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REVISÃO GERAL PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA
Profa Dra Rita Borges
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METODOLOGIA “Elemento facilitador da produção de conhecimento, uma ferramenta capaz de auxiliar a entender o processo de busca de respostas e o próprio processo de posicionar-se adequadamente diante de perguntas importantes”.
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METODOLOGIA CIENTÍFICA
“O estudo ou conhecimento (logia, derivado do grego) dos métodos utilizados para a realização de pesquisas científicas ou acadêmicas, que acabou tomando a denominação “disciplina”, que compõe o currículo dos cursos superiores” (Mattos, 2004, p.13).
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CONHECIMENTO E SABER O conhecimento supõe e exige três elementos, a saber: O Sujeito, ou seja, a consciência cognoscente. O Objeto, ou aquilo a que o sujeito dirige para conhecer. A imagem, que representa o ponto de coincidência entre o objeto e o sujeito.
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ONTOLÓGICO FENOMENOLÓGICO Filósofos, absoluto rigor lógico-dedutivo
Auto-reflexão sobre aquilo que vivemos quando falamos do conhecimento
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TIPOS DE CONHECIMENTO POPULAR TEOLÓGICO CIENTÍFICO FILOSÓFICO
Lakatos e Marconi (2001)
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TIPOS DE CONHECIMENTO POPULAR
Vulgar, ou empírico, conhecimento do povo, ocasional, assistemático, não questiona, certezas intuitivas, superficial, sensitivo, subjetivo (ouvi dizer), acrítico
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TIPOS DE CONHECIMENTO TEOLÓGICO dogma, sobrenatural, gratuito da fé.
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TIPOS DE CONHECIMENTO FILOSÓFICO
“ É caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder de discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo às luzes da própria razão humana” (Lakatos e Marconi, p.78)
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TIPOS DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO
“ É real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda forma de existência que se manifesta de algum modo” (Trujillo apud Lakatos e Marconi,2003, p.80)
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CIÊNCIA “é uma investigação disciplinada e não um conjunto de procedimentos específicos não relacionados entre si; é realizada de forma sistemática e padronizada, ou seja, deve ser efetivada a partir de um método específico e controlado” (Thomas e Nelson, 2002).
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CONCEITO DE MÉTODO “ é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – conhecimentos válidos e verdadeiros -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista” (Lakatos e Markoni, 2003, 83)
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MÉTODO INDUTIVO “ É um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas”
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LEIS, REGRAS E FASES DO MÉTODO INDUTIVO
Três etapas: Observação dos fenômenos – descobrir as causas Descoberta da relação entre eles – comparações, aproximar os fatos ou fenômenos para descobrir as relações Generalização da relação
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Parte do geral para o particular
MÉTODO DEDUTIVO Parte do geral para o particular
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CARACTERIZANDO A PESQUISA
“ É um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos.”
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REQUISITOS PARA UMA PESQUISA
Conhecimento do assunto Confiança na experiência curiosidade criatividade paciência Recursos humanos Perseverança Imaginação disciplinada Atitude auto corretiva financeiro
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CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS
Ponto de Vista da sua Natureza Básica (bibliográfica) Aplicada (aplicação prática)
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CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS
Ponto de Vista da Forma de Abordagem do Problema Quantitativa Qualitativa
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CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS
do Ponto de Vista de seus Objetivos Pesquisa exploratória (levantam de dados, entrevistas) Pesquisa descritiva (questionário ) Pesquisa explicativa (método experimental)
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CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS
DO PONTO DE VISTA DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS Pesquisa bibliográfica Documental Experimental (amostragem) Levantamento (grupo de interesse)
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CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS
do Ponto de Vista dos Procedimentos Técnicos Estudo de caso (aspectos característicos) Pesquisa ex-Post-Facto (exposição depois dos fatos) Ação (modo cooperativo ou participante) Participante (pesquisadores e membros pesquisados)
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O PLANEJAMENTO DA PESQUISA
Dependerá de três fases: Fase decisória: escolha do tema, definição e a delimitação do problema de pesquisa Fase construtiva: construção de um plano de pesquisa e a execução da pesquisa Fase redacional: análise dos dados relatório final
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PROJETO DE PESQUISA Escolha do assunto: Tema: O que pretendo abordar?
Linha de pesquisa
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Projeto de pesquisa Traçar os caminhos que deverão ser trilhados para alcançar os objetivos. O que será pesquisado? O que se vai fazer? Por que se deseja fazer a pesquisa? Para que se deseja fazer a pesquisa?
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Projeto de Pesquisa (Cont.)
