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1. PESQUISA: A AFERIÇÃO DA INFORMAÇÕES Profa. Ms

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Apresentação em tema: "1. PESQUISA: A AFERIÇÃO DA INFORMAÇÕES Profa. Ms"— Transcrição da apresentação:

1 1. PESQUISA: A AFERIÇÃO DA INFORMAÇÕES Profa. Ms
1.PESQUISA: A AFERIÇÃO DA INFORMAÇÕES Profa. Ms. Eduarda Escila Ferreira Lopes Mestre em Comunicação pela UNESP-Bauru,

2 FINALIDADE:obter informações para aplicação em planejamento estratégicos
MOTIVO: é provedora de subsídios para tomada de decisões

3 Identificação Coleta de dados Sistemática Dinâmica

4 2. PESQUISA APLICADA AO MERCADO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

5 Quais os tipos de pesquisa?
pesquisa de mercado, pesquisa de opinião pública, pesquisa de mídia, pesquisa de satisfação de serviços, pesquisa política. Auditoria de comunicação-pesquisa de cultura

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8 3. FATORES CONDICIONANTES A INVESTIGAÇÃO
OPINIÃO PÚBLICA.

9 “A OPINIÃO PÚBLICA ESTÁ PARA O POVO ASSIM COMO A ALMA ESTÁ PARA O CORPO”
(GABRIEL TARDE)

10 Como entender o conceito ?
Agregado de opiniões predominantes em uma comunidade. Nasce de valores expressos que advém de uma situação concreta. Manifesta-se e modifica-se sem a necessidade das pessoas estarem juntas. Muda no tempo e espaço.

11 O acontecimento é uma informação que provoca mudança da opinião.
a formação inicia-se no individual e vai para o coletivo. os meios de comunicação de massa são os meio de expressão de uma opinião sobre um fato. A opinião é quem adapta o indivíduo ao grupo.

12 Processos de formação da opinião pública (op.p.)
O processo compreende 04 estágios: 1)problema ou fato e sua representação para as pessoas. 2)discussão do problema tornando-o evidente. 3)a formulação de soluções. 4)a mobilização da opinião para afetar o coletivo

13 Opinião Sempre possível de ser modificada Forma-se no interior do cérebro Nasce quando expressa Resulta de informações anteriormente organizadas

14 Pesquisa de mercado Estudo em profundidade do: Contexto Histórico
Situação do momento(econômico, político, social) Tendências e perspectivas Alvo: determinado mercado ou setor- pode ou não ter pesquisa de campo.É sempre uma versão única

15 Pesquisa de marketing Preocupação com qualidade de serviços
Objetivo: qualidade de serviços Prospecção no mercado Minimizar riscos Maximizar retorno

16 Pesquisa eleitoral Mapeamento do eleitorado:intenção de voto
Posicionamento do Candidato Força do concorrente Acompanhamento da campanha

17 Pesquisa política Avaliação das Administrações Públicas: municipal, estadual e federal Pesquisa de opinião em geral

18 Pesquisa organizacional
Avaliação da cultura organizacional, clima organizacional, auditoria de mídia. Objetivo: fundamentar estratégias de comunicação organizacional Trabalho específico

19 Pesquisa opinião Levantamentos estatísticos que abordam diversos aspectos do comportamento humano Situações sociais, políticas, culturais e econômicas

20 Pesquisa de mídia Levantamentos estatísticos sobre as mídias Rádio
Televisão Jornal d circulação local Jornal grande circulação Revistas Internet Outros meios ( mídia exterior)

21 6. PLANEJAMENTO DE PESQUISA

22 1) DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
2) ELABORAÇÃO DO TIPO DE ABORDAGEM 3)CONCEPÇÃO DA PESQUISA 4) TRABALHO DE CAMPO 5)PREPARAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS 6) PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS

23 PROBLEMA EM PESQUISA ITEM MAIS IMPORTANTE
PRECISA SER DELIMITADO COM PRECISÃO. DEFINIR FINALIDADE DO ESTUDO INFORMAÇÕES DE FUNDO RELEVANTE INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS

