A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Http://www.youtube.com/watch?v=NE1xRaKVFOA Em 1986, o grupo Genesis utilizou um fantoche para representar Thatcher no clipe da canção "Land of confusion“...5:20.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Http://www.youtube.com/watch?v=NE1xRaKVFOA Em 1986, o grupo Genesis utilizou um fantoche para representar Thatcher no clipe da canção "Land of confusion“...5:20."— Transcrição da apresentação:

1 Em 1986, o grupo Genesis utilizou um fantoche para representar Thatcher no clipe da canção "Land of confusion“...5:20

2 JN - Ex-primeira-ministra britânica morre aos 87 anos, em Londres...3:57

3 O Neoliberalismo é uma releitura do Liberalismo Clássico...
O Neoliberalismo é uma releitura do Liberalismo Clássico...

4 Embora não existissem as denominações: Liberalismo X Socialismo
Vontade: (livre maioria) X (racional da minoria esclarecida) Os germes dessas duas idéias opostas podem ser encontradas em “A República” de Platão...

5 ...Ele argumentava que a maioria do povo é ignorante, e não sabe decidir racionalmente de acordo com a vontade geral de bem estar social. Por esse motivo, o voto deveria ser privilégio da elite de filósofos.

6 Os princípios liberais renasceram historicamente durante a Revolução Francesa. Pois, ao mesmo tempo que livres (Liberdade) os homens são iguais em seus direitos fundamentais (Igualdade) e ao mesmo tempo unidos e comprometidos com o desenvolvimento e aperfeiçoamento social (Fraternidade). A Liberdade Guiando o Povo Eugène Delacroix em comemoração à Revolução de Julho de 1830, com a queda de Carlos X.

7 Tais idéias vinham sendo defendidas pelos “contratualistas” Hobbes, Locke e Rousseau. Porém, com a revolução industrial o liberalismo (antes preocupado com poder político do Estado) assume preocupações econômicas com Adam Smith. pai da economia moderna, e mais importante teórico do liberalismo econômico.

8 Adam Smith em “A riqueza das nações” defendia que a iniciativa privada deveria ser deixada a agir livremente (Laissez-faire), com pouca ou nenhuma intervenção governamental(absolutista). Liberdade em que atuaria a famosa "mão invisível", capaz de levar a ação ambiciosa e egoísta do homem a criar o bem estar geral da comunidade.

9 Tal cultura “liberal” foi questionado em 1848 por Karl Marx através do “Manifesto do Partido Comunista”. Pois, tal cultura, geraria uma VIOLENTA má distribuição das riquezas...

10 Proposta p/ superar tal desigualdade Karl Marx e Fridrich Engels
Sem Estado Meio Produção coletivo Comunismo Capitalismo X Socialismo Sem classes (igualitarismo) Economia Planificada revolta violenta do Proletariado

11 O marxismo gerou conflitos sociais que...
Segundo Marx ... sempre existiram pois... “A história da humanidade é a história da luta de classes” Violência gerada pela má distribuição das riquezas...

12 Para promover o acesso ás riquezas (reivindicado pelo marxismo), em 1911, Frederick Taylor publicou “Os princípios da administração científica” racionalizando a produção e pretendendo (?) beneficiar o proletário. Atingiu sucesso com Henry Ford.

13 A idéia de “produção em massa” passou a ser Solução...
Até que veio a crise de superprodução em Menos na URSS, fortalecendo a ideia de Estatização...

14 Surgiram então idéias como o Welfare State, Estado de Bem-Estar Social ou Keinesianismo e a 3ª. Via...

15 Keynes defendia a intervenção do Estado na economia, mas não para destruir o Capitalismo. Ele defendia o papel regulatório do Estado na economia, através de medidas de política monetária e fiscal, para diminuir os efeitos adversos dos ciclos econômicos - recessão, depressão e booms econômicos.

16 Ao final da década de 1980, houve um grande crescimento da concorrência comercial, muito em função da supremacia que o capitalismo demonstrava conquistar sobre o sistema socialista. A União Soviética já havia se afundado em uma grave crise que apontava para o seu fim inevitável. Enquanto isso, o capitalismo consolidava-se como sistema superior e desfrutava de maior liberdade para determinar as regras do jogo econômico.

