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METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

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Apresentação em tema: "METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
EM-702 45 HORAS 3 CRÉDITOS Professora Sônia Haracemiv Arte: Eduardo Ulysséa

2 O DIREITO DE UMA ESCOLA PARA TODOS
Jornal Gazeta do Povo (6 de novembro de 1995)

3 Ementa A profissionalização do professor do Ensino Superior da área tecnológica. A organização do trabalho pedagógico e sua gestão. A relação pedagógica: Ciência, tecnologia e sociedade. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. Professor como profissional da comunicação técnico-científica. Uso das tecnologias da informação e recursos didáticos. Arte: Eduardo Ulysséa

4 Objetivos Compreender o papel do professor nas suas múltiplas relações na escola superior com seus alunos, comunidade e a sociedade. Identificar os fatores que interferem e/ou determinam o processo ensino-aprendizagem em relação ao espaço da sala de aula e a organização do trabalho pedagógico. Discutir a formação de professores / educadores, visando construir alternativas teórico-metodológicas para sua atuação profissional. Arte: Eduardo Ulysséa

5 Conteúdo Programático
Unidade 1: Os paradigmas de docência construídos historicamente Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Unidade 3: Os elementos constitutivos na organização do trabalho pedagógico Unidade 4: Seminário de apresentação do trabalho pedagógico Arte: Eduardo Ulysséa

6 Metodologia de Ensino No desenvolvimento das aulas, prevê-se o envolvimento dos alunos no processo ensino-aprendizagem, através de: Leitura de textos (individual e/ou em grupo) Realização das propostas de trabalho solicitadas em cada unidade (individual e/ou em grupo) Resolução de exercícios Aulas expositivas dialogadas Discussão das problematizações, visando garantir o debate das questões anteriormente estudadas individualmente Utilização de vídeo e CD Realização de dinâmicas Arte: Eduardo Ulysséa

7 Recursos Necessários Para plena atividade didática são necessários os seguintes recursos e materiais didáticos: Computador Canhão multimídia TV/Vídeo Aparelho de CD Arte: Eduardo Ulysséa

8 Processo de Avaliação A avaliação dos alunos se dará através de:
Participação nas aulas Trabalhos em equipe e/ou individuais Apresentação do plano de aula Apresentação do plano de aula no seminário final Arte: Eduardo Ulysséa

9 Unidade 1: Os paradigmas de docência construídos historicamente
Problematizações Como a escola desenvolveu/desenvolve sua função ao longo da história da educação? Arte: Eduardo Ulysséa

10 Unidade 1: Os paradigmas de docência construídos historicamente
Problematizações Como a escola desenvolveu/desenvolve sua função ao longo da história da educação? O que significa ser professor/professora atualmente? Arte: Eduardo Ulysséa

11 Unidade 1: Os paradigmas de docência construídos historicamente
Problematizações Como a escola desenvolveu/desenvolve sua função ao longo da história da educação? O que significa ser professor/professora atualmente? Como são estabelecidas as relações entre professor, seus alunos e o conhecimento? Quais os fatores escolares, culturais e sociais que interferem na relação pedagógica? Arte: Eduardo Ulysséa

12 Unidade 1: Os paradigmas de docência construídos historicamente
Problematizações Como a escola desenvolveu/desenvolve sua função ao longo da história da educação? O que significa ser professor/professora atualmente? Como são estabelecidas as relações entre professor, seus alunos e o conhecimento? Quais os fatores escolares, culturais e sociais que interferem na relação pedagógica? Quais são as formas de organização do trabalho pedagógico desenvolvidas na sala de aula e na escola? Arte: Eduardo Ulysséa

13 Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos
Necessidades Formativas do Professor A ruptura com visões simplistas Conhecer a matéria a ser ensinada Questionar as idéias docentes de “senso comum” Adquirir conhecimentos teóricos sobre a aprendizagem das ciências Saber analisar criticamente o “ensino tradicional” Saber preparar atividades capazes de gerar uma aprendizagem efetiva Saber dirigir o trabalho dos alunos Saber avaliar Adquirir a formação necessária para associar ensino e pesquisa didática Arte: Eduardo Ulysséa

14 Conhecer a Matéria a ser Ensinada
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Conhecer a Matéria a ser Ensinada Um professor precisa conhecer a história das Ciências Arte: Eduardo Ulysséa