24 Definição junto ao cliente do problema a ser investigado
Definição dos objetivos que subsidiarão elaboração do roteiro ou questionário Definição do público alvo Definição do tipo de pesquisa

25 7. UNIVERSO A SER PESQUISADO

26 MUITO MAIS QUE ELABORAR UM BOM QUESTIONÁRIO É PRECISO DETERMINAR QUEM SERÁ O ENTREVISTADO.
A QUEM ME INTERESSA OUVIR? PORQUE ME INTERESSA OUVI-LO QUAL A EXPERIENCIA QUE ELE DEVERÁ TER.

27 Todos os elementos que compõe o público que me interessa pesquisar.
Exemplo: a população do Brasil a população de Ribeirão Preto os funcionários de uma empresa O consumidor de café

28 VARIÁVEIS NA DEFINIÇÃO DO UNIVERSO
O universo pode ser definido pelos seguintes aspectos: Local onde as pessoas se encontram Cadastros e registros Por um hábito e costume Por um local de moradia População geral Por possuir algum produto

29 COMO USAR O UNIVERSO NA PESQUISA
O número de pessoas do universo, A forma como estão distribuídas Os hábitos e costumes Determinam o tipo de pesquisa (quanto a cobertura de coleta de dados) que vai ser feita:

30 8.METODOLOGIAS DE PESQUISA APLICADA

31 Espaço em que o pesquisador justifica e fundamenta os resultados que serão obtidos
É o centro da pesquisa Dá validade a pesquisa O pesquisador deve combinar as formas de coletas de dados utilizando o bom senso e observando se os resultado poderão ser usados

32 No processo de pesquisa é preciso escolher métodos e técnicas?
método estabelece o que fazer técnica como fazer

33 MÉTODO MÉTODO É A SUCESSÃO DE PASSOS PELOS QUAIS SE DESCOBRE OS FENÔMENOS DÁ ORIENTAÇÃO PARA SE CHEGAR AO FIM DETERMINADO CONJUNTO DE FASES exemplos: métodos exploratório

34 TÉCNICA A FORMA DE APLICAÇÃO DO MÉTODO
INSTRUMENTO DE REGISTRO E PESQUISA Exemplo- exploratório- desde levantamento histórico até aplicação de questionários

35 Ao definir a metodologia é necessário escolher:
Tipo de dados que é procurado Quanto a cobertura de coleta de dados Quanto aos objetivos Quanto aos procedimentos metodológicos

36 TIPO DE DADOS PROCURADOS: quantitativo e qualitativo
COBERTURAS DE COLETA DE DADOS :censitária ou amostral PESQUISA QUANTO AOS OBJETIVOS:exploratória, descritiva, experimental PESQUISA QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS: bibliográfica, documental, levantamento e testes TIPOS DE AMOSTRAS:probabilísticas e não-probabilísticas FORMAS DE OPERACIONALIZAÇÃO: como efetivamente será distribuída ou realizada INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS: questionários, formulários, gravação, roteiro de questões.

37 8.1.PESQUISA QUANTO AOS TIPOS DE DADOS PROCURADOS

38 PESQUISA QUALITATIVA Preocupa-se com o nível de qualidade que não pode ser quantificado. E necessário para determinar como deve ser o conteúdo das ações. Investiga as relações mais profundas do consumidor. Os motivos de ações. Motivos de relações humanas Exemplos: pesquisa para determinar aceitação de novas embalagens

39 PESQUISA QUANTITATIVA
Levantamento de números. E necessário para determinar se ações devem ser feitas e quais Quantifica ações projeções numéricas Formais amostrais ou censitárias Ex:pesquisa de audiências de rádio, pesquisa de intenção de votos

40 PESQUISA QUANTO AOS OBJETIVOS:
Exploratória Descritiva Experimental

41 a. Exploratória: bibliográfica e documental
b. Descritivo: descrição dos fenômenos- pesquisa de campo c. Experimental ou Explicativa: teses para identificar fatores que contribuem para a formação do fato

