A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

últimos momentos de Jesus

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "últimos momentos de Jesus"— Transcrição da apresentação:

1 últimos momentos de Jesus
Evangelho de João, capítulo 18 últimos momentos de Jesus antes de partir Leia este lindo texto das Sagradas Letras Medite nele Passe aos da tua lista É parte da Palavra de Deus para nós hoje Edição BÍblia Viva (BV) Revista e atualizada (RA)

2 Evangelho segundo S. João, capítulo 18
2(BV)- Judas, o traidor, conhecia aquele lugar, pois Jesus havia ido ali com seus discípulos muitas vezes. 2(RA)- E Judas, o traidor, também conhecia aquele lugar, porque Jesus ali estivera muitas vezes com seus discípulos. 1(BV)- Depois de dizer estas coisas, Jesus atravessou o riacho de Cedrom com seus discípulos e entrou em um bosque de oliveiras. 1(RA)- Tendo Jesus dito estas palavras, saiu juntamente com seus discípulos para o outro lado do ribeiro Cedrom, onde havia um jardim; e aí entrou com eles.

3 Então, eles chegaram ali com tochas, lanternas e armas.
Evangelho segundo S. João, capítulo 18 3(BV)- Os sacerdotes principais e os fariseus haviam dado a Judas um pelotão de soldados e policiais. Então, eles chegaram ali com tochas, lanternas e armas. 3(RA)- Tendo, pois, Judas recebido a escolta e, dos principais sacerdotes e dos fariseus, alguns guardas, chegou a este lugar com lanternas, tochas e armas.

4 “Eu não perdi nem um só daqueles que o Senhor me deu...”
Evangelho segundo S. João, capítulo 18 9(BV)- Ele fez isto para cumprir a profecia que Ele mesmo tinha acabado de fazer: “Eu não perdi nem um só daqueles que o Senhor me deu...” 9(RA)- para se cumprir a palavra que dissera: Não perdi nenhum dos que me deste. 4e5(BV)- Jesus percebeu perfeitamente tudo o que ia acontecer com Ele. Então, avançando ao encontro deles, perguntou: “A quem vocês estão procurando?” “Jesus de Nazaré”, responderam.“Sou Eu”, disse Jesus. 4(BV)- Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se e perguntou-lhes: A quem buscais? 5(BV)- Responderam-lhe: A Jesus, o Nazareno. Então, Jesus lhes disse: Sou eu. Ora, Judas, o traidor, estava também com eles. 6(BV)- E, quando Ele disse isto, todos caíram para trás, no chão! 6(RA)- Quando, pois, Jesus lhes disse: Sou eu, recuaram e caíram por terra. 7(BV)- Mais uma vez Ele perguntou: “A quem vocês estão procurando?” E outra vez responderam: “Jesus de Nazaré”. 7(RA)- Jesus, de novo, lhes perguntou: A quem buscais? Responderam: A Jesus, o Nazareno. 8(BV)- “Eu disse que sou Eu”, disse Jesus; “e já que é atrás de mim que vocês vieram, deixem estes outros irem embora”. 8(RA)- Então, lhes disse Jesus: Já vos declarei que sou eu; se é a mim, pois, que buscais, deixai ir estes;

5 Não vou beber o cálice que o Pai me deu?”
Evangelho segundo S. João, capítulo 18 10(BV)- Nisto Simão Pedro puxou uma espada e cortou a orelha direita de Malco, o criado do supremo sacerdote. 10(RA)- Então, Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita; e o nome do servo era Malco. 11(BV)- Mas Jesus disse a Pedro: “Guarde a sua espada. Não vou beber o cálice que o Pai me deu?” 11(RA)- Mas Jesus disse a Pedro: Mete a espada na bainha; não beberei, porventura, o cálice que o Pai me deu? 12(BV)- Então a polícia judaica, com os soldados e o seu comandante, prenderam e amarraram Jesus. 12(RA)- Assim, a escolta, o comandante e os guardas dos judeus prenderam Jesus, manietaram-no

6 “Seria melhor que um morresse por todos”.
Evangelho segundo S. João, capítulo 18 14(BV)- Caifás foi quem disse aos outros líderes judaicos: “Seria melhor que um morresse por todos”. 14(RA)- Ora, Caifás era quem havia declarado aos judeus ser conveniente morrer um homem pelo povo. 13(BV)- Primeiramente eles o levaram a Anás, sogro de Caifás, o supremo sacerdote naquele ano. 13(RA)- e o conduziram primeiramente a Anás; pois era sogro de Caifás, sumo sacerdote naquele ano.

