A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANTÁRTICA UM VASTO CONTINENTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANTÁRTICA UM VASTO CONTINENTE."— Transcrição da apresentação:

1 ANTÁRTICA UM VASTO CONTINENTE

2

3

4 DOCUMENTÁRIO

5

6

7

8

9 Explique a origem do nome do continente antártico.
Os antigos gregos conheciam as terras do Norte, sabiam da existência das regiões geladas do Ártico e das regiões quentes equatoriais próximas no continente africano. Imaginando a simetria de um corpo celeste esférico, concluíram que deveria haver uma região fria na outra extremidade do planeta. Como sobre o pólo norte há a estrela polar, pertencente à constelação da Ursa Menor, a região fria do Norte recebeu o nome de Árkticos, que significa urso. Por derivação e simetria, chegou-se à conclusão da existência de uma região fria ao Sul. Assim nasceu o nome “Anti-Ártico”.

10 Explique qual é o tipo de ocupação humana encontrada na Antártida.
A Antártida é uma região que só pode ser usada para fins pacíficos e de pesquisa, sendo assim sua ocupação humana se restringe às estações de pesquisa dotadas de uma população temporária de pesquisadores, militares e profissionais técnicos.

11 Explique o que é confluência antártica.
É o encontro das águas dos oceanos Pacífico, Atlântico e índico próximo ao continente Antártico, daí muitos estudiosos não considerarem o Oceano Antártico como um oceano à parte.

12 Responda qual foi a menor temperatura já registrada no planeta. .
-89,2° na estação Russa de Vostok no inverno de 1983.

13 Qual é o nome da estação brasileira na Antártida e onde está localizada?
Estação Antártica Comandante Ferraz, inaugurada em 6 de fevereiro de 1984, localizada na Ilha de Rei George à 130 Km da Península Antártica (as bases de pesquisa são instaladas nos litorais, onde as temperaturas são mais amenas que no interior do continente).

14 Explique o que é o Tratado da Antártida.
O Tratado da Antártida é o documento assinado em 1° de dezembro de 1959 pelos países que reclamavam a posse de partes do continente da Antártica, em que se comprometem a suspender suas pretensões por período indefinido, permitindo a liberdade de exploração científica do continente, em regime de cooperação internacional. O Tratado garante a utilização pacífica da Antártica, proibindo expressamente a militarização da região e sua utilização para explosões nucleares ou como depósito de resíduos radioativos.

15 Explique por que a Antártida desperta tanto interesse das nações do mundo.
Maior reserva de água doce do mundo; Elevada produtividade pesqueira (peixes, lulas e baleias – a presença do krill atrai grande quantidade de animais para a região); Presença de petróleo e gás natural por ser um continente constituído de rochas sedimentares (no passado geológico o continente estava em áreas tropicais da Terra);

16 O que é um iceberg? As geleiras que se deslocam do interior do continente em direção ao litoral. Ao se encontrar com o mar sofrem rachaduras formando os icebergs. Um iceberg é um gelo que há milhares de anos atrás foi neve e agora é devolvido ao ciclo hidrológico. Na Antártida os icebergs são tabulares. Os icebergs são constituídos de água doce e flutuam por serem menos densos que a água do mar.

17 O que é uma banquisa? Quando a banquisa antártica atinge a maior extensão.
Banquisa ou banco de gelo é água do mar congelada, que começa a formar-se aos -2°C. Existem banquisas permanentes, principalmente no Ártico. A área da Antártida é de aproximadamente 14 milhões de km2, mas no inverno a superfície passa para mais de 25 milhões de km2 em virtude da banquisa que se forma. Durante o inverno, a influência do frio polar no clima da América do Sul se intensifica.


Carregar ppt "ANTÁRTICA UM VASTO CONTINENTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google