A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é metodologia? Uma preocupação instrumental. Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos. A finalidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é metodologia? Uma preocupação instrumental. Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos. A finalidade."— Transcrição da apresentação:

1 A importância da metodologia científica e as Ciências Sociais Aplicadas

2 O que é metodologia? Uma preocupação instrumental. Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos. A finalidade da ciências é tratar a realidade teórica e prática. Para atingirmos tal finalidade, colocam-se vários caminhos. Disto trata a metodologia.

3 O respaldo científico- cerdibilidade
Quando as ciências sociais aplicadas como disciplinas pretendem ter plausibilidade científica no quadro das ciências sociais e da técnica, devem contemplar uma matriz, segundo Rüsen, composta e pelo menos cinco elementos que a fundamentam como tal:

4 1-     Os interesses pelo conhecimento
2-     As perspectivas teóricas sobre o objeto 3-     O método e as técnicas de pesquisa 4-     As formas de representação do conhecimento, ou seja, as formas narrativas textuais 5-     As funções didáticas do conhecimento produzido

5 MATRIZ 3ª Metodologia: forma e operacionalização da pesquisa (métodos e técnicas 2° Perspectivas sobre o objeto (as teorias) 4° Formas de representação do conhecimento: apresentação e as narrativas MUNDO ACADÊMICO ( Teórico) COTIDIANO ( Práxis/Social 1º Interesse pelo conhecimento (a problemática) 5° Funções didático-sociais, pedagógicas e técnicas

6 Ciências sociais aplicadas
NOVAS FORMAS DE EXPLICAR A VIDA E REFAZER VELHOS OLHARES.... Ciências: sociais- humanas e aplicadas, naturais e exatas.   Ciências sociais aplicadas

7 As ciências sociais aplicadas constituem uma área do conhecimento e de atuação profissional multivalente, cuja formação conjuga domínio de várias disciplinas, entre as quais se situam o campo da administração e as ciências contábeis, que vêm adquirindo crescente importância no contexto da sociedade, uma vez, que, por meio da contínua interação entre ciência e técnica, produzem conhecimentos que, aplicados às organizações e sistemas, tratam de conduzi-las ao alcance dos objetivos visados.

8 SOCIEDADE ORGANIZACIONAL
Das pedrinhas aos sistemas tecnológicos de controle MELHORAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES – QUALIFICAÇÃO DE MERCADO-QUALIDADE DE VIDA

9 Visão individual e coletiva
Objetivos simplistas (pragmáticos) Visão individual e coletiva Culturas empresariais mais flexíveis Rigidez Objetivos simplistas (pragmáticos) Hierarquias administrativas Capacitação pessoal Misto de análise e sintonia intuitiva Análises lógicas simples Cooperação e co-criação Competição Harmonia, confiança, honestidade e condescendência Valores agressivos Projetos de maior durabilidade e efetividade Enfoque a curto prazo / pontual

10 CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
A administração é uma ciência indispensável para a existência, a sobrevivência e o sucesso das organizações cujo propósito principal é promover o estudo e a condução de suas atividades, interpretando seus objetivos e transformando-os em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação.

11 CARACTERÍSTICA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Desenvolver, difundir e transferir conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais relacionados à párea de administração, considerando as características do meio ambiente global por meio da formação do ser humano e do desenvolvimento de atitudes de solidariedade e de compromisso com a transformação da sociedade.

12 CIÊNCIAS CONTÁBEIS Uma das ciências mais antigas do mundo. Importante instrumento no desenvolvimento do capitalismo. Seu grande objetivo é planejar e colocar em prática sistemas de informações para os mais diversos tipos de organização.

13 CARACTERÍSTICAS DA PESQUISACIENTÍFICA
Desenvolver conhecimentos científicos que busquem eficiência administrativa, controles econômicos financeiros e que possam contribuir eficientemente para que os micro e macro empreendimentos tenham uma competitividade qualitativa em uma economia globalizada.


Carregar ppt "O que é metodologia? Uma preocupação instrumental. Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos. A finalidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google