A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução ao Processamento de Dados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução ao Processamento de Dados"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao Processamento de Dados

2 O que é IPD? IPD é a parte da informática que estuda a história e a evolução dos computadores.

3 Informática é a ciência que estuda o processamento de Informações.
O que é Informática? Informática é a ciência que estuda o processamento de Informações.

4 O que é o Computador? É uma máquina constituída por uma série de componentes e circuitos eletrônicos, capaz de receber, armazenar, processar e transmitir informações.

5 História do Computador
O primeiro engenho criado pelo homem e que pode ser considerado um primeiros dos computadores é um dispositivo denominado ábaco, formado por contas e fios, utilizado desde A.C. e ainda encontrado no Japão e outros países orientais.

6 História do Computador
Blaisel Pascal, matemático, físico e filósofo francês, inventou a primeira calculadora mecânica da qual se tem conhecimento em 1642, chamada de Pascalina

7 História do Computador
O primeiro computador tem sua história iniciada em Com essa máquina que chegamos aos computadores de hoje. Era o MARK I, que tinha cerca de 15 metros de comprimento e 2,5 metros de altura.

8

9 O segundo computador surgiu em 1946 com o ENIAC (1º Computador eletrônico). Quando as forças armadas dos EUA solicitou a criação de uma máquina monstruosa, formada por milhares de válvulas para fazer cálculos importantes para a guerra. Inventado pelos professores da Universidade da Pensilvânia EUA.

10 Custo: Meio Milhão de Dólares.
Tamanho: 170 m² Custo: Meio Milhão de Dólares. Componentes Eletrônicos: mais de válvulas. Alimentação: aproximadamente Watts.

11 Eniac

12 Como funciona o computador?
Entrada >> Processamento >> Saída

13 Periféricos que compõem o computador
Periféricos de Entrada/Saída ENTRADA - apenas fornecem dados ao computador. Teclado Mouse Joystick Scanner Drives de CD-ROM (com exceção dos modelos que permitem gravação.) SAÍDA - apenas recebem dados do computador, os envia ao usuário. Monitor Impressora ENTRADA/SAÍDA - fornecem e recebem dados do computador. Drive de disquetes Disco rígido Pen-drive

14

15

16 Hardware X Software O Computador é composto de uma combinação de HARDWARE e SOFTWARE. HARDWARE = Qualquer componente físicos que compõem a estrutura de um computador. SOFTWARE = Parte lógica do computador, composta de programas e do sistema operacional. Onde, a verdadeira utilidade de um computador está no software que ele possui e através do qual nossos problemas são resolvidos.

17 Hardwares indispensáveis

18 Processador: É o chip que realiza todo o processamento do computador.

19 Memória: É nos módulos de memórias que ficam armazenados as informações vitais (dados), para que o processador possa executar.

20 Disco Rígido (HD):É considerada como memória auxiliar, possui grandes capacidades de armazenamento, pois é utilizada para armazenar os programas que são utilizados com frequência em um computador.

21 Placa Mãe: É a principal placa de um computador (motherboard)
Placa Mãe: É a principal placa de um computador (motherboard). Possui um conjunto de circuitos integrados (chip set) que reconhecem e gerenciam o funcionamento do hardware.

22 Softwares Sistemas Operacionais: São os programas responsáveis pelo controle e interface com o hardware na execução de todos os demais programas. Ex: DOS, UNIX, WINDOWS, OS/2,Linux.

23 Softwares Processadores de Texto: programas para digitação e formatação de textos. EX: Word, Word Pad.

24 Software Lazer: programas para reproduzir música, jogos, etc.

25 Concluímos que Um sistema computacional, é formado pela soma do Hardware e Software. Um, não existiria sem o outro.

26 Mouse O mouse é um dos principais dispositivos de entrada do computador e permite que o usuário realize com maior facilidade certas funções no computador. Este recurso normalmente é formado por dois ou três botões, sendo o botão esquerdo para realizar atividades de maior freqüência como acessar os programas e, o direito, para operações de menor freqüência como, a criação de pastas. Este recurso possui quatro tipos de funções:

27 Apontar: é simplesmente colocar o cursor do mouse sobre um ícone.

28 Selecionar: é colocar o cursor sob o objeto e clicar uma vez com o botão esquerdo.

29 Duplo Clique: é clicar duas vezes simultâneas sob o ícone para abri-lo.
Mover: é clicar sob um ícone com o botão esquerdo e sem soltar arrastá-lo.

30 Professor Julian Palavro Dutra Consultor em Informática e Professor
(54) / (54)


Carregar ppt "Introdução ao Processamento de Dados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google