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Metodologia de Gestão de Projetos

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Apresentação em tema: "Metodologia de Gestão de Projetos"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de Gestão de Projetos
Análise de Risco

2 Introdução Todo projeto envolve algum risco – se for 100% garantido, provavelmente não valerá a pena ou está pronto ... O conhecimento do risco permite trabalhar com mais eficiência, menor margem de erro e de ocorrência de desastres.

3 Introdução Análise de risco tem a ver com pessoas tomando decisões que visam otimizar o resultado, sendo proativas na avaliação e as possíveis consequências, usando ao máximo a informação para atingir seus resultados, demonstrando necessidades de modificações nos planos e monitorando os efeitos.

4 Risco é representado por
Falha na obtenção de todos ou alguns dos benefícios esperados Custo de implementação que excede os níveis planejados Tempo de implementação maior que o planejado Desempenho técnico do sistema resultante abaixo do estimado inicialmente Incompatibilidade do sistema com o ambiente selecionado

5 Gerenciamento de Risco
Gerenciamento de riscos compreende processos relativos a identificação, análise e resposta, para os riscos envolvidos num projeto Inclui maximização dos resultados dos eventos positivos e minimização das consequências dos eventos adversos. Transformar risco em oportunidade!

6 Estabelecimento de cenários
Exemplo – setor educacional Certezas Quantidade crescente de alunos Cada aluno com laptop  WiFi Exigências de qualificação profissional Incertezas Espaço para expansão Adaptação ao século XXI Diminuição (?) do padrão dos alunos

7 Estabelecimento de cenários
Escolher duas incertezas - setor educacional Expansão Tiro no pé Situação atual Melhor dos mundos Melhoria contínua Instituição de ponta Instituição retrógrada Diminui o espaço Muito espaço E então...

8 Escolher o cenário mais provável
Procurar indícios para ponderar cada cenário Monitorar a periferia não ser surpreendido! empresas novas, onde entram? as que saem, o que faziam?

9 O que é Risco? Risco tem 3 componentes Evento de risco um evento
sua probabilidade de ocorrência o impacto do acontecimento do evento Evento de risco Ocorrência que pode afetar o projeto para melhor ou pior Risco tem 3 componentes um evento, acontecimento potencial de risco a probabilidade de ocorrência do evento o impacto do acontecimento do evento no projeto, normalmente em valores monetários, as vezes em tempo Evento de risco : Ocorrência distinta que pode afetar o projeto para melhor ou pior. PMBOK, PMI

10 Tipos de Risco Natural Tecnológico Cultural Social Comercial ?????
Uma primeira classificação dos riscos

11 Tipos de Risco Conhecido x desconhecido Conhecido Desconhecido
Riscos que podemos antecipar podem ter contramedidas excesso de chuva Desconhecido Risco não planejado e até então não conhecido nem imaginado Uma outra classificação dos riscos

12 Categorias do Risco Técnico Programático
minimizar ou maximizar propriedades características dos materiais pedidos de mudança Programático obtenção e uso de recursos disponibilidade de pessoal perfil do pessoal manutenção ou continuidade de processos treinamento Uma outra forma de agrupar riscos : Técnico Associado com evolução de um novo projeto (design) ou enfoque seja para conseguir um nível maior de performance ou para acomodar novas restrições. Maioria resulta da necessidade nunca satisfeta de minimizar ou maximizar propriedades de processos, sistemas ou equipamentos. O que é risco técnico hoje pode ser rotina amanhã. Programático Associado a obtenção e uso de recursos e atividades que podem afetar o destino de um projeto mas que podem estar além do controle do gerente de projeto. Suportabilidade Associado com implantação e manutenção de sistemas ou processos que ainda estão em desenvolvimento ou que acabaram de ser desenvolvidos e estão sendo implantados. Tem aspectos técnicos e programáticos.

13 Planejamento para riscos
Objetivo é ajudar os gerentes de projeto num pensamento organizado e objetivo para conseguir : Isolar e minimizar os riscos Administrar o risco sempre que possível Desenvolver planos alternativos de ação Estabelecer reservas de tempo e dinheiro para cobrir riscos que não podem ser mitigados Qual o objetivo do planejamento para gerenciamento de riscos ?

14 Planejamento para riscos
É feito e refeito como parte do planejamento e gerenciamento de um projeto normal O plano de gerenciamento de riscos deve ser avaliado em pontos como : preparação para decisões importantes preparação para avaliações do projeto juntamente com revisões e atualizações de outros planos e especificações do projeto O planejamento de riscos é montado juntamente com o planejamento do projeto e gerenciado como parte intrínsica do mesmo. Sempre que se avaliar ou revisar o projeto não se deve esquecer de verificar o plano de gerenciamento de riscos

15 Fontes para identificação
Descrição do projeto, necessidades e especificações Descrição do escopo do projeto Estrutura analítica do projeto Plano de pessoal, perfis, experiência Orçamentos Cronogramas Informações históricas Observar cada fonte de risco sob o enfoque das várias classificações ou agrupamentos de eventos de risco que vimos anteriormente ajuda a encontrar os eventos relevantes


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