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FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

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Apresentação em tema: "FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO"— Transcrição da apresentação:

1 FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE PORCENTAGEM: EM BUSCA DE UMA COMPREENSÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DOS PROCESSOS REGULADORES GERAIS DA TEORIA DE ROBBIE CASE Aluna: FABIANE FISCHER FIGUEIREDO Orientadora: Drª. SILVIA MARIA DE AGUIAR ISAIA Link para dissertação (PDF):

2 CENÁRIO E SUJEITOS Uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola Municipal, com 26 alunos, com idade de 10 a 14 anos. As atividade ocorreram em 7 sessões.

3 Fotos do ambiente de aplicação

4

5 Sessão 1 A primeira sessão ocorreu em dois momentos:
1º momento: pesquisa quanto aos conhecimen -tos prévios sobre porcentagem; 2º momento: análise das respostas e introdução do trabalho com porcentagem por meio da resolução de problemas, envolvendo a malha quadriculada.

6 Sessão 1 A primeira sessão ocorreu em dois momentos: 1º momento

7 Sessão 1 A primeira sessão ocorreu em dois momentos: 1º momento
Pesquisa quanto aos conhecimentos prévios sobre porcentagem. 2º momento

8 Sessão 1 A primeira sessão ocorreu em dois momentos: 1º momento
Pesquisa quanto aos conhecimentos prévios sobre porcentagem. Análise das respostas e introdução do trabalho com porcentagem por meio da resolução de problemas, envolvendo a malha quadriculada. 2º momento

9 1º momento Pesquisa quanto aos conhecimentos prévios sobre a noção de porcentagem: O que é porcentagem? Para que serve? Você já fez uso da porcentagem alguma vez em sua vida?Quando? Onde? Por quê? Onde podemos usar a porcentagem? Supondo que você ficasse sabendo da seguinte informação: “Na Vila Frantz há 51% de indivíduos homens e 49% de mulheres”; o que entenderia por isso? Descreva um exemplo de uso da porcentagem no dia-a-dia.

10 ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DOS ALUNOS
buscaram em seus esquemas mentais informações quanto a situações vivenciadas no dia-a-dia e/ou que observaram suas famílias utilizarem; interagiram entre si e com o professor, o que lhes permitiu usar seus conhecimentos prévios , trocar idéias e informações; fizeram uso de conhecimentos e estratégias utilizadas por outros ( professor, colegas, familiares) para resolver as questões apresentadas

11 Representação percentual por meio da malha quadriculada:
2º momento Representação percentual por meio da malha quadriculada: PORCENTAGEM %

12 PORCENTAGEM 1º Problema Considere o quadro abaixo:
Qual o número de quadrinhos na figura? Pinte o percentual que representa o total de alunos da turma 51 Que outra(s) maneira(s) podemos representar os quadrinhos pintados em relação ao total de quadrinhos do quadrado?

13 RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE UMA DUPLA DE ALUNOS

14 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

15 2º Problema Represente na figura a seguir a seguinte situação:
Para um jogo realizado na escola, foi convocada a metade dos alunos que constitui a turma 51. Qual é o percentual que representa os alunos convocados para o jogo?

16 RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE UMA DUPLA DE ALUNOS

17 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

18 3º Problema Quantas turmas de 5ª a 8ª série há na escola?
Represente na figura o percentual da turma 51 em relação ao total de turmas de 5ª a 8ª série que há na escola:

19 RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE UMA DUPLA DE ALUNOS

20 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

21 4º Problema Agora represente o percentual das turmas de 5ª série da escola em relação ao total de turmas de 5ª a 8ª série:

22 RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE DUAS DUPLAS DE ALUNOS

23 1º dupla

24 2º dupla

25 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE DUAS DUPLAS DE ALUNOS

26 Sessão 2 RS _ Brasil Resolução de problemas envolvendo a noção de porcentagem e recortes de um panfleto de propaganda da Loja Lebes, freqüentada pelos alunos e suas famílias. Porto Alegre Pantano Grande

27 RS _ Brasil A escolha do panfleto se deu pelo fato de que mencionava em seu conteúdo o desconto de 20% em vestuários de moletom. Porto Alegre Pantano Grande

28

29 Vestuário Adulto Vestuário Infantil Banho Calçados
Problema 1 De acordo com essas propagandas, responda: Quantos produtos há no panfleto? Classifique os produtos do panfleto, colocando em cada caixa a quantidade respectiva: Vestuário Adulto Vestuário Infantil Banho Calçados