15 Conhecer a Matéria a ser Ensinada
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Conhecer a Matéria a ser Ensinada Um professor precisa conhecer a história das Ciências Conhecer as orientações metodológicas empregadas na construção dos conhecimentos Arte: Eduardo Ulysséa

16 Conhecer a Matéria a ser Ensinada
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Conhecer a Matéria a ser Ensinada Um professor precisa conhecer a história das Ciências Conhecer as orientações metodológicas empregadas na construção dos conhecimentos Conhecer as interações Ciência/Tecnologia/Sociedade Arte: Eduardo Ulysséa

17 Conhecer a Matéria a ser Ensinada
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Conhecer a Matéria a ser Ensinada Um professor precisa conhecer a história das Ciências Conhecer as orientações metodológicas empregadas na construção dos conhecimentos Conhecer as interações Ciência/Tecnologia/Sociedade Conhecimento dos desenvolvimentos científicos recentes e suas perspectivas Arte: Eduardo Ulysséa

18 Conhecer a Matéria a ser Ensinada
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Conhecer a Matéria a ser Ensinada Um professor precisa conhecer a história das Ciências Conhecer as orientações metodológicas empregadas na construção dos conhecimentos Conhecer as interações Ciência/Tecnologia/Sociedade Conhecimento dos desenvolvimentos científicos recentes e suas perspectivas Saber selecionar conteúdos adequados Arte: Eduardo Ulysséa

19 Conhecer e Questionar o Pensamento Docente de “ Senso Comum”
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Conhecer e Questionar o Pensamento Docente de “ Senso Comum” Questionar a visão simplista do que é a Ciência e o trabalho científico Arte: Eduardo Ulysséa

20 Conhecer e Questionar o Pensamento Docente de “ Senso Comum”
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Conhecer e Questionar o Pensamento Docente de “ Senso Comum” Questionar a visão simplista do que é a Ciência e o trabalho científico Questionar a redução habitual do aprendizado das Ciências a certos conhecimentos Arte: Eduardo Ulysséa

21 Conhecer e Questionar o Pensamento Docente de “ Senso Comum”
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Conhecer e Questionar o Pensamento Docente de “ Senso Comum” Questionar a visão simplista do que é a Ciência e o trabalho científico Questionar a redução habitual do aprendizado das Ciências a certos conhecimentos Questionar o caráter “natural” do fracasso generalizado dos alunos e alunas nas disciplinas científicas Arte: Eduardo Ulysséa

22 Conhecer e Questionar o Pensamento Docente de “ Senso Comum”
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Conhecer e Questionar o Pensamento Docente de “ Senso Comum” Questionar a visão simplista do que é a Ciência e o trabalho científico Questionar a redução habitual do aprendizado das Ciências a certos conhecimentos Questionar o caráter “natural” do fracasso generalizado dos alunos e alunas nas disciplinas científicas Questionar a atribuição de atitudes negativas em relação à Ciência e sua aprendizagem a causas externas Arte: Eduardo Ulysséa

23 Conhecer e Questionar o Pensamento Docente de “ Senso Comum”
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Conhecer e Questionar o Pensamento Docente de “ Senso Comum” Questionar o autoritarismo da organização escolar e, no pólo oposto, o simples “laissez-faire” Arte: Eduardo Ulysséa

24 Conhecer e Questionar o Pensamento Docente de “ Senso Comum”
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Conhecer e Questionar o Pensamento Docente de “ Senso Comum” Questionar o autoritarismo da organização escolar e, no pólo oposto, o simples “laissez-faire” Questionar o clima generalizado de frustração associado à atividade docente Arte: Eduardo Ulysséa

25 Conhecer e Questionar o Pensamento Docente de “ Senso Comum”
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Conhecer e Questionar o Pensamento Docente de “ Senso Comum” Questionar o autoritarismo da organização escolar e, no pólo oposto, o simples “laissez-faire” Questionar o clima generalizado de frustração associado à atividade docente Questionar, em síntese, a idéia de que ensinar é fácil Arte: Eduardo Ulysséa

26 Adquirir Conhecimentos Teóricos Sobre a Aprendizagem das Ciências
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Adquirir Conhecimentos Teóricos Sobre a Aprendizagem das Ciências Reconhecer a existência de concepções espontâneas Arte: Eduardo Ulysséa