Como será realizada a pesquisa? Quais os recursos serão necessários para a execução? Quanto vai custar, quanto tempo vai se levar para executá-la e quem serão os responsáveis pela sua execução
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Tema de pesquisa INTRODUÇÃO (o que se vai fazer? “Por quê”? Contextualize o tema Levante o problema Justifique o porquê da sua pesquisa Indique os resultados esperados
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HIPÓTESES São suposições colocadas como respostas plausíveis e provisórias para o problema de pesquisa.
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OBJETIVOS (para quê?) O que você deseja fazer, o que pretende alcançar.
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Objetivo geral Qual o objetivo a ser alcançado Objetivos específicos Torne operacional, o que será realizado
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Como exemplos de verbos usados na formulação dos objetivos pode-se citar para:
Determinar conhecimento Apontar, definir, enunciar X Determinar compreensão Descrever, discutir, identificar X Determinar aplicação Aplicar, demonstrar, interpretar X Determinar análise Analisar, provar, experimentar X Determinar avaliação Apreciar, avaliar, selecionar X
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Os objetivos devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto
Os enunciados dos objetivos devem começar com um verbo no infinitivo e este verbo deve indicar uma ação passível de mensuração
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REVISÃO DE LITERATURA ( O que foi escrito sobre o tema) Pontos-de-vista convergentes Pontos-de-vista divergentes
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4 METODOLOGIA ( Como? Onde? Com que?)
Desenho metodológico (qualitativa, quantitativa) Tipo de pesquisa Delimitar local – corpus / corpora Coleta de dados e instrumentos Como irá tabular e como será analisado; indique os passos de desenvolvimento do modelo
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Descrição detalhada dos caminhos utilizados para alcançar os objetivos
Deve apresentar: Levantamento e tratamento com a bibliografia; População e amostra a ser analisada; Instrumentos de coleta de dados e sua pré-testagem; Técnicas de análise de dados; Justificativa para a escolha do método;
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Trocando em Miúdos Qual o tipo de pesquisa?
Qual o universo da pesquisa? Será utilizado a amostragem? Quais os instrumentos de coleta de dados?
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Continuando!! Como foram construídos os instrumentos de pesquisa?
Qual a forma que será usada para a tabulação de dados? Como interpretará e analisará os dados e informações?
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Explicitar a metodologia de pesquisas de campo ou de laboratório é bastante importante
Pesquisa bibliográfica – leitura como material primordial Indicar como pretende acessar suas fontes de consulta, fichá-las, lê-las e resumi-las, construir seu texto, etc.
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Universo da Pesquisa – total de indivíduos que possuem as mesmas características definidas para um determinado estudo Amostra – parte do universo
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Instrumentos de Pesquisa – instrumentos de medidas ou instrumentos de coleta de dados. Uso de bibliografias que orientem escolhas.
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Instrumentos de pesquisa mais utilizados:
Observação Entrevista: diretiva, semi-diretiva ou livre. Questionário – perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha Formulários
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Coleta de dados Como será o processo de coleta de dados? Como? Através de que meios? Por quem? Quando? Onde? Paciência
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Tabulação dos dados Como organizar os dados obtidos? Recursos: índices, cálculos estatísticos, tabelas, quadros e gráficos
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Análise e discussão dos resultados
Como os dados coletados serão analisados? Confirmar ou refutar hipótese anunciada Devem ser discutidos à luz da literatura.
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Elaboração do relatório final
CRONOGRAMA Quando? Quanto tempo? Elaboração do projeto Coleta de dados Tabulação e análise dos dados Elaboração do relatório final
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ORÇAMENTO QUANTO VAI CUSTAR? Material de consumo;
Outros serviços e encargos (transportes); Material permanente (equipamentos) ORÇAMENTO
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participantes do projeto:
acadêmico orientador EXECUTORES
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que materiais foram consultados de acordo com citações da NBR (6023)
BIBLIOGRAFIA
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ANEXOS Questionário
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E não esquecer: um projeto é algo que vai ser realizado (verbo tempo futuro)
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CITAÇÃO NBR 10520 É a menção, no texto, de informação extraída de outra fonte (revistas, livros, fita de vídeo etc.) para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado. Citação direta Citação indireta Citação de citação
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FICHAMENTO As fichas permitem: Identificar as obras; Conhecer seu conteúdo; Fazer citações; Analisar o material; Elaborar críticas.
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TIPOS DE FICHAS Ficha bibliográfica; Ficha de citações;
Ficha de resumos ou de conteúdo; Ficha de comentário; Informação geral; Ficha de esboço (principais idéias)
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COLETA DE DADOS Técnicas de pesquisa são:
1 coleta documental; 2 Observação; 3 Entrevista; 4 Questionário; 5 Formulário; 6 Testes;
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