de nós.

56 Obrigada!


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