30 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

31 Problema 2 Determine a porcentagem que representa o número de produtos que foram classificados: ITENS % Vestuário Adulto Vestuário Infantil Calçados Banho

32 RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE UMA DUPLA DE ALUNOS

33 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS
Fazer 2 slides RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE DUPLA DE ALUNOSUMA

34 Problema 3 Verifique que produtos fazem parte da promoção e preencha a seguinte tabela: PRODUTO PREÇO PREÇO COM DESCONTO

35 RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE UMA DUPLA DE ALUNOS

36 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS
PROBLEMA 3

37 Sessão 3 Resolução de problemas envolvendo o cálculo de porcentagem, informações de um texto jornalístico, entrevistas entre os alunos quanto a existência de problemas de saúde semelhantes aos apresentados no texto jornalístico e cuidados com a saúde. Também, organizaram essas informações em gráficos de barras.

38 Problemas cardíacos na família
Vamos analisar o seguinte texto jornalístico? Problemas de saúde em jovens escolares Problemas encontrados Total da amostra Em % 336 Hipertensão 34,8 Obesidade 27,3 Sedentarismo 19,3 Fatores de risco* 56,2 Problemas cardíacos na família 16 50% Meninos 50% Meninas *Fatores de risco principais e (potencialmente)reversíveis: tabagismo, taxa de colesterol alta, hipertensão e sedentarismo. Fatores de riscos contribuintes: diabetes, obesidade, alimentação e estresse e história familiar (pais, avós e bisavós) FONTE: Folha de S.Paulo, 19/07/99

39 b) Quantos jovens escolares possuem:
Quantos meninos foram entrevistados? E quantas meninas? b) Quantos jovens escolares possuem: Hipertensão? Obesidade? Sedentarismo? Fatores de risco? Problemas cardíacos em família c) Na turma 51 há alunos que possuem esses problemas de saúde? Quais são esses problemas de saúde? Quantos alunos são? Que percentual representa esses alunos, em relação ao total de alunos da turma?

40 RESOLUÇÃO DA LETRA (A) POR UMA DUPLA DE ALUNOS

41 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

42 RESOLUÇÃO DA LETRA (B) POR UMA DUPLA DE ALUNOS

43 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

44 RESOLUÇÃO DA LETRA (C) PELOS ALUNOS
Professora precisou conduzir a interpretação oral com todos os alunos da turma, para que empregassem no processo de resolução as informações que cada um dos alunos que trouxeram como tema de casa. As maiores dificuldades apresentadas foram na última pergunta, porque a maioria dos alunos não conseguiu interpretar a pergunta e compreender que se tratava de um problema a ser resolvido por eles;

45 Professora precisou interagir com cada dupla e o trio para verificar quais dificuldades de interpretação cada um teve e para fazê-los pensar sobre a resolução do problema 2 da Sessão 2, que contribuiria na busca dessa solução, já que ambos os processos de resolução eram semelhantes; Após as explicações, os alunos logo se lembraram do modo como resolveram o problema 2 da sessão anterior, e conseguiram solucionar ao questão.

46 Problema 2 e 3 2. Como está a saúde da turma? Por quê?
3. O que precisamos fazer para termos uma boa saúde?

47 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

48 Problema 4 4. Vamos preencher cada tabela que consta a seguir, de
acordo com informações adquiridas na turma 51 . PRÁTICA DE ESPORTES ALIMENTAÇÃO PARA INVENTAR: Classificação Nº. de alunos % Praticantes Não praticantes Classificação Nº. de alunos % Comem verduras Comem legumes Classificação Nº. de alunos %

49 ENTREVISTAS INVENTADAS PELOS ALUNOS
Tabela 1 Entrevista realizada na turma 51 pelas alunas Luciane e Marcela, sobre a preferência dos alunos quanto aos esportes caminhar e correr Classificação Nº. de alunos % Caminhar 23 91,36 Correr Tabela 2 Entrevista realizada na turma 51 pelas alunas Sofia e Rita, sobre a preferência ou não de comer frutas Classificação Nº. de alunos % Gosta 24 92,16 Não gosta 1 3,84 Tabela 3 Entrevista realizada na turma 51 pelas alunas Beatriz e Mara, quanto à preferência ou não de estudar Classificação Nº. de alunos % Estuda 13 50 Não estuda

50 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DOS ALUNOS

51 Problema 5 Problemas de saúde em jovens escolares
5. A partir das informações obtidas no problema 4, vamos construir os gráficos representativos das três situações, ou seja, vamos tentar imitar o que foi feito no texto jornalístico. Problemas de saúde em jovens escolares

