A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CATEGORIAS GEOGRÁFICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CATEGORIAS GEOGRÁFICAS"— Transcrição da apresentação:

1 CATEGORIAS GEOGRÁFICAS

2 CATEGORIAS LUGAR PAISAGEM TERRITÓRIO REGIÃO ESPAÇO GEOGRÁFICO

3 O que é paisagem? “Tudo aquilo que nós vemos, o que a nossa visão alcança, é a paisagem [...]. Não apenas formada de volumes, mas também de cores, odores, movimentos, sons etc.” Milton Santos

4 Vista do bairro Iguaçu, Ipatinga, MG, 2007.

5 transformada pela ação humana transformada pela ação humana
Os tipos de paisagem: Paisagem Natural Paisagem Natural Paisagem Humanizada Paisagem Humanizada inalterada inalterada transformada pela ação humana transformada pela ação humana

6 Paisagens que não sofreram interferência antrópica:
Trechos de florestas de difícil acesso. Áreas desérticas. Regiões polares. Altas montanhas. Fundo dos oceanos.

7 A transformação das paisagens
As paisagens naturais podem ser modificadas para dar lugar, por exemplo, às plantações, às cidades, às rodovias ou para a obtenção de recursos naturais, como madeira, minérios, água e outros.

8 A transformação das paisagens
A transformação de uma paisagem natural pelos seres humanos pode provocar sérios danos ao meio ambiente. As sociedades humanas têm transformado as paisagens naturais de diversas maneiras: retirando a vegetação, explorando recursos minerais, mudando o curso de rios, construindo prédios e indústrias e etc.

9 A transformação das paisagens

10 Paisagem Geossistema (Bertrand)

11 Paisagem Santos em a “Natureza do Espaço” (2002),
“A paisagem é um conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre homem e natureza. O espaço são as formas mais a vida que as anima”

12 PAISAGENS

13 Espaços que nos são familiares, que fazem parte da nossa vida.
O que é LUGAR? Espaços que nos são familiares, que fazem parte da nossa vida.

14 Lugar Lugar é onde as pessoas moram e realizam atividades cotidianas. É a primeira referência que cada um tem no mundo. Os lugares não estão isolados uns dos outros. Eles se relacionam, uma vez que as pessoas e as empresas de lugares também estabelecem relações. São, portanto, as pessoas que dão sentido ao lugar. Por isso é importante conhecer as relações entre elas e os diversos lugares.

15 O que é TERRITÓRIO? É uma porção do espaço definido por uma relação de poder. Área delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa (ou grupo de pessoas), de uma organização ou de uma instituição.

16 Exemplos: O morro de uma favela dominado por um grupo de traficantes;
Savana dominada por um grande animal predador; Embaixada de um país; Blocos econômico de países;

17 Território no sentido GEOPOLÍTICO:
Base física ou superfície terrestre onde um Estado-Nação (país) exerce sua soberania. Condição essencial para o reconhecimento da existência de um país. São delimitados por fronteiras. Compreende o território: as terras emersas, o espaço aéreo, o subsolo, os rios, os lagos e as águas territoriais.

18

19

20 Região É a subdivisão do espaço, um recorte: subsistema de um todo com o qual mantém interrelações. O planejamento regional remete a uma visão estratégica do espaço, ao seu esquadrinhamento, ao seu recorte e à sua análise, tornando as regiões em aproveitamentos estratégicos diferenciados do espaço.

21 Resumindo... LUGAR: é a porção ou parte do espaço onde vivemos
PAISAGEM: é tudo o que nós vemos, tudo o que a nossa percepção alcança. TERRITÓRIO: é um espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder, dominação e apropriação que nele se instalam. REGIÃO: é uma área que foi separada, através de um critério, por possuir semelhanças em comum. Imagens de cima para baixo: (a) Bairro do Recife antigo - Recife - Pernambuco - Brasil / Carl242 / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica. (b) Port Levy, Canterbury, New Zealand, 20th / Phillip Capper / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica. (c) Jakub Hałun / GNU Free Documentation License. (d) Mapa do Brasil / Felipe Menegaz / GNU Free Documentation License.

22 A Geografia e o Espaço Geográfico
A Geografia estuda os processos responsáveis pela formação das paisagens decorrentes da ação humana. A Geografia também observa as paisagens, as alterações que nelas são feitas pela ação humana, as diversas atividades (trabalho, lazer), as pessoas e o modo como se relacionam e constituem o espaço geográfico.

23 Espaço geográfico ESPAÇO NATURAL
Conjunto de elementos não alterado pela ação humana (natureza) ESPAÇO GEOGRÁFICO Corresponde ao espaço natural que foi alterado pelas ações antrópicas (homem). Produto do trabalho humano

24 Espaço geográfico Para conhecermos o espaço geográfico, é necessário analisarmos a parte visível do espaço (aspectos físicos e as modificações introduzidas pelo homem na natureza) e a parte invisível que implica em conhecer a sociedade e os seus desdobramentos históricos

25 Espaço geográfico PRODUTO HISTÓRICO-SOCIAL

26 Espaço Geográfico Engloba os elementos e os aspectos existentes nas paisagens e as diferentes ações que as pessoas produzem nas paisagens. Essas ações, que envolvem as relações econômicas, sociais e políticas, são as diversas atividades que a sociedade realiza.

27 Outros conceitos de Espaço Geográfico
“espaço geográfico é a união dos elementos físicos e culturais da paisagem” Prof. Roberto Lobato “espaço geográfico é a natureza socializada, pois, muitos fenômenos apresentados como se fossem naturais, são, de fato, sociais” Prof. Milton Santos

28 Outros conceitos de Espaço Geográfico
“o espaço é formado por elementos naturais ou artificiais construídos pelo homem, ou seja, a inter-relação existente entre sociedade e natureza delimitada numa porção da superfície terrestre.” Prof. Humberto Catuzzo

29 O Espaço Geográfico no qual vivemos:

30 Bairro Meireles, Fortaleza, 2008
Anselmo L. Branco Bairro Meireles, Fortaleza, 2008

31 Vista de bairro da cidade de São José da Coroa Grande, PE, 2008.
Anselmo L. Branco Vista de bairro da cidade de São José da Coroa Grande, PE,

32 Morro do Careca, Natal, RN, 2008
Anselmo Lazaro Branco Morro do Careca, Natal, RN, 2008

33 Encosta na chapada do Araripe, Crato, CE, 2008
Anselmo Lazaro Branco Encosta na chapada do Araripe, Crato, CE, 2008

34 Vertentes da Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, 2008
Anselmo Lazaro Branco Vertentes da Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, 2008

35 Anselmo Lazaro Branco Vista parcial do centro de Manaus, AM, e da área do porto da cidade. Ao fundo, observa-se o rio Negro, 2008

36 Colocar foto - favela x prédios de luxo
Tuca Vieira / Folha Imagem Vista da favela Real Parque, com prédios do bairro do Morumbi ao fundo, em São Paulo, SP (2005).


Carregar ppt "CATEGORIAS GEOGRÁFICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google