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8 FICA e Trânsito Humanização do Trânsito:
Acesso e permanência: crianças na escola Humanização do Trânsito: resgatar valores: compromisso, respeito, cooperação e solidariedade. Importância da educação formal: quem não estuda tem dificuldade até para entender as leis e não será um cidadão pleno acesso e permanência das crianças na escola Conhecimentos específicos sobre trânsito: a escola e/ou a família devem dar saber dos perigos diminui muito a vulnerabilidade somente pensar e/ou discutir o assunto, já diminui os riscos

9 Metas do Projeto 1 - criar o CMT – Conselho Municipal de Trânsito
2 - criar o Fórum Paranaense de Segurança no Trânsito 3 - informar sobre a Municipalização do Trânsito 4 - publicar o Relatório Estadual dos CMTs

10 O que é Trânsito? A percepção de cada um:

11 O que é Trânsito? A percepção de cada um:
Você utilizou o trânsito hoje? Pretende utilizar amanhã? E depois? Participar do trânsito é compulsório, inevitável. O trânsito é o maior palco social que existe. deveria interessar a todos: como o outro percebe e atua no trânsito

12 O que é Trânsito? não é só acidente automóvel motorista

13 Trânsito é muito mais do que isso:
O que é Trânsito? Trânsito é muito mais do que isso: o inalienável “Direito de Ir e Vir” o Brasil das canoas, jegues e helicópteros nosso modelo rodoviário tudo o que produzimos e consumimos nem todos têm avião, barco ou carro todos somos pedestres DIREITOS e DEVERES É O MAIOR AMBIENTE SOCIAL

14 O que é Trânsito? CTB – Código de Trânsito Brasileiro
(Lei nº , de 23 de setembro de 1997) CAPÍTULO I: DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se por este Código. § 1º Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.

15 O que é Trânsito? Para pensar:
“O dono do veículo julga-se com muito mais direito à circulação do que os demais participantes do trânsito, o que está ligado às características autoritárias da nossa sociedade e da falta de conscientização sobre os direitos do cidadão, que faz com que os motoristas ocupem o espaço viário com violência. O pedestre, por sua vez, assume o papel de cidadão de segunda classe, numa cidade que é cada vez mais o habitat do veículo e o antihabitat do homem.” (Vasconcelos, 1985)

16 O que é Trânsito? SNT – Sistema Nacional de Trânsito
DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL E S T A D U A L DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito CETRAN – Conselho Estadual de Trânsito POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL POLÍCIA MILITAR M U N I C I P A L Prefeitura - Órgão Executivo Municipal de Trânsito* CMT – Conselho Municipal de Trânsito

17 CMT – Conselho Municipal de Trânsito
O que é? É a comunidade preocupada e organizada em função da boa MOBILIDADE, segurança e funcionalidade do trânsito local. Atribuição principal: comprometimento com a segurança no trânsito

18 CMT – Conselho Municipal de Trânsito
Atribuições do CMT: Constituir grupos, técnicos ou não, temporários ou permanentes, com diferentes membros da comunidade, para estudar e sugerir: políticas públicas ao setor de trânsito e transporte; o uso do solo e segurança viária; localização dos sistemas de fiscalização eletrônica; medidas para o aperfeiçoamento da legislação local de trânsito. programa de ações educativas: campanhas e PROGRAMA

19 O problema do Trânsito A violência do Trânsito Estatísticas no mundo e no Brasil responsabilidades

20 Estatísticas do Trânsito
O trânsito brasileiro: mata uma pessoa a cada 11 min. atropela uma pessoa a cada 7 min. fere uma pessoa a cada 2,8 min. produz um acidente a cada 31 seg. faz 30 mil vítimas fatais/ano (local) FENASEG indeniza 40 mil/ano 1 avião/dia

