A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Kleyton Gustavo de Rezende Filosofia – º Médio A e B

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Kleyton Gustavo de Rezende Filosofia – º Médio A e B"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Kleyton Gustavo de Rezende Filosofia – 2009 2º Médio A e B
LÓGICA ARISTOTÉLICA Prof. Kleyton Gustavo de Rezende Filosofia – 2009 2º Médio A e B

2 O QUE É LÓGICA ARISTOTÉLICA?
Trata-se de uma teoria clássica para explicar como é formulado o raciocínio humano. Desenvolvida pelo grego Aristóteles ( a.C.), um dos pensadores mais influentes em toda a história da filosofia ocidental, essa teoria prevê basicamente que é possível chegar a certas conclusões a partir de noções preliminares sobre um assunto específico.

3 O QUE É LÓGICA ARISTOTÉLICA?
O exemplo clássico que resume o funcionamento da dedução na lógica aristotélica diz o seguinte: "Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal". Os filósofos costumam dividir essa lógica em dois princípios básicos: o silogismo e a não-contradição. O primeiro é o processo de argumentação exemplificado acima: a partir de duas verdades chega-se a uma terceira, a conclusão.

4 O QUE É LÓGICA ARISTOTÉLICA?
Já a não-contradição, como o próprio nome diz, busca a especificidade de cada coisa: é impossível que ela seja e não seja ao mesmo tempo. "A lógica aristotélica baseia-se no pressuposto de que a razão humana é capaz de deduzir conclusões a partir de afirmações ou negações anteriores. Se as premissas forem verdadeiras, as conclusões também serão",

5 Silogismo Num silogismo, as premissas são um ou dois juízos que precedem a conclusão e dos quais ela decorre como consequente necessário dos antecedentes, dos quais se infere a conseqüência. Nas premissas, o termo maior (predicado da conclusão) e o termo menor (sujeito da conclusão) são comparados com o termo médio, e assim temos a premissa maior e a premissa menor segundo a extensão dos seus termos.

6 Silogismo Um exemplo clássico de silogismo é o seguinte:
Todo homem é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal.

7 Silogismo O silogismo é estruturado do seguinte modo:
Todo homem é mortal (premissa maior) homem é o sujeito lógico, e fica atrás da cópula; é representa a cópula, isto é, o verbo que exprime a relação entre sujeito e predicado; mortal é o predicado lógico, e fica após a cópula. Sócrates é homem (premissa menor) Sócrates é mortal (conclusão).


Carregar ppt "Prof. Kleyton Gustavo de Rezende Filosofia – º Médio A e B"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google