A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POTÊNCIAS ECONÔMICAS E PRÁTICAS TERRITORIAIS DO CAPITAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POTÊNCIAS ECONÔMICAS E PRÁTICAS TERRITORIAIS DO CAPITAL"— Transcrição da apresentação:

1 POTÊNCIAS ECONÔMICAS E PRÁTICAS TERRITORIAIS DO CAPITAL

2 Problematização 1 O que é uma potência mundial?

3 Problematização 2 A partir da imagem como é possível perceber a influência das potências mundiais no território brasileiro?

4 Para compreensão da organização do espaço mundial é preciso analisar as dinâmicas geradas pelo grande capital em seu processo de expansão e reprodução; EUA/Europa/Japão – sede da maioria das multinacionais

5 Potências econômicas e o uso do território

6 Critérios na determinação de uma grande potência
Produto Interno Bruto – PIB Ações das grandes firmas multinacionais A riqueza dos países em grande parte é reflexo da riqueza gerada pelas multinacionais; Outros critérios

7 Mapa dos PIB’s mundiais

8

9 Estados Unidos da América

10 Possui um vasto território capaz de suprir suas necessidades em relação a alimentos, matérias-primas e energia; É líder na produção de tecnologias nas áreas de construção de satélites, aeroespacial e militar; Possui quase 200 das 500 maiores empresas do mundo

11 O território americano é organizado em função do uso intenso de técnicas;

12 Japão: Do imperialismo à reconstrução do pós-guerra

13 Arquipélago vulcânico desprovido de recursos minerais e energéticos;
Ocupou vastos territórios da Ásia(Coreia, Taiwan, China, Península da Indochina e algumas ilhas do Pacífico)

14 O “Milagre japonês” no pós-guerra:
Plano Colombo dos EUA Maciços investimentos em educação Mão de obra barata e qualificada Desmilitarização Modelo econômico de Plataforma de exportação Forte tradição cultural Grande poupança interna

15 Multinacionais e o uso do território

16 Problematização 3 As multinacionais tem trazido desenvolvimento para os países pobres? O crescimento econômico significa necessariamente desenvolvimento?

17 Exigências das Multinacionais
Existência de infraestruturas Crença na ideia de desenvolvimento a partir da industrialização

18 O PAPEL DAS INFRAESTRUTURAS PARA AS MULTINACIONAIS
Permitir maior velocidade e menores custos aos fluxos de mercadorias, serviços e informação ; Condição indispensável para a reprodução do capital; - Obtêm das instituições internacionais e dos estados o suporte necessário para que suas necessidades sejam supridas;

19 Quais as implicações territoriais da atuação das multinacionais?
Provocam grandes modificações nas paisagens Densificações técnicas – privilegiam determinados lugares A industrialização do mundo pobre e a formação dos chamados “países emergentes” Ex.: ascensão no cenário internacional do grupo chamado de BRICS.

20 CONSEQUÊNCIAS PARA OS PAÍSES MAIS POBRES
Incessante necessidade de especialização da mão de obra empregada; Surgem lugares com grande densidade de atividades terciárias especializadas(Nós de uma rede global);

21 Desigualdades inter-regionais_concentração de investimentos em determinados lugares
São Paulo/SP Guaribas/PI

22 Modernização do campo:
- Concentração de terras/êxodo rural/inchaço urbano (favelização) Estado privilegia as empresas em detrimento das infraestruturas necessárias à população.

23 Crescimento Econômico X Desenvolvimento
Crescimento econômico: é um processo quantitativo, não significa melhoria das condições de vida da população. Desenvolvimento : é um processo qualitativo, está intimamente ligado à ideia de melhoria das condições de vida da população.

24 Blocos Econômicos e os limites à expansão espacial do capital

25

26 O que são os blocos econômicos?
Qual a participação desses blocos no cenário econômico mundial? Como eles se formam?

27

28 Alguns desses mercados
União Européia Nafta Mercosul Apec Asean Comesa CEI Pacto Andino Caricom CEA

29 Alguns conceitos: são um tipo de acordo intergovernamental, onde barreiras ao comércio são reduzidas ou eliminadas entre os Estados participantes.[1(wikipedia) Estratégia entre países com características comuns para expansão de mercados, por meio da eliminação de barreiras comerciais.(caderno conceito e ação).

