A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTEMPORANEIDADE 1 UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTEMPORANEIDADE 1 UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS"— Transcrição da apresentação:

1 CONTEMPORANEIDADE 1 UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS
Santos, Boaventura de Sousa (1995)

2 A modernidade e seus nomes
A situação presente das CIÊNCIAS Ambiguidades Passado Futuro 1. Os séc. XVI ao XVIII são a pré-história do que hoje somos; 2. Os séc. XVIII e XIX são o campo teórico em que hoje ainda nos movemos: O século XX não começou; 4. O séc. XXI, uma sociedade tecnológica, de comunicação e interatividade total; 4. O séc. XXI já terminou antes de começar: a catástrofe nuclear e ecológica são o presente. Uma mentalidade, Uma sensibilidade, Uma atitude, As contradições, O transitório, As revoluções, Os conflitos.

3 Como enfrentar períodos de transição e ambiguidades impactantes?
Metáforas, autores, ideias, conceitos Enfrentando as Ambiguidades Presente Passado Futuro As crianças em Galileu (ano), a Revolução científica do século XVI. (Copérnico, Galileu e Newton) As crianças em Rousseau (1750), as Revoluções sociais, materiais e políticas do século 1790 – XVIII e XIX (Adam Smith e Ricardo/ Lavoisier e Darwin/Marx e Durkheim – Weber e Pareto/ Humboldt e Planck/Poincaré e Einstein) Voltar às coisas simples ou Formular perguntas simples.

4 Como enfrentar períodos de transição e ambiguidades impactantes?
Metáforas, autores, ideias, conceitos Enfrentando as Ambiguidades Presente Passado Futuro As crianças em Galileu (ano), a Revolução científica do século XVI. (Copérnico, Galileu e Newton) Citação Galileu Filmes..... Copérnico Newton Voltar às coisas simples ou Formular perguntas simples.

5 Como enfrentar períodos de transição e ambiguidades impactantes?
Metáforas, autores, ideias, conceitos Enfrentando as Ambiguidades Presente Passado Futuro As crianças em Rousseau (1750), as Revoluções sociais, materiais e políticas do século 1790 – XVIII e XIX (Adam Smith e Ricardo/ Lavoisier e Darwin/Marx e Durkheim – Weber e Pareto/ Humboldt e Planck/Poincaré e Einstein) Filmes .... Voltar às coisas simples ou Formular perguntas simples.

6 A modernidade em tempos de Globalização
Autores, Personagens, Idéias, Conceitos. Milton Santos, por Silvio Tendler : “A Globalização vista do lado de cá”. Dimensão crítica: Três modos de Globalização A que nos fazem Ver, Como ela É, como ela Pode Ser! Dimensão propositiva: Retomada do debate sobre o PROCESSO CIVILIZATORIO, olhando e vivendo o TERRITÓRIO como matriz da vida social, material e política! O território expressa Riqueza nas Vidas mais do que nos Objetos; As tensões, os conflitos vividos nos territórios devem ser olhados como constitutivos de uma outra sensibilidade em produção, como vida que brota, de forma desorganizada, livre, MAS propositiva: as formas de Solidariedade, por ex.; Produzir outras Utopias (heterotopias): Deslocamento do Tecnológico para o Demográfico, Desenvolver uma sensibilidade cognitiva, afetiva e política para a vida que se produz incessantemente terrítorios, no plano individual e coletivo. Sec. XX parte 4


Carregar ppt "CONTEMPORANEIDADE 1 UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google