A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

? ? ? ? ? ? ? Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "? ? ? ? ? ? ? Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica"— Transcrição da apresentação:

1 ? ? ? ? ? ? ? Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica
Conhecendo e Compartilhando Experiências II ? ? ? Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica ? ? ? ? ? Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben Diretora da Magistra – SEE/MG Belo Horizonte, 2014

2 Saberes da experiência
Como o especialista vê a sua própria profissão? Valores; Modos de se ver no mundo; Histórias de vida e suas representações; Angústias; Anseios. Saberes da experiência COMO NÓS, SEE , MAGISTRA, SOCIEDADE, O ENXERGAMOS?

3 RETRATO DA CONTEMPORANEIDADE
Notáveis descobertas Progressos científicos Tensões latentes, movimentos sociais denunciando as injustiças acumuladas, agitação e violência; Desigualdade na distribuição de bens e serviços Problemas ambientais TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Uma análise detalhada nos mostra semelhanças entre os tempos atuais e os passados e a resposta continua a mesma – EDUCAÇÃO.

4 ? ? ? ? ? ? PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA ?
A sociedade contemporânea é uma sociedade pedagógica! (Libâneo,2009) ? ? ? MARCAS: Sociedade da informação e da comunicação - TV, IMPRENSA, RADIO, TURISMO, CINEMA – Sociedade do corpo e prevenção de doenças - Programas de Prevenção e Orientação em diferentes campos: saúde, lazer, segurança, organizações sociais e programas de assistência - Sociedade do Conhecimento - Formação continuada em todos os ramos pela necessidade de formação geral sólida, como requisito para o enfrentamento do campo produtivo. ?

5 A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo.
Nelson Mandela

6 Neste contexto, o campo de conhecimentos que trata dessas questões entra em debate :
a PEDAGOGIA EM QUESTÃO! Pedagogia é uma ciência da e para a educação (KOWARZIK), isto é, a teoria e a prática da educação. Investiga o fenômeno educativo, formula orientações para a ação prática, propõe princípios e normas relacionadas aos fins e meios da educação. É um campo de conhecimentos, de reflexão sistemática da prática da educação, do ato educativo e da prática educativa.

7 EDUCAÇÃO é mais do que considerar os processos formais de ensino.
EDUCAR-SE é mais do que passar com sucesso pelos processos de escolarização.

8 EDUCAÇÃO se adquire e se faz por meio das interações entre as pessoas.
Está presente nas relações sociais, nos grupos organizados, no interior das instituições. EDUCAÇÃO = CULTURA EDUCAR-SE é adquirir um modo de ser e estar no mundo.

9 PEDAGOGIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PEDAGOGIA EMPRESARIAL
PEDAGOGIA = não se reduz ao campo das práticas escolares. Envolve o conjunto de saberes e valores sociais e culturais produzidos cotidianamente nas interações entre pessoas e instituições. EXISTE, ENTÃO UMA DIVERSIDADE DE PEDAGOGIAS PEDAGOGIA DAS MIDIAS PEDAGOGIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PEDAGOGIA EMPRESARIAL PEDAGOGIA ESCOLAR

10 SENDO ASSIM... Toda Pedagogia possui duas características fundamentais : é uma atividade intencional e uma prática social que deve ser entendida no quadro mais amplo da sociedade. E toda prática pedagógica deve saber responder a seguinte pergunta: A QUE INTERESSES ESTAS PRÁTICAS ATENDEM?

11 Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros
Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história. Bill Gates

12 EDUCAÇÃO UM TESOURO A DESCOBRIR Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI “Mais do que nunca a educação parece ter, como papel essencial, conferir a todos os seres humanos a liberdade de pensamento, discernimento, sentimentos e imaginação de que necessitam para desenvolver os seus talentos e permanecerem, tanto quanto possível, donos de seu próprio destino.” 1996, pag. 100

13 4 PILARES DA EDUCAÇÃO UNESCO
1- APRENDER A CONHECER - adquirir instrumentos para a compreensão do mundo. Aprender a aprender. Aprender a conhecer o mundo que o rodeia. Adquirir cultura. 2- APRENDER A FAZER – inserção e compromisso pessoal e social do trabalhador. Capacidade de comunicar-se, gerir e resolver problemas estar apto a enfrentar situação e saber trabalhar em equipe. 3- APRENDER A VIVER JUNTOS E COM OS OUTROS – noção de conjunto da realidade, percepção das interdependências e diferenças. Respeito aos valores plurais. Descoberta do outro e aprendizagem do trabalhar com objetivos comuns, em colaboração. 4- APRENDER A SER – desenvolvimento total da pessoa nas suas dimensões ética, estética, valores, atitudes e conhecimentos.

14 PALAVRAS DE ORDEM DA ATUALIDADE
Integração Articulação Convergência Diálogo Experimentação Inovação BOAS PRÁTICAS Perspectiva colaborativa por meio da troca de conhecimentos e compromissos Formação de comunidades de aprendizagem da prática 14

15 Identidade do Educador e dos Estudantes
ATITUDES FUNDAMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DA Identidade do Educador e dos Estudantes diálogo senso crítico liberdade criatividade autonomia interação flexibilidade investigação cooperação intuição DESAFIO Vencer o isolamento Saber usar as redes sociais Estabelecer parcerias 15

16 DIÁLOGO amoroso confiante esperançoso humilde
“... o diálogo tem estímulo e significação: pela crença no homem e nas suas possibilidades, pela crença de que somente chego a ser eu mesmo quando os demais chegarem a ser eles mesmos.” PAULO FREIRE (Educação como prática da liberdade, 1980)

17 Todos nós sabemos alguma coisa.
Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre. Paulo Freire

18 - educadores e educandos -,
A FORMAÇÃO DOS ESPECIALISTAS... ocorre em diálogo com as práticas e no protagonismo dos sujeitos - educadores e educandos -, visando a consolidação da qualidade da educação básica e o compromisso com a produção da vida. SER EDUCADOR É SABER INFLUENCIAR PESSOAS NA TRAJETÓRIA DO CONHECIMENTO.

19 O QUE É SER UM PEDAGOGO/ ESPECIALISTA?
Profissionais que se ocupam do domínio da prática educativa em suas diferentes manifestações e modalidades. Profissionais que, sem restringir as suas atividades ao ensino, dedicam-se às atividades de pesquisa, formação profissional, educação especial, gestão de sistemas escolares e escolas, coordenação pedagógica, animação sócio cultural, formação continuada em empresas, escolas e outras instituições. Profissionais professores do ensino público e privado que atuam em todos os níveis e modalidades de ensino.

20 www.educacao.mg.gov.br/magistra Av. Amazonas, 5855 – Gameleira – BH-MG
CONHEÇA A MAGISTRA Av. Amazonas, 5855 – Gameleira – BH-MG (31) –


Carregar ppt "? ? ? ? ? ? ? Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google