27 Adquirir Conhecimentos Teóricos Sobre a Aprendizagem das Ciências
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Adquirir Conhecimentos Teóricos Sobre a Aprendizagem das Ciências Reconhecer a existência de concepções espontâneas Saber que os alunos aprendem significativamente construindo conhecimentos Arte: Eduardo Ulysséa

28 Adquirir Conhecimentos Teóricos Sobre a Aprendizagem das Ciências
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Adquirir Conhecimentos Teóricos Sobre a Aprendizagem das Ciências Reconhecer a existência de concepções espontâneas Saber que os alunos aprendem significativamente construindo conhecimentos Saber que os conhecimentos são respostas a questões Arte: Eduardo Ulysséa

29 Adquirir Conhecimentos Teóricos Sobre a Aprendizagem das Ciências
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Adquirir Conhecimentos Teóricos Sobre a Aprendizagem das Ciências Reconhecer a existência de concepções espontâneas Saber que os alunos aprendem significativamente construindo conhecimentos Saber que os conhecimentos são respostas a questões Conhecer o caráter social da construção de conhecimentos científicos e saber organizar a aprendizagem de forma conseqüente Arte: Eduardo Ulysséa

30 Adquirir Conhecimentos Teóricos Sobre a Aprendizagem das Ciências
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Adquirir Conhecimentos Teóricos Sobre a Aprendizagem das Ciências Conhecer a importância que possuem, na aprendizagem das Ciências Arte: Eduardo Ulysséa

31 Saber analisar criticamente o ensino habitual
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Saber analisar criticamente o ensino habitual Conhecer as limitações dos habituais currículos enciclopédicos e, ao mesmo tempo, reducionistas Arte: Eduardo Ulysséa

32 Saber analisar criticamente o ensino habitual
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Saber analisar criticamente o ensino habitual Conhecer as limitações dos habituais currículos enciclopédicos e, ao mesmo tempo, reducionistas Conhecer as limitações da forma habitual de introduzir conhecimentos Arte: Eduardo Ulysséa

33 Saber analisar criticamente o ensino habitual
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Saber analisar criticamente o ensino habitual Conhecer as limitações dos habituais currículos enciclopédicos e, ao mesmo tempo, reducionistas Conhecer as limitações da forma habitual de introduzir conhecimentos Conhecer as limitações dos trabalhos práticos habitualmente propostos Arte: Eduardo Ulysséa

34 Saber analisar criticamente o ensino habitual
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Saber analisar criticamente o ensino habitual Conhecer as limitações dos habituais currículos enciclopédicos e, ao mesmo tempo, reducionistas Conhecer as limitações da forma habitual de introduzir conhecimentos Conhecer as limitações dos trabalhos práticos habitualmente propostos Conhecer as limitações dos problemas habitualmente propostos Arte: Eduardo Ulysséa

35 Saber analisar criticamente o ensino habitual
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Saber analisar criticamente o ensino habitual Conhecer as limitações das formas de avaliação habituais Arte: Eduardo Ulysséa

36 Saber analisar criticamente o ensino habitual
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Saber analisar criticamente o ensino habitual Conhecer as limitações das formas de avaliação habituais Conhecer as limitações das formas de organização escolar habituais Arte: Eduardo Ulysséa

37 Estratégias de Ensino para uma Aprendizagem como Pesquisa
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Estratégias de Ensino para uma Aprendizagem como Pesquisa Propor situações problemáticas Arte: Eduardo Ulysséa

38 Estratégias de Ensino para uma Aprendizagem como Pesquisa
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Estratégias de Ensino para uma Aprendizagem como Pesquisa Propor situações problemáticas Estudo qualitativo das situações problemáticas Arte: Eduardo Ulysséa

39 Estratégias de Ensino para uma Aprendizagem como Pesquisa
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Estratégias de Ensino para uma Aprendizagem como Pesquisa Propor situações problemáticas Estudo qualitativo das situações problemáticas Orientar o tratamento científico dos problemas propostos Arte: Eduardo Ulysséa

40 Estratégias de Ensino para uma Aprendizagem como Pesquisa
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Estratégias de Ensino para uma Aprendizagem como Pesquisa Propor situações problemáticas Estudo qualitativo das situações problemáticas Orientar o tratamento científico dos problemas propostos Colocar a manipulação reiterada dos novos conhecimentos em uma variedade de situações Arte: Eduardo Ulysséa

