A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULO 2 A Educação no Movimento Escoteiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULO 2 A Educação no Movimento Escoteiro"— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO 2 A Educação no Movimento Escoteiro
[P.E.G.A.] Plano Estratégico de Gestão de Adultos MÓDULO 2 A Educação no Movimento Escoteiro

2 Bem Vindos Recursos para cada etapa do caminho

3 Vamos lembrar? Definição Princípio Propósito Método Os Ramos
Objetivo de cada ramo

4 Educação 1 Nosso Grupo, do seu Jeito!

5 O Método Escoteiro Marco Zero Educamos através de processos lúdicos
“Um jogo 24 horas por dia, 7 dias por semana” O Método Escoteiro

6 O Método Escoteiro De Lobinho a Pioneiro Lobo Escoteiro Sênior
Fantasia Socialização Lobo Aventura Assumir responsabilidades Escoteiro Desafio autoconhecimento Seu papel no mundo Sênior Servir Pioneiro O Método Escoteiro Educamos através de processos lúdicos O Escotismo é um jogo 24 horas por dia, 7 dias por semana

7 Programa educativo: método escoteiro na prática
1 Nosso Grupo, do seu Jeito!

8 O Método Escoteiro O Método Escoteiro 1. A Lei e Promessa
2. Aprender fazendo 3. A vida em equipe 4. Atividades progressivas, atraentes e variadas a - O jogo como instrumento de educação b - A vida ao ar livre c - As técnicas e habilidades práticas d - A interação com a comunidade e - A tradição e o ambiente fraterno 5. Desenvolvimento pessoal pela orientação individual O Método Escoteiro

9 O Método Escoteiro 1. Aceitação da Lei e da Promessa
Todos os membros assumem, voluntariamente, um compromisso de vivência da Promessa e da Lei Escoteira. Como funciona: É uma proposta de código moral, apresentada de forma lúdica e deve estar presente em cada jogo e brincadeira realizada no Movimento ATENÇÃO: Os adultos são o exemplo. Espera-se que eles devam seguir a Lei à Risca em sua vida fora do movimento inclusive. Não somos uma igreja. O Método Escoteiro A promessa do Adulto no Movimento Escoteiro Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha pátria Ajudar ao próximo em toda e qualquer ocasião Obedecer a Lei do Escoteiro Servir à União dos Escoteiros do Brasil

10 O Método Escoteiro A lei do Escoteiro A promessa do Escoteiro
O Escoteiro tem uma só palavra, sua honra vale mais que sua própria vida O Escoteiro é leal O Escoteiro está sempre alerta para ajudar ao próximo e pratica diariamente uma boa ação O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros O Escoteiro é Cortês O Escoteiro é amigo dos animais e das plantas O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades O Escoteiro é obediente e disciplinado O Escoteiro é limpo de corpo e alma O Método Escoteiro A promessa do Escoteiro Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha pátria Ajudar ao próximo em toda e qualquer ocasião Obedecer a Lei do Escoteiro

11 O Método Escoteiro A lei do Lobinho A promessa do Lobinho
O lobinho ouve sempre os Velhos Lobos. O lobinho pensa primeiro nos outros. O lobinho abre os olhos e os ouvidos. O lobinho é limpo e está sempre alegre O lobinho diz sempre a verdade. O Método Escoteiro A promessa do Lobinho Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha pátria Ajudar ao próximo em toda e qualquer ocasião Obedecer a Lei do Escoteiro

12 O Método Escoteiro Aprender Fazendo O que é?
O aprendizado pela prática, o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa, os hábitos de observação, indução e dedução. Como funciona? As tarefas são passadas tentando adaptá-las ao máximo para que sempre fiquem inéditas São passadas de acordo com a idade Alcateia (fantasia): integrar e socializar a criança Escoteiros (aventura): conhecer coisas diferentes Sênior (desafios): desafiar os conhecimentos obtidos através de novas técnicas Pioneiros(servir): transformar seus conhecimentos em ações úteis à comunidade Usualmente dá-se um desafio da semana (caça da semana no caso da alcateia) para as seções para que possam]. Exemplos: Descobrir como se faz fogo somente com elementos naturais. Passar nas etapas de especialidades O Método Escoteiro

13 O Método Escoteiro Vida em Equipe O que é?
O aprendizado pela prática, o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa, os hábitos de observação, indução e dedução. Como funciona? Isto se dá através do sistema de patrulhas: As tropas são divididas em equipes, denominadas “patrulhas” nos ramos escoteiro e sênior ou “matilhas” no ramo Lobo. As reuniões de patrulhas denominam-se “Conselho de Patrulha” Espera-se que cada patrulha reúna-se 1 vez por mês fora do horário de reunião. Cada patrulha deverá eleger um líder de forma democrática e rotativa. Estes são chamados de monitores. São responsáveis por coordenar as ações internas nas patrulhas. O segundo no comando chama-se submonitor e é escolhido pelo monitor Existem outros encargos na patrulha na sede e em campo. As patrulhas são reunidas em um fórum compostos pelos monitores chamado “Corte de Honra”. É a maior instância da tropa, sendo responsável inclusive pelas decisões finais sobre o dia a dia da tropa. Espera-se que a Corte de Honra se reúna 1 vez por mês. O Método Escoteiro