42 EXPLORATÓRIO Denominada desk research- pesquisa de mesa ,“ pesquisa de gabinete”. Primeiro contato com o assunto ou situação a ser pesquisada Levantamento de problemas e objetivos São realizados através de dados já disponíveis como: Conversas Documentos Fotos Relatórios Mapas Artigos

43 Quanto a forma como estão distribuídos os dados
Fontes Indiretas Pesquisa documental e bibliográfica Arquivos públicos e particulares Fontes estatísticas (IBGE, IBOPE, EMBRATUR) Fontes não-escritas (foto, mapa, gravações, pintura, desenhos, canções, etc.) livros

44 Exemplo 01:Pesquisa para aferir na população de Ribeirão Preto qual a opinião sobre a atual administração. Universo: moradores de Ribeirão Preto ( pelo menos 1 ano) Metodologia: Tipo de pesquisa( quanto a característica dos dados): quantitativa- interesse em porcentagem da opinião já que se trata de aprovação ou não Tipos de pesquisa quanto as objetivos: exploratório Pesquisa em jornais para saber qual é a trajetória da administração Levantar quais são as obras Conversar com a administração para verificar qual o foco política de atuação

45 Exemplo 02: Conhecer o hábito do consumidor de café
Universo: pessoas que bebem café Metodologia:Tipo de pesquisa(quanto a característica dos dados): quantitativa- interesse em porcentagem o hábito Tipo de pesquisa quanto aos objetivos:exploratório bibliográfica, documental.

46 DESCRITIVA Também chamado de pesquisa ad-hoc
Descrever situações de mercado Processo de coleta de dados para descrever determinados fatos naquele momento Confirma hipóteses

47 DADOS PROCURADOS DESCRIÇÃO DO CONSUMIDOR EM VÁRIOS CRTIÉRIOS: sexo,idade,escolaridade, estilo de vida DESCRIÇÃO DO HÁBITO DE COMPRA AVALIAÇÃO DA MARCA QUAL A QUANTIDADE DE COMPRA UTILIZAÇÃO DO PRODUTO E SERVIÇO EM QUE LOCAL COMPRA QUAIS OS MOTIVOS DA COMPRA

48 Descritivo quantitativo: análise quantitativa das relações de consumo
Descritiva qualitativa: compreensão das relações de consumo em profundidade

49 Experimentais Estabelecem relação causa e efeito
São caracterizados pelos testes Composto por : grupos experimentais e grupos de controle

50 8.3 PESQUISA QUANTO A COBERTURA DE DADOS

51 Quanto a cobertura de coleta de dados
a. Censitária: coleta de dados com todos os elementos do universo b. Amostral: subconjunto do universo que será pesquisado, que possui características que representarão o todo

52 Exemplo 01 Pesquisa para aferir na população de Ribeirão Preto qual a opinião sobre a atual administração. Universo: moradores de Ribeirão Preto ( pelo menos 1 ano) Tipo de pesquisa( quanto a característica dos dados): q quantitativa- interesse em porcentagem da opinião já que se trata de aprovação ou não Tipo de pesquisa quanto a coleta de dados): amostral Operacionalização: será necessário ouvir pessoas acima de 16 anos, com residência em Ribeirão Preto, de todas as classes sociais e de ambos os sexos. Distribuição: a aplicação deve ser feita nas residências para garantir o índice de classificação econômica e a aferição “fotográfica da cidade” Cálculo amostral: sobre o número total de habitantes da cidade

53 Pesquisa conhecer o hábito do consumidor de café
EXEMPLO 02 Pesquisa conhecer o hábito do consumidor de café Universo: pessoas que bebem café Tipo de pesquisa( quanto a característica dos dados): quantitativa- interesse em porcentagem o hábito Tipo de pesquisa quanto a coleta de dados): amostral Operacionalização: será necessário ouvir pessoas acima de 16 anos, que tomem café Distribuição: a aplicação deve ser feita em supermercados, num período determinado e conveniente ao pesquisador Cálculo amostral: o período e os locais de aplicação é que determinam a amostra