41 Saber Dirigir as Atividades dos Alunos
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Saber Dirigir as Atividades dos Alunos Apresentar adequadamente as atividades a serem realizadas Arte: Eduardo Ulysséa

42 Saber Dirigir as Atividades dos Alunos
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Saber Dirigir as Atividades dos Alunos Apresentar adequadamente as atividades a serem realizadas Saber dirigir de forma ordenada as atividades de aprendizagem Arte: Eduardo Ulysséa

43 Saber Dirigir as Atividades dos Alunos
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Saber Dirigir as Atividades dos Alunos Apresentar adequadamente as atividades a serem realizadas Saber dirigir de forma ordenada as atividades de aprendizagem Realizar sínteses e reformulações que valorizem as contribuições dos alunos Arte: Eduardo Ulysséa

44 Saber Dirigir as Atividades dos Alunos
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Saber Dirigir as Atividades dos Alunos Apresentar adequadamente as atividades a serem realizadas Saber dirigir de forma ordenada as atividades de aprendizagem Realizar sínteses e reformulações que valorizem as contribuições dos alunos Facilitar de maneira oportuna a informação necessária para que os alunos apreciem a validade de seu trabalho Arte: Eduardo Ulysséa

45 Saber Dirigir as Atividades dos Alunos
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Saber Dirigir as Atividades dos Alunos Apresentar adequadamente as atividades a serem realizadas Saber dirigir de forma ordenada as atividades de aprendizagem Realizar sínteses e reformulações que valorizem as contribuições dos alunos Facilitar de maneira oportuna a informação necessária para que os alunos apreciem a validade de seu trabalho Criar um bom clima de funcionamento da aula Arte: Eduardo Ulysséa

46 Saber Dirigir as Atividades dos Alunos
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Saber Dirigir as Atividades dos Alunos Contribuir para estabelecer formas de organização escolar que favoreçam interações frutíferas entre a aula, a escola e o meio exterior Arte: Eduardo Ulysséa

47 Saber Dirigir as Atividades dos Alunos
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Saber Dirigir as Atividades dos Alunos Contribuir para estabelecer formas de organização escolar que favoreçam interações frutíferas entre a aula, a escola e o meio exterior Saber agir, enfim, como especialista capaz de dirigir o trabalho de várias equipes de “pesquisadores iniciantes” Arte: Eduardo Ulysséa

48 Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos
Saber Avaliar Conceber e utilizar a avaliação como instrumento de aprendizagem que permita fornecer um feedback adequado para promover o avanço dos alunos Arte: Eduardo Ulysséa

49 Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos
Saber Avaliar Conceber e utilizar a avaliação como instrumento de aprendizagem que permita fornecer um feedback adequado para promover o avanço dos alunos Ampliar o conceito e a prática da avaliação ao conjunto de saberes, destrezas e atitudes que interesse contemplar na aprendizagem das Ciências Arte: Eduardo Ulysséa

50 Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos
Saber Avaliar Conceber e utilizar a avaliação como instrumento de aprendizagem que permita fornecer um feedback adequado para promover o avanço dos alunos Ampliar o conceito e a prática da avaliação ao conjunto de saberes, destrezas e atitudes que interesse contemplar na aprendizagem das Ciências Introduzir formas de avaliação de sua própria tarefa docente como instrumento de melhoria do ensino Arte: Eduardo Ulysséa

51 Adquirir a Formação Necessária para Associar Ensino e Pesquisa Prática
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Adquirir a Formação Necessária para Associar Ensino e Pesquisa Prática Inserir-se de alguma forma no processo de pesquisa Arte: Eduardo Ulysséa

52 Adquirir a Formação Necessária para Associar Ensino e Pesquisa Prática
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Adquirir a Formação Necessária para Associar Ensino e Pesquisa Prática Inserir-se de alguma forma no processo de pesquisa Contribuir para elevar sua capacidade de inovação Arte: Eduardo Ulysséa

53 Adquirir a Formação Necessária para Associar Ensino e Pesquisa Prática
Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Adquirir a Formação Necessária para Associar Ensino e Pesquisa Prática Inserir-se de alguma forma no processo de pesquisa Contribuir para elevar sua capacidade de inovação Fundamentar suas decisões Arte: Eduardo Ulysséa

