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Informática na Educação: Abordagens, Importância e Tendências

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Apresentação em tema: "Informática na Educação: Abordagens, Importância e Tendências"— Transcrição da apresentação:

1 Informática na Educação: Abordagens, Importância e Tendências
Marcus Vinicius Maltempi UNESP - DEMAC

2 Qual o principal objetivo do desenvolvimento de ferramentas computacionais para serem aplicadas na educação?

3 Favorecer e potencializar a aprendizagem dos alunos!!

4 O que seria a utilização do computador na educação de maneira inteligente?

5 Fazer o que o professor faz tradicionalmente...
Passar a informação para o aluno Administrar e avaliar as atividades do aluno Auxiliar o professor a fazer o que faz há décadas

6 Ou... Possibilitar mudanças no sistema atual de ensino
Ser usado pelo aluno para construir o conhecimento e, portanto, ser um recurso com o qual o aluno possa criar, pensar e manipular a informação?

7 “O desafio não está na tecnologia, mas sim no uso que faremos dela”.
O uso inteligente do computador não é um atributo inerente ao mesmo, mas está vinculado a maneira como nós concebemos a tarefa na qual ele será utilizado “O desafio não está na tecnologia, mas sim no uso que faremos dela”. Drucker (1993)

8 Idéia a ser defendida: Ter o computador auxiliando a aprendizagem
Usar o computador na educação de maneira inteligente Ter o computador auxiliando a aprendizagem

9 Por que aprendizagem e não ensino?

10 Mudanças na Sociedade ? Produção/Serviço Educação artesanato
produção em massa qualidade total Educação mentoreado ensino ?

11 Sociedade do Conhecimento
Competências necessárias para os atuais profissionais: participar ativamente trabalhar em grupo pensar e criar aprender a aprender ter consciência do potencial cognitivo/ afetivo/ social A pedagogia passa do fazer para o compreender

12 Como criar situações para estimular a compreensão?
Ambiente de aprendizado rico em: Informação e tecnologia (computador) Professor-mediador

13 Qualquer uso do computador?

14 O computador no ensino:
Tutoriais (CAI e STI) Exercício e prática Uso de multimídia ou Web

15 Tutorial

16 Tutorial informação

17 Tutorial informação informação

18 Tutorial informação informação pergunta

19 Tutorial informação informação pergunta resposta

20 No tutorial o computador:
Passa a informação Verifica se a informação foi retida Controla o processo de ensino

21 Uso do computador no ensino:
Fácil de ser implantado na Escola Substitui o professor com mais eficiência Não produz profissionais preparados para o mundo atual Não explora as reais possibilidades do computador

22 Uso do computador no ensino:
Fortalece o desenvolvimento de práticas pedagógicas instrucionistas, tecnologicamente mais sofisticadas, mas pedagogicamente vazias e empobrecidas Mesmo os STI’s continuam aprisionando a mente, inteligência e a criatividade do aluno, pois toma decisões sobre o que, como e quando ensinar

23 O computador no ambiente de aprendizagem (construcionismo contextualizado):
Programação Processador de texto, planilha, criação de banco de dados Desenvolvimento de multimídia

24 Construcionismo: aprendiz usando a informática na construção de um produto significativo
Contextualizado: produto construído é relacionado com a realidade do aprendiz

25 Programação

26 Programação descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação

27 Programação execução descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação

28 Programação reflexão execução
descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação

29 Programação reflexão depuração execução
descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação

30 Programação conceito estratégia reflexão depuração execução
descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação

31 Programação conceito estratégia reflexão depuração social execução
descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação professor-mediador

32 Papel do computador na programação
Tornar o raciocínio explícito Executar o “raciocínio” Fornecer feedback fiel e imediato Permitir diferentes níveis de reflexão Facilitar a depuração do conhecimento Permitir a discussão de aspectos da meta-cognição

33 Uso do computador na aprendizagem:
Difícil de ser implantado na Escola A mediação de um professor-facilitador é fundamental Exige mudanças profundas do sistema educacional: alteração do papel atribuído ao erro trabalho sobre projetos mais autonomia a professores e alunos novos tipos de avaliação de aprendizagem

34 Objetivo da Informática na Educação:
Não é implantar laboratório de computadores nas Escolas MAS Ajudar na construção da mudança na Escola

35 O que significa construção da mudança na Escola?

36 Mudança significa sair de uma Escola tradicional
E passar para uma Escola na qual o aprendizado é fruto do processo da construção de conhecimento

37 Por que acreditamos que a Informática pode auxiliar essa mudança?

38 A presença do computador:
Questiona o que é inteligência Questiona o que é ensinar Permite a construção do conhecimento por meio do ciclo Formar um novo profissional Empowerment Abertura para novidades imprevisíveis

39 Diferentes Abordagens de Educação a Distância

40 Abordagem Broadcast recebe informação envia

41 Abordagem Broadcast O professor não interage com o aluno
Não garante que o aluno aprende Pode atender um grande número de alunos Custo baixo

42 Escola Tradicional Virtual
recebe informação envia

43 Escola Tradicional Virtual
recebe informação reporta resultados envia

44 Escola Tradicional Virtual
Processo centrado no professor Em geral, a interação professor-aluno resume-se a: verificar se o aluno memorizou a informação fornecida exigir do aluno uma aplicação direta da informação fornecida em um domínio muito restrito Tem os mesmos problemas que o ensino nas escolas tradicionais Atende menos alunos do que a Broadcast Abordagem de EAD mais utilizada no Brasil

45 Estar Junto Virtual

46 Estar Junto Virtual age

47 Estar Junto Virtual reflete age

48 Estar Junto Virtual descreve indagações reflete age

49 Estar Junto Virtual descreve indagações recebe reflete age

50 Estar Junto Virtual descreve indagações recebe reflete age

51 Estar Junto Virtual reporta idéias reflete age recebe descreve
indagações recebe reflete reporta idéias age

52 Estar Junto Virtual reporta idéias reflete age recebe descreve
indagações recebe reflete reporta idéias age

53 Estar Junto Virtual Busca realizar o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição Solução educacional de alta qualidade que propicia condições para o aluno construir conhecimento, contextualizado em sua realidade e de maneira contínua Solução de alto custo (um professor não consegue atender mais do que 20 alunos)

54 Reflexões e Desafios Educar é complexo, dinâmico e imprevisível
Software aberto Questão de sobrevivência da humanidade Sistemas de apoio “não autônomos” Inteligência Artificial Representação de conhecimento Agentes de Interface/ Cognitivo que aprende Interação Humano-Computador Design Participativo

55 Referências Papert, Seymour Valente, José Armando
web.media.mit.edu/~papert Valente, José Armando Núcleo de Informática Aplicada à Educação


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