A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da Terra e da vida no decurso do tempo geológico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da Terra e da vida no decurso do tempo geológico"— Transcrição da apresentação:

1 História da Terra e da vida no decurso do tempo geológico
Geo-história História da Terra e da vida no decurso do tempo geológico

2 História da Terra A Terra surgiu há cerca de 4.600 milhões de anos.
Esta História é marcada pela extinção e evolução das espécies. Outros acontecimentos marcantes foram as glaciações, transgressões e regressões.

3 Eras Geológicas Extinção em massa Extinção em massa Explosão Câmbrica

4 Pré-Câmbrico 4600 M.A a 544 M.A Um Estromatólito é uma tipo de rocha formada por calcário produzido pela actividade das cianobactérias de mares rasos, que se acumulou até formar uma espécie de recife, criando as condições para o surgimento de formas de vida mais complexas a partir do Câmbrico.

5 Jazida de Ediacara Em 1947, descobriu-se na Austrália, uma jazida de fósseis com organismos pluricelulares de idade Pré-câmbrica. Foi-lhe atribuída a idade de 680 a 700 M.a.    Os organismos aqui encontrados apresentavam um corpo de consistência mole.    Embora os organismos da Fauna de Ediacara tenham todos extinguido, sem deixar descendentes, constituem, hoje em dia, um registo da primeira tentativa de evolução entre organismos pluricelulares.

6 Final do Pré-Câmbrico A “Explosão Câmbrica” foi a repentina diversificação de faunas marinhas. Devido a este acontecimento o oxigénio atmosférico aproximou-se dos níveis actuais e surgindo uma enorme diversidade em poucos milhões de anos. Os fósseis que testemunham esta enorme “Explosão” de vida provem de algumas Jazidas famosas como a de Burgess(Canadá) e Chengjiang (China).

7 Paleozóico Aparecimento das Trilobites; Aparecimentos de animais e peixes com concha (nos mares); Levando á transição para o meio terrestre: Anfíbios e Répteis (primeiros vertebrados). Havendo assim a reconstituição do ambiente marinho e terrestre

8 Maior extinção da História da Terra
Fim do paleozóico Foi o acontecimento de extinção mais severo já ocorrido no planeta Terra, resultando na morte de aproximadamente 95% de todas as espécies da época. A extinção provocou uma mudança drástica em todas as faunas e marca a fronteira entre o Pérmico e o Triásico, devido á existência de intensa actividade vulcânica, libertando grandes quantidades de dióxido de carbono, aumentando o efeito de estufa. Maior extinção da História da Terra

9 Mesozóico Aparecimento das amonites e dos dinossauros;
245 M.A a 65 M.A Aparecimento das amonites e dos dinossauros; Aparecimento mamíferos pequenos e aves; Aparecimento das plantas com flor; Reconstituição do ambiente

10 Grande extinção em massa
Final do Mesozóico Grande extinção em massa (os dinossauros) Impacto de um corpo vindo do Espaço( cometas, meteoritos...)

11 Cenozóico Aparecimentos dos mamíferos; Domínio da plantas;
65 M.A á actualidade Aparecimentos dos mamíferos; Domínio da plantas; Aparecimento do Homem (2 M.A); Explosão de espécies Com a actividade do homem (Poluição), foram-se extinguindo espécies.

12 Bibliografia

13 Professora: Elvira Monteiro
Adriana Pereira nº1 Cathia Portugal nº 5 12º B Disciplina: Geologia Professora: Elvira Monteiro 2011/2012 Fim


Carregar ppt "História da Terra e da vida no decurso do tempo geológico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google