54 Unidade 3: Os elementos constitutivos na organização do trabalho pedagógico
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA Arte: Eduardo Ulysséa

55 Unidade 3: Os elementos constitutivos na organização do trabalho pedagógico
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS Arte: Eduardo Ulysséa

56 Unidade 3: Os elementos constitutivos na organização do trabalho pedagógico
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES Arte: Eduardo Ulysséa

57 Unidade 3: Os elementos constitutivos na organização do trabalho pedagógico
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES PROCEDIMENTOS DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM Arte: Eduardo Ulysséa

58 Unidade 3: Os elementos constitutivos na organização do trabalho pedagógico
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES PROCEDIMENTOS DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS DIDÁTICOS E DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Arte: Eduardo Ulysséa

59 Unidade 3: Os elementos constitutivos na organização do trabalho pedagógico
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES PROCEDIMENTOS DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS DIDÁTICOS E DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Arte: Eduardo Ulysséa

60 Qual o Significado de Ensinar e de Aprender?
ENSINO E APRENDIZAGEM Qual o Significado de Ensinar e de Aprender? Arte: Eduardo Ulysséa

61 ENSINO E APRENDIZAGEM Aprender o quê? Para quê? O desenvolvimento mental (o aspecto cognitivo), para que o aluno aprenda a captar e processar informações, organizar dados, apreender e relacionar conceitos, perceber e resolver problemas, criar conceitos e soluções. Arte: Eduardo Ulysséa

62 ENSINO E APRENDIZAGEM Aprender o quê? Para quê? O desenvolvimento mental (o aspecto cognitivo), para que o aluno aprenda a captar e processar informações, organizar dados, apreender e relacionar conceitos, perceber e resolver problemas, criar conceitos e soluções. O desenvolvimento da pessoa singular e como um todo ( os aspectos cognitivo, afetivo, social), para que o aluno realize o desenvolvimento de sua sociabilidade, comunicabilidade, cultura, valores, competência profissional, organização interna, relacionamento com o ambiente e com a sociedade. Arte: Eduardo Ulysséa

63 ENSINO E APRENDIZAGEM Aprender o quê? Para quê? O desenvolvimento das relações sociais. Entende como vitalmente importante para o homem tanto a realidade social como a interação dos mesmos homens com ela. Arte: Eduardo Ulysséa

64 ENSINO E APRENDIZAGEM Aprender o quê? Para quê? O desenvolvimento das relações sociais. Entende como vitalmente importante para o homem tanto a realidade social como a interação dos mesmos homens com ela. Entende como exigência do desenvolvimento de qualquer ser humano que ele aprenda a situar-se historicamente no tempo e no espaço: estar aberto estabelecer e compreender as relações dos fatos relacioná-los historicamente analisar criticamente participar da vida desta sociedade, criando uma realidade co-participada. Arte: Eduardo Ulysséa

65 Aprender o quê? Para quê? O desenvolvimento da capacidade de decidir
ENSINO E APRENDIZAGEM Aprender o quê? Para quê? O desenvolvimento da capacidade de decidir Desenvolvimento de habilidade para assumir responsabilidade social e política. Arte: Eduardo Ulysséa

66 Há Alguns Princípios Comuns de Aprendizagem?
ENSINO E APRENDIZAGEM Há Alguns Princípios Comuns de Aprendizagem? Toda aprendizagem precisa ser significativa Isto exige que a aprendizagem: Se relacione com o seu universo de conhecimentos, experiências, vivências; Arte: Eduardo Ulysséa

67 Há Alguns Princípios Comuns de Aprendizagem?
ENSINO E APRENDIZAGEM Há Alguns Princípios Comuns de Aprendizagem? Toda aprendizagem precisa ser significativa Isto exige que a aprendizagem: se relacione com o seu universo de conhecimentos, experiências, vivências; permita formular problemas e questões que de algum modo o interessem, o envolvam ou que lhe digam respeito; Arte: Eduardo Ulysséa

68 Há Alguns Princípios Comuns de Aprendizagem?
ENSINO E APRENDIZAGEM Há Alguns Princípios Comuns de Aprendizagem? Toda aprendizagem precisa ser significativa Isto exige que a aprendizagem: se relacione com o seu universo de conhecimentos, experiências, vivências; permita formular problemas e questões que de algum modo o interessem, o envolvam ou que lhe digam respeito; permita entrar em confronto experiencial com problemas práticos de natureza social, ética, profissional, que lhe sejam relevantes; Arte: Eduardo Ulysséa

