A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A poluição do ar e suas prejudicações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A poluição do ar e suas prejudicações."— Transcrição da apresentação:

1 A poluição do ar e suas prejudicações.

2 índice *A poluição do ar *O que acontece com a poluição do ar
*O que acontece com a poluição do ar *AS CIDADES MAIS POLUIDA *A que distância a poluição do ar pode alcançar *as doenças causadas pela poluição do ar

3 Apoluiçao do ar A maior parte da poluição do ar é produzida como resultado da queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Esses combustíveis foram formados durante milhares de anos a partir de plantas e animais mortos. Os depósitos se formavam e eram finalmente cobertos por outras rochas e comprimidos. Eles permaneceram praticamente intactos até a metade do século XIX. Desde então, são usados em quantidades cada vez maiores para mover veículos, aquecer edifícios nos países frios e fundir metais como o ferro.

4 Quando o combustível é queimado, não libera apenas energia, mas muitos produtos químicos, incluindo enxofre e nitrogênio contidos no material orgânico. Essas substâncias são dois dos mais importantes ingredientes na chuva ácida. Enxofre e nitrogênio são subprodutos indesejáveis na queima dos combustíveis, sendo geralmente lançados diretamente na atmosfera onde se acreditava que se dispersavam sem riscos. Hoje sabemos que não é assim. Eles se convertem rapidamente em dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, os quais podem ser julgados prejudiciais ao meio ambiente.

5 As quantidades lançadas na atmosfera são espantosas: cerca de 24 milhões de toneladas de dióxido de enxofre por ano na América do Norte e 44 milhões de toneladas na Europa. É o suficiente para encher completamente cerca de 150 petroleiros! A maior parte do enxofre vem das fábricas e usinas termelétricas. A quantidade de óxidos de nitrogênio produzida é menor, mas mesmo assim chega a 22 milhões de toneladas na América do Norte e 15 milhões de toneladas na Europa Ocidental. A maior parte dos óxidos de nitrogênio provém da emissão dos motores dos veículos. À medida que o tráfego aumenta em até 20% ao ano na Europa, é provável que o problema se agrave, a menos que se tomem providências imediatas.

6 O que acontece com a poluição do ar?
Uma parte da poluição rapidamente se precipita ao solo, antes de ser absorvida pela umidade do ar. Deposita-se nas árvores, edifícios e lagos, geralmente na área onde foi produzida. É a chamada precipitação seca. Estes depósitos se formam e mais tarde se combinam com a água da chuva, transformando-se em ácidos. O resto da poluição pode permanecer no ar por mais de uma semana e é transportada pelo vento a longas distâncias. Durante esse período, as substâncias químicas reagem com o vapor d’água na atmosfera, transformando-se nos ácidos sulfúrico e nítrico diluídos. Esses ácidos também reagem com outras substâncias químicas na atmosfera formando poluentes secundários. Destes, o ozônio é um dos mais perigosos, pois prejudica a vegetação.

7 Quando a precipitação ácida ocorre sob a forma de neve, os problemas para o meio ambiente são retardados, mas podem ser muito piores posteriormente. Durante o inverno, a neve se acumula no solo, retendo seus ácidos. Na primavera, quando a neve derrete, há um súbito fluxo de água que corre pelo chão até os rios e lagos. Eventualmente, ácidos que ficaram retidos por seis meses são liberados em poucas semanas. Estas correntezas ácidas, como são chamadas, são particularmente prejudiciais para plantas e animais.

8 as cidades mais poluídas
O ranking da Organização Mundial da Saúde mostra cidades do Oriente Médio como as mais poluídas do mundo. Região metropolitana do Rio de Janeiro aparece como a pior do Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que dois milhões de pessoas morrem a cada ano devido à poluição do ar. Medições anuais apontam que a concentração de partículas poluídoras, chamadas de PM10, está muito acima do máximo recomendado em muitas cidades. Essas partículas de 10 micrometros de diâmetro podem invadir o sistema respiratório e a corrente sanguínea, causando problemas no coração, câncer, asma e outras

9 doenças respiratórias
doenças respiratórias. Segundo a OMS, o máximo recomendado é de 20 microgramas de PM10 por centímetro cúbico – em algumas cidades esse índice chega a 300. O estudo mais recente da OMS, feito em 1100 cidades de 91 países, mostrou que a região mais poluída do planeta é o Oriente Médio, seguida pelo Sudoeste e Leste Asiático.

10 A cidade mais poluída do planeta fica no sudoeste do Irã e tem mais de 1 milhão de habitantes. A média anual da concentração de PM10 chega a 372. A atividade principal na cidade gira em torno da produção e distribuição de petróleo. Outras indústrias relevantes estão no remo da metalúrgica, petroquímica e têxtil.

11 Ulan Bator é a única capital e maior cidade da Mongólia, o acúmulo anual é de 279 de PM10. O centro urbano tem cerca de 850 mil habitantes e a atividade principal é a produção de têxteis, couro e alimentos. Em 2012, o país apresentou um acentuado crescimento econômico, mas a maioria da população pobre não foi beneficiada diretamente, diz alerta das Nações Unidas. Pessoas transitando com mascaras é cena comum em muitas regiões do Irã

12 Mais uma cidade do Irã configura entre as mais poluídas do mundo
Mais uma cidade do Irã configura entre as mais poluídas do mundo. Em Senandaj, localizada a metros acima do mar, a concentração de PM10 no ar é de 254 Essa é a visão em várias cidades da Índia A cidade está localizada no noroeste da Índia. Seus mais de três milhões de habitantes estão bem distribuídos entre as áreas urbana e rural. Toda esta população respira um ar poluído com a média anual de 251 de PM10.