17 Retoma-se o liberalismo, agora com uma nova versão...
Mas, embora o termo Neoliberalismo tenha sido cunhado em 1938 pelo sociólogo e economista alemão  Alexander Rüstow...

18 Só ganharia força e visibilidade com o Consenso de Washington, em 1989
Só ganharia força e visibilidade com o Consenso de Washington, em Na ocasião, a líder do Reino Unido, Margareth Thatcher, e o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, propuseram os procedimentos do Neoliberalismo para todos os países, destacando que os investimentos nas áreas sociais deveriam ser direcionados para as empresas. Esta prática, segundo eles, seria fundamental para movimentar a economia e, consequentemente, gerar melhores empregos e melhores salários. Thatcher...6:30

19 c. (Uel 2011) Leia o texto a seguir: O empresário Ruppert Murdoch, dono do império de mídia News Corporation e conhecido pelas ideias conservadoras, disse ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é discípulo de Margareth Tatcher, premiê britânica do fim dos anos 70 até o início dos 90 e conhecida como “a dama de ferro.” (Folha de S. Paulo, B8, Mercado, 22 out. 2010: “Lula é discípulo de Thatcher, diz Murdoch”.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tatcherismo, é correto afirmar:

20 a) O que aproxima os governos Lula daqueles de Margareth Tatcher é a incorporação, por ambos, das políticas de Estado mínimo, incrementando, assim, as práticas de welfare-state. b) Os governos Lula e Margareth Tatcher possuem, como pontos comuns, o maior poder atribuído aos sindicatos, razão pela qual, nestes governos, o controle da economia esteve nas mãos do que se convencionou chamar de “república sindicalista”. c) O tatcherismo representou a implementação, em território britânico, de políticas denominadas neoliberais, assentadas nos princípios da privatização das empresas e flexibilização das leis trabalhistas. d) A base de ambos os governos foram as limitações à liberdade de expressão, práticas adotas nos antigos países do extinto bloco soviético, o que, no caso inglês, rendeu a Tatcher a denominação de “a dama de ferro”. e) Assim como o tatcherismo, o lulismo incorporou o princípio neoliberal de controle dos setores populares mediante a ampliação dos programas de assistência às famílias mais carentes.

21 d. (Udesc 2012) Na década de 1980, Ronald Reagan (nos Estados Unidos) e Margareth Thatcher (na Inglaterra) levaram a cabo políticas formuladas com base nas ideias econômicas desenvolvidas em meados dos anos 1970, que defendiam transformações substanciais no capitalismo, a fim de superar a crise da década. Esse conjunto de ideias e medidas – adotado pela maioria dos países desenvolvidos no período – pode ser explicado, de modo geral, (1) e ficou conhecido como (2) Assinale a alternativa correta que preenche os espaços (1) e (2) na sequência estabelecida, com as respectivas definições. a) (1) pela intervenção direta do Estado na economia nacional, política econômica baseada na teoria do economista inglês John Keynes (2) New Deal. b) (1) pelo aumento da produção industrial e pela participação no comércio internacional, bem como políticas de valorização da moeda por parte do Estado, com o objetivo de fortalecer a economia nacional (2) capitalismo monopolista. c) (1) pela não intervenção do Estado na economia; ao Estado cabia apenas a gerência sobre a formação dos trustes e cartéis (2) mão invisível do mercado. d) (1) pela não intervenção do Estado na economia, o que incluía deixar de defender a manutenção dos empregos, e o corte significativo de gastos públicos na área social (2) neoliberalismo. e) (1) pela intervenção estatal na economia; para proteger o mercado interno, o governo armazenou a produção do setor agrícola, a fim de aumentar os preços no mercado interno e a elevação de taxas de importação, etc. (2) neoliberalismo.

