A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Doenças Cardiovasculares Saúde e socorrismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Doenças Cardiovasculares Saúde e socorrismo."— Transcrição da apresentação:

1 Doenças Cardiovasculares Saúde e socorrismo

2 O que são as doenças cardiovasculares?
De um modo geral, são o conjunto de doenças que afectam o aparelho cardiovascular, designadamente o coração e os vasos sanguíneos.

3  As suas consequências mais importantes são:
 As doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 40% dos óbitos em Portugal.  As suas consequências mais importantes são: o enfarte do miocárdio, o acidente vascular cerebral e a morte – são frequentemente súbitas e inesperadas.  A maior parte das doenças cardiovasculares resulta de um estilo de vida inapropriado e de factores de risco modificáveis.

4 Quais são os factores de risco?
Idade História familiar Tabagismo Sedentarismo Diabetes Obesidade Hábitos alimentares incorrectos Colesterol Hipertensão Arterial Stress

5 Idade e História familiar
 Estes dois factores encontram-se entre as condições que aumentam o risco de uma pessoa vir a desenvolver doenças no aparelho cardiovascular.

6 Tabagismo É considerado o factor de risco mais importante na União Europeia, estando relacionado com cerca de 50 % das causas de morte evitáveis. Os efeitos nocivos do tabaco são cumulativos. O risco aumenta quando a exposição se inicia antes dos 15 anos de idade. As mulheres que recorrem à anticoncepção oral (toma da pílula) e que fumam estão sujeitas a um maior risco de acidente cardiovascular: por exemplo, o risco de enfarte do miocárdio aumenta de seis a oito vezes. 

7  Os fumadores de mais de um maço de cigarros por dia têm quatro vezes mais enfartes do miocárdio do que os não fumadores.  Os não fumadores, quando têm enfartes, têm-nos dez anos mais tarde que os consumidores de tabaco.  O tabagismo favorece o aparecimento da Angina de Peito, do Enfarte do Miocárdio e da Doença Arterial Periférica, e pode levar, inclusive, à morte.

8 Sedentarismo  A inactividade física é hoje reconhecida como um importante factor de risco para as doenças cardiovasculares.  A falta de prática regular de exercício físico moderado potencia outros factores de risco susceptíveis de provocarem doenças cardiovasculares, tais como a hipertensão arterial, a obesidade, a diabetes ou a hipercolesterolemia.

9 Diabetes Mellitus e Obesidade
 Os riscos de um acidente vascular cerebral ou do desenvolvimento de uma outra doença cardiovascular aumentam com o excesso de peso, mesmo na ausência de outros factores de risco.  A obesidade abdominal está associada a um maior risco de desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares.

10 Maus hábitos alimentares
 A alimentação constitui um factor na protecção da saúde e, quando desequilibrada, pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, entre outras.  O excesso de sal, gorduras, álcool e açúcares de absorção rápida na alimentação, e a ausência de legumes, vegetais e frutos frescos, são factores de risco associados às doenças cardiovasculares.  Para ser saudável, a alimentação deve ser variada e poli fraccionada (muitas refeições ao longo do dia).

11 Colesterol elevado  Manifesta-se quando os valores do colesterol no sangue são superiores aos níveis máximos recomendados.  O colesterol é indispensável ao organismo, quaisquer que sejam as células orgânicas que necessitem de regenerar-se, substituir-se ou desenvolver-se.

12  Situações em que se verificam valores de pressão arterial elevados.
Hipertensão Arterial  Situações em que se verificam valores de pressão arterial elevados.  Consideram-se como valores elevados os de pressão arterial sistólica (“máxima”) superiores ou iguais a 140 mm Hg (milímetros de mercúrio) e/ou valores de pressão arterial diastólica (“mínima”) superiores ou iguais a 90 mm Hg.

13 Stress excessivo  O stress é inevitável enquanto vivemos, sendo uma consequência do ritmo de vida actual.  É difícil definir com exactidão o stress porque os factores diferem de pessoa para pessoa. No entanto, a sensação de descontrolo é sempre prejudicial e pode ser um sinal para abrandar o ritmo de vida.

14 Arterosclerose

15 O Que É Arteriosclerose?
A arteriosclerose é um tipo menos comum de doença vascular que afecta principalmente as camadas interna e média das paredes de pequenas artérias (arteríolas) musculares. Essa doença afecta principalmente indivíduos com hipertensão arterial

16 Como se desenvolve a arteriosclerose?
 A aterosclerose começa quando os monócitos (um tipo de leucócito) migram da corrente sanguínea para a parede arterial e transformam em células que acumulam material gorduroso. No decorrer do tempo, ocorre a formação de um espessamento irregular (placa) no revestimento interno da artéria.