69 Há Alguns Princípios Comuns de Aprendizagem?
ENSINO E APRENDIZAGEM Há Alguns Princípios Comuns de Aprendizagem? Toda aprendizagem precisa ser significativa Isto exige que a aprendizagem: se relacione com o seu universo de conhecimentos, experiências, vivências; permita formular problemas e questões que de algum modo o interessem, o envolvam ou que lhe digam respeito; permita entrar em confronto experiencial com problemas práticos de natureza social, ética, profissional, que lhe sejam relevantes; permita participar com responsabilidade do processo de aprendizagem; Arte: Eduardo Ulysséa

70 Há Alguns Princípios Comuns de Aprendizagem?
ENSINO E APRENDIZAGEM Há Alguns Princípios Comuns de Aprendizagem? Toda aprendizagem precisa ser significativa Isto exige que a aprendizagem: permita e o ajude a transferir o que aprendeu na escola para outras circunstâncias e situações de vida; Arte: Eduardo Ulysséa

71 Há Alguns Princípios Comuns de Aprendizagem?
ENSINO E APRENDIZAGEM Há Alguns Princípios Comuns de Aprendizagem? Toda aprendizagem precisa ser significativa Isto exige que a aprendizagem: permita e o ajude a transferir o que aprendeu na escola para outras circunstâncias e situações de vida; suscite modificações no comportamento e até mesmo na personalidade do aprendiz. Arte: Eduardo Ulysséa

72 Há Alguns Princípios Comuns de Aprendizagem?
ENSINO E APRENDIZAGEM Há Alguns Princípios Comuns de Aprendizagem? Toda aprendizagem é pessoal Arte: Eduardo Ulysséa

73 Há Alguns Princípios Comuns de Aprendizagem?
ENSINO E APRENDIZAGEM Há Alguns Princípios Comuns de Aprendizagem? Toda aprendizagem é pessoal Toda aprendizagem precisa visar objetivos realísticos Arte: Eduardo Ulysséa

74 Há Alguns Princípios Comuns de Aprendizagem?
ENSINO E APRENDIZAGEM Há Alguns Princípios Comuns de Aprendizagem? Toda aprendizagem é pessoal Toda aprendizagem precisa visar objetivos realísticos Toda aprendizagem precisa ser acompanhada de feedback imediato Arte: Eduardo Ulysséa

75 Há Alguns Princípios Comuns de Aprendizagem?
ENSINO E APRENDIZAGEM Há Alguns Princípios Comuns de Aprendizagem? Toda aprendizagem é pessoal Toda aprendizagem precisa visar objetivos realísticos Toda aprendizagem precisa ser acompanhada de feedback imediato Toda aprendizagem precisa ser embasada em um bom relacionamento interpessoal Arte: Eduardo Ulysséa

76 Como se Caracteriza o Papel do Professor?
ENSINO E APRENDIZAGEM Como se Caracteriza o Papel do Professor? Como questionador de sua prática pedagógica. Epistemólogo de si mesmo. Refletindo sobre: que objetivos pretendo que meus alunos alcancem? quais são as expectativas dos meus alunos ao virem fazer meu curso? como envolvê-los? que pretendem aprender? que poderei fazer para facilitar seu desenvolvimento e sua aprendizagem? Arte: Eduardo Ulysséa

77 Plano de Ensino: seu papel
ENSINO E APRENDIZAGEM Plano de Ensino: seu papel Arte: Eduardo Ulysséa

78 Plano de Ensino: seu papel
ENSINO E APRENDIZAGEM Plano de Ensino: seu papel Conforme sua concepção de educação e de universidade, o professor influenciará o processo de aprendizagem dos alunos numa ou noutra direção. Arte: Eduardo Ulysséa

79 Plano de Ensino: seu papel
ENSINO E APRENDIZAGEM Plano de Ensino: seu papel Conforme sua concepção de educação e de universidade, o professor influenciará o processo de aprendizagem dos alunos numa ou noutra direção. Em segundo lugar, sua concepção sobre aprendizagem, bem como seu conhecimento do processo de aprendizagem e sobre as formas mais eficientes de estabelecê-lo em sala de aula; Arte: Eduardo Ulysséa