22 Questões levantadas por Thatcher continuam no centro das discussões...3:58

23 d. (Mackenzie 2010) “Não há sociedade, só indivíduos”
d. (Mackenzie 2010) “Não há sociedade, só indivíduos”.Margaret Thatcher, primeira-ministra britânica. Primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro na história da Inglaterra, de 1979 a 1990, Thatcher recebeu do então presidente norte-americano, Ronald Reagan, o título de “o homem forte do Reino Unido”. Indicada pelo Partido Conservador, suas decisões firmes marcaram a adoção de uma política neoliberal e o fim do modelo, então praticado, conhecido como Welfare State. Com relação a esse novo modelo de governo, assinale a alternativa correta. a) Privatização de empresas estatais, em que produtos e serviços considerados estratégicos para a soberania nacional são submetidos à lógica do mercado internacional, permitindo um aumento dos gastos públicos em saúde e educação. b) Retomada de uma política econômica sustentada por economistas, como Haydek e Friedman, defendendo a absoluta liberdade econômica, mas com preocupações voltadas para a distribuição da riqueza nacional. c) Possibilidade de que países em desenvolvimento melhorassem seus quadros sociais, com o aumento de empregos para a classe trabalhadora, graças à atuação de empresas transnacionais em diversos setores. d) Corte de gastos no setor social, aumento do desemprego, endurecimento nas negociações com os sindicatos, elevação das taxas de juros e fim da intervenção estatal, dando total liberdade aos setores financeiro e econômico. e) Nova diretriz de governo adotada por Thatcher, na Inglaterra, não foi implementada pelos líderes de outras nações, que criticavam as desigualdades sociais geradas pela adoção desse modelo econômico.

24 d. (Ufscar) A característica do governo neoliberal da primeira ministra inglesa Margaret Thatcher balizou uma época que gerou a) o repúdio dos jovens beatniks à política inglesa, influenciados pela literatura de vanguarda norte-americana dos anos de 1960. b) o fortalecimento das ações políticas do partido trabalhista, atrelado aos ideais socialistas. c) a cooperação do feminismo internacional, envolvido em campanhas para a presença de mulheres nos cargos de governo. d) a reação de jovens ingleses, com o surgimento da banda Sex Pistols em 1975, com forte vínculo com os movimentos punks...3:36 e) o apoio de artistas pops, beneficiados pelas políticas de incentivo à cultura e à arte na Inglaterra.

25 c. (Ifsp 2011) No Brasil, a adoção de políticas neoliberais alcançou grande êxito no controle do processo inflacionário através do Plano Real, implementado por Fernando Henrique Cardoso. Assinale a alternativa que indica corretamente características do neoliberalismo. a) Incentivo à indústria, intervencionismo estatal e controle alfandegário, visando à acumulação de capitais nacionais. b) Política de monopólios das reservas naturais e controle estatal dos preços de produtos e serviços. c) Política de privatização de empresas estatais, livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização. d) Intervenção no mercado de trabalho e criação de obras de infraestrutura e serviços sociais por parte do Estado. e) Abertura ao capital estrangeiro, fim da autonomia do capital privado e tutela da classe trabalhadora.

26 “iniciativa” => inovação... Empreendedorismo...
Atualmente, ideias positivas do neoliberalismo assumem novos preceitos como “iniciativa” => inovação... Empreendedorismo... No Brasil, um dos mais conhecidos divulgadores de tais ideias...

27 Valdez Ludwick report...6:28
Vadez Ludwick no Jô...22:07

28 Waldez Ludwig 2...6:29

29 Argumento de defesa do Neoliberalismo:
a abertura econômica é benéfica porque força à modernização das empresas. Entretanto, é preciso lembrar que tal concorrência fragiliza a sobrevivência de muitas empresas com dificuldades de se modernizar com rapidez, o que resultou em muitos empréstimos, incapacidade de pagamento, dívidas em crescimento, falência e, por fim, desemprego.


Carregar ppt "Http://www.youtube.com/watch?v=NE1xRaKVFOA Em 1986, o grupo Genesis utilizou um fantoche para representar Thatcher no clipe da canção "Land of confusion“...5:20."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google