17 Quais são os factores de risco para a aterosclerose?
 Estudos identificaram que certos indivíduos têm maior propensão ao desenvolvimento dessa doença. São aqueles que apresentam os chamados factores de risco para aterosclerose, como o tabagismo, a alteração dos lípides ou gorduras sanguíneas (colesterol e/ou triglicerideos), o aumento da pressão arterial, a diabetes, a obesidade, a vida sedentária e stress emocional.  Idosos, indivíduos do sexo masculino, mulheres após a menopausa e pessoas com antecedentes familiares de aterosclerose também têm maior tendência a desenvolver a doença.

18 Como a aterosclerose pode comprometer o organismo?
 A aterosclerose pode afectar as artérias de órgãos vitais como o cérebro, coração e rins.  Se a aterosclerose não for evitada, ela pode comprometer o funcionamento desses órgãos e até mesmo levar à morte. A aterosclerose pode causar derrame cerebral, enfarte do coração, claudicação intermitente etc.  Nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, como o Brasil, a aterosclerose é a principal causa de doenças e óbitos na população de mais de 50 anos.

19 Como evitar a aterosclerose?
 A aterosclerose pode ser evitada combatendo-se os factores de risco - nível de colesterol alto no sangue, hipertensão arterial, tabagismo, obesidade e sedentarismo, ou seja, dependendo do factor de risco do indivíduo, a prevenção consiste em diminuir o nível de colesterol no sangue, diminuir a pressão sanguínea, deixar de fumar, perder peso ou começar um programa de exercícios.  Evitar alimentos que produzem aumento de colesterol no sangue (os alimentos de origem animal - carnes e derivados, frutos do mar, leites e derivados, etc.) e ingerir alimentos sem colesterol (frutas, legumes, verduras, tubérculos e cereais) são hábitos que contribuem para controlar o nível de colesterol no sangue.

20  A prática de exercícios pode levar à redução de peso, que por sua vez ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue.  Parar de fumar ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue e a diminuir a pressão sanguínea. O fumo diminui o nível de "colesterol bom" no sangue - HDL colesterol - e aumenta o nível de "colesterol ruim" no sangue - LDL colesterol, contrai a parede arterial, diminuindo ainda mais o fluxo sanguíneo na artéria já obstruída pelo colesterol.

21 Um corte longitudinal de uma arteria com um ateroma.

22 A.V.C.

23 O que é um A.V.C.? Um AVC é, um Acidente Vascular Cerebral, ou seja, é uma patologia associada a alterações nos vasos do cérebro.

24 Estas alterações dos vasos do cérebro são de 2 tipos:
Isquémicas implicam uma redução no fluxo sanguíneo cerebral. Esse fluxo permite transportar para o cérebro oxigénio e nutrientes essenciais ao funcionamento das células que o constituem. Se esse fluxo é reduzido ou interrompido, as células cerebrais deixam de receber esses elementos essenciais e acabam por morrer. Hemorrágicas correspondem a alterações da permeabilidade dos vasos sanguíneos cerebrais ou mesmo a ruptura dos mesmos. Quando há saída de sangue desses vasos provoca a formação de um aglomerado de sangue que comprime as estruturas cerebrais, alterando o seu funcionamento.

25 Porque é que o AVC acontece?
 Depende do tipo de AVC que estamos a falar.  No caso do AVC isquémico existem 2 causas principais: a trombose e a embolia. A trombose acontece quando uma artéria por qualquer razão vai ficando cada vez mais estreita e acaba por se ocluir (a razão mais frequente é a aterosclerose). A embolia acontece quando algo que circula na corrente sanguínea chega a uma artéria com menor calibre e a oclui (mais frequentemente trata-se de coágulos de sangue que se formam nas artérias fora do cérebro ou no coração). Existem outras causas mas são menos frequentes e não serão discutidas aqui.  No caso do AVC hemorrágico as 2 causas mais importantes são: traumatismo craniano e a existência de alteração das artérias, nomeadamente aneurismas, malformações arterio-venosas, mas mais frequentemente alterações causadas pela existência de hipertensão arterial.