52 RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

53 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

54 Resolução de problemas envolvendo a porcentagem a partir de um texto informativo, de entrevistas e de gráficos referentes a importância da água para o corpo humano e para a saúde. Sessão 4

55 Fontes consultadas na elaboração desse texto:
A ÁGUA E O CORPO HUMANO A água é a substância mais comum e mais importante no Planeta Terra. Sem água não poderia existir vida, pois todo ser vivo consiste principalmente deste elemento. O nosso corpo é composto basicamente de água. Esse líquido precioso está nas células, nos vasos sangüíneos e nos tecidos de sustentação. Nossas funções orgânicas necessitam da água para o seu bom funcionamento. A água hidrata, lubrifica, aquece, transporta nutrientes, elimina toxinas e repõe energia, entre inúmeras outras utilidades. Em média, o corpo humano tem aproximadamente 70% de água. Por isso, o ser humano precisa consumir em média de 2,5 litros de água por dia, para assim repor a quantidade que perde em atividades físicas e orgânicas. Fontes consultadas na elaboração desse texto:

56 Problema 1 Considerando as informações dadas, responda ao que é solicitado:

57 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

58 Problema 2 A professora Fabiane possui 59,5 kg de água em seu corpo. Qual é a massa da professora em kg, considerando que 70% do seu corpo humano é constituído de água

59 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

60 CONSUMO EM LITROS POR DIA
Observe os dados que constam na TABELA 1: Será que o consumo de água pelos alunos da turma está sendo suficiente? CONSUMO EM LITROS POR DIA Nº. DE ALUNOS % Menos de 1 litro 1 litro 2 litros 2,5 litros ou mais TOTAL Represente num gráfico esse consumo de água pelos alunos da turma 51:

61 Resolução de uma dupla de alunos

62 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

63 Sessão 5 Produção, interpretação e resolução de problemas envolvendo a noção de porcentagem. %

64 RESOLUÇÃO POR UM TRIO DE ALUNOS
Eu fui em uma loja e vi uma calça linda, mas ela era muito cara, custava R$ 100,00, então pedi para o vendedor me dar 20% de desconto e ele me deu. Quanto eu paguei pela calça? (Taison, Samuel e Maria) Clique para conferir a resposta

65 RESOLUÇÃO POR UM TRIO DE ALUNOS
Eu fui em uma loja e vi uma calça linda, mas ela era muito cara, custava R$ 100,00, então pedi para o vendedor me dar 20% de desconto e ele me deu. Quanto eu paguei pela calça? (Taison, Samuel e Maria) Clique para conferir a resposta R$ 80,00.

66 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UM TRIO DE ALUNOS

67 RESOLUÇÃO POR UM TRIO DE ALUNOS
Maria foi à venda comprar 2 sacos de balas por R$ 2,00 cada saco. Ela recebeu o desconto de 5% em cada saco. Quanto foi pago? Resposta: Foi pago R$ 3,80. (Mateus, João e Lucas) Clique para conferir a resposta

68 RESOLUÇÃO POR UM TRIO DE ALUNOS
Maria foi à venda comprar 2 sacos de balas por R$ 2,00 cada saco. Ela recebeu o desconto de 5% em cada saco. Quanto foi pago? (Mateus, João e Lucas) Clique para conferir a resposta R$ 3,80 R$ 3,80

69 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UM TRIO DE ALUNOS

70 RESOLUÇÃO POR UM DUPLA DE ALUNOS
Na turma 51, há 12 meninas e 14 meninos. Agora, represente esses números em forma de porcentagem. Resposta: Há 46,08% de meninas na turma. Há 53,76% de meninos na turma. (Sofia e Rita) Clique para conferir a resposta

71 RESOLUÇÃO POR UM DUPLA DE ALUNOS
Na turma 51, há 12 meninas e 14 meninos. Agora, represente esses números em forma de porcentagem. Resposta: Há 46,08% de meninas na turma. Há 53,76% de meninos na turma. (Sofia e Rita) Clique para conferir a resposta R$ 53,76% meninos

72 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

73 RESOLUÇÃO POR UM TRIO DE ALUNOS
Na Vila Nova há 100 habitantes, sendo que 50% deles foram para a Vila Frantz. Quantos foram para a Vila Frantz? Resposta: Foram para a Vila Frantz 50 pessoas. (Luciane e Marcela) Clique para conferir a resposta

74 RESOLUÇÃO POR UM TRIO DE ALUNOS
Na Vila Nova há 100 habitantes, sendo que 50% deles foram para a Vila Frantz. Quantos foram para a Vila Frantz? Resposta: Foram para a Vila Frantz 50 pessoas. (Luciane e Marcela) Clique para conferir a resposta Pantano Grande Foram para a Vila Frantz 50 pessoas.

