A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/v/bairro-carioca-de-vila-isabel-esta-em-festa/2405227/ Terminou Carnaval??? 2:22.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/v/bairro-carioca-de-vila-isabel-esta-em-festa/2405227/ Terminou Carnaval??? 2:22."— Transcrição da apresentação:

1 Terminou Carnaval??? 2:22

2 Exemplos sobre o assunto nos vestibulares...
(UnB ) Leia os textos abaixo: "Quanto ao povo, isto é, a camada social composta de pequenos comerciantes, artífices, empregados diversos, militares de patente inferior, gente enfim de algum rendimento, intermediários entre a casta senhorial e a população escrava, expandia-se também em divertimentos mais acessíveis, nos batuques, nas touradas, nas cavalhadas e - por que não? nas festividades religiosas. O carnaval, então como hoje, já constituiria a festa popular de sentido mais democrático, igualando ricos e pobres, humildes e poderosos.“ "A orgia está estritamente ligada à festa. Uma instituição em que se suprimem as regras da vida cotidiana e onde se realiza um estado de excitação coletiva. O todo, porém, com um início e um fim pré-organizados. Com um ritual de entrada e um ritual de saída. Também a orgia, de modo geral, se desenvolve dentro de uma festa.”

3 Cont... Felicidade: "A felicidade do pobre parece A grande ilusão do carnaval A gente trabalha o ano inteiro Por um momento de sonho Pra fazer a fantasia De rei, ou de pirata ou jardineira E tudo se acabar na quarta-feira. Tristeza não tem fim Felicidade, sim.“ (Antonio Carlos Jobim / Vinícius de Morais)        A seguir, redija um texto dissertativo com a extensão mínima de trinta e máxima de sessenta linhas, desenvolvendo o tema abaixo: Direito igual... só no carnaval?

4 Carnaval é a maior festa popular e cultural do Brasil...
Quando os sociólogos falam de cultura, eles se remetem a um conjunto de crenças, regras, manifestações artísticas, técnicas, tradições, ensinamentos e costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade.

5 Carnaval é uma festa religiosa ???
Sim, principalmente em relação á demarcação da data... Site sobre tal cálculo .... de Gauss...

6 Em 2012, o Equinócio de Primavera (N) ocorreu em 20 de março.
... Carnaval depende do que “Equinócio”? O carnaval depende da data da Páscoa que ocorre no primeiro domingo de lua cheia após o Equinócio de Primavera do hemisfério Norte. Em 2012, o Equinócio de Primavera (N) ocorreu em 20 de março.

7 Pelo calendário lunar, dia 8 de abril (Páscoa) foi o primeiro
Domingo de lua cheia depois do Equinócio (20 mar)...

8 até 21 fevereiro= Carnaval).
Para saber o dia do Carnaval, é só contar 47 dias antes da Páscoa (conta-se do sábado, 7 abril, até 21 fevereiro= Carnaval).

9 Lembrando fases da lua...

10 Sol Ciclo dura +- 29,5 dias 

11 Sol

12 Sol

13 Sol

14 Fases lua...

15 (ENEM ) Um grupo de pescadores pretende passar um final de semana do mês de setembro, embarcado, pescando em um rio. Uma das exigências do grupo é que, no final de semana a ser escolhido, as noites estejam iluminadas pela lua o maior tempo possível.  A figura representa as fases da lua no período proposto.

16 Considerando-se as características de cada uma das fases da lua e o comportamento desta no período delimitado, pode-se afirmar que, dentre os fins de semana, o que melhor atenderia às exigências dos pescadores corresponde aos dias (A) 08 e 09 de setembro. (B) 15 e 16 de setembro. (C) 22 e 23 de setembro. (D) 29 e 30 de setembro. (E) 06 e 07 de outubro. Seria o mais próximo ... d

17 Horários das fases das luas...

18 Voltando á tradição “cultural”... O carnaval é uma festa que teria sua origem entre hebreus, egípcios ou gregos em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.

