A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FRANCISCO XAVIER Apóstolo da India e do Japão Padroeiro das Missões

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FRANCISCO XAVIER Apóstolo da India e do Japão Padroeiro das Missões"— Transcrição da apresentação:

1 FRANCISCO XAVIER Apóstolo da India e do Japão Padroeiro das Missões

2 És o mais pequeno e o mais ágil !
Francisco nasceu em 1506, no Castelo de Xavier, em Navarra na Espanha. O seu Pai morreu quando ele era muito novo, assim teve que aprender a fazer-se forte desde pequeno.

3 Francisco, vem preciso de ti
Navarra estava em guerra com o Rei de Castela e os irmãos mais velhos tiveram que ir lutar. Francisco ajudava a sua mãe, estudava e rezava por todos, ao Cristo do sorriso, na capela.

4 Prefiro os livros à espada !
Quando a guerra terminou, os dois irmãos mais velhos propuseram a Francisco que se fizesse militar como eles, mas ele preferia estudar para ser doutor em leis, como tinha sido seu pai.

5 Chegarei a ser catedrático, embaixador ou quem sabe Bispo…
Foi estudar para Paris. Tirava muito boas notas e estava seguro de que se algum dia conseguisse um bom emprego ganharia muito dinheiro e, sobretudo, muitas honras e fama.

6 Sabes o que Deus quer de ti?
Na universidade de Sorbona em Paris, Francisco conheceu muitos estudantes, e entre eles, Inácio de Loyola, por quem no início não sentiu muita simpatia.

7 Iremos trabalhar lá onde o Papa nos queira…
Mais tarde, conseguiu o seu título universitário, fez-se muito amigo de Inácio e de outros estudantes; foi com eles a Roma, todos se ordenaram sacerdotes e fundaram a Companhia de Jesus.

8 O Rei deseja que se evangelize aquelas gentes
O Rei de Portugal, D.João III, que possuia muitos territórios na India e mais além, queria que Inácio enviasse algum dos seus como missionário para aquelas terras.

9 Creio que esta empresa é para ti…
Vou já ! Inácio mandou a Francisco, que ficou encantado, porque já há muito tempo que sonhava ser missionário e trabalhar muito, falando de Deus a toda a gente que ainda não O conhecia.

10 Deus ama-nos e quer que nos amemos e ajudemos
Viajou de Roma a Portugal, e daí até à India. De Lisboa a Goa demorou 13 meses. Em Goa trabalhou com as crianças e os doentes. Depois foi catequizar e servir as crianças da Pescaria.

11 Fala de um Deus poderoso e bom, ensina as crianças e cuida dos doentes
Viajou para lá de Malaca para ensinar e baptizar em todos os lugares do império português. Nunca lhe parecia ter trabalhado bastante para anunciar Deus a todos!

12 Muitos acreditaram e converteram-se
Em Malaca, um japonês chamado Anjiro falou-lhe da sua pátria, e Francisco decidiu chegar até lá para evangelizar aquele país, aonde quase nenhum europeu havia chegado.

13 No próximo ano estarei na Corte de Pequim ou em Cantão…
Fundou missões no Japão, e quis chegar até à China. Morreu com 46 anos, em 3 de Dezembro de 1552 em Sanchoão, quase a entrar na China, tendo gasto a sua vida ao serviço do Senhor.

14 FRANCISCO XAVIER A partir de agora, os diapositivos serão com perguntas, para ver o que sabes de S. Francisco Xavier.

15 Onde nasceu Francisco Xavier?
Nas Asturias Em Navarra Em Loyola

16 ¿Onde estudou Xavier? Em Madrid Em Roma Em París

17 ¿A quem conheeceu Xavier em Paris?
Inacio de Loyola São Francisco Ao Rei de Portugal

18 S.Inácio de Loyola, Xavier e outros mais, ¿que fundaram?
A Companhia de Jesus O Real Madrid Sociedade Missionária

19 ¿Aonde enviaram como missionário a Francisco Xavier ?
África India América

20 Ao chegar à India, ¿a que cidade chegou?
Calcuta Goa Bombaim

21 ¿Que fez ao princípio em Goa?
Xavier trabalhou com as crianças e doentes. Xavier trabalhou com os sacerdotes hindus. Xavier trabalhou com os soldados portugueses.

22 Depois da India, ¿para onde viajou a pregar?
Viajou para as Malacas, para seguir pregando e baptizando. Viajou para a China, para pregar aí o Evangelho. Viajou para Lisboa para pedir ajuda ao rei de Portugal..

23 ¿Que países evangelizou?
China India Japão

24 ¿A que país queria ir quando
chegou a morte? China India Japão

25 ¿Com que idade morreu, e em que gastou a sua vida?
Morreu aos 46 anos, tendo gasto a sua vida ao serviço do Senhor nos países de Oriente. Morreu aos 46 anos, tendo gasto a sua vida a fazer grandes estudos e a escrever livros. Morreu aos 46 anos, tendo gasto a sua vida a anunciar o Evangelho nos países da América.

26 FRANCISCO XAVIER Apóstolo da India e do Japão Padroeiro das Missões
Fim


Carregar ppt "FRANCISCO XAVIER Apóstolo da India e do Japão Padroeiro das Missões"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google