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O questionário no desenvolvimento da prática investigativa

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Apresentação em tema: "O questionário no desenvolvimento da prática investigativa"— Transcrição da apresentação:

1 O questionário no desenvolvimento da prática investigativa

2 As qualidades de um bom questionário.
NÃO HÁ RECEITA PRONTA, OU SEJA, CADA PRÁTICA DEVE CRIAR O SEU A PARTIR DOS SEUS OBJETIVOS Apropriado Inteligível Claro Capaz de conter todas as possíveis respostas Ético

3 “Um bom questionário é aquele que funciona”. DH Stone, 1993

4 ATENÇÃO!!!! Um instrumento de coleta de informações falho inevitavelmente levará o pesquisador a conduzir uma pesquisa falha.

5

6 Questionário: pressupostos fundamentais
É composto por um conjunto de perguntas que, adequadamente respondidas, dão ao pesquisador as informações que ele busca atingir. O questionário constitui um conjunto de perguntas elaboradas por uma ou mais pessoas e respondidas por outras, de um forma planejada por quem pergunta. O questionário será o nosso instrumento de intervenção junto ao OUTRO e a sua realidade.

7 O questionário é uma conseqüência natural do processo de pesquisa.
A elaboração do questionário é uma das etapas intermediárias do projeto O questionário reflete as indagações e pressupostos do pesquisador.

8 As respostas obtidas através do questionário estão diretamente relacionadas à maneira que são perguntadas (forma, seqüência, etc.). O questionário é apenas um dos possíveis instrumentos de coleta de informações: há outros como a observação, diário de campo, etc. O informante é um ser pensante, que tem motivações próprias!

9 pesquisador respondente questionário

10 PERGUNTAS FEITAS AOS PESQUISADORES NA HORA DA ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO.
Os tópicos contidos no questionário respondem adequadamente a minha pergunta de pesquisa? Com o questionário, responderei os objetivos da minha pesquisa? O questionário é coerente com o projeto de pesquisa como um todo?

11 QUAIS AS ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS?

12 1. O que buscamos saber? 2. Quem é o público-alvo?
Agrupar as questões de acordo com o tipo de informação a ser obtida: dados demográficos, comportamentos, conhecimentos, etc. 2. Quem é o público-alvo? Quais as características? Limitações? Onde estão localizados? Poderão dar as respostas que queremos?

13 3. Qual a melhor forma de buscar esses dados?
Há formas mais adequadas de coleta de determinadas informações? População/amostra: tamanho, forma de contato, nível sócio-econômico, características culturais. Como assegurar privacidade dos dados?

14 4. COMO FORMULAR AS QUESTÕES?
Clareza na formulação das perguntas e enunciados. Não direcionar as respostas. “Falar” diretamente com o entrevistado. Cuidado com os termos empregados: “freqüentemente”, “regularmente”, etc.

15 IMPORTANTE: O que deve ser evitado na hora de preparar questionários?
1. O uso excessivo da palavra “porquê”. 2. Perguntas que induzam a resposta; Estratificação das respostas já no questionário. 3. Perguntas que devem ser evitadas:

16 3.1. Perguntas ambíguas “Você tem assistido a peças de teatro ultimamente?” 3.2. Perguntas capciosas “Você concorda com a maioria da população que afirma que o SUS não funciona bem?” 3.3. Perguntas duplas “Você acha que o brasileiro deve comer menos e se exercitar mais?” 3.4. Perguntas com jargão e terminologia técnica “De que forma as OSCIPs atuam nas comunidades vulneráveis de Realengo?” 3.5. Perguntas emocionais “O que deve ser feito com os responsáveis pelo brutal assassinato do menino de 7 meses em Ipitanga do Sul?” 3.6. Perguntas negativas “Você é contrário à lei que não permite a venda de cigarros a menores de idade?”

17 5. Qual o formato das perguntas?
Instruções claras no início do questionário e em cada bloco de perguntas. Preferir ir do geral para o particular. O questionário deve ser visualmente agradável. Numeração clara de questões e páginas. Evitar questionários muito extensos.

18 OBSERVAÇÃO: REVISÃO EXTERNA
Peça auxílio a alguém que conheça o assunto. Não menospreze a revisão ortográfica e de digitação. Simule respostas durante o seu planejamento. Simule a entrada dos dados.

19 Formatos de Perguntas: 1. categorias simples
O atendimento social deste posto de saúde em Santa Margarida é satisfatório para a sua comunidade? Resposta: [ ] sim [ ] não [ ] não sei [ ] não se aplica [ ] __________ Simples Fácil entendimento Rápidas para respostas e análise Bons para análise estatística e tabulação de dados

20 A pena de morte deve ser instituída no Brasil?
2. escalas A pena de morte deve ser instituída no Brasil? Discordo totalmente Discordo Sem opinião Concordo Concordo totalmente 1 2 3 4 5 Escala Likert Também pode ter 7 pontos Quantifica atitudes Bons para análise estatística e de tabulação de dados simples

21 Como é a atuação da UPP aqui na comunidade do Batan?
3. escala visual Como é a atuação da UPP aqui na comunidade do Batan? Ruim Bom 1___________________X______________________10 Quantificação de atitudes. Deve ser transformada em números para análise estatística. Geralmente usa-se uma linha de 10 cm.

22 Em relação aos recursos utilizados para sua informação diária:
4. Ranqueamento Em relação aos recursos utilizados para sua informação diária: Jornal diário Televisão Revista semanal Internet Livros Numere os itens de acordo com a importância que você atribui a eles De 0 (nenhuma importância) a 5 (muito importante)

23 (circule a alternativa mais adequada)
5. símbolos Como você qualificaria o atendimento jurídico recebido neste Centro de Referência Social em Santíssimo? (circule a alternativa mais adequada)    Usada para questões de qualificação. Geralmente se utiliza três atitudes: bom, regular e ruim. Pode vir acompanhado com complementação aberta.

24 (escreva a sua resposta no espaço abaixo)
6.QUESTÕES ABERTAS O que você considerou mais importante em relação ao atendimento recebido hoje nesta ação social aqui no bairro da Mallet? (escreva a sua resposta no espaço abaixo) Avaliação qualitativa

25 ALGUMAS QUESTÕES PARA OS PESQUISADORES ANTES DE ESCOLHER/ORGANIZAR OS QUESTIONÁRIOS

26 - Como o meu grupo pretende analisar as respostas?
a) Questões fechadas são mais rápidas (mas é o pesquisador quem determina o tipo de resposta). b) Questões abertas tomam mais tempo e dependem de interpretação. Quem será o meu público-alvo? a) Agradável. b) Claro e fácil de ser respondido c) Tamanho de fonte adequada. d) Não deve ter perguntas muito longas.

27 O questionário deve ser testado....
O instrumento está adequado à população a ser estudada? O instrumento é fácil de responder? Tempo de preenchimento foi adequado? O instrumento gera respostas consistentes? Comitê de Ética. Aproveitamento de dados.

28 A postura daquele que usa questionário
Na introdução, oferecer informações prévias, introduzindo o tema de pesquisa (mas sem induzir as respostas). Agradecer ao final.

29 A IMPORTÂNCIA DE TESTAR OS QUESTIONÁRIOS
Economiza tempo. Permite comparações mais diretas. Deve estar dentro do contexto e responder a pergunta da pesquisa. Cuidado: a publicação de um questionário não garante que ele seja válido e confiável. Validação é um processo que requer cuidados extras.

30 Texto complementar: CHAGAS, Anivaldo Tadeu. O questionário na Pesquisa científica. (Encontra-se na pasta de arquivo do webcaf-UCB)


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