A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Nossa Senhora de Sion

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Nossa Senhora de Sion"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Nossa Senhora de Sion
Reunião de Pais 5º ano 24 de março de 2011 Professoras Telma B. de Moraes e Erika D. Vicentini

2 "Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)
A Educação é responsabilidade da escola e da família, numa parceria... Vamos conversar um pouquinho sobre a importância do incentivo dos pais... É gostoso estudar e aprender!!!

3 sobre as principais “dicas” dos especialistas sobre quando
Os pais também podem ajudar a despertar nos filhos a curiosidade intelectual e fazê-los alcançar um bom desempenho na escola. Vamos juntos refletir sobre as principais “dicas” dos especialistas sobre quando e como os pais podem auxiliar nessa tarefa:

4 TER LIVROS EM CASA Com filhos pequeninos, leia para eles! O hábito da leitura, cultivado desde tenra idade, contribui para o aumento do vocabulário de forma espantosa! Sua prática habitual se faz sentir na assimilação de conhecimentos em todas as áreas.

5 HORA DE ESTUDAR... QUAL É O LUGAR?
Na Educação Infantil, os pais podem definir o lugar e incentivar seu uso diário. Com os mais velhos, a ideia é cuidar para que haja o mínimo necessário: mesa, cadeira, boa iluminação e distância de tudo que provoque “som” e “distração”. Ah!... Uma boa postura ao sentar também ajuda! Concentrado, o(a) aluno(a) aprende mais e erra menos.

6 ZELAR PELO CUMPRIMENTO DAS TAREFAS
É fundamental mostrar para a criança, em qualquer faixa etária, a importância do cumprimento das lições, com simples gestos, como olhar o dever, quando pronto. Até mais ou menos os 10 anos, acompanhar diariamente as tarefas – e também vistar a agenda - não é considerado uma atitude excessiva, ao contrário. É o momento de “sedimentar” uma rotina de estudos!

7 A PALAVRA DE ORDEM É ORIENTAR
Ao serem acionados a ajudar nas tarefas, é frequente que os pais sejam tentados a solucionar os problemas... O recomendável é fazer com que a criança reflita sobre o que fez, relendo mais atentamente os enunciados, produzindo uma nova reflexão sobre o assunto. Se o erro persistir, deixe-o, pois, no dia seguinte, com a correção da professora, há a oportunidade do esclarecimento das dúvidas e a fixação da resposta correta.

8 PRESERVAR O TEMPO LIVRE
Várias atividades fora da escola acabam por diminuir o tempo para brincar, sabiamente também um precioso momento para o aprendizado. Rotinas atribuladas demais costumam resultar em cansaço, o que compromete o rendimento escolar.

9 ESTAR PRESENTE NA REUNIÃO DE PAIS E MESTRES
A presença dos pais no mínimo proporciona uma chance de sentir o ambiente na escola e é uma demonstração de interesse, o que contribui para o envolvimento dos filhos com a escola. Pais presentes, filhos envolvidos e participativos!

10 MONITORAR AS NOTAS E O BOLETIM
Durante o trimestre, o ideal é um acompanhamento constante acerca das atividades diárias e das avaliações realizadas. No caso de um resultado abaixo do esperado, o mais adequado a fazer é definir um plano para melhorar o desempenho do filho – não sem antes consultar a escola e avisá-lo de que está fazendo isso. IMPORTANTE! O objetivo é reverter a situação e saber qual será, exatamente, a sua participação.

11 NA HORA DAS AVALIAÇÕES, SEM PRESSÃO!
O excesso de pressão por parte da família só atrapalha num momento geralmente tenso na vida do estudante. Os pais podem ajudar, com incentivos e zelando para que o ambiente de casa na hora do estudo não seja barulhento, desfavorável. O lazer, contudo, não deve ser suprimido. Há hora para tudo, rotinas de estudo e tempo livre para diversão! FONTE: A importância do incentivo dos pais

12 ALGUNS LEMBRETES BÁSICOS: COMO DEVE SER O ESTUDO DIÁRIO?
Escolher um local adequado; Ter uma rotina de atividades e de horários de estudo; A postura ao estudar é importante; Ter um caderno de “estudos” ou de “rascunho” (a criança escolhe o nome) e mostrá-lo para os pais e a professora; Fazer leituras diversificadas e contar o que entendeu; Nas tarefas, solicitar orientação dos adultos; Fazer um “link” com outra atividade de interesse; Ter uma boa hora de sono; Tomar cuidado com a alimentação e Ter a assinatura diária dos responsáveis na agenda, para saber o que está acontecendo no dia a dia na escola.

13 Com o carinho de sempre!!! “Não se pode ensinar tudo a alguém,
pode-se, apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo.“ (Galileu Galilei) Com o carinho de sempre!!! TELMA B. DE MORAES (blog.educacional.com.br/telmamoraes) e ERIKA D. VICENTINI (blog.educacional.com.br/erika_donadio)


Carregar ppt "Colégio Nossa Senhora de Sion"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google