A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Simbolismo Poesia no fim do século

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Simbolismo Poesia no fim do século"— Transcrição da apresentação:

1 Simbolismo Poesia no fim do século
Literatura Capítulo 12 Aulas 15 a 17

2 1. O Simbolismo concorda com os ideais do Parnasianismo?
Não. Embora tenham acontecido em momentos próximos e concomitantes, os simbolistas não simpatizavam com as ideias do Parnasianismo.

3 2. A obra Clepsidra foi escrita por qual poeta português?
Camilo Pessanha

4 3. O que significa clepsidra?
Relógio da antiguidade, feito de pedra ou cerâmica, produzido pelos egípcios.

5 4.Em qual país teve início o movimento Simbolista?
França, a partir de um grupo dissidente dos parnasianos.

6 5. Os simbolistas defendiam o Decadentismo relacionado à crise espiritual. Qual é a relação do Decadentismo com os ideais do Parnasianismo? Os Simbolistas buscavam romper com o racionalismo de uma sociedade rígida e inflexível a partir de ocultismo, religião (misticismo), discussões sobre alma/espírito, que são contrários aos ideais deterministas dos parnasianos.

7 6. Cite 3 poetas franceses importantes do simbolismo.
Paul VERLAINE, Arthur RIMBAUD e Stéphane MALLARMÉ.

8 7. O Manifesto Simbolista foi publicado pelo crítico Jean Moréas em 1886 em qual importante jornal francês? Le Figaro, em 18 de Setembro de Posteriormente, houve publicações como Le symboliste (1886), La plume (1889), Le Mercure de France (1890) e La révue blanche (1891).

9 8. É comum ter a sensação de que não se sabe o que o poeta quis dizer, apenas sabemos aonde o poeta nos quis levar. Como os simbolistas faziam isso? Os Simbolistas costumavam usar muitos símbolos mitológicos e referências históricas e artísticas para estimular a imaginação e o sonho. É como na música estrangeira que não conhecemos a língua mas nos deixamos levar pelo ritmo, pela melodia, pelo arranjo etc.

10 9. Sonoridade e clareza são os principais objetivos do Simbolismo?
Não. Sonoridade é muito explorada mas com pouca clareza. A intenção do poeta é fazer com que o leitor demore para compreender o sentido e aproveite melhor a sonoridade (musicalidade) das palavras.

11 Atlântida Branca areia das praias. Areia de cambraias
Atlântida Branca areia das praias!... Areia de cambraias!... Longas praias, Polvilhadas do pó da lua cheia! Identifique a imagem e a musicalidade. Brancura da areia da praia à noite com a luz da Lua. Musicalidade a partir de aliterações e repetições, mesmo que não haja sentido entre as palavras.

12 11. Comente o clima do trecho abaixo: Desce a Noite enrolada em brumas hibernais… Trágica solidão, vago instante sombrio, Em que, tonto de medo, o olhar não sabe mais Onde começa o mar e onde acaba o navio Terror, clima de medo, obscuridade, poderes ocultos, o desconhecido. A palavra Noite está em maiúscula por personificação (figura de linguagem).

13 12. Qual é a diferença entre ASSONÂNCIA e ALITERAÇÃO?
Assonância: repetição de vogais em um curto espaço da frase. Aliteração: repetição de consoantes.

14 13. O que é harmonia imitativa?
Quando a aliteração e a assonância possuem valor de imagem (sonora ou visual) relacionada a algum evento ou espaço.

15 14. Os simbolistas usam a sinestesia para causar o efeito de embaralhamento de sensações. Como isso é possível? Os simbolistas costumam misturar sensações relacionadas à percepção (visual, olfativa, tátil, auditiva e gustativa). Com isso, é possível citar os exemplos: “luz macia”, “perfume barulhento/silencioso”, “sabor áspero” etc.

16 15. Camilo Pessanha nasceu em Coimbra, mas viveu em outro país de língua portuguesa. Qual é esse país? Macau, China.

17 16. Camilo Pessanha, além de Simbolista, deu origem a qual outro movimento literário em Portugal?
Modernismo, que influenciou a geração de poetas portugueses, tal como Cesário Verde.

18 17. Por que Camilo Pessanha foi morar na China
17. Por que Camilo Pessanha foi morar na China? O que ele fazia em Macau? Camilo Pessanha era professor de Filosofia no Liceu de Macau. Voltou poucas vezes a Portugal, quando recitava seus poemas de cor. Seu livro foi publicado apenas em 1920 com o título de Clepsidra.

19 18. Identifique a metáfora para “Viúva”: “Só, incessante, um som de flauta chora Viúva, grácil na escuridão tranquila” Solidão do som da flauta, melancolia do musicista solitário.

20 19. Cruz e Sousa sofreu de preconceito. Por quê e por quem?
Cruz e Souza, grande poeta simbolista, foi alvo de preconceito pelos parnasianos (pelo estilo de escrita que buscava fugir do real) e por racismo.

21 20. Cruz e Souza foi grande leitor de um poeta francês do final do Romantismo. Qual é o nome desse poeta? Charles Baudelaire, conhecido principalmente pelo livro “As Flores do Mal”, com clima macabro e sombrio.

22 21. Características da poesia de Cruz e Souza: a. Nomes no plural b
21. Características da poesia de Cruz e Souza: a. Nomes no plural b. Uso de constelações c. Busca do fator divino Todas.

23 22. Identifique características no poema: Ó Formas alvas, brancas, Formas claras de luares, de neves, de neblinas!... Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas… Incensos dos turíbulos das aras… Uso de plural. Uso de nomes em maiúscula como personificação. Uso de reticências para ampliar sentidos. Aliteração de R, L (líquidas). Assonância (A) para imensidão. Musicalidade. Clima de sonho. Sinestesia.

24 23. Nome do poeta simbolista brasileiro, nascido em Minas Gerais, religioso e místico.
Afonso Henriques da Costa Guimarães ou Alphonsus de Guimaraens

25 24. Cite uma diferença entre a religiosidade de Cruz e Souza e de Alphonsus de Guimaraens.
Cruz e Souza buscava descrever um paraíso, enquanto Alphonsus de Guimaraens buscava ter um contato com a divindade.

26 25. Alphonsus de Guimaraens tem como principal tema a saudade e a simbologia da morte. Quem era sua principal inspiração? Sua noiva, falecida.

27 26. São características da poesia de Alphonsus de Guimaraens: a
26. São características da poesia de Alphonsus de Guimaraens: a. versos em forma de orações b. sensualidade c. mulher angelical e funerária A e C

28 27. Amargura, sensualismo espiritualizado, musicalidade e uso de orações coordenadas são características dos poemas de: a. Camilo Pessanha b. Cruz e Sousa c. Alphonsus de Guimaraens b. Cruz e Souza

29 28. (Verdadeiro ou Falso) O poeta francês Verlaine pertenceu ao movimento Simbolista, caracterizado pela musicalidade, objetividade e sinestesia. Falso. Verlaine não era objetivo, ele preferia imprecisões e abstrações na escrita de suas poesias


Carregar ppt "Simbolismo Poesia no fim do século"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google