54 Universo: funcionários da empresa
Exemplo 03 Pesquisa para conhecer a satisfação do funcionários em relação ao trabalho realizado em uma empresa Universo: funcionários da empresa Tipo de pesquisa( quanto a característica dos dados): quantitativa- interesse em porcentagem de opiniões Tipo de pesquisa quanto a coleta de dados): Amostral ou censitária: depende do tamanho do universo Operacionalização: será necessário ouvir funcionários de vários setores proporcionalmente Distribuição: a aplicação deve seguir a proporção do setor considerando o que representa o total no setor para o universo Cálculo amostral: o o cálculo será feito considerando o número total de funcionários.

55 A escolha da amostra está ligada ao tipo de universo da pesquisa
Tipos de Amostra a. Probabilísticas b. Não-probabilísticas A escolha da amostra está ligada ao tipo de universo da pesquisa

56 AMOSTRAS PROBABILÍSITCAS
ALEATÓRIAS ESTRATIFICADAS CONGLOMERADOS

57 Quando definir que a minha pesquisa amostral terá amostra probabilística?
1)Quando sei onde localizar cada elemento do meu universo 2) quando conheço o número total de pessoas que compõe meu universo Esse tipo de amostra baseia-se nas leis do acaso, por isso o resultado pode ser submetido a rigorosos tratamento estatísticos. Todos os elementos do universo têm a mesma chance de participar da amostra

58 Amostra probabilística aleatória
Consiste em atribuir a cada elemento um número único para depois selecionar alguns desses elementos de forma casual. Probabilidade conhecida e igual de escolha. Cada elemento é escolhido independente de outras características Procedimentos: compilar a amostra,atribuir número, realizar sorteio

59 Amostra probabilística estratificada
Deve ser feita quando é necessário uma proporcionalidade de características Acontece em duas fases: 1ªfase: População é dividida em estratos: os grupos devem ser excludentes. Não podem estar em dois estratos 2ª fase:aplica-se uma técnica sistemática Aumenta-se a precisão dos resultados -características demográficas, tamanho de empresa, tipo de setor, perfis

60 Amostra probabilística por conglomerados
Divide-se a população em subpopulações por áreas geográficas:quarteirões, residências, bairros Ex: o entrevistador seleciona quarteirões e todas as residências compõe a amostra.

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62 AMOSTRAS NÃO-PROBABILÍSITCAS
CONVENIENCIA VOLUNTÁRIA COTAS

63 Quando definir que a minha pesquisa amostral terá amostra não-probabilística?
Em algumas situações iremos perceber que a população ou universo a ser pesquisado tem a seguinte característica: 1)Muitas características que podem ser encontradas em pessoas que estão em lugares mais variados possíveis . 2)Não existe conhecimento exato sobre onde localizar o universo 3) Não existe um número total de componentes do universo

64 AMOSTRA NÃO PROBABILÍSTICA POR CONVENIENCIA
O pesquisador determina que irá coletar dados de pessoas que estiverem em certo local em determinado período

65 o pesquisador propõe uma amostra não-probabilística onde ELE resolve a melhor maneira de representar a população na amostra por seu raciocínio. Também destina uma possibilidade zero a algum grupo que faz parte do universo de participar da amostra. Escolhe por período e conveniência, por grupos, por agrupamento etc. Nesse caso a possibilidade escolher um determinado elemento no universo é zero.

66 AMOSTRA PROBABILÍSTICA POR VOLUNTARIEDADE
O pesquisador seleciona a amostra e distribui por meio: do correio ou em encartes de revistas ou até mesmo deixa em locais em que a freqüência do tipo de público é grande e o público pode escolher responder ou não

67 AMOSTRA NÃO –PROBABILÍSITCA POR QUOTAS
TEM CONTROLE DE PROPORÇÃO COMO A PESQUISA PROBABILÍSTICA ESTRATIFICADA PORÉM NÃO HÁ COMO LOCALIZAR O PÚBLICO


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