26 Quais são os factores de risco de AVC?
 Idade (acima dos anos)  Sexo masculino (embora seja mais frequente nos homens, nas mulheres há mais mortalidade)  História de AVC na família mais próxima  Hipertensão arterial  Diabetes  Hiperlipidémia (“gorduras no sangue”)  Tabagismo  Alcoolismo (especialmente no caso do AVC hemorrágico)  Anticonceptivos orais (“pílula”)

27  Dieta rica em peixe, cálcio e potássio
O que é que me pode proteger de ter um A.V.C.?   Exercício físico regular de intensidade moderada pelo menos 3 vezes por semana  Consumo de pequenas quantidades de bebidas alcoólicas, especialmente o vinho tinto (só para o AVC isquémico, no caso do hemorrágico devem-se evitar completamente as bebidas alcoólicas)  Dieta rica em peixe, cálcio e potássio  Controlar os factores de risco acima descritos  Seguir os conselhos do seu médico, especialmente no caso de ser hipertenso, diabético ou ter problemas de coração.

28 Angina do Peito

29 O que é? Angina ou angina peitoris, ou ainda angina de peito, é uma dor ou desconforto localizada tipicamente no centro do peito. As pessoas descrevem-na como um peso, um aperto, um desconforto ou ainda como uma pressão geralmente localizada atrás do osso esterno. Algumas vezes a dor pode se estender para os braços (mais frequente o esquerdo), pescoço, queixo ou raramente nas costas.

30 Por que ocorre?  A dor aparece quando o suprimento de sangue para uma parte do coração é insuficiente em relação ás suas necessidades. Nesta situação o coração não recebe a quantidade de oxigénio e nutrientes necessários para funcionar, o que se traduz em isquemia (dor).

31 Em que situações pode ocorrer?
 Ocorre mais frequentemente durante o exercício ou 'stress' emocional, pois nestas situações a frequência cardíaca (número de batimentos do coração) e a pressão arterial aumentam e consequentemente o coração necessita de mais oxigénio para que o músculo cardíaco funcione.  O fornecimento de sangue para o músculo cardíaco é feito pelas artérias coronárias. Modificações nesse fornecimento geralmente causadas por algum grau de entupimento (arteriosclerose)  nas artérias coronárias podem lhe causar este problema.

32 Enfarte do miocárdio

33 O que é? É provocado por uma diminuição mais prolongada do suprimento de sangue para o músculo cardíaco. Contudo, enquanto que na angina este suprimento é reduzido temporariamente, levando a dor no peito, no enfarte ocorre uma interrupção total e abrupta do fluxo de sangue para o músculo cardíaco, secundária ao entupimento total de uma artéria coronária. Nesta situação, a dor é mais intensa e dura mais tempo.  Como regra geral, a angina não causa danos permanentes ao músculo cardíaco, o enfarte sim.

34 Como é feito o diagnóstico?
 Os médicos podem chegar ao diagnóstico de angina pela descrição dos sintomas sentidos, tendo a sua confirmação através de alguns exames. Algumas vezes, apesar do diagnóstico de angina, o electrocardiograma em repouso é normal, por isto o seu médico pode solicitar um teste de esforço para confirmação do diagnóstico. Neste teste é feito exercício em bicicleta ou tapete rolante para aumentar as necessidades de sangue e oxigénio do músculo cardíaco.  O seu médico ainda poderá solicitar exames como uma cintilografia miocárdica, utilizando um radioisotopo que vai perfundir o coração. Se for necessário o conhecimento da anatomia de suas coronárias, seu médico pedirá um cateterismo cardíaco (coronariografia) . A escolha dos exames depende de alguns factores, como gravidade dos sintomas e dos exames prévios, idade e patologias associadas.

35 Como é feito o tratamento?
 Existem três formas de tratamento: o tratamento médico (fármacos anti-isquémicos), a angioplastia coronária e a cirurgia de revascularização miocárdica. O tratamento médico consiste no uso de certos fármacos com acção vasodilatadora nas coronárias e outras vasos e sobre a frequência cardíaca, que reduzem o grau de isquemia miocárdica, como os nitratos, os bloqueadores dos canais de cálcio e sobretudo os beta-bloqueadores. O nitrato sublingual é o que age mais rápido (em dez minutos a dor deve desaparecer). Caso isto não aconteça, procure o mais breve possível um serviço de emergência. Se as crises de angina persistirem, apesar da medicação, ou se as obstruções nas artérias coronárias forem muito graves, poderão ser indicadas a angioplastia coronária ou a cirurgia de revascularização miocárdica.

36 Na cirurgia de revascularização miocárdica, uma veia é retirada da perna que é colocada sobre a artéria entupida, ultrapassando o local do bloqueio. Um tipo de ponte especial poderá ser feita utilizando-se uma artéria chamada mamária interna (actualmente este é o método de eleição na cirurgia de revascularização).

37 Bibliografia  ; ; ;  ;

38 Trabalho realizado por:
Joana Soares nº9 Patrícia Freitas nº17 Sandra Gomes nº18 Sara Lourenço nº19 11º E


Carregar ppt "Doenças Cardiovasculares Saúde e socorrismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google