A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 8ª AULA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 8ª AULA"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 8ª AULA
COMUNHÃO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

2 LIVRO SEGUNDO MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS
CAPÍTULO 3 – RETORNO DA VIDA CORPÓREA À VIDA ESPIRITUAL Abrangendo as Questões: 149 a 165 A ALMA APÓS A MORTE SEPARAÇÃO DA ALMA E DO CORPO PERTURBAÇÃO ESPIRITUAL

3 ATENÇÃO OS SLIDES NºS 4,5,6 E 7 NÃO FAZEM PARTE DO LIVRO DOS ESPÍRITOS, SERVINDO APENAS PARA ILUSTRAR A QUESTÃO DA QUASE MORTE OU QUASE SEPARAÇÃO DA ALMA E DO CORPO.

4 EQM: Uma Evidência Científica da Realidade do Espírito
Uma pesquisa do Instituto Gallup mostra que nos Estados Unidos mais de 8 milhões de pessoas já passaram por uma EQM. Em 1975, um médico norte-americano, Raymond Moody Jr., Ph.D., trouxe ao conhecimento do grande público, uma coletânea de relatos de Experiência de Quase Morte, através de sua obra "Vida depois da Vida"

5 Experiência de Quase Morte
As visões seriam fruto de reações químicas no cérebro? Seriam resultado de drogas ou anestésicos? Seriam alucinações ou sonhos? Ou estaríamos próximos de comprovar a realidade do espírito? A prova que as religiões de todas as épocas buscam para mostrar que após a morte, uma parte essencial do homem sobrevive: o seu intelecto, as suas emoções, a sua alma: A PARTE ESPIRITUAL.

6 Os pacientes trazem todos os sintomas de morte clínica
No entanto, sentem-se: Com o pensamento mais rápido e mais claro; Flutuando sobre o seu corpo físico, Percebem que possuem um outro corpo: diáfano, transparente, Vêem um tunel com uma forte luz Têm uma sensação interior de paz, de comunhão com o Universo; Encontram-se com seus familiares e amigos já falecidos.Etc.Etc. AO RETORNAR À “VIDA”, DIFICILMENTE VOLTAM A SER AS MESMAS PESSOAS, NORMALMENTE MODIFICAM-SE PARA MELHOR

7 Há relatos de EQM’s que duram mais de 10 minutos
quando sabemos que apenas 3 minutos sem oxigenação cerebral deixam graves seqüelas neurológicas

8 A ALMA APÓS A MORTE Na Questão 150, Kardec pergunta:
A alma, após a morte, conserva a sua individualidade? “Sim; jamais a perde. Que seria ela, se não a conservasse?”

9 Na Questão 150a, Kardec pergunta:Como comprova a alma a sua individualidade, uma vez que não tem mais corpo material? “Continua a ter um fluido que lhe é próprio, haurido na atmosfera do seu planeta, e que guarda a aparência de sua última encarnação: seu perispírito.”

10 SEPARAÇÃO DA ALMA E DO CORPO
Q154. É dolorosa a separação da alma e do corpo? “Não; o corpo quase sempre sofre mais durante a vida do que no momento da morte; a alma nenhuma parte toma nisso”.

11 Na Questão 155, Kardec pergunta:Como se opera a separação da alma e do corpo?
“Rotos os laços que a retinham, ela se desprende.” A alma se desprende gradualmente, não se escapa como um pássaro cativo a que se constitua subitamente a liberdade. Aqueles dois estados se tocam e confundem, de sorte que o Espírito se solta pouco a pouco dos laços que o prendiam. Estes laços se desatam, não se quebram.”

12 Quanto mais o Espírito se haja identificado com a matéria, tanto mais penoso lhe seja separar-se dela. Se a existência terrestre foi do trabalho e do amor a Deus e ao próximo, a transição será sempre suave. Nessas condições poderá encontrar imediatamente aqueles que foram objeto de afeição no mundo, NA HIPÓTESE DE SE ENCONTRAREM NO MESMO NÍVEL DE EVOLUÇÃO

13 Na Questão 156, Kardec pergunta: A separação definitiva da alma e do corpo pode ocorrer antes da cessação completa da vida orgânica? “Na agonia, a alma, algumas vezes, já tem deixado o corpo; nada mais há que a vida orgânica. O homem já não tem consciência de si mesmo; entretanto, ainda lhe resta um sopro de vida orgânica. O corpo é a máquina que o coração põe em movimento. Existe, enquanto o coração faz circular nas veias o sangue, para o que não necessita da alma.”

14 Na Questão 159, Kardec pergunta:Que sensação experimenta a alma no momento em que reconhece estar no mundo dos Espíritos? “Depende. Se praticaste o mal, impelido pelo desejo de o praticar, no primeiro momento te sentirás envergonhado de o haveres praticado. Com a alma do justo as coisas se passam de modo bem diferente. Ela se sente como que aliviada de grande peso, pois que não teme nenhum olhar perscrutador.”

15 A alma desencarnada(agora Espírito), procura naturalmente as atividades que lhe eram prediletas nos círculos da Vida Material;Os Laços Familiares e afins; Com o objetivo de continuar o mesmo gênero de vida na terra

16 Na Questão 161, Kardec pergunta:Em caso de morte violenta e acidental, quando os órgãos ainda se não enfraqueceram em conseqüência da idade ou das moléstias, a separação da alma e a cessação da vida ocorrem simultaneamente? “Geralmente assim é; mas, em todos os casos, muito breve é o instante que medeia entre uma e outra.” Nos casos de morte violenta, quando a morte não resulta da extinção gradual das forças vitais, mais tenazes os laços que prendem o corpo ao perispírito e, portanto, mais lento o desprendimento completo.

17 Nos casos de morte violenta
por suicídio, suplício, acidente, ferimentos, etc., o Espírito fica surpreendido, espantado e não acredita estar morto. Obstinadamente sustenta que não o está. No entanto, vê o seu próprio corpo, reconhece que esse corpo é seu, mas não compreende que se ache separado dele. Acerca-se das pessoas a quem estima, fala-lhes e não percebe por que elas não o ouvem. Semelhante ilusão se prolonga até ao completo desprendimento do perispírito

18 Nos casos de morte coletiva
Tem sido observado que todos os que perecem ao mesmo tempo nem sempre tornam a ver-se logo. Presas da perturbação que se segue à morte, cada um vai para seu lado, ou só se preocupa com os que lhe interessam.

19 PERTURBAÇÃO ESPÍRITA Q164. A perturbação que se segue à separação da alma e do corpo é do mesmo grau e da mesma duração para todos os Espíritos? “Não; depende da elevação de cada um “

20 O conhecimento do Espiritismo exerce uma grande influência na amenização e até mesmo significativa redução desse período, porque o Espírito adentra essa situação conhecendo-a antecipadamente

21 O Power Point foi montado tendo-se como base:
O LIVRO DOS ESPÍRITOS – ALLAN KARDEC - TRADUÇÃO J.HERCULANO PIRES – EDITORA LAKE – LIVRO SEGUNDO - CAPITULO III –PG. 97 A 102 10ª AULA - LIVRO CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 1º ANO (Elaborado pela F.E.E.S.P.) O CONSOLADOR – FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER/EMMANUEL – SEGUNDA PARTE – I – VIDA - TRANSIÇÃO SITE


Carregar ppt "CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 8ª AULA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google