14 O Método Escoteiro Atividades Atraentes, Progressivas e Variadas
O que é? O aprendizado pela prática, o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa, os hábitos de observação, indução e dedução. Como funciona? O Método Escoteiro Nós Amarras Pioneirias Abrigos subcampo Fogo Fogueira Pioneiras para cozinha Cozinha Mateira Comida Mateira

15 O Método Escoteiro Desenvolvimento Pessoal com Orientação Individual
O que é? O aprendizado pela prática, o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa, os hábitos de observação, indução e dedução. Como funciona? O programa educativo é nosso próximo tópico São atividades aliadas a um conjunto de ações específicas O Método Escoteiro

16 O Programa Educativo 1 Nosso Grupo, do seu Jeito!

17 O Ponto de Troca: Educação X Ação
O Programa Educativo

18 O Programa Educativo O Ponto de Troca: Educação X Ação
Atividades Legais, próprias e únicas de acordo com o Método Bom comportamento definido no “Níveis mínimos” O Programa Educativo

19 O Programa Educativo O Mínimo que se espera de comportamento O que é?
O aprendizado pela prática, o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa, os hábitos de observação, indução e dedução. Esperamos de nossos membros que: Tenha um bom comportamento Siga a lei fora do grupo Cumpra qualquer item que assumir com a tropa ou com o grupo Esteja com o registro em dia Esteja com as contribuições em dia Sejam frequentes Uma etapa de progressão por mês O Programa Educativo

20 Físico Intelectual Caráter Afetivo Social Espiritual
Áreas de Desenvolvimento Físico Intelectual Caráter Afetivo Social Espiritual O Programa Educativo

21 O Programa Educativo Isso tudo, na prática = Ciclo de Programa
Abertura Diagnóstico Ênfase Calendário Jogo Democrático A construção do Calendário Desenvolvimento Enumeração das competências X atividades e técnicas X Processos de avaliação Encerramento e avaliação Avaliação contínua O Programa Educativo

22 Isso tudo, na prática = Ciclo de Programa
O Programa Educativo

23 O Programa Educativo Isso tudo, na prática = Ciclo de Programa
A Contrução do calendário pela chefia Data Responsável Competência Técnica JAN 1 João AFETIVO Cuido da minha saúde, evito hábitos que possam comprometê-la, e aceito a minha imagem corporal, compreendendo as diferenças físicas e psicológicas entre homens e mulheres. Nós JAN 2 Pedro ESPIRITUAL Demonstro por meio de minhas atitudes diante da Natureza, que tenho consciência de minha responsabilidade com a obra de Deus. Amarras JAN 3 Antônio Abrigo Subcampo O Programa Educativo

24 O Programa Educativo Mas como um jogo trabalha uma competência?
A Contrução do calendário pela chefia O Programa Educativo

25 O Programa Educativo 1 etapa por mês: o “Tropa em Ação” O que é
Um conjunto de etapas propostas a serem passadas ao longo de sua vida dentro da tropa Cada ramo possui um livro com tarefas próprias para a idade, dedicadas a trabalhar competências específicas. O Programa Educativo

26 Progressão e Especialidades
O c O Programa Educativo

27 O Programa Educativo Como construir uma reunião
A “fórmula de bolo de cenoura da avó”: Aquela que todo mundo sabe como fazer, mas cada um faz do seu jeito. Passo 1: Lembrar a ênfase Passo 2: Lembrar a competência trabalhada Passo 3: Pensar em jogos que trabalhem a competência Passo 4: Construir a Programação O Programa Educativo Bandeira, Oração, Inspeção e Aviso (15’) Quebra Gelo (20’) Jogo 1 (30’) Formação (30’) Jogo 2 Relativo à formação e à competência da ênfase (40’) Jogo 3 (30’) [RESERVA] Tempo extra = intervalos entre jogos, deslocamento, BOIA

28 O Programa Educativo Aplicando um jogo Apresentação das regras do jogo
Apresentação das competências Regulando o jogo Avaliação final com os membros Observações especiais O Programa Educativo

29 Programar uma reunião para qualquer um dos ramos abaixo:
Dever de casa Programar uma reunião para qualquer um dos ramos abaixo: Sênior Escoteiro Alcateia Nosso Grupo, do seu Jeito!

30 Onde Procurar informação
Chefes de Seção Lucas: Ciléia: Alexandre: Internet Vá na seção “Downloads” Procure a aba “programa” do lado esquerdo Baixe o guia “Escotistas em Ação” do ramo escolhido Nosso Grupo, do seu Jeito!

31 nosso grupo, do seu jeito
nosso grupo, do seu jeito


Carregar ppt "MÓDULO 2 A Educação no Movimento Escoteiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google