A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2º SEMESTRE DE IFS REVISÃO GERAL ASSUNTO: ÉTICA EXISTENCIALISMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2º SEMESTRE DE IFS REVISÃO GERAL ASSUNTO: ÉTICA EXISTENCIALISMO"— Transcrição da apresentação:

1 2º SEMESTRE DE IFS REVISÃO GERAL ASSUNTO: ÉTICA EXISTENCIALISMO
ESTÉTICA

2 Assuntos cap. 23, 25, 26, 27, 30 Ética, filosofia moral. Cap. 23
Os valores, a moral, a indiferença, a liberdade, dever e responsabilidade. Determinismo e liberdade. Cap. 25 Características do determinismo. Fenomenologia.

3 Cont. Cap. 26 A identidade do sujeito moral.
O corpo – concepção platônica, asceticismo medieval, dessacralização do corpo, a fenomenologia. O amor – o mito de Eros, o erotismo A morte –a morte nas sociedades tradicionais e contemporâneas, o luto.

4 Continuação Cap. 27 – Concepções éticas Concepção grega de felicidade
A moral iluminista Marx: a moral como superestrutura Nietzsche: a transvaloração dos valores Freud: as ilusões da consciência A filosofia da existência

5 Cap. 30-A arte como forma de pensamento.
A arte e o sentimento.

6 A França nos anos 35 e 45 Período de guerras.
Muitos autores desenvolvem idéias existencialistas, dentre eles Saint Exupéry, Sartre, Simone de Beauvoir e Albert Camus. A angústia não é tema único tema de Saint Exupéry, ele também descreve temas sobre a coragem de um aviador.

7 O pequeno príncipe É um livro existencialista
Frases conhecidas de Saint Exupery “Você é responsável por tudo que você cativa” “O mais importante na vida não é visto com os olhos e sim com o coração” “O homem é um laço de relações, apenas as relações importam para o homem”.

8 Principales ouvres de Saint-Exupéry
Terre des hommes ( 1939) Pilote de guerre (1942) Le Petit Prince (1943) Lettre à um otage. Citadelle (1948) – ouvre posthume. Les meditations parlent sur la division de monde, la soletude, l’amitié, la guerre.

9 A angústia dos anos de guerra
A bomba atômica, a Guerra Fria e o genocídio dos judeus, contribuiram para desencantar a alma humana retirando a esperança e assolando a angústia. (1939 – 1945) O Existencialismo descrito pelos escritores franceses Sartre, Simone de Beauvoir e Albert Camus interpretaram os sentimentos, propondo o engajamento político contra as injustiças das guerras.

10 Fenomenologia, cap. 25 livro pág. 321
Século XX. Merleau Ponty – ( ); Estudo dos fenômenos e da intencionalidade da consciência; Facticidade e transcendência; (determinismo e liberdade) A relação existente entre o Ser e o Nada. A consciência desejante.

11 Fenomenologia e Psicologia
Não há diferença entre aquilo que se vê e aquilo que realmente é; Hurssel acusa a Psicologia de seu formato reducionista e comportamental; A fenomenologia estuda o homem e a sua relação com o todo; O homem é o Ser-para-outro, ser no mundo, ser-Para-si.

12 Ontologia em Sartre Estudo do Ser;
O Ser-em-si; o Ser-Para-si e o Ser-Para-Outro; As relações possíveis de transcendência. Logo; Fenomenologia- Ontologia – Existencialismo – Concepção ética – procura da felicidade.-crise existencial – liberdade, medo, responsabilidade.

13 Existencialismo e liberdade
Romancista, dramaturgo e filósofo. Ganhou o prêmio Nobel de literatura, mas o recusou. Período entre guerras marcado pela angústia e desespero do abandono. A angústia é importante para a superação, transcêndencia. Sartre ( )

14 Frases conhecidas de Sartre
O homem está condenado à liberdade. O homem nada mais é que seu projeto, é a soma de seus atos. O inferno são os outros. O outro é meu espelho. A existência precede a essência.