19 Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, banindo os “atos pecaminosos”.

20 No Brasil, o Carnaval, trazido pelos portugueses, popularizou-se no século 17 com os entrudo. Uma bagunça, feita principalmente por escravos, com direito a guerras de água, farinha e limões de cheiro. A pintura Cena de Carnaval, de Jean Batiste Debret, retrata como eram os entrudos no Brasil durante o século 17.

21 O carnaval como exemplo de “efervescência” cultural faz parte dos estudos de Émile Durkheim. Sua contribuição tornou-se ponto de partida do estudo de fenômenos sociológicos como a natureza das relações de trabalho, os aspectos sociais do suicídio e as religiões primitivas.

22 Em 1915, através do livro “As formas elementares da vida religiosa” buscou mostrar as origens sociais e cerimoniais, bem como as bases da religião, sobretudo do totemismo na Austrália. Afirmou que não existem religiões falsas, que todas são essencialmente sociais. Portanto... diferenças de costumes não constitui um critério válido para julgar as diferentes sociedades... (falsas x verdadeiras). Uma das pessoas que influenciou tais ideias de Durkheim foi Montaigne...

23 Enem 2002=58 - Michel Eyquem de Montaigne ( ) compara, nos trechos, as guerras das sociedades Tupinambá com as chamadas "guerras de religião" dos franceses que, na segunda metade do século XVI, opunham católicos e protestantes.

24 "(...) não vejo nada de bárbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos; e, na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra. (...) Não me parece excessivo julgar bárbaros tais atos de crueldade [o canibalismo] , mas que o fato de condenar tais defeitos não nos leve à cegueira acerca dos nossos. Estimo que é mais bárbaro comer um homem vivo do que o comer depois de morto; e é pior esquartejar um homem entre suplícios e tormentos e o queimar aos poucos, ou entregá-lo a cães e porcos, a pretexto de devoção e fé, como não somente o lemos mas vimos ocorrer entre vizinhos nossos conterrâneos; e isso em verdade é bem mais grave do que assar e comer um homem previamente executado. (...) Podemos portanto qualificar esses povos como bárbaros em dando apenas ouvidos à inteligência, mas nunca se compararmos a nós mesmos, que os excedemos em toda sorte de barbaridades." (MONTAIGNE, Michel Eyquem de, Ensaios, São Paulo: Nova Cultural, 1984).

25 De acordo com o texto, pode-se afirmar que, para Montaigne, (A) a ideia de relativismo cultural baseia-se na hipótese da origem única do gênero humano e da sua religião. (B) a diferenças de costumes não constitui um critério válido para julgar as diferentes sociedades. (C) os indígenas são mais bárbaros do que os europeus, pois não conhecem a virtude cristã da piedade. (D) a barbárie é um comportamento social que pressupõe a ausência de uma cultura civilizada e racional. (E) a ingenuidade dos indígenas equivale à racionalidade dos europeus, o que explica que os seus costumes são similares.

26 Outro fato religioso tomou conta dos noticiários...
Normalmente, o carnaval é interrompido pela data religiosa da “quarta-feira de cinzas” Porém, este ano (2013)... Outro fato religioso tomou conta dos noticiários...

27 Papa surpreende o mundo...4:47

28 Algum outro Papa já havia renunciado?
Algum outro Papa já havia renunciado? Sim, já houve outras renúncias na história da Igreja Católica, assim como papas que deixaram o posto por terem sido depostos por imperadores. O último pontífice a renunciar por vontade própria foi Celestino V, em 1294, após apenas cinco meses de pontificado. Gregório XII abdicou a contragosto em 1415 para encerrar uma disputa com um candidato rival à Santa Sé. Outros papas que renunciaram são Ponciano, em 235; Silvério, em 537; João XVIII, em 1009; e Bento IX, em 1045.

