A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Wireless Application Protocol (WAP)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Wireless Application Protocol (WAP)"— Transcrição da apresentação:

1 Wireless Application Protocol (WAP)
Componentes: Alex Fernandes Neves - ECA Leonardo Poubel Orenstein – ECA

2 Historico “Boom” da internet “Boom” do celular Limitações
Processamento Memória Bateria Banda Físicas Wap Forum (1997)

3 Camadas Baseado na Arquitetura da Internet
Duas versões principais já lançadas WAP 1.x e 2.0

4 WAP 1.x

5 Wireless Application Enviroment WAE
WML (Wireless Markup Language) no lugar da HTML (HyperText Markup Language) WML-Script ou JAVA-Script WBMP (Wireless BitMap) WTA (Wireless Telephony Application)

6 Wireless Markup Language WML
XML (eXtensible Markup Language) Decks e Cards Links

7 Wireless Markup Language WML
<?xml version="1.0"?> <!DOCTYPE wml PUBLIC "-//WAPFORUM//DTD WML1.1//EN" " <wml> <card id="no1" title="Card 1"> <p>Este é um paragrafo</p> <p>Este é outro paragrafo<br/> com uma quebra de linha.</p> </card> <card id="no2" title="Card 2"> <p>Trabalho de redes de Computadores</p> </wml> Este exemplo apareceria assim no aparelho: Card Este é um paragrafo Este é outro paragrafo com uma quebra de linha. Card Trabalho de redes de Computadores

8 Wireless Session Protocol WSP
Equivalente a camada de Sessão Dois tipos: Sem conexão orientados a conexão. Necessita do WTP

9 Wireless Session Protocol WSP (PUSH)

10 Wireless Transportation Protocol WTP
Três classes de serviços de transação: Pedidos não confiáveis . Pedidos confiáveis. Pedidos e respostas confiáveis. Redução no número de mensagens enviadas, através da concatenação de PDUs (Packet Data Unit) Transações assíncronas Trabalha em cima de datagramas Confiabilidade opcional entre usuários (acknowlodge)

11 Wireless Transport Layer Security WTLS
Garantia de privacidade Garantia da autenticação da fonte Integridade dos dados Proteger o aparelho de ataques do tipo DNS (Denial of Service)

12 Wireless Datagram Protocol WDP
Se adapta a cada tecnologia de transmissao de dados Quando é possivel utilizar IP o utiliza-se o UDP Necessita da WTP pra completá-la

13 Bearer Camada Física, de Enlace e de Rede (corresponderia na Internet ao IP) da Arquitetura do modelo OSI Rede GSM, CDMA e IP Enlace SMS, GPRS, CSD e USSD GPRS IP Aumento de banda com GPRS MMS

14 WAP 2.0

15 Wireless Application Enviroment WAE 2.0
XHTML Móbile Profile CSS Divisão de “stack”

16 WAP 2.0 Outras Camadas WPHTTP TLS WPTCP

17 Futuro Grandes melhorias com WAP 2.0
WAP forte no Japão, e crescendo em outros paises como Reino Unido Concorrente: i-mode WAP virando Internet

18 Perguntas 1)Qual a função do WAP Gateway? 2)O que são decks e cards?
3)Por que quando se usa WDP em WAP é necessário uma camada a mais? 4)Qual a principal tendência futura da tecnologia WAP? 5)Qual é a função do Push e como ele ocorre?

19 Perguntas 1)Qual a função do WAP Gateway? Resposta:
Sua função é traduzir os protocolos da arquitetura internet para a arquitetura WAP e vice-versa, assim tornando possivel que um cliente em um PDA consiga receber e enviar dados a um servidor.

20 Perguntas 2)O que são decks e cards? Resposta:
Card é uma estrutura básica de visualização do wml, formatado para caber na tela do celular. O Deck é o conjunto de cards encadeados através de links e representam uma pagina.

21 Perguntas 3)Por que quando se usa WDP em WAP é necessário uma camada a mais? Resposta: Porque WDP é baseado no UDP e não garante segurança no envio, ou mesmo a ordem de chegada de mensagens. Aliado a isto nós temos um problema especifico por estarmos tratando de um meio sem fio, consequentemente com uma alta taxa de erros de transmissão. Esta camada extra (WTP) garante que essas condiçoes nao impeçam o bom funcionamento do WAP adicionanod a este caracteristicas semelhantes ao do TCP.

22 Perguntas 4)Qual a principal tendência futura da tecnologia WAP?
Resposta: Na medida em que a infra-estrutura da rede sem fio e os próprios aparelhos melhorem, as restrições que originaram o WAP vão se reduzindo, e eventualmente o WAP deixara de existir e os PDAs passaram a utilizar da Internet convencional.

23 Perguntas 5)Qual é a função do Push e como ele ocorre? Resposta:
O PUSH é um serviço que permite a um servidor mandar dados ao cliente mesmo sem esse ter enviado um pedido previamente. Ele se incia quando um servidor manda uma mensagem para um Push Gateway, que converte protocolos e reenvia a mensagem para um cliente, sendo que este fica constantemente com uma aplicação de inicialização rodando aguardando um pedido de Início de Sessão para receber essa mensagem.


Carregar ppt "Wireless Application Protocol (WAP)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google