A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Implantando SCRUM na Simplestec Equipe Tributária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Implantando SCRUM na Simplestec Equipe Tributária"— Transcrição da apresentação:

1 Implantando SCRUM na Simplestec Equipe Tributária
Frederico Augusto

2 Desenvolvimento Ágil

3 Manifesto Ágil “Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazê-lo. Através desse trabalho, passamos a valorizar: Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas Software em funcionamento mais que documentação abrangente Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos Responder a mudanças mais que seguir um plano Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda.”

4 Isso já me aconteceu antes???

5 Gastar energia em tarefas que não agregam valor nenhum ao cliente realmente é perda de tempo e dinheiro; Prioridades e atividades devem ser claras.

6 Como Resolver isso???

7 Princípios por trás do Manifesto Ágil:
A prioridade é satisfazer o cliente, entregando o mais rápido possível e de forma contínua software que tenha valor; Requisitos mutantes são bem vindos, mesmo no final do desenvolvimento. Os processos ágeis podem ser usados a favor de mudanças que tragam vantagem competitiva para o cliente; É importante entregar software funcionando freqüentemente, mensalmente, quinzenalmente ou, se possível, toda semana; Clientes e desenvolvedores devem trabalhar juntos diariamente num projeto; Projetos devem ser feitos por indivíduos motivados. Os indivíduos precisam da confiança de que seu trabalho será realizado. Eles devem ter suas necessidades atendidas e trabalhar num ambiente adequado;

8 Princípios por trás do Manifesto Ágil:
Conversa face-a-face é SEMPRE a melhor forma de comunicação; Software funcionando é a primeira medida de progresso; O processo ágil torna o desenvolvimento sustentável. Patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem manter a paz indefinidamente; Atenção constante à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade; A chave é SIMPLICIDADE: minimizar a quantidade de trabalho desnecessário; As melhores arquiteturas, requisitos e design surgem de equipes auto-organizadas; A equipe reflete como se tornar mais eficiente, ajustando seu comportamento para atingir esse objetivo.

9 SCRUM Scrum é um processo iterativo e incremental de gerenciamento de projetos ágeis; Entre suas principais características está a entrega de produtos de software totalmente funcionais em períodos curtos e pré- determinados;

10 SCRUM O termo SCRUM deriva do jogo de Rugby, onde as duas equipes disputam a posse de bola e toda a equipe esta comprometida no evento.

11 SCRUM - Fundamentos A idéia principal do SCRUM é manter o foco na entrega que represente maior valor de negócio, no menor tempo possível; As necessidades de negócio do cliente determinam as prioridades da equipe SCRUM; As equipes se auto-organizam para definir a melhor maneira de entregar as funcionalidades de maior prioridade.

12 Tarefas e Objetivos são da Equipe…

13 SCRUM Valores Dentre os valores do Scrum podemos citar: Transparência;
Auto-organização; Comprometimento; Entregas representativas para o cliente; Comunicação...

14 Resultados Esperados Responsabilidade Compartilhada; Mais comunicação;
Aumento da Qualidade; Disseminação do Conhecimento; Satisfação dos stakeholders…

15 não Gera Desenvolvimento de Software as mesmas saídas para as
mesmas entradas

16 Bom, e o que Scrum faz então?

17 Processando…

18 Funcionamento Visão do Produto Sprint Retrospective Sprint Planning
Sprint Review

19 SCRUM Papéis Cerimônias Artefatos Product Owner Scrum Master Time
Planejamento da Sprint Reunião Diária Revisão da Sprint Retrospectiva da Sprint Artefatos Product Backlog Sprint Backlog Gráfico Burndown

20 Product Owner SCRUM Master Equipe SCRUM Definir a Visão do Produto
Elaborar e manter o Product Backlog; Definir a prioridade e ROI; Representar o cliente; Aceitar ou rejeitar os entregáveis. SCRUM Master Ser um líder (servidor); Remover impedimentos; Proteger a equipe; Ajudar o PO (com Product Backlog); Ser o facilitador da equipe; Garantir as práticas SCRUM. Equipe SCRUM Fazer estimativa; Definir as tarefas; Desenvolver o produto; Garantir a qualidade do produto; Apresentar o produto ao cliente; Equipe: auto-gerenciável e multifuncional.

21 Equipes Comprometidas

22 Reunião de Planejamento (Sprint Planning)
Participam PO, Scrum Master e Equipe Parte 1 : Entendimento dos requisitos e Definir a prioridade e itens que farão parte do SPRINT; Parte 2 : Sem a necessidade do PO a equipe realiza o planejamento tático para o desenvolvimento das tarefas.

23 Reunião Diária (Daily SCRUM)
Participam Equipe e Scrum Master O que eu fiz ontem ? O que irei fazer hoje ? Algum impedimento ?

24 Revisão da Sprint (Sprint Review)
Participam PO, Equipe, Scrum Master e convidados ; Reunião para demonstração resultado do Sprint; Informar ao PO todos os impedimentos;

25 Retrospectiva da Sprint (Sprint Retrospective)
Participam Equipe e Scrum Master Equipe se reúne para verificar o que deu certo e errado no SPRINT; O time identifica oportunidades de melhoria para a equipe e para empresa; A equipe formaliza as lições aprendidas e realiza os ajustes necessários para a próxima iteração; Não é permitido Power Point…

26 Backlog do Produto O Backlog do Produto é uma lista de itens priorizados que contém todas as funcionalidades que são desejadas para o produto. Todos os requisitos que precisam ser realizados para a finalização do projeto. Para gerenciar o Product Backlog é necessário que todos os itens estejam identificados, estimados   pela equipe e priorizados pelo PO.

27 TaskBoard – Gestão a Vista

28 TaskBoard – Gestão a Vista

29 TaskBoard Fazer Em Andamento Feito Não Planejado Impedimentos

30 Gráfico Burndown O gráfico Burndown representa o trabalho restante sobre o tempo planejado; Atualização diária, qualquer atraso ou antecipação vista imediatamente; Como um Projeto atrasa?

31 Planning Poker

32 Planning Poker Os números menores refletem bem algo realmente possível de realizar; Os número maiores não são relatos muito claros, difíceis de estimar; Estes devem ser transformados em relatos menores para facilitar a realização;

33 Planning Poker

34 Bibliografia ABU SAMRA,Nelson. Blog do Abu. < Blog do Abu : SCRUM ApostilaDeApoio v2.1 Scrum Experience [O Tutorial SCRUM] v16 SCRUM, experience-o-tutorial-scrum.html Manifesto Ágil: Acesso em :04/03/2010 SCRUM. SCRUM in Five Minutes. Disponível em: < g_webb.pdf,>. Acesso em: 11/03/10.

35


Carregar ppt "Implantando SCRUM na Simplestec Equipe Tributária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google