29 Quais as funções do Papa
Quais as funções do Papa? O Papa é o bispo de Roma, chefe de estado da cidade do Vaticano e líder mundial da Igreja Católica. Seu cargo é vitalício, e sua autoridade descende diretamente de Jesus Cristo. Entre suas funções e deveres está manter integridade e fidelidade do deposito da fé; se dedicar à expansão do catolicismo e da fé cristã pelo mundo; nomear cardeais e eleger bispos; canonizar santos e criar dioceses; intervir em questões administrativas do Vaticano e da Igreja Católica em todo o mundo; trabalhar pelo diálogo inter-religioso e pela defesa dos direitos humanos.

30 Bento XVI continuará sendo considerado infalível após a renúncia
Bento XVI continuará sendo considerado infalível após a renúncia? O dogma da infalibilidade dos papas em questões referentes à fé cristã foi adotado oficialmente pela Igreja Católica em 1870, com sua instituição pelo Concílio Vaticano 1°, durante o papado de Pio IX. Segundo a doutrina católica, o Papa não é perfeito, mas é infalível quando fala ex cathedra, ou seja em exercício como supremo pastor do povo de Deus em questões relacionadas à fé, às doutrinas e ao exercício moral, e com a intenção de estabelecer uma nova doutrina. Desde o Concílio Vaticano 1°, apenas um pronunciamento ex cathedra foi feito – quando Pio XII declarou a Assunção de Maria como um dogma da Igreja, em 1950 – a crença segundo a qual o corpo e a alma da Virgem Maria foram elevados aos céus logo após sua morte Apenas os papas podem fazer pronunciamentos ex cathedra. Bento XVI não realizou nenhum, e perderá esse poder quando deixar o pontificado – por isso, não será considerado infalível.

31 De onde são os cardeais que irão eleger o novo Papa
De onde são os cardeais que irão eleger o novo Papa? A maior parte dos cardeais eleitores é da Europa – 62. A Itália é o país que concentra o maior número de cardeais eleitores – são 28, mais de um terço dos europeus. A América Latina tem 19 eleitores (cinco deles brasileiros). Quatorze cardeais eleitores são da América do Norte, 11 da África, 11 da Ásia e apenas um da Oceania. No total, 48 países possuem cardeais eleitores.

32 Quais Papas não foram europeus na história recente?
Não há registro de papas não europeus na história recente. O último foi o São Gregório III, natural da Síria, que foi Papa entre 731 a 741. Antes dele, outro sírio também foi Papa: Constantino I (entre 708 e 715). São Melquíades, natural do norte da África (sua origem precisa é desconhecida) foi Papa entre 311 e 314. O 14º Papa, Vítor I, era natural da Tunísia (quando esta ainda era uma província romana) e foi Papa entre 189 a 199.

33 Quais os principais desafios do próximo Papa
Quais os principais desafios do próximo Papa? Historicamente, pedidos de renúncia de papas foram seguidos por momentos de cisão na Igreja Católica, enfrentados com dificuldade por seus sucessores. Por enquanto, essa tendência não é vista agora. Entretanto, o novo pontífice segue com os desafios enfrentados por Bento XVI – a perda de fiéis para outras doutrinas, principalmente em países do Terceiro Mundo; os escândalos de pedofilia espalhados por diversos países; a dicotomia entre o avanço da sociedade moderna e posições doutrinárias da Igreja, como o uso de contraceptivos, camisinha, aborto, celibato ou casamento homossexual. Conciliar a disputa entre correntes conservadoras e outras de pensamento mais liberal também é um desafio ao novo pontífice. Estabelecer contato com os mais jovens e conseguir se aproximar deles, principalmente com o uso de tecnologias, também será essencial ao novo pontífice.

34 Histórico Bento XVI...4:27

35 Por que renunciou???...2:49

36 Comentários hoje..4:36.


Carregar ppt "Http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/v/bairro-carioca-de-vila-isabel-esta-em-festa/2405227/ Terminou Carnaval??? 2:22."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google