21 Estatísticas do Trânsito
Ranking: Municípios PR/2005 dez maiores índices de acidentes por dez mil veículos dos em vias municipais. 445,39 419,26 359,25 357,10 355,35 353,24 337,59 335,90 313,61 313,32 Paranaguá Matinhos Antonina Pato Branco Guaratuba Maringá Cascavel Francisco Beltrão Cornélio Procópio Arapongas 10º Índice Acidentes / Frota Município Ordem Anuário Estatístico DETRAN/PR 2005

22 Estatísticas do Trânsito
Acidentes de trânsito no Estado do Paraná em 2005 População Frota Acidentes com vítimas Vítimas fatais no local do acidente Vítimas não fatais Total de vítimas Acidentes de trânsito nas vias municipais do Estado do Paraná no ano de 2005: 412 34.955 35.367 47.792 7.441 3.883 16.641 27.965 75.757 Outros Atrope-lamento Colisão /Abalr. Total Mortos no local Feridos Aciden-tes s/ vítimas Acidentes com Vítimas Total Geral VÍTIMAS ACIDENTES Anuário Estatístico DETRAN/PR 2005

23 O problema do Trânsito até 1 ano = 2ª causa de morte.
entre 1 e 4 anos = atropelamentos são a 2ª causa de morte. entre 5 e 14 anos = causa líder de morte. Fonte: Criança Segura Safe Kids Brasil 90% das lesões podem ser prevenidas = combinação de fatores: educação + modificações no meio ambiente + produtos mais seguros + maior rigor no cumprimento da lei + criação de regulamentação específica.

24 O problema do Trânsito 5993 Total 52 (1%) Armas de fogo 121 (2%)
Intoxicações (envenenamento) 289 (5%) Quedas 367 (6%) Outros 420 (7%) Queimaduras 771 (13%) Sufocação 1527 (25%) Afogamento 2446 (41%) Acidentes de trânsito Total de mortes 0 a 14 anos Tipo de acidente Criança Segura Brasil/DATASUS – Ministério da Saúde 2003

25 O problema do Trânsito Acidentes aéreos x carros:
06/09/89: Boeing 737 Varig faz pouco de emergência na floresta. São José do Xingu/MT. 54 pessoas a bordo. 8 mortos. 12/02/90: Fokker 100 TAM cai perto aeroporto. Bauru/SP. Atinge casas e um carro. 36 passageiros e três tripulantes sobrevivem. A motorista do veículo e o filho de quatro anos morrem: 2 mortos. 31/10/96: Fokker 100 TAM cai após decolar. Congonhas/SP. Morrem 3 pessoas atingidas em solo e 96 passageiros e tripulação. 09/07/97: Explode bomba caseira em Fokker 100 TAM destruindo parte da fuselagem. Congonhas/SP. 9 pessoas se feriram.

26 O problema do Trânsito Acidentes aéreos x carros:
18/11/99: Fokker 100 TAM derrapa ao pousar. Aeroporto Santos Dumont/RJ. Pára a 100 m da baía da Guanabara. Não houve feridos. 09/08/06: Fokker 100 TAM que ia de São Paulo para o Rio. Uma porta se soltou. Ninguém ficou ferido. 29/09/06: Boeing 737 Gol. Serra do Cachimbo/MT. Caiu após chocar-se no ar com um jato Legacy. Morreram 154 pessoas. de 13/10/06: Sêneca particular Espírito Santo: 6 mortos

27 O problema do Trânsito Acidentes aéreos x carros:
Em 17 anos = 8 acidentes aéreos 8 acidentes aéreos x 100 mortos (exagero) = 800 mortes 800 mortes em 17 anos = 47 mortos/ano Mortes do trânsito Mortes da aviação (subestimado) 47 (superestimado) / 47 = 638,29 O trânsito mata 638,29 vezes mais que os desastres aéreos

28 CUSTO - O trânsito custa ao Brasil:
5,3 bilhões de reais/ano - área urbana (IPEA 2004) 24,6 bilhões de reais/ano em rodovias (IPEA 2006) 25 bilhões de reais/ano geral (IST 2002) 28,5 bilhões de reais/ano geral (IST - projeção) 107 mil carros populares ~ -

