A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINO RELIGIOSO PROFESSORA: APARECIDA DA SILVA ORRUTEA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINO RELIGIOSO PROFESSORA: APARECIDA DA SILVA ORRUTEA"— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO RELIGIOSO PROFESSORA: APARECIDA DA SILVA ORRUTEA
TÉCNICA PEDAGÓGICA NRE: CORNÉLIO PROCÓPIO

2 NRE: CORNÉLIO PROCÓPIO
60 Escolas do Ensino Fundamental ofertam o Ensino Religioso; 70% - professores de História 30% restantes são das áreas (sequência): Português, Filosofia, Pedagogo, Geografia, Arte, Matemática, Ciências, Educação Física, Inglês. Não há professor graduado na disciplina.

3 DIFICULDADES -FALTA DE GRADUAÇÃO ESPECÍFICA;
-NÚMERO DE AULAS MUITO REDUZIDO; -OFERTA OBRIGATÓRIA: DA ESCOLA PARA O ALUNO; - PARTICIPAÇÃO NÃO OBRIGATÓRIA DO ALUNO; - AVALIAÇÃO NÃO É REGISTRADA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA ESCOLA E DOS ALUNOS;

4 O que nos diz a Lei ? (9475/97) (Alteração do art. 33 da LDB nº 9394/96)
O Ensino Religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

5 Deliberação 01/06 – CEE ART. 4º § 1º – O aluno, ou seu responsável, deverá manifestar sua opção em participar das aulas de ensino religioso. § 2º – O aluno, uma vez inscrito, so poderá se desligar por manifestação formal, sua ou do responsável.

6 Deliberação 01/06 – CEE ART. 5º – “O estabelecimento deverá providenciar atividades pedagógicas adequadas, sob a orientação de professores habilitados, aos alunos que não optarem pela participação às aulas de ensino religioso.” Como proceder???

7 Instrução 13/06 SEED “A disciplina de Ensino Religioso não constituirá objeto de reprovação e não terá registro de nota ou conceito nos documentos escolares.” Como avaliar???

8 DIFICULDADES - FALTA DE COMPREENSÃO DAS DIRETRIZES: ESCOLA E PROFESSORES; - FALTA DE COMPREENSÃO DOS PAIS; - PRECONCEITO (principalmente em relação às religiões de matriz africana)

9 PROSELITISMO Atitudes que visam converter uma ou várias pessoas a uma determinada religião Propaganda religiosa Atitude de enaltecer uma religião e criticar outra. (SEED, 2010 Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais

10 Não é anti religioso – mas de liberdade de consciência.
LAICO Não é anti religioso – mas de liberdade de consciência.

11 POSTURA DO PROFESSOR

12 PROFESSOR DE E.R. Despir-se” da sua cultura para entrar em outra
“Nestas Diretrizes, repudia-se quaisquer juízos de valor sobre esta ou aquela prática religiosa.” (P.66) Linguagem científica e não religiosa

13 PROFESSOR Não levar os alunos a vivenciarem práticas de fé, ou estimulá-los para que tenham qualquer crença religiosa, pois a disciplina é ofertada para aqueles que possuem ou não uma religião.

14 ORAÇÃO???? Na medida em que uma doutrinação religiosa ou moral impõe um modo adequado de agir e pensar, de forma heterônoma e excludente, ela impede o exercício da autonomia e da criação de novos valores.” (DCE p.46)

15 RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS

16 “O Paraná tem cerca de 2 mil terreiros de Candomblé e Umbanda, dos quais pelo menos 600 estão instalados em Curitiba e na região metropolitana. Alguns estão abertos oficialmente desde a década de 50, mas ainda hoje são alvo de preconceito da sociedade. Isso acontece no Brasil, um país cosmopolita (em que vivem pessoas de quase todas as partes do mundo), mestiço, mas cercado de racismo, homofobia, intolerância religiosa e outras discriminações”. Acesso em 5/09/11.

17 “Quando se trata de falar sobre as culturas e heranças africanas há professores se negando a ensinar questões relativas aos orixás. Eles perguntam: “Como vamos ensinar o que são os orixás, suas cores e domínios, se os orixás são demônios?”. Existe uma confusão entre o que é ensinar para fazer proselitismo e o que é ensinar para a diversidade. Aí sim está ocorrendo uma mistura. O preconceito, a discriminação e o racismo que são típicos da sociedade brasileira afloram de outra maneira: não mais no discurso do negro em si, mas sim dizendo que os elementos que essa herança trouxe não são elementos positivos”. Site: afro.html - Trecho da entrevista com Vagner Gonçalves da Silva, antropólogo, organizador do livro Intolerância Religiosa – Impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro- brasileiro (São Paulo: Edusp, 2008).

18 padroado

19 NO RIO, LÍDER RELIGIOSO DÁ AULAS DE ENSINO RELIGIOSO.
DIVERSIDADE CRISTÃ NO BRASIL HÁ DIVERSIDADE CRISTÃ E NÃO PLURALISTA – NÃO SE RESPEITA O PRINCÍPIO DA ISONOMIA E DA IGUALDADE. DÉBORA DUPRAT – VICE-PROCURADORA GERAL DA REPÚBLICA – PROCESSOU O RIO DE JANEIRO E PIAUÍ POR FERIREM A CONSTITUIÇÃO. NO RIO, LÍDER RELIGIOSO DÁ AULAS DE ENSINO RELIGIOSO.

20 ASSIM, QUAL É O VERDADEIRO OBJETIVO DO ENSINO RELIGIOSO?
CADERNO DE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM VERSÃO PRELIMINAR

21 PROMOVER UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS NUM ESPAÇO DE PAZ E DE HARMONIA.
ENSINO RELIGIOSO INCLUIR RESPEITAR HUMANIZAR PROMOVER UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS NUM ESPAÇO DE PAZ E DE HARMONIA.


Carregar ppt "ENSINO RELIGIOSO PROFESSORA: APARECIDA DA SILVA ORRUTEA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google