80 Plano de Ensino: seu papel
ENSINO E APRENDIZAGEM Plano de Ensino: seu papel Conforme sua concepção de educação e de universidade, o professor influenciará o processo de aprendizagem dos alunos numa ou noutra direção. Em segundo lugar, sua concepção sobre aprendizagem, bem como seu conhecimento do processo de aprendizagem e sobre as formas mais eficientes de estabelecê-lo em sala de aula; Influi, também, sua habilidade em lidar com tais formas. Arte: Eduardo Ulysséa

81 Plano de Ensino: seu papel
ENSINO E APRENDIZAGEM Plano de Ensino: seu papel Em primeiro lugar, o que ele entende por educação; Conforme sua concepção de educação e de universidade, o professor influenciará o processo de aprendizagem dos alunos numa ou noutra direção. Em segundo lugar, sua concepção sobre aprendizagem, bem como seu conhecimento do processo de aprendizagem e sobre as formas mais eficientes de estabelecê-lo em sala de aula; Influi, também, sua habilidade em lidar com tais formas. Por último, as decisões vão ser orientadas - e isto é tão óbvio que dispensaria ser mencionado - pela postura do professor diante da área que leciona e pela quantidade e tipo de conhecimentos de que dispõe. Arte: Eduardo Ulysséa

82 Plano de Ensino: seu papel
ENSINO E APRENDIZAGEM Plano de Ensino: seu papel Um plano de ensino representa uma organização seqüencial de decisões sobre a ação do professor, visando influenciar: O processo de aprendizagem A eficiência Características de um plano: claro e completo flexível, em função de feedbacks advindos da sua própria concretização. Arte: Eduardo Ulysséa

83 Tipos Diferentes de Plano de Ensino
ENSINO E APRENDIZAGEM Tipos Diferentes de Plano de Ensino Plano de curso Plano de disciplina Plano de unidade Plano de aula Arte: Eduardo Ulysséa

84 O Professor e a Participação na Elaboração dos Planos
ENSINO E APRENDIZAGEM O Professor e a Participação na Elaboração dos Planos Arte: Eduardo Ulysséa

85 Elaboração de um Plano de Disciplina I. Identificação
ENSINO E APRENDIZAGEM Elaboração de um Plano de Disciplina I. Identificação Nome da disciplina: Curso: Departamento: Nome do Professor: Semestre e ano: Turma: Monitor (se houver disponibilidade deles): indicar quantos, seus nomes e qualificação Arte: Eduardo Ulysséa

86 Elaboração de um Plano de Disciplina
ENSINO E APRENDIZAGEM Elaboração de um Plano de Disciplina II. Objetivos e sua relação com os Objetivos do Plano de Curso III. Tema ( Conteúdo Programático) IV. Estratégias V. Avaliação do desempenho do aluno, do professor e da programação oferecida VI. Bibliografia Arte: Eduardo Ulysséa

87 Elaboração de um Plano de Unidade I. Identificação
ENSINO E APRENDIZAGEM Elaboração de um Plano de Unidade I. Identificação Disciplina: Unidade: Tema: Duração: II. Objetivos III. Principais conceitos IV. Estratégias V.Avaliação VI. Bibliografia Arte: Eduardo Ulysséa

88 Unidade 4: Seminário de apresentação do trabalho pedagógico
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM BANCA No momento da apresentação em banca o aluno deverá demonstrar: Conhecimento sobre o projeto de prática de ensino. Clareza e objetividade na comunicação. Compatibilização dos conteúdos selecionados com o tema do projeto. Habilidade no uso de recursos didáticos. Arte: Eduardo Ulysséa

89 FONTES: JAPIASSU, H. &D. MARCONDES. DICIONÁRIO BÁSICO DE FILOSOFIA
FONTES: JAPIASSU, H. &D. MARCONDES. DICIONÁRIO BÁSICO DE FILOSOFIA. RIO DE JANEIRO; ZAHAR, 1993. MACHADO, N. APUD LUZ, ª AVALIAR É PRECISO... CURITIBA; UFPR, 1995. VASCONCELOS, C. CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. SÃO PAULO; LIBERTAD, 1995. Arte: Eduardo Ulysséa


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