75 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

76 ELABORAÇÃO DE UM PROBLEMA POR UMA DUPLA DE ALUNOS
Na Loja Moda Fashion todos os produtos de inverno estão com 30% de desconto. Uma mulher comprou e pagou um conjunto de calça e jaqueta por R$ 96,00. Quanto seria o preço sem desconto? (Beatriz e Mara) Clique para conferir a resposta

77 ELABORAÇÃO DE UM PROBLEMA POR UMA DUPLA DE ALUNOS
Na Loja Moda Fashion todos os produtos de inverno estão com 30% de desconto. Uma mulher comprou e pagou um conjunto de calça e jaqueta por R$ 96,00. Quanto seria o preço sem desconto? (Beatriz e Mara) Clique para conferir a resposta Sem o desconto seria:R$ 124,80

78 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

79 Sessão 6 Resolução de problemas ligados aos percentuais de impostos cobrados pelo governo sobre o preço de alguns produtos alimentícios, de higiene, de limpeza e de bebidas. Para isso, os alunos fizeram uso da calculadora, da pesquisa de preços feita por eles nos supermercados e mercados do município e da tabela com os percentuais de impostos cobrados sobre os produtos pesquisados por eles.

80 TABELA UTILIZADA PARA A PESQUISA DE PREÇOS REALIZADA PELOS ALUNOS EM SUPERMERCADOS OU MERCADOS
Produtos Preço em R$ Alimentos Carne Bovina 5,98 Frango 4,48 Feijão 2,38 Arroz Açúcar 1 kg 1,38 Sal 0,58 Farinha de trigo 1,28 Macarrão Biscoito Óleo 1,98 Café 8,98 Margarina 0,89 Leite Longa Vida 0,98 Achocolatado 3,48 Chocolate 200g 2,98 Frutas Ovos Molho de Tomates 2,48 Ervilha 0,99 Milho verde Iogurte 1,48 Mat. Limp./Higiene Preço em R$ Amaciante 4,89 Água Sanitária 1,58 Saponáceo 2,70 Esponja de aço 1,78 Sabão em barra 0,98 Sabão em pó 6,99 Detergente 0,68 Desinfetante 2,58 Álcool 2,98 Sabonete 0,39 Shampoo 4,98 Condicionador 6,98 Desodorante 4,49 Papel higiênico Bebidas Refresco em pó 0,58 Refrigerante lata Água 1,5 litros 1,28 Suco Pronto 2,48

81 Problema 1 Observe a Tabela 1 no próximo slide e resolva:
a) O que estão informando os dados da tabela? b) O que é carga tributária (imposto) e para que serve?

82 TABELA 1: Fonte: Sindi Gêneros - Vales do Rio Pardo e Taquari Produtos
Preço em R$ % Tributos Preço Final Carga Tributária em R$ Preço sem Tributos Alimentos Carne Bovina 5,98 18,67% 1,12 4,86 Frango 4,48 18,00% 0,81 3,67 Feijão 2,38 32,75% 0,78 1,60 Arroz Açúcar 1 kg 1,38 40,50% 0,56 0,82 Sal 0,58 29,49% 0,17 0,41 Farinha de trigo 1,28 34,47% 0,44 0,84 Macarrão 35,20% 1,54 Biscoito 38,50% 0,92 1,46 Óleo 1,98 37,18% 0,74 1,24 Café 8,98 36,42% 3,27 5,71 Margarina 0,89 0,33 Leite Longa Vida 0,98 33,63% 0,65 Achocolatado 3,48 37,84% 1,32 2,16 Chocolate 200g 2,98 31,80% 0,95 2,03 Frutas 21,38% 0,30 1,08 Ovos 20,19% 0,48 1,90 Molho de Tomates 2,48 36,66% 0,91 1,57 Ervilha 0,99 35,86% 0,36 0,63 Milho verde 37,37% 0,80 Iogurte 1,48 42,00% Mat. Limp./Higiene Amaciante 4,89 43,16% 2,11 2,78 Água Sanitária 1,58 37,84% 0,60 0,98 Saponáceo 2,70 40,50% 1,09 1,61 Esponja de aço 1,78 43,50% 0,77 1,01 Sabão em barra 0,40 0,58 Sabão em pó 6,99 42,27% 2,95 4,04 Detergente 0,68 0,28 Desinfetante 2,58 1,60 Álcool 2,98 43,28% 1,29 1,69 Sabonete 0,39 42,00% 0,16 0,23 Shampoo 4,98 51,48% 2,56 2,42 Condicionador 6,98 47,63% 3,32 3,66 Desodorante 4,49 47,87% 2,15 2,34 Papel higiênico 37,28% 0,66 1,12 Bebidas Refresco em pó 38,32% 0,22 0,36 Refrigerante lata 47,00% 0,46 0,52 Água 1,5 litros 1,28 45,11% 0,70 Suco Pronto 2,48 36,99% 0,92 1,56 Fonte: Sindi Gêneros - Vales do Rio Pardo e Taquari