15 Determinismo e liberdade
Será que somos absolutamente livres? Será que nossas escolhas podem estar condicionadas a cultura que nós recebemos? Se a genética determina, a cultura determina, a política determina, a história determina, as relações econômicas determinam, onde está a liberdade?

16 DETERMINISMO Será que o ser humano já está condicionado a ter um destino determinado? Existem passagens bíblicas que afirmam isso. “Não cai um fio de cabelo da cabeça de alguém que Deus não permita”. “Eu te escolhi no ventre de tua mãe” Isaías. Quais são os fatores que condicionam o ser humano?

17 Principais conceitos existencialistas.
Angústia, medo. Liberdade e responsabilidade. A alteridade. O Ser-Em-si, Ser-Para-si e o Ser-Para-Outro. O Ser e o Nada. O amor, o ódio, o masoquismo, o sadismo.

18 Ele recusou o prêmio Nobel
Principais obras La nausée Le mur – 1939 L’être et neant – 1943 O Ser e o Nada Le théatre Les mouches

19

20 O outro “O conflito é a única e insuportável característica das relações humanas.” “Minha liberdade encontra seus limites dentro da existência da liberdade do outro.” “O outro é o meu espelho”. “O inferno são os outros.”

21 Albert Camus Noces – 1938 L’etranger – 1942 Caligula – 1945
Il reçoit le prix Nobel. Sartre condenné l’etranger en appellé ‘idiot’.

22 L’ardeur de vivre Il n’a pas connu son pére, qui mourut à la guerre dés 1914. Pour lui, la mort est cette réalité qui fait découvir le sentiment de l’absurde.

23 Simone de Beauvoir Nasceu em 1908.
Seus primeiros romances foram sobre os problemas existencialistas: liberdade, responsabilidade, engajamento político e as relações com o outro.

24 Simone de Beauvoir O segundo sexo – 1949
A imagem convencional da mulher é elaborada pelas religiões, supertições, ideologias e literaturas. A mulher deve lutar contra o perigo da alienação. Todos os homens são mortais – 1946

25 EXERCÍCIOS O que significa a expressão: “A não indiferença é a essência do valor”. Diferencie moral, ética e direito. Faça um fichamento sobre a concepção do determinismo. Defina liberdade. “Escolhemos o nosso mundo e o mundo nos escolhe”.Comente a expressão.

26 6.Comente: “O homem é um laço de relações, só as relações contam para o homem”.Saint Exupery.
7. Pesquisa: Faça um levantamento de artigos de revistas que ilustrem a corpolatria. 8. Explique as diferentes concepções sobre o corpo ao longo da história. 9. Disserte sobre o tema: a solidão nos aglomerados urbanos.

27 10. Faça um levantamento sobre os diversos tipos possíveis de amor.
11. Explique o mito de Eros. 12. Compare a concepção de morte nas sociedades tradicionais e nas sociedades contemporâneas.

28 13. Explique a concepção grega de felicidade.
14. Explique o imperativo categórico em Kant. 15. Por que a moral é condicionada para Karl Marx? 16. O que significa a transvaloração dos valores em Nietzsche?

29 17. Por que o ser humano não possui autonomia em Freud
17. Por que o ser humano não possui autonomia em Freud? O que é o inconsciente e a força dos desejos e sonhos? 18. Explique a expressão: “A existência precede a essência”. 19. Qual a relação existente entre a Fenomenologia, a Psicologia, a Ontologia e o Existencialismo?

30 20. Por que a condição humana se resume no eterno jogo entre a facticidade e a transcendência?
21. Em que sentido o homem é livre e em que sentido ele é determinado? 22. Comente a expressão existencialista: “O homem está condenado à liberdade”.

31 23. Qual a diferença entre autonomia e heteronomia, segundo o filósofo Kant?
24. Defina o imperativo categórico em Kant. 25. Defina arte.


Carregar ppt "2º SEMESTRE DE IFS REVISÃO GERAL ASSUNTO: ÉTICA EXISTENCIALISMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google