A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRECONCEITO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRECONCEITO."— Transcrição da apresentação:

1 PRECONCEITO

2 PRECONCEITO Um prejulgamento negativo de um grupo e seus membros individuais. É uma atitude Afeto ( sentimentos) Tendências comportamentais ( inclinações para agir. Cognição ( convicções)

3 ESTEREÓTIPOS São convicções sobre um grupo Negativos ou Positivos
Consciência cultural inserida em um contexto multicultural. Generalização

4 FONTES SOCIAIS DO PRECONCEITO
Deriva de várias fontes O preconceito pode expressar quem realmente somos e nos garantir aceitação social.

5 Desigualdades Sociais
Diferença de status. Religião Sexual Gênero

6 FONTES EMOCIONAIS DO PRECONCEITO
Agressividade transferida Teoria do bode expiatório Teoria do conflito de grupo realista.

7 DINÂMICA DA PERSONALIDADE
Sentimento de superioridade Sentimento de inferioridade Auto imagem

8 PERSONALIDADE AUTORITÁRIA
Pesquisa na década de 40 Adorno Universidade de Berkeley

9 PERSONALIDADE AUTORITÁRIA
O preconceito parecia ser menos uma atitude específica contra um determinado grupo e mais uma maneira de pensar sobre os que são diferentes. Negros, gays, mulheres, velhos, pessoas gordas, velhos e outros tendem a coexistir nas mesmas pessoas. Disciplinados com o maior rigor.

10 PERSONALIDADE AUTORITÁRIA
Reprimir suas hostilidades e impulsivos projetando – os para grupos externos. A insegurança parece predispô-las a uma preocupação excessiva com o poder e o status

11 PERSONALIDADE AUTORITÁRIA
Submissão com quem tinha o poder e agressivas com todos que estavam por baixo. Orientação de predominância social – os que encaram as pessoas em termos de hierarquias de mérito e virtudes.

12 FONTES COGNITIVAS DO PRECONCEITO
Categorização: organizar o mundo pelo agrupamento de objetos. Distribuímos as pessoas em grupos Temos a probabilidade de exagerar as semelhanças dentro de grupos e as diferenças entre eles.

13 FONTES COGNITIVAS DO PRECONCEITO
EFEITO DE HOMOGENEIDADE DO GRUPO EXTERNO. Senso que eles são todos parecidos e e diferentes de nós. Sentimos mal , percebemos pessoas e eventos sob uma luz mais negativa.

14 FONTES COGNITIVAS DO PRECONCEITO
Maior a familiaridade com um social , mais percebemos sua diversidade. Quanto menor a familiaridade mais estereotipamos.

15 PESSOAS DISTINTAS Você já descobriu numa situação em que era a única pessoa presente de seu sexo, raça ou nacionalidade? Sua diferença fez com que você se tornasse mais notável e alvo de mais atençao

16 PESSOAS DISTINTAS Você já notou que as pessoas também o definem por suas características e comportamentos distintivos?

17 PESSOAS DISTINTAS Os estereótipos presumem uma correlação entre os participação no grupo e as características individuais. Correlações ilusórias

18 ERRO DE ATRIBUIÇÃO FUNDAMENTAL
Atribuímos excessivamente o comportamento às disposições internas das pessoas e assim deixamos de levar em conta as importantes forças circunstanciais.


Carregar ppt "PRECONCEITO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google