30 Etapas de integração econômica
Zona de livre comércio União aduaneira Mercado comum União monetária União política

31 PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS

32

33

34 MERCOSUL

35 MERCOSUL - Origem: Mercosul - Mercado Comum do Sul/1991 – Tratado de Assunção; - Em vigor a partir de 1994; - É a união aduaneira  de cinco países da América do Sul. - Tem por objetivo a criação de um mercado comum. -Componentes: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai (Formação original). -A partir de 2011, a Venezuela foi admitida como membro pleno

36 Em 2011 a Venezuela foi considerada formalmente integrante pleno do Mercosul

37 Possui um PIB de pouco mais de 3 trilhões de dólares (2007)
Abril de 2010, ingresso do Estado de Israel Agosto de 2010, Acordo de Livre Comércio  Mercosul - Egito Negociações comerciais em curso: Jordânia, Marrocos e com os países do Conselho de Cooperação do Golfo (Arábia Saudita, Barein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã. Possui um PIB de pouco mais de 3 trilhões de dólares (2007)

38 Perspectivas A adoção de uma moeda única, de um só parlamento e de um só banco; Liberalização dos serviços; Abertura de concorrência pública; Possível criação de um passaporte comum; Problemas: Certas desavenças entre Argentina e Brasil no cumprimento de acordos comerciais; Grande déficit tecnológico; A entrada da Venezuela no grupo divide opiniões.

39

40 A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico 
Engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania. Criada em 1989, inicialmente apenas como um fórum de discussão se tornou um bloco econômico apenas em 1994( Conferência de Seattle). Possui 50% do PIB mundial, em torno de 26 trilhões de dólares e 40% do comércio internacional.

41 A APEC tem hoje 21 membros, que São: Austrália; Brunei; Canadá; Chile; China; Hong Kong;Indonésia; Japão; Coreia do Sul; Malásia; México; Nova Zelândia; Papua-Nova Guiné; Peru;Filipinas; Rússia; Cingapura; Taiwan; Tailândia;  Estados Unidos da América; Vietnã. O principal objetivo do bloco é reduzir taxas e barreiras alfandegárias da região Pacífico-asiática, promovendo assim o desenvolvimento da economia da região.

42

43 NAFTA

44 NAFTA O Acordo de livre comércio da América do Norte;
São integrantes o Canadá, México e EUA Entrou em vigor em 1º de janeiro de 1994. É muito mais um acordo comercial do que um projeto de integração política e econômica. PIB - cerca de 16,1 trilhões de dólares(2007/2008)

45 Canadá NAFTA Corredores Comerciais EUA México

46 União Europeia

47 União Europeia

48 A União Europeia(UE), anteriormente designada por Comunidade Econômica Europeia (CEE) e Comunidade Europeia (CE). É uma união supranacional econômica e política, estabelecida após a assinatura do Tratado de Maastricht, em 7 de fevereiro de 1992, pelos doze primeiros países da antiga CEE.

49 O mais antigo e evoluído bloco econômico;
A UE (União Européia) é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica.

50 Os países integrantes são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária
Os países integrantes são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária. Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República,Romênia e Suécia. Macedônia, Cróacia e Turquia encontram-se em fase de negociação.Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de direito em vigor.

51 Processo de integração(Condições)
Ser: Um Estado de direito plenamente democrático; Um Estado Laico; Manter uma política monetária cambial e financeira austera e controle da inflação; Combater a corrupção; Estabelecer uma política ambiental; Estabelecer políticas migratórias.

52 Principais tratados da UE
Tratado de Roma – 1957: Criação do MCE Tratado de Maastricht – 1991: reforço da integração européia por meio da união monetária e um único sitema de defesa Tratado de Amsterdã – 1997: Modificou o tratado anterior, colocando o sistema de defesa sob votação dos países. Estabeleceu o “pacto da estabilidade e crescimento”.

53 Tratado de Lisboa – 2007: Ampliação da integração e uma maior democratização no continente:
Fortalece o parlamento europeu; Fortalece os cidadãos organizados; Permite que um país possa sair do bloco; Restrição à imigração e combate aos ilegais; Combate ao terrorismo e à criminalidade.

54 Moeda Única: o euro A partir de janeiro de 2002, os países membros (exceção da Grã-Bretanha, Dinamarca e Suécia) adotaram o euro para livre circulação na chamada zona do euro, que envolve 16 países. Seu PIB foi superior a 17 trilhões de dólares(2007).

55 Alguns problemas ou desafios da UE
Diminuição e envelhecimento da população; Movimentos nacionalistas; A integração de nações mais atrasadas; Ameaças com a recuperação Russa Crises econômicas e financeiras.

56

57 BRICS – O dinamismo econômico internacional

58 O termo nasceu em 2001 – Banco Goldman Sachs;
Formado inicialmente por Brasil, Rússia, India e China, desde 2010 também faz parte a África do Sul; Fortalecimento do poder de barganha nos fóruns internacionais sobre questões comerciais, econômicas e financeiras.

59 E LÁ NA SALA DE AULA? Elaborar estratégias didáticas para desenvolver as temáticas ( Instituições Internacionais, Potências Econômicas e Blocos Econômicos) trabalhadas no caderno conceito e ação, contextualizando-as com a realidade dos alunos.


Carregar ppt "POTÊNCIAS ECONÔMICAS E PRÁTICAS TERRITORIAIS DO CAPITAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google