29 CUSTO custo total dos acidentes em rodovias: R$ 24,6 bi / ano
IPEA e Denatran 2006 (base 2004/2005) Projeto Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito nas Rodovias Brasileiras custo total dos acidentes em rodovias: R$ 24,6 bi / ano acidente com vítima fatal: R$ 421 mil prejuízos diretos = US$ 4 bilhões / ano (IPEA 2004) é o 2º. lugar no ranking de problemas de saúde (IPEA 2004) 50% leitos hospitalares ocupados (IPEA 2004) Até onde pode chegar (David Duarte Lima - IST): U$S /dia para determinados politraumatizados

30 CUSTO Qual é o custo social?
IPEA – Estudo sobre o Impacto Social dos Acidentes de Trânsito (2006) Qual é o custo social? de uma criança que perde sua mãe ou pai num acidente? de um homem ou mulher que adquiriu uma doença grave? Conclusão do estudo: acidentes afetam a saúde da familiar, comprometendo ou fortalecendo a rede social para o enfrentamento do problema a vítima, a família, os atendentes, precisarão de suporte psicológico para ajudar a reestabelecer “o sentido de suas vidas” Seletividade às avessas: estamos perdendo nosso melhor potencial – diferenças entre as nações

31 Soluções Os três “E”s do trânsito E D U C A Ç Ã O Adultos Jovens
Crianças E N G E N H A R I A Responsabilidade Fiscalização de projetos e obras Manutenção * Educação para os “engenheiros”* E S F O R Ç O L E G A L Legislação Fiscalização * Educação para os administradores*

32 Educação: Aspectos Legais
CTB Cap VI: DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO Art. 76. A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação. Parágrafo único. Para a finalidade prevista neste artigo, o Ministério da Educação e do Desporto, mediante proposta do CONTRAN e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, diretamente ou mediante convênio, promoverá:

33 Educação: Aspectos Legais
CTB Cap VI: DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO .... I - a adoção, em todos os níveis de ensino, de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança de trânsito; II - a adoção de conteúdos relativos à educação para o trânsito nas escolas de formação para o magistério e o treinamento de professores e multiplicadores; III - a criação de corpos técnicos interprofissionais para levantamento e análise de dados estatísticos relativos ao trânsito; IV - a elaboração de planos de redução de acidentes de trânsito junto aos núcleos interdisciplinares universitários de trânsito, com vistas à integração universidades-sociedade na área de trânsito.

34 O papel da comunidade O que podemos fazer? organização + ação
Fórum Catarinense (Programa PARE) Fórum Mineiro (Programa PARE) Fórum Estadual Paranaense de Segurança no Trânsito Conselhos Municipais de Trânsito

35 Fórum Estadual Paranaense de Segurança no Trânsito
O papel da comunidade O que podemos fazer? Fórum Estadual Paranaense de Segurança no Trânsito

36 Sensibilizando a criança = atingimos a família
Trânsito na Escola Educação para o trânsito Trabalhar com a criança para atingir a família A criança como agente multiplicador: não há agente multiplicador mais eficiente do que a criança Sensibilizando a criança = atingimos a família

37 Trânsito na Escola Aluno-cidadão:
Exercício da cidadania através do trânsito Criança: atividade extra-curricular Família: CMT Motivo para a criança querer ficar na escola querer ficar mais na escola Pilares da Educação (Morin): Aprender a SER, FAZER, CONHECER e… CONVIVER = trânsito

38 Trânsito na Escola Por que as crianças?
Crianças são o PRESENTE e o FUTURO Hoje: efeito imediato Auto-preservação Influência na família Amanhã: efeito prolongado Futuro cidadão Futuro condutor

39 Como atuar de forma eficaz?
A proposta Como atuar de forma eficaz?

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41 Vídeo Mobilidade e Movimento
Comunidade & Trânsito Vídeo Mobilidade e Movimento

42 Solução paranaense: Questionários

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