A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poluição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poluição."— Transcrição da apresentação:

1 Poluição

2 O que é a POLUIÇÃO? Poluição significa sujidade, degradação, contaminação, doença. A acção do homem sobre o meio ambiente quase sempre tem efeitos negativos, porque não são usadas as devidas precauções. Acontece muitas vezes que a poluição num determinado local, seja na água, no ar ou na terra, obriga a que muitas espécies de animais e plantas que aí vivem criem condições de forma a poderem adaptar-se para conseguir sobreviver no seu ambiente. Noutros casos, a contaminação é tão forte que muitas espécies acabam por morrer e extinguem-se para sempre.                                                                                                                               

3   Poluição do Solo                     A poluição do solo é causada pelos lixos que as pessoas deixam no chão da sua casa, da sua rua, do jardim da sua cidade, do pinhal ou das matas quando fazem um piquenique… da berma das estradas quando vão de carro e atiram lixo pela janela… e também nas praias, quando, no final de um agradável dia de Verão passado à beira-mar, regressam às suas casas mas deixaram os restos e os lixos na areia.                                                                                                            

4 Poluição da Água A água pode ser contaminada de muitas maneiras:
pela acumulação de lixos e detritos junto de fontes, poços e cursos de água:                                                                                                       - pelos esgotos domésticos que aldeias, vilas e cidades lançam nos rios ou nos mares; - pelos resíduos tóxicos que algumas fábricas lançam nos rios;                                                   - pelos produtos químicos que os agricultores utilizam para combater as doenças das suas plantas, e que as águas das chuvas arrastam para os rios e para os lençóis de água existentes no subsolo;  - pela lavagem clandestina, ou seja, não autorizada, de barcos no alto mar, que largam combustível;  - pelos resíduos nucleares radioactivos, depositados no fundo do mar;  - pelos naufrágios dos petroleiros, ou seja, acidentes que causam o derrame de milhares de toneladas de petróleo, sujando as águas e a costa e matam toda a vida marinha – as chamadas marés negras.                                                                                                  

5

6 Poluição do Ar Existem diferentes causas de contaminação do ar:
o fumo que sai pelas chaminés das fábricas;                         - o fumo que sai pelos tubos de escape dos meios de transporte; - a incineração dos lixos a céu aberto ( quer dizer, queimar lixos); o uso, em demasia, de insecticidas e outros sprays (desodorizantes, desinfectantes do ambiente, etc); A poluição do ar pode fazer com que o ar que tu respires te torne doente. Quando respiras ar poluído com frequência, as partículas presentes podem depositar-  -se nos teus pulmões. A poluição do ar pode provocar dor de cabeça ou irritar a tua garganta e pode também fazer os teus olhos lacrimejarem e irritá-los. A poluição do ar causa prejuízo às plantações e os animais também podem ficar doentes por causa dela.                                                                                           

7 Poluição Sonora Vivemos rodeados de sons: pessoas que falam, máquinas e electrodomésticos que trabalham, a música de uma discoteca, automóveis que passam, crianças que brincam…  O aumento de ruídos no ambiente que nos rodeia provocou uma nova forma de poluição – a poluição sonora.   O barulho dos aviões que passam no ar.    O funcionamento de motos, automóveis, e outros veículos.                                    O ruído forte e incomodativo das perfuradoras mecânicas.                                                                                       

8 Poluição Luminosa A poluição luminosa é provocada pelo desperdício de luz nocturna.         À noite, numa cidade, o céu fica menos estrelado do que numa aldeia. Isso deve-se à iluminação artificial, muitas vezes utilizada de forma incorrecta e que gera uma outra forma de poluição - a poluição luminosa. Em locais com muita luz nocturna, o céu fica coberto por uma enorme bolha luminosa, que nos impede de ver nitidamente as estrelas, luz essa tão forte que nos magoa a vista e nos faz ficar por vezes com dor de cabeça.    Há pessoas, que nas cidades, têm dificuldade em dormir porque uma grande quantidade de luz da rua ou do jardim do vizinho, lhes entra pela janela do quarto e se torna incomodativa.

9 A Protecção da Natureza
Para que haja qualidade de vida e não se coloque a saúde em risco, é necessário que o ambiente esteja protegido das agressões constantes do homem.         Assim , é preciso, entre outras medidas:                                                                                          diminuir a quantidade de gases que se enviam para a atmosfera; diminuir a quantidade de adubos, pesticidas e herbicidas que se usam na agricultura, que poluem os solos e contaminam os lençóis de água; proteger as águas, procurando tratar e despoluir os esgotos e as águas que vêm das fábricas; cuidar os lixos domésticos e outros que degradam e poluem o ambiente; reciclar e reutilizar o papel, o vidro, etc., utilizando-o no fabrico de outros objectos em vez de o abandonar em lixeiras; limpar rios, poços, florestas...; evitar o desperdício de água.

10 As árvores podem melhorar a qualidade do ambiente?
        A poluição do ar provoca grandes estragos na Natureza. As árvores libertam oxigénio que purifica o ar poluído. Por isso é muito importante proteger os bosques e as zonas verdes das cidades e das zonas industriais.         Por cada criança que nasce, para cada carro que circula, deveríamos plantar dezenas de árvores.         Como vês na imagem, as árvores, através da sua folhagem verde, são purificadoras do oxigénio do ar. E, por isso, sempre que a floresta arde, os produtores de oxigénio são destruídos.                      Vamos empregar todos os esforços para defender a grande mancha florestal que ainda existe no nosso país. E todas as plantas em vias de extinção.         Vamos proteger as florestas! E ensinar aos nossos amigos e familiares o que devem fazer para as proteger.    

11 Medidas que podem prevenir os riscos de incêndios florestais:
Não fazer fogueiras nas florestas Limpar as florestas Não abandonar lixo nas florestas

12 Por que é importante reciclar?
  Reciclar permite poupar matérias primas, como o alumínio, o estanho, o petróleo, a madeira e a areia.         Para além disso, é melhor fabricar materiais a partir de objectos reciclados do que a partir de matérias primas, pois exige menos energia e menos gastos de dinheiro.         Quando estás a reciclar, estás a contribuir para a redução do consumo de energia e para a preservação do ambiente.                                                                                                             Com certeza, já viste um ecoponto igual ou parecido a este.         Os resíduos para reciclagem são separados consoante os materiais de que são feitos. Para os materiais secos recicláveis, existe uma padronização de cores para os recipientes de recolha: Cor verde - Vidro Cor amarela - Plástico e Metais Cor azul - Papel e Cartão         Todo o material a reciclar deve estar limpo.         As embalagens de cartão e as garrafas de plástico devem estar secas e devem ser espalmadas antes de serem colocadas no ecoponto, a fim de economizar espaço dentro do contentor.

13

14 SOCORRO!!!

15 VERIFICA SE SABES F V V V F
A. Que tipo de poluição provoca o ruído de um avião? B. Escolhe as afirmações verdadeiras. Poluição Luminosa Poluição Sonora Poluição do Solo Poluição do Ar Poluição da Água Os plásticos podem ir para o Papelão. As revistas vão para o Papelão. A Reciclagem poupa matérias-primas. Os lixos também poluem a água. A Poluição não faz mal à saúde. F V V V F

16 VAMOS FAZER UMA FESTA COM AMOR E AMIZADE VAMOS DAR À FLORESTA ALEGRIA E LIBERDADE!

17 FIM

18 Trabalho elaborado por:
João Correia nº 17 Ana Sofia nº 2 Maria José Mota nº20 Pedro Almeida nº23


Carregar ppt "Poluição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google