A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 7 As morais brasileiras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 7 As morais brasileiras"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 7 As morais brasileiras
Equipe: Guilherme Lira Mariana Lira Marina Correia Rafaella Kelly

2 Ordem de Apresentação 1. Introdução: Mariana Morais
2. Como tornar a cultura brasileira inteligível?: Rafaela 3. As duas morais brasileiras: Guilherme 4. Ruptura ética e Conclusão: Marina Bibliografia SROUR, R. Ética empresarial – a gestão da reputação. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

3 Um breve exemplo: O JEITINHO BRASILEIRO
Um grupo de brasileiros estava passando as férias na Espanha...

4 E sobrou para os Hermanos...

5 O formalismo e as relações de dependência
Reponta no Brasil um velho traço cultural que pode iluminar essa discussão toda. Trata-se do Formalismo. Formalismo é uma clara dissociação entre o discurso e a prática; o enunciado e o vivido; o país legal e o país real; os códigos formalizados de conduta e os expedientes espertos do dia-a-dia; as declarações; as declarações de boas intenções e o cinismo dos arranjos de convivência.

6 Esse jogo de faz de conta paira no cotidiano do brasileiro
Esse jogo de faz de conta paira no cotidiano do brasileiro. As incoerências, no entanto, incomodam poucos, tornam-se engraçadas e faz com que os jeitinhos, favoritismo, subornos, malandragens e tramóias sejam vistos como dribles indispensáveis para sobreviver no mundo real. O filme brasileiro Central do Brasil retrata com perfeição esse formalismo, apresenta as ambigüidades entre as duas morais brasileiras e abre as portas da nossa cultura. Título: Central do Brasil Direção: Walter Sales Elenco: Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira, Marílias Pêra

7

8 "Virtudes públicas, vícios privados"
Convivem, ao mesmo tempo, assinala o sociólogo, a moral da integridade e a moral do oportunismo no País. Cada uma delas tem seu espaço próprio e são reflexo da ambivalência da sociedade brasileira, um discurso oficial (da integridade, para mostrar para os outros) e um discurso oficioso (do oportunismo, das ações que não se quer mostrar em público), que alimenta e sacramenta a hipocrisia.

9 Como entender a cultura brasileira?
Relações de dependência Lógica da proteção

10 "Os agentes sociais esperam do patrono proteção e segurança em troca de lealdade"
Complexo do coitado

11 Emprego público x Privado

12 Moral da Integridade Discurso oficial Comportamento decente Bem comum
Ética da convicção: vertente princípio Caráter altruísta: honestidade, lealdade, confiança, submissão às normas, respeito e legitimidade

13 Moral do Oportunismo Discurso oficioso Ética da conveniência
Visão trapaceira e parasitária Princípio utilitarista Fuga da responsabilidade Impunidade e corrupção Caráter egoísta: esperteza, malícia, hipocrisia, dissimulação, informalidade, vantagem, manipulação, permissividade, particularismo, marginalidade.

14 Ruptura Ética Zona de Segurança – rigorismo das morais altruísta
Zona de Risco – ruptura pragmática, moldadas pela ética da responsabilidade

15 Ruptura Ética Exemplos de flutuação entre as éticas:
Igreja Católica – mandamento x cruzadas

16 Ruptura Ética Ética da Convicção Morais Altruístas Z. S. (rigorismo)
Ética da Responsabilidade Z. R. (ruptura pragmática) Terra de Ninguém (ruptura ética) Morais Exclusivistas Marginalidade Ética

17 Ruptura Ética No Brasil a moral da integridade qualifica as orientações da moral do oportunismo como imoral. Moral oportunista considera os íntegros inocentes. Duplicidade brasileira: exemplo dólar paralelo.

18 Ruptura Ética

19 Ruptura Ética Duplicidade da moral: *Agentes com uma cara, ou duas
Efeitos da moral do oportunismo: todos desconfiam de todos,no âmbito empresarial e pessoal. *Horror pelo deboche dos oportunistas. *Pessoas de confiança -> nepotismo * Baixa credibilidade das principais organizações -> mais condutas egoístas e mais práticas patrimonialistas

20

21 Ruptura Ética Perfil do Brasileiro

22 Ruptura Ética Perfil do Brasileiro: *oscila entre as duas morais
*interesses próprios quando ameaçados mudam o comportamento do individuo *oportunistas de ocasião x mau caráter. PS: Para a moral da integridade não existe meia gravidez.

23


Carregar ppt "Capítulo 7 As morais brasileiras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google