7 “O senhor não é um dos seguidores de Jesus?”
Evangelho segundo S. João, capítulo 18 15(BV)- Simão Pedro seguia atrás, como fazia um dos discípulos que era conhecido do supremo sacerdote. Portanto aquele outro discípulo teve licença de entrar no pátio com Jesus, 15(RA)- Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus. Sendo este discípulo conhecido do sumo sacerdote, entrou para o pátio deste com Jesus. 17(BV)- A moça perguntou a Pedro: “O senhor não é um dos seguidores de Jesus?” “Não”, disse ele, “eu não sou!” 17(RA)- Então, a criada, encarregada da porta, perguntou a Pedro: Não és tu também um dos discípulos deste homem? Não sou, respondeu ele. 16(BV)- enquanto Pedro ficou do lado de fora do portão. Então o outro discípulo falou com a moça que tomava conta do portão, e ela deixou Pedro entrar. 16(RA)- Pedro, porém, ficou de fora, junto à porta. Saindo, pois, o outro discípulo, que era conhecido do sumo sacerdote, falou com a encarregada da porta e levou a Pedro para dentro.

8 Pedro estava no meio deles, aquentando-se também.
Evangelho segundo S. João, capítulo 18 18(BV)- Os policiais e os criados achavam-se ao redor de uma fogueira que tinham feito, porque fazia frio, e Pedro achava-se ali com eles, esquentando-se. 18(RA)- Ora, os servos e os guardas estavam ali, tendo acendido um braseiro, por causa do frio, e aquentavam-se. Pedro estava no meio deles, aquentando-se também. 19(BV)- Lá dentro, o supremo sacerdote começou a fazer perguntas a Jesus a respeito dos seus seguidores e o que Ele tinha ensinado a todos. 19(RA)- Então, o sumo sacerdote interrogou a Jesus acerca dos seus discípulos e da sua doutrina.

9 Pergunte àqueles que me ouviram. O senhor tem alguns deles aqui.
Evangelho segundo S. João, capítulo 18 20(BV)- Jesus respondeu: “O que Eu ensino é muito conhecido porque Eu tenho pregado abertamente na sinagoga e no templo; Eu tenho sido ouvido por todos os líderes judaicos e não ensino em particular nada que não tenha dito em público. 20(RA)- Declarou-lhe Jesus: Eu tenho falado francamente ao mundo; ensinei continuamente tanto nas sinagogas como no templo, onde todos os judeus se reúnem, e nada disse em oculto. 21(BV)- Por que o senhor está me fazendo estas perguntas? Pergunte àqueles que me ouviram. O senhor tem alguns deles aqui. Eles sabem o que Eu disse”. 21(RA)- Por que me interrogas? Pergunta aos que ouviram o que lhes falei; bem sabem eles o que eu disse.

10 “Isso é maneira de responder ao supremo sacerdote?”
Evangelho segundo S. João, capítulo 18 22(BV)- Um dos soldados que estavam ali deu um soco em Jesus. “Isso é maneira de responder ao supremo sacerdote?” Perguntou ele. 22(RA)- Dizendo ele isto, um dos guardas que ali estavam deu uma bofetada em Jesus, dizendo: É assim que falas ao sumo sacerdote? 23(BV)- “Se Eu menti, prove”, respondeu Jesus. “Você bateria num homem por ele dizer a verdade?” 23(BV)- Replicou-lhe Jesus: Se falei mal, dá testemunho do mal; mas, se falei bem, por que me feres?

11 “Você não é um dos discípulos dele?” “Claro que não”, respondeu.
Evangelho segundo S. João, capítulo 18 25(BV)- Enquanto isso, Simão Pedro ainda estava perto da fogueira, e perguntaram novamente a ele: “Você não é um dos discípulos dele?” “Claro que não”, respondeu. 25(RA)- Lá estava Simão Pedro, aquentando-se. Perguntaram-lhe, pois: És tu, porventura, um dos discípulos dele? Ele negou e disse: Não sou. 24(BV)- Então Anás mandou Jesus amarrado a Caifás, o supremo sacerdote. 24(RA)- Então, Anás o enviou, manietado, à presença de Caifás, o sumo sacerdote.

12 E imediatamente um galo cantou.
Evangelho segundo S. João, capítulo 18 27(BV)- Outra vez Pedro negou isso. E imediatamente um galo cantou. 27(RA)- De novo, Pedro o negou, e, no mesmo instante, cantou o galo. 26(BV)- Mas um dos escravos da casa do supremo sacerdote – parente do homem de quem Pedro havia cortado a orelha – perguntou: “Eu não vi você lá no bosque de oliveiras com Jesus?” 26(RA)- Um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro tinha decepado a orelha, perguntou: Não te vi eu no jardim com ele?

13 “Qual é a acusação que vocês fazem contra este homem?”
Evangelho segundo S. João, capítulo 18 29(BV)- Então o governador Pilatos saiu ao encontro deles e perguntou: “Qual é a acusação que vocês fazem contra este homem?” 29(RA)- Então, Pilatos saiu para lhes falar e lhes disse: Que acusação trazeis contra este homem? 28(BV)- O julgamento de Jesus diante de Caifás terminou nas primeiras horas da manhã Daí Ele foi levado ao palácio do governador romano. Os seus acusadores não entraram porque isso poderia “contaminar a todos”, diziam eles, e depois não poderiam comer do cordeiro da Páscoa. 28(RA)- Depois, levaram Jesus da casa de Caifás para o pretório. Era cedo de manhã. Eles não entraram no pretório para não se contaminarem, mas poderem comer a Páscoa. 30(BV)- “Nós não o teríamos prendido se Ele não fosse um criminoso, ora essa!” Disseram eles. 30(RA)- Responderam-lhe: Se este não fosse malfeitor, não to entregaríamos.

14 31(RA)- Replicou-lhes, pois, Pilatos:
Evangelho segundo S. João, capítulo 18 31(BV)- “Então levem o acusado para ser julgado por vocês mesmos, pelas suas leis”, disse Pilatos. “Mas nós queremos que Ele seja crucificado”, disseram eles, “e é necessário a sua aprovação”. 31(RA)- Replicou-lhes, pois, Pilatos: Tomai-o vós outros e julgai-o segundo a vossa lei. Responderam-lhe os judeus: A nós não nos é lícito matar ninguém; 32(BV)- Isto cumpriu o que Jesus havia dito a respeito do modo pelo qual morreria. 32(RA)- para que se cumprisse a palavra de Jesus, significando o modo por que havia de morrer.

15 “O seu próprio povo, e os sacerdotes principais, trouxeram você aqui.
Evangelho segundo S. João, capítulo 18 35(BV)- “E eu lá sou judeu?” disse Pilatos. “O seu próprio povo, e os sacerdotes principais, trouxeram você aqui. Por quê? Que foi que fez?” 35(RA)- Replicou Pilatos: Porventura, sou judeu? A tua própria gente e os principais sacerdotes é que te entregaram a mim. Que fizeste? 33(BV)- Então Pilatos entrou de volta no palácio e ordenou que trouxessem Jesus. “Você é o Rei dos judeus?” perguntou. 33(RA)- Tornou Pilatos a entrar no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: És tu o rei dos judeus? 34(BV)- “Rei, como o senhor usa a palavra, ou como os judeus empregam essa palavra?” perguntou Jesus. 34(RA)- Respondeu Jesus: Vem de ti mesmo esta pergunta ou to disseram outros a meu respeito?

16 Mas o meu Reino não é deste mundo”. “Então você é rei?”
Evangelho segundo S. João, capítulo 18 36(BV)- Então Jesus respondeu: “Eu não sou rei terreno. Se fosse, os meus seguidores teriam lutado quando Eu fui preso pelos líderes judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo”. 36(RA)- Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. 37(BV)- Pilatos respondeu: “Então você é rei?” “Sim, disse Jesus, “Eu nasci para isso. Eu vim trazer a verdade ao mundo. Todos os que amam a verdade são meus seguidores”. 37(RA)- Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. 38(BV)- “Que é a verdade?” perguntou Pilatos. Depois ele saiu outra vez aonde o povo estava e disse: “Pelo meu exame, não há nada contra ele. 38(RA)- Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade? Tendo dito isto, voltou aos judeus e lhes disse: Eu não acho nele crime algum.

17 Portanto, se vocês quiserem, soltarei o ‘Rei dos judeus’.”
Evangelho segundo S. João, capítulo 18 39(BV)- Mas vocês têm um costume de cada ano pedir que na Páscoa eu solte alguém da prisão. Portanto, se vocês quiserem, soltarei o ‘Rei dos judeus’.” 39(RA)- É costume entre vós que eu vos solte alguém por ocasião da Páscoa; quereis, pois, que vos solte o rei dos judeus?

18 Esse homem, não, e sim Barrabás!” Barrabás era um assaltante.
Evangelho segundo S. João, capítulo 18 40(BV)- Porém eles gritaram: “Não! Esse homem, não, e sim Barrabás!” Barrabás era um assaltante. 40(RA)- Então, gritaram todos, novamente: Não este, mas Barrabás! Ora, Barrabás era salteador.

19 Se você não o tem, acesse o link abaixo.
Envie este texto bíblico que você acabou de ler aos teus melhores amigos. É a Palavra de Deus. Leia a continuação deste texto no capítulo 19 do Evangelho segundo S. João. Se você não o tem, acesse o link abaixo. Para acessar a outros textos bíblicos da Bíblia Viva clique no link abaixo: clique sobre o texto pretendido, depois com o botão direito, em “salvar destino como” Jesus disse em Marcos 8:38 “E todo aquele que se envergonhar de mim e da minha mensagem nestes dias de incredulidade e pecado, Eu, o Messias, me envergonharei dele quando voltar na glória do meu Pai, com os santos anjos”.

20


Carregar ppt "últimos momentos de Jesus"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google