83 RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

84 Problema 2 Produtos Preços em R$ % Tributos Preço Final Carga Tributária em R$ Preço sem Tributos Alimentos Mat. Limp./Higiene Bebidas Com base nos preços pesquisados, a dupla ou o trio deve escolher: 8 tipos de alimentos de que mais gostem, 5 materiais de limpeza ou de higiene de que mais façam uso em seu dia-a-dia e 3 bebidas de que mais apreciem. Depois da escolha, a dupla deverá montar a TABELA 2, atualizando os dados

85 RESOLUÇÃO DE UM TRIO DE ALUNOS

86 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UM TRIO DE ALUNOS

87 Problema 3 A dupla ou trio deverá escolher um tipo de alimento, um material de limpeza ou de higiene e uma bebida que conste tanto na TABELA 1 como na TABELA 2, para, só então, completar: a) Alimento escolhido: Preço em R$ na tabela 1: Preço em R$ na tabela 2: Em que tabela esse alimento está mais caro? Diferença em R$: % que representa essa diferença:

88 Problema 3 b) Material de limpeza ou de higiene escolhido:
Preço em R$ na tabela 1: Preço em R$ na tabela 2: Em que tabela esse material de limpeza ou de higiene está mais caro? Diferença em R$: % que representa essa diferença:

89 Problema 3 c) Bebida escolhida: Preço em R$ na tabela 1:
Em que tabela essa bebida está mais cara? Diferença em R$: % que representa essa diferença:

90 RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

91 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

92 O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos:
Primeiro momento: O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: Segundo momento: Terceiro momento: Quarto momento: Quinto momento:

93 O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos:
Primeiro momento: O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: coleta de calçados, roupas e diversos produtos usados, que não fossem mais úteis às famílias dos alunos e que pudessem ser usados na Loja Sotero;

94 O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos:
Segundo momento: O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: organização da sala de aula;

95 O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos:
Terceiro momento: O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: resolução dos problemas propostos;

96 O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos:
Quarto momento: O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: registro nos protocolos e nas entrevistas quanto ao modo como resolveram os problemas e como interagiram entre si, que dificuldades e facilidades encontraram nas resoluções, etc.;

97 O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos:
Quinto momento: O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: verificação de erros nas notas fiscais preenchidas durante o desenrolar da atividade e o preenchimento de novas notas fiscais com dados e informações mais precisas.

98 Será que é possível pagar essas compras
Problema 1 Com R$100,00 no bolso, compre na Loja Sotero os seguintes produtos: 1 calça infantil; 2 camisetas em tamanho infantil; 1 camiseta tamanho adulto; 1 par de calçados; 3 produtos diversos. Será que é possível pagar essas compras com R$100,00?

99 Valor Total sem Desconto Valor Total a Pagar em R$
PARA EXEMPLIFICAR, VEJAMOS A NOTA FISCAL PREENCHIDA PELO GRUPO DE 2 COMPRADORAS, 1 VENDEDORA E 1 OPERADORA DE CAIXA: Produto Preço Unitário Quantidade Valor Total sem Desconto Valor do desconto em R$ Valor Total a Pagar em R$ Total Desconto Troco 91,00 100,00 9,00

100 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DOS ALUNOS DA TURMA 51

101 Problema 2 Com R$150.00, é possível comprar mais de 10 produtos na LOJA SOTERO?

102 PARA EXEMPLIFICAR, VEJAMOS A NOTA FISCAL PREENCHIDA PELO GRUPO DE 2 COMPRADORES, 1 VENDEDOR E 1 OPERADORA DE CAIXA:

103 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DOS ALUNOS

104 Fotos da atividade prática
Loja Sotero

105 Loja Sotero

106

107

108

109

110 Fabiane

111 Até....


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