13 Paradoxo do Rio: cartão postal e poluição
A bela paisagem da cidade do Rio de Janeiro contrasta com uma realidade preocupante. Apesar de não ser a quinta mais poluída do mundo, a região metropolitana aparece neste por ser a pior do Brasil, com 64 de PM10. Cerca de 12 milhões de pessoas convivem diariamente com excesso de CO2 emitido pelos carros e pela concentração de indústrias na região. A segunda maior concentração de PM10 no país foi registrada na região metropolitana de São Paulo, com 48 E 39

14 Cinco medicamentos produzidos no Brasil10.08.2013
Tratamentos criados no país são referência mundial no combate às chamadas doenças negligenciadas. Dois dos medicamentos fabricados no Brasil foram incluídos recentemente em lista da Organização Mundial de Saúde.

15 A que distância a poluição do ar pode alcançar?
Se você olhar para a fumaça que sai de uma chaminé, verá que em poucos dias do ano ela sobe verticalmente. Na maior parte das vezes ela se inclina, porque o ar ao redor da chaminé está em movimento. Mesmo quando parece haver apenas uma brisa próxima ao solo, nas camadas mais altas o vento pode ser bem mais forte. A poluição que sai das chaminés é levada pelo vento. Uma parte dela pode permanecer no ar durante uma semana ou mais, antes de se depositar no solo. Nesse período ela pode ter viajado muitos quilômetros. Mesmo um vento fraco de 16 km/h poderia transportá-la para além de 1600 km em cinco dias. Quanto mais a poluição permanece na atmosfera, mais a sua composição química se altera, transformando-se num complicado coquetel de poluentes que prejudica o meio ambiente.

16 Nas mais importantes áreas industriais do Hemisfério Norte, o vento predominante (aquele que sopra com mais freqüência) vem do oeste. Isso significa que as áreas situadas no caminho do vento, que sopra destas regiões industriais, recebem uma grande dose de poluição. Cerca de 3 milhões de toneladas de poluentes ácidos são levados a cada ano dos Estados Unidos para o Canadá. De todo o dióxido de enxofre precipitado no leste canadense, metade dele provém das regiões industriais situadas no nordeste dos EUA.

17 as doenças causadas pela poluição do ar
O ar atualmente, principalmente dos centros urbanos, se apresenta muito poluído. Esta poluição provoca sérios danos à saúde, causando doenças respiratórias e também doenças causadas por microorganismos presentes no ar poluído.

18 As doenças respiratórias alérgicas são causadas pela poeira doméstica, fungos presentes no ar, pêlos de animais, fumaça e odores como cola de sapateiro e perfumes, estes são os agentes alérgicos. As doenças mais conhecidas são rinite e bronquite asmática.

19 A rinite é um processo irritativo das vias nasais, caracterizando-se por espirro, produção excessiva de muco, coceira no céu da boca e congestão nasal. A bronquite asmática é uma reação aos agentes alérgicos que causa obstrução e dificulta a passagem do ar pelas vias respiratórias, manifestando-se sob forma de chiados no peito e falta de ar. Além da alergia respiratória, mudanças repentinas de temperatura, umidade, desgaste emocional e processos inflamatórios, como gripes ou resfriados, também podem contribuir para desencadear uma crise alérgica.

20 Os microorganismos, como bactérias e vírus presentes no ar também podem causar várias doenças como a tuberculose, a meningite meningocócica, gripe, caxumba, poliomielite, sarampo, entre outras.

21 A tuberculose é causada por uma bactéria, ela tanto pode atacar humanos como também outros animais. É uma doença contagiosa e pode se manifestar em vários órgãos do corpo. A mais comum é a tuberculose pulmonar, que é transmitida de pessoa para pessoa através da tosse, que acaba liberando a bactéria no ar, também pelo contato com roupas, talheres e outros objetos contaminados. Os sintomas só são percebidos meses depois após a instalação da bactéria no organismo. Após esse período iniciam-se as tosses com catarro, febre, palidez, falta de apetite, emagrecimento e conseqüentemente fraqueza geral. Se não for tratada, a doença pode causar lesões nos pulmões, no caso da tuberculose pulmonar, até levar a sua completa destruição. A tuberculose pode ser prevenida através da vacina BCG e também pode ser tratada, por meio da rápida detecção da doença através de radiografias.

22 A meningite meningocócica é uma doença causada pela bactéria Neisseria meningitidis que ataca as meninges (membranas que protegem o sistema nervoso central). Os sintomas são forte dor de cabeça, febre, vômito e dor na nuca. O contágio da doença se dá pelas vias respiratórias e ela a pessoa deve ser levada a tratamento em seu estágio inicial. Assim como a tuberculose também pode ser prevenida através de vacinas.

23

24 APRENDA A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.
NÃO JOGUE LIXO NO CHÃO! Cidade limpa, sociedade organizada. APRENDA A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.

25 1ºA Apresentado por: Mônica Jennifer Amanda Ariane Carol Laís


Carregar ppt "A